Lição 1 A
IGREJA EM UM MUNDO NOVO
05 de julho de 2015
Texto do
Dia
"E não vos conformeis com este mundo, mas
transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis
qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2)
Síntese
A Igreja atual enfrenta desafios que devem ser
superados com sabedoria e, acima de tudo, sob a direção de Deus.
Agenda de
leitura
SEGUNDA - Jo 16.33 No mundo teremos aflições
TERÇA - Jo 17.15 Cristo não pediu que Deus nos
tirasse do mundo
QUARTA - Jo 17.18 Cristo enviou-nos ao mundo
QUINTA - Jo 18.20 Cristo falou abertamente ao
mundo
SEXTA - Jo 18.36 O Reino de Cristo não é deste
mundo
SÁBADO - Rm 1.8; 10.18A fé deve ser anunciada
em todo o mundo
Texto
bíblico
Mateus 11.16-19; 16.1-3
16. Mas a quem assemelharei esta geração? É
semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus
companheiros,
17. e dizem: Tocamo-vos flauta, e não
dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.
18. Porquanto veio João, não comendo, nem
bebendo, e dizem: Tem demônio.
19. Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e
dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas
a sabedoria é justificada por seus filhos.
Mateus 16
1. E, chegando-se os fariseus e os saduceus
para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.
2. Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é
chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.
3. E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque
o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis diferençar a face do céu
e não conheceis os sinais dos tempos?
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos acerca das
principais mudanças que o mundo enfrentou na primeira década do século 21. Na
lição de hoje, veremos que o tempo e o mundo em que vivemos são muito distintos
dos originais em que a Igreja nasceu. Como viver os mesmos princípios
doutrinários que marcaram os primeiros cristãos em situações tão diferentes?
Esse desafio só pode ser vencido com o que
disse certo teólogo acerca de o cristão carregar em uma das mãos a Bíblia e, na
outra, o jornal. Em termos diretos, precisamos fazer com que o Evangelho faça
sentido à sociedade atual.
I - DO
MUNDO VETEROTESTAMENTÁRIO AO NEOTESTAMENTÁRIO
1. A
transição do mundo veterotestamentário para o neotestamentário. O período de
quatrocentos anos entre o livro do profeta Malaquias e o nascimento de João
Batista e de Jesus Cristo é conhecido como "intertestamentário". Tal
designação deve-se ao fato de os acontecimentos que se deram nesse tempo terem
ocorrido entre os testamentos bíblicos, em uma época em que Deus não levantou
profeta algum para levar uma mensagem coletiva a Israel (Ml 4.5,6). É
importante observar que nesse período Deus falou isoladamente com algumas
pessoas, pois se revelou a Zacarias e a Isabel (Lc 1.5-25,36,41-45), a Simeão e
a Ana, a profetisa (Lc 2.25-38), e ainda a Maria e, posteriormente, a José (Lc
1.26-38; Mt 1.18-25). Após essa sequência de revelações, iniciou-se um novo tempo,
quando Deus então cumpriu sua promessa vaticinada por Malaquias de enviar um
profeta com as mesmas características de "Elias". Esse profeta teve
como missão preparar os corações para a mensagem de Jesus Cristo, o Messias (Mt
11.9,10,14; Lc 7.24-27; 1.16,17,76-79). Assim estava feita a transição entre o
mundo do Antigo para o do Novo Testamento.
2. Da
separação social à imersão comunitária. João Batista, além de precursor do Messias,
foi, nas palavras de Jesus Cristo, o último dos profetas e também o marco de
transição entre a Antiga e a Nova Aliança (Mt 11.13). O Batista foi, sem dúvida
alguma, um homem de Deus, mas é possível verificar alguns contrastes entre a
sua postura em relação à de Jesus Cristo.
Enquanto o primeiro recolhia-se no deserto (Mt
3.1,3; 11.7; Lc 1.80; 7.24) e adotava um estilo de vida solitário (Mt 11.18), o
segundo vivia entre as pessoas e, por isso mesmo, foi acusado de ser alguém
comum (Mt 11.19). O exemplo deixado pelo Filho de Deus é muito claro: É
plenamente possível viver em meio a uma sociedade corrompida sem contaminar-se
com o estilo de vida pecaminoso do mundo (Hb 4.15).
3. Jesus
- Um Homem do seu tempo. À acusação de que deveria apartar-se dos pecadores, Jesus
respondia que os "sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão
doentes" (Mc 2.17). O Mestre procurava estar onde as pessoas se
concentravam, pois a sua missão consistia exatamente em resgatá-las (Mt 9.13;
Mc 1.38,39; Lc 5.32). Evidentemente que Jesus também se recolhia em momentos
oportunos ou a fim de falar com Deus (Mt 14.13; Mc 1.32-37).
O primeiro milagre que o Filho de Deus realizou
foi em um casamento, celebrando dessa forma o matrimônio (Jo 2.1-11). Em outra
ocasião, participando de um jantar na casa de um fariseu, transformou a vida de
uma mulher (Lc 7.36-50). Para dizer de forma direta, Cristo jamais se recusou a
participar da vida comum e social das pessoas.
Pense
É possível viver em meio a uma sociedade
corrompida sem contaminar-se com o estilo de vida pecaminoso do mundo?
Ponto
Importante
Jesus Cristo jamais se recusou a participar da
vida comum e social das pessoas.
II - O
MUNDO ENFRENTADO PELA IGREJA NO PRIMEIRO SÉCULO
1. O
aspecto político e sociocultural. A Igreja foi fundada em um período muito
diferente da época em que viveram os profetas e o Israel liderado por Moisés,
Josué, os juízes e os reis. O mundo vivia sob o domínio do Império Romano, mas
a influência do império anterior - o Grego - era nítida e evidente.
A Igreja teve de enfrentar a burocracia das
leis romanas e, ao mesmo tempo, defrontou-se com a filosofia grega que vicejava
na sociedade, tornando-a mística e, contraditoriamente, racionalista (At
17.22).
2. O
aspecto religioso.
Como se não bastasse o desafio externo, a Igreja enfrentava ainda a perseguição
do judaísmo. Inicialmente, de forma hostil e violenta; posteriormente, de
maneira camuflada e sutil (At 4.1-31; 5.17-42; 6.8-7.60; 15.1-29; Gl 1.6,7,
etc.). À semelhança dos nossos dias, torna-se desnecessário dizer que esta
última forma de "perseguição" acaba sendo muito mais nociva à saúde
da Igreja, pois age de maneira camuflada e sob a desculpa de um "novo
ensino" ou de um "ensino complementar".
3. O
gnosticismo.
Apesar de não se saber exatamente quando a doutrina gnóstica teve início, é
fato que ela, ou algo muito parecido, ameaçava a simplicidade do Evangelho,
pois pregava a salvação através de um determinado conhecimento e, além disso,
considerava a matéria inerentemente má. Assim, ensinava que a forma física de
Jesus Cristo era apenas aparente, o que levou o apóstolo João a combater tal
ensinamento (1 Jo 4.2,3; 2 Jo 1.7).
Pense
Qual foi a postura da Igreja do primeiro século
ao enfrentar os desafios em seu tempo?
Ponto
Importante
Na atualidade, a "perseguição
religiosa" é mais nociva à saúde da Igreja, pois age de maneira camuflada
e sob a desculpa de um "novo ensino" ou de um "ensino
complementar".
III - A
IGREJA EM UM MUNDO NOVO
1. Ler o
tempo.
A repreensão de Jesus Cristo à falta de discernimento e perspicácia dos
fariseus e saduceus que, deliberadamente, não reconheciam as obras do Mestre
como sinais messiânicos (Mt 16.1-3) deve ensinar-nos que é necessário que
saibamos ler a realidade. Por não entender - e também por não querer admitir -
que um novo tempo havia chegado, Israel rejeitou o Messias (Hb 8.6-13).
A Igreja do Senhor precisa manter a
sensibilidade e a direção do Espírito Santo que marcou sua fundação (At 13.2;
15.28). Para isso, é preciso continuar na presença do Senhor, reconhecendo que
dependemos totalmente dEle.
2. Viver
no mundo sem amoldar-se ao sistema que o rege. A recomendação paulina à igreja que
estava em Roma repete-nos a verdade exaustivamente demonstrada, na prática, por
Jesus Cristo: É preciso - e possível - viver em meio a este mundo sem, contudo,
deixar-nos enredar por seu modo de proceder (Rm 12.2). Paulo até instrui que,
se for preciso, devemos nos apartar de alguns, mas não se referia aos que possuem
uma vida decadente, e sim aos que se dizendo "irmãos", vivem de forma
descompromissada e pervertida (1 Co 5.9-11).
3.
Conhecer o mundo para transformá-lo. É inegável a verdade de que o século 21
iniciou um novo tempo para a Igreja. Estamos vivendo em um mundo que parece não
ter quase nenhuma relação ao de apenas duas décadas atrás. Tal constatação
aponta para a realidade de que a Igreja, para manter a sua relevância e
influência, precisa conhecer as principais mudanças, identificar os desafios
que estas nos apresentam, para só então podermos superá-los e vencê-los. À
Igreja o Senhor confiou a missão de salgar e iluminar (Mt 5.13-16). No entanto,
se ela não conhecer o seu campo de atuação, jamais poderá cumprir tal
incumbência.
Pense
É possível viver no mundo sem amoldar-se ao
sistema que o rege?
Ponto
Importante
A Igreja precisa conhecer as principais
mudanças do nosso tempo, identificar os desafios que estas nos apresentam, para
só então superá-los e vencê-los.
IV - A
PRIMEIRA DÉCADA E MEIA DO SÉCULO 21
1.1. Um
tempo de mudanças.
Já se tornou lugar-comum falar que o tempo atual é um período de mudanças. O
que isso significa? Para as pessoas acostumadas à estabilidade do século
passado, quando as mudanças ocorriam de forma muito mais lenta, significa ter
de aprender - rapidamente - a conviver nesse novo cenário. As coisas não são
produzidas para serem duradouras, ao contrário, são pensadas visando a
dependência e o consumo ao mesmo tempo em que se tornam perecíveis.
2. Um
tempo de desafios.
Em apenas quinze anos incompletos, o século 21 pode ser considerado um período
de grandes desafios à convivência em sociedade. A tecnologia aproximou e,
concomitamente, afastou as pessoas. A facilidade em locomover-se e transitar de
um país, ou continente, para outro, trouxe a insegurança generalizada.
3. Um
tempo de transformações. Como esse período, em tão pouco tempo, conseguiu alterar
de tal forma a vida das pessoas? Por causa das transformações proporcionadas
através de suas mudanças e desafios. Vamos conhecê-los?
Pense
É possível sobreviver socialmente nesse tempo?
Ponto
Importante
A
possibilidade de sobrevivência está relacionada ao conhecimento desse tempo
atual, suas mudanças, desafios e transformações.
CONCLUSÃO
Em todos os tempos e em suas diversas gerações,
a Igreja sempre enfrentou desafios que fizeram com que ela clamasse pela ajuda
do Alto, mas também contasse com a atuação consciente de seus membros. Em nosso
tempo não pode ser diferente: se quisermos passar à próxima geração o legado
que recebemos dos pioneiros, precisamos ler a realidade, viver o Evangelho, e
ensiná-lo de forma ungida e inteligente. Assim continuaremos influenciando, mas
não seremos negativamente influenciados.
Hora da
Revisão
1. De acordo com o que vemos na história da
Igreja Primitiva, devemos imitar João Batista ou Jesus?
2. O que a Igreja precisou enfrentar do Império
Romano e ainda do Grego?
3. O que aconteceu a Israel por não ter
reconhecido o Messias?
4. De acordo com 1 Coríntios 5.9-11, de quem o
apóstolo Paulo manda que nos afastemos?
5. É possível a Igreja influenciar sem ser
influenciada?
Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Jovens, alunos, 3º trimestre 2015.
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