Lição 1 Uma
Mensagem à Igreja Local e à Liderança.
5 de julho de 2015
TEXTO
ÁUREO
"Ninguém despreze a tua mocidade; as sê o
exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na
pureza."
(1 Tm 4.12)
VERDADE
PRÁTICA
As cartas pastorais reúnem orientações à
liderança cristã e aos membros em geral para que vivam conforme a vontade de
Deus
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - 1 Tm 1.2 O cuidado paternal pelo
jovem obreiro
Terça - Ef 6.17 A Palavra de Deus é a
"espada do Espírito"
Quarta - Gl 4.9-11 O pastor deve ter cuidado
com o legalismo
Quinta - At 15.19,20 De que os crentes gentios
deveriam se abster
Sexta - 1 Co 5.7ª Paulo alerta a respeito do
cuidado com o "fermento velho"
Sábado - 2 Tm 2.15 Preparado para manejar a
Palavra da verdade
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
1 Timóteo 1.1,2; Tito 1.1-4
1Tm 1.1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo,
segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança
nossa,
2 - a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé:
graça, misericórdia e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da de Cristo Jesus,
nosso Senhor.
Tt 1.1- Paulo, servo de Deus e apóstolo de
Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que
é segundo a piedade,
2 - em esperança da vida eterna, a qual Deus,
que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos,
3 - mas, a seu tempo, manifestou a sua palavra
pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador,
4 - a
Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da
parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
OBJETIVO
GERAL
Apresentar um panorama geral das epístolas
paulinas de Timóteo e Tito.
HINOS
SUGERIDOS:
210, 225 e 515, da Harpa Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao
que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I
refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I Introduzir as epístolas pastorais de Timóteo e Tito.
II Conhecer os propósitos das epístolas de Timóteo e
Tito.
III Conscientizar a respeito da atualidade das epístolas
pastorais.
IV Explicar o conteúdo da mensagem de Paulo para a
liderança.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Prezado professor, neste terceiro trimestre do
ano, estudaremos a respeito das epístolas de Timóteo e Tito. O autor destas cartas é o apóstolo Paulo. Ele
as escreveu com o objetivo de orientar e confortar dois jovens pastores,
Timóteo e Tito. A cada lição estudada, você verá que os conteúdos destas
epístolas são repletos de bons conselhos que podem ajudar líderes e liderados a
viverem conforme a vontade de Deus.
O comentarista é o pastor Elinaldo Renovato de
Lima - autor de diversos livros, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim, RN.
O enriquecimento espiritual que advirá do
estudo de cada lição será sentido na liderança e em cada membro da Igreja de
Cristo.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste trimestre teremos a oportunidade ímpar de
estudar as Epístolas de 1 e 2 Timóteo e Tito. Estas cartas, em geral, são
consideradas um conjunto, já que foram dirigidas a dois jovens pastores que
cuidavam do rebanho do Senhor juntamente com Paulo. O conteúdo delas está
repleto de conselhos úteis sobre a estrutura da vida na igreja. Estes conselhos
fazem destas cartas verdadeiros manuais eclesiásticos para a liderança das
Igrejas de hoje.
I - AS
EPÍSTOLAS PASTORAIS
1. Cartas
pastorais.
As três epístolas que estudaremos são chamadas de cartas pastorais, e isso se
deve ao fato de terem sido elas endereçadas a dois jovens pastores: Timóteo e
Tito. Foram escritas por Paulo, um líder itinerante, que estava preocupado com
os jovens pastores. Ele os instrui de modo cuidadoso a respeito do trato com a
Igreja e com seus ministérios.
2. Datas
em que foram escritas.
A Primeira Epístola de Timóteo foi escrita por volta de 64 d.C., entre a
primeira e a segunda prisão de Paulo, e enviada de Roma ou da Macedônia (talvez
Filipos). Em seguida, por volta de 65 d.C., foi escrita a Carta a Tito. Já a
Segunda Epístola de Timóteo foi escrita em torno de 67 d.C., quando do segundo
encarceramento do apóstolo, e antes de sua morte. Faz parte das "cartas da
prisão", ao lado de Filipenses, Efésios, Colossenses e Filemon.
3.
Conteúdo.
Estas epístolas formam um conjunto literário, devocional e doutrinário, em que
se observam o mesmo vocabulário, o mesmo estilo e os mesmos propósitos para
qual foram escritas. A estrutura foi elaborada com o intuito de alcançar seus
destinatários com solenes ensinos e advertências da parte de Deus. O conteúdo
pode ser resumido da seguinte maneira:
a) Saudação.
Nas saudações aos destinatários, Paulo demonstra o seu cuidado para com
os jovens obreiros (1 Tm 1.2; Tt 1.1-4; 2 Tm 1.1,2);
b) Qualificações ministeriais. Paulo demonstra
que para ser Ministro do Evangelho, há requisitos a serem respeitados (1 Tm
3.1-13; Tt 1.5-9);
c) Alerta contra os falsos mestres e as falsas
doutrinas (1 Tm 4.1-5; Tt 1.10-16). Falsos mestres e falsas doutrinas já
existiam nas igrejas e infelizmente ainda existem em muitos lugares;
d) O cuidado com a "sã doutrina" (1
Tm 1.10; 6.3; 2 Tm 1.13; 4.3; Tt 2.1); a falta desse cuidado contribui para a
disseminação das heresias e desvios de toda a espécie;
e) Comportamento e conselhos a diversos grupos
(1 Tm 5.1-25; Tt 2.1-10). Paulo fala a respeito dos servos, senhores, pais,
filhos, jovens e outros grupos.
PONTO
CENTRAL
As epístolas de Timóteo e Tito apresentam
orientações aos líderes e membros quanto à vida pessoal e cristã
SÍNTESE
DO TÓPICO I
As epístolas pastorais receberam esta
designação pelo fato de terem sido escritas e enviadas a dois pastores.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
“O centro do ensino de Paulo a Timóteo
concentra-se no modo de vida que é apropriado dentro da igreja. As suas lições
falam de oração (2.1-8), mulheres (2.9-15), a escolha de ‘bispos’ (3.1-7) e
‘diáconos’ (3.8-13) e concluem com uma liturgia de louvor (3. 14-16). Estas
lições têm o objetivo de ajudar na igreja do Deus vivo’. A seguir, Paulo passa
a falar do próprio Timóteo. É aparente que, embora Paulo amasse muito Timóteo,
e o enviasse em importantes missões. Timóteo, por natureza, era tímido e
hesitante. Por isto as palavras de Paulo parecem, às vezes, ir além do
incentivo e da exortação. Paulo lembra Timóteo de que ele pode esperar falsos
ensinos infectando as igrejas, e que o seu dever é ‘propor’ a verdade aos
irmãos (4.1-10). Mas Timóteo deve fazer ainda mais. Ele deve ‘mandar e ensinar’
a verdade, e não permitir que alguém ‘despreze’ sua ‘mocidade’. E as exortações
prosseguem: Timóteo deve ‘meditar nestas coisas’, ‘ocupar-se nelas’ e
‘perseverar nelas’ (4.10-16)” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2007, p. 467).
CONHEÇA
MAIS
*Cartas pastorais
“Aparentemente, a primeira carta a Timóteo foi
escrita no período em que Paulo esteve preso em Roma. A segunda carta a Timóteo
foi escrita durante seu segundo encarceramento. Desta vez o apóstolo não
conseguiu sobreviver. Pelas várias referências, fica claro por essas cartas e
pelo testemunho da história, que as epístolas pastorais datam próximas do final
da Era Apostólica. Somente os originais das cartas de João, podem ser mais
antigos.” Leia mais em Guia do Leitor da
Bíblia, CPAD, p. 830.
II -
PROPÓSITO E MENSAGEM
As cartas pastorais de 1 Timóteo, 2 Timóteo e
Tito tinham em comum os seguintes propósitos:
1.
Orientar
os líderes quanto à vida pessoal. Paulo exorta o jovem pastor Timóteo dizendo
que ele deveria servir como exemplo em tudo (1 Tm 4.12, 16). Para estar na
liderança de uma igreja local é imprescindível ter uma vida exemplar. Também é
necessário e importante que o líder
saiba cuidar bem de sua vida familiar (1 Tm 3.1-13), a fim de que sua esposa e
filhos tenham uma boa conduta.
2.
Combater as heresias.
Paulo sabia das diversas heresias que ameaçavam as igrejas locais. O apóstolo
estava preocupado com os crentes que já haviam sido seduzidos pelo judaísmo. O
judaísmo exigia o cumprimento de vários rituais e liturgias, contudo Jesus nos
ensinou uma nova maneira de cumprir a Lei e de viver. Jesus fez uma Nova
Aliança com a humanidade mediante seu sacrifício na cruz. Naquele tempo havia
também o perigo do gnosticismo, ou seja, uma filosofia herética, que defendia o
dualismo, segundo o qual a matéria é má e o espírito é bom. Por isso, negava a
encarnação de Cristo, pois o corpo, sendo matéria, contaminaria seu espírito.
Paulo deixou Timóteo em Éfeso para amenizar os estragos dessa heresia, que se
infiltrou no meio dos crentes, sob influência de Himeneu e Alexandre (1 Tm
1.19,20).
A falta
de cuidado com o ensino da sã doutrina contribui para a disseminação das
heresias e desvios de toda a espécie.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
As epístolas de Timóteo e Tito tinham como
propósitos orientar os líderes quanto à vida pessoal e no combate as heresias.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
“A responsabilidade imediata de Timóteo era
esta: ‘Para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina’. O apóstolo não
nos informa a quem ele se referia quando emitiu esta ordem; Timóteo
provavelmente já sabia muito bem quem eram os envolvidos. Paulo usa termos
vagos para descrever a natureza destas heresias: Fábulas ou... genealogias
intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que
consiste na fé. Mesmo que seja impossível concluir com plena certeza quais eram
esses ensinos que o apóstolo percebia que estavam minando a fé dos cristãos
efésios, não é forçar a interpretação sugerir que se tratava de um começo de
gnosticismo. A heresia conhecida por gnosticismo, que no século II se tornou
ameaça séria à integridade do ensino cristão, tinha raízes judaicas e gentias.
Houve três fases sucessivas da influência judaica na igreja primitiva. A
segunda era a fase judaizante que Paulo combateu com tanta eficácia na Epístola
aos Gálatas. É sobre a terceira fase, em que havia ‘revelações fingidas sobre
nomes e genealogias de anjos’, que o apóstolo procura avisar Timóteo”
(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 452).
III - UMA
MENSAGEM PARA A IGREJA LOCAL E A LIDERANÇA DA ATUALIDADE
Estamos vivendo os tempos trabalhosos que Paulo
falou em 1 Timóteo 4.1,2. Precisamos estar atentos, por isso, vamos estudar
duas heresias da atualidade. Estas precisam ser confrontadas com a Palavra de
Deus.
1. O
"evangelho" da prosperidade. Um dos mais eminentes defensores, desta falsa
doutrina ensinou que "você é tanto uma encarnação de Deus quanto Jesus
Cristo o foi. Você não tem um deus dentro de você. Você é um deus". Se o
crente é "deus" pode tudo; tudo o que disser tornar-se-á realidade
(confissão positiva); e terá o mundo e as riquezas que desejar, sem pobreza nem
enfermidades. À luz da Palavra de Deus, tal ensinamento equivale a orgulho,
presunção e soberba. Sabemos que Deus abomina toda altivez (Pv 6.16-19) e que
tal ensino é contrário as Escrituras Sagradas. Somos criaturas, temos falhas e
sem Deus nada somos e nada podemos. O poder e a majestade são dEle.
2.
Apostasia dos últimos dias. Paulo adverte aos crentes quanto ao que está acontecendo
nos dias atuais, onde muitos estão abandonando a fé em Cristo. Em Tito, ele faz
advertência semelhante sobre falsos líderes, contradizentes e de torpe ganância
(Tt 1.9-13). Precisamos estar atentos para que os ensinos heréticos e a
apostasia não alcancem a Igreja do Senhor.
O líder tem a responsabilidade de zelar pela sã doutrina.
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Embora tenha sido escrita em um tempo distinto
do nosso, podemos encontrar nas cartas pastorais, ensinos preciosos para a
liderança local e para a igreja dos dias atuais.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"O Espírito Santo revelou explicitamente
que haverá, nos últimos tempos, uma rebeldia organizada contra a fé pessoal em
Jesus Cristo. Aparecerão na igreja pastores de grande capacidade e
poderosamente ungidos por Deus. Alguns realizarão grandes coisas por Deus, e
pregarão a verdade do evangelho de modo eficaz, mas se afastarão da fé e
paulatinamente se voltarão para espíritos enganadores e falsas doutrinas. Por
causa da unção e zelo por Deus que tinham antes, desviarão muitas pessoas.
Muitos crentes se desviarão da fé porque
deixarão de amar a verdade (2 Ts 2.10) e de resistir às tendências pecaminosas
dos últimos dias. Por isso, o evangelho liberal dos ministros e educadores
modernistas encontrará pouca resistência em muitas igrejas" (Bíblia de
Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1870).
IV - MENSAGEM PARA A LIDERANÇA
1.
Administração eclesiástica. Em 1 Timóteo 3.1-12 e em Tito 1.5-9, vemos um conjunto de
qualificações que aqueles que desejam liderar uma igreja necessitam ter.
Infelizmente, em muitas igrejas, nem sempre estas recomendações são observadas.
Porém, a liderança exige esforço. É necessário que o pastor tenha uma vida
santa e irrepreensível. É preciso
esforço e disciplina. Observe com atenção, algumas das qualificações
necessárias ao líder: Irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos
fiéis, não soberbo, não iracundo, não dado ao vinho, não espancador, não
cobiçoso de torpe ganância, dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado,
justo, santo, temperante, retendo firme a Palavra, capaz de admoestar com a sã
doutrina, etc.
2. Ética
ministerial.
Na Segunda Epístola a Timóteo, Paulo diz que o ministro deve apresentar-se a
Deus "aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar; que maneja
bem a palavra da verdade" (2.15). A verdadeira liderança se estabelece
pelo exemplo, pelo testemunho, muito mais do que pela eloquência, pela oratória
ou pela retórica. Não são os diplomas de um pastor que o qualificam como líder
cristão, mas seu exemplo, sua ética, diante de Deus e da igreja local. Paulo
tinha condições de ensinar liderança e ética, pois sua vida era exemplo para a
igreja e para os de fora (Fp 3.17; 1 Co
11.1).
O líder cristão não é o que "manda",
mas o que serve. Não é o maior, e sim o menor (Mt 20.24-28).
SÍNTESE
DO TÓPICO IV
As epístolas de Timóteo e Tito apresentam um
conjunto de qualificações que aqueles que desejam a liderança devem ter.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"A liderança é essencial à vida e missão
da igreja. Sem ela, a igreja tropeça e cai num curso incerto em sua
peregrinação rumo a um lugar melhor. Sem liderança, a igreja não é capaz de
cumprir seus propósitos de ministrar eficazmente aos de dentro e alcançar os de
fora, nem pode render a Deus a glória que Ele merece.
O pastor é a pessoa chamada para prover a
liderança final da igreja, não importando o sistema administrativo dela. O
sucesso da igreja depende em grande parte de sua capacidade de liderança.
Liderança é bíblica. A ideia de alguém
liderando outros está fundamentada nas Escrituras. Assumir papel de líder na
igreja de Deus e esperar que outros sigam seu exemplo não é egoísmo,
autoritarismo, condescendência nem pecado. Temos certeza disso porque as
Escrituras deitam as bases e os princípios da liderança cristã "
(MACARTHUR, John. Ministério Pastoral: Alcançando a excelência no ministério
cristão. 7. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 294-5).
CONCLUSÃO
As cartas pastorais contêm doutrinas e
exortações quanto a assuntos práticos, mas também diretrizes gerais sobre
liderança, designação de obreiros, suas qualificações, as responsabilidades
espirituais e morais do ministério; do relacionamento com Deus, com os líderes
e das relações interpessoais. São riquíssimas fontes de ensino para edificação
das igrejas locais nos tempos presentes.
PARA
REFLETIR
A
respeito das Cartas Pastorais:
Quais as epístolas estudaremos neste trimestre?
1 e 2 Timóteo e Tito.
Quem escreveu as cartas a Timóteo e Tito?
Elas foram escritas por Paulo.
Em que data, aproximadamente, foi escrita a
Primeira Epístola de Timóteo?
Foi escrita no ano de 64 d.C.
(aproximadamente).
Quais eram os propósitos de 1 e 2 Timóteo e
Tito?
Orientar os líderes quanto à vida
pessoal e combater as heresias.
De acordo com a lição, o líder é quem manda ou
quem serve?
O líder cristão não é o que
"manda", mas o que serve. Não é o maior, e sim o menor.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 63, p. 37.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer
a lição.
SUGESTÃO
DE LEITURA
Uma
Pedagogia para a Educação Cristã
A educação cristã é geralmente exercida por
professores leigos, sem uma formação que lhes dê suporte. Porém, a complexidade
dos problemas atuais não comporta mais uma prática de ensino do senso comum,
restrita à catequese e a reprodução manual.
Guia do
Leitor da Bíblia
Este livro apresenta a introdução e o esboço de
cada livro da Bíblia, versos-chave, referências, costumes, descobertas
arqueológicas, mapas, cartas e um índice com os temas principais
Comentário
Bíblico - Epístolas Paulinas
O autor, com a habilidade que lhe é peculiar,
faz um breve comentário das cartas escritas pelo apóstolo Paulo. Ele aborda
pontos-chave como o Plano da salvação, a Lei e a Graça, vida cristã e outros
temas.
Fonte revista Lições Bíblicas, CPAD, 3º
trimestre de 2015, adultos.
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