Lição 2
Ética Cristã e Ideologia de Gênero
8 de Abril de 2018
TEXTO ÁUREO
(Gn 1.27)
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e
fêmea os criou.”
VERDADE PRÁTICA
A doutrina da criação do ser humano revelada nas Escrituras Sagradas,
em que a distinção dos sexos é o padrão, não pode ser relativizada.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Sl 1.1,2 Os cristãos
não andam segundo o mundo
Terça – Rm 15.4 As Escrituras
servem ao nosso aprendizado
Quarta – 2 Tm 3.16,17 A Escritura é
divinamente inspirada e proveitosa para a boa conduta
Quinta – Sl 100.5 A verdade do
Senhor é imutável e dura de geração a geração
Sexta – 1 Pe 1.15 Os seguidores
de Cristo foram chamados para ser santos em toda a esfera da vida
Sábado – Ap 1.3 Bem-aventurados
os que leem, escutam e guardam a Palavra de Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Isaías 5.18-24
18 - Ai dos que puxam pela iniquidade com cordas de vaidade e pelo
pecado, como se fosse com cordas de carros!
19 - E dizem: Apresse-se e acabe a sua obra, para que a vejamos; e
aproxime-se e venha o conselho do Santo de Israel, para que o conheçamos.
20 - Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da
escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce,
amargo!
21 - Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes diante de
si mesmos!
22 - Ai dos que são poderosos para beber vinho e homens forçosos para
misturar bebida forte!
23 - Ai dos que justificam o ímpio por presentes e ao justo negam
justiça!
24 - Pelo que, como a língua de fogo consome a estopa, e a palha se
desfaz pela chama, assim será a sua raiz, como podridão, e a sua flor se
esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos e
desprezaram a palavra do Santo de Israel.
OBJETIVO GERAL
Justificar a gravidade da Ideologia de Gênero na educação.
HINOS SUGERIDOS: 75, 133, 490 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
Explicar Ideologia de
Gênero;
Arrazoar a respeito
das consequências da Ideologia de Gênero;
Mostrar o ideal
divino quanto aos sexos.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Muitos em nome da diversidade ou do direito à opinião solapam a ideia
de verdade objetiva das coisas. A estratégia é dar ênfase a um fato que não se
pode negar, mas ignorar a obviedade de tantos outros. Por exemplo, quem pode
negar a diversidade cultural? Quem pode negar o direito à opinião? Entretanto,
também é verdade que existem culturas que degradam o ser humano, bem como
opiniões que são desqualificadas e completamente absurdas. Outrossim, a
história mostra que pessoas que pautaram-se pela Palavra de Deus tiveram
valores éticos-espirituais muito claros.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Teorias sociais, que nascem em laboratórios de ciências sociais das
principais universidades do mundo, ensinam que as diferenças entre os sexos são
resultados da relação histórica de opressão e preconceito entre homem e mulher.
A este entendimento dá-se o nome de “ideologia de gênero”. Os defensores deste
conceito promovem a inversão dos valores e afrontam os princípios cristãos.
Apesar de cada época apresentar desafios diferentes à fé cristã, as Escrituras
advertem aos cristãos o viver em santidade em todas as épocas e culturas (1 Pe
1.15, 23-25).
PONTO CENTRAL
Apesar do “espírito” relativista de nosso tempo, a Palavra de Deus não
muda.
I – A
IDEOLOGIA DE GÊNERO
1. Definição de Ideologia. O termo foi
desenvolvido pelo francês Destutt de Tracy (1758-1836). O conceito foi
amplamente usado pelos alemães Karl Marx e Fredrich Engels, autores do
Manifesto Comunista (1848). A palavra é composta pelos vocábulos gregos eidos,
que indica “ideia”, e logos com o sentido de “raciocínio”. Assim, ideologia
significa qualquer conjunto de ideias que se propõe a orientar o comportamento,
a maneira de pensar e de agir das pessoas, seja individual, ou seja
socialmente. Em sentido amplo, a ideologia se apresenta como o que seria ideal
para um determinado grupo.
2. Ideologia de Gênero. A palavra “gênero”
tem origem no grego genos e significa “raça”. Na concepção da Lógica, o termo
indica “espécie”. Usualmente deveria indicar o “masculino” e o “feminino”, como
ocorre na Gramática. Nesse sentido, a expressão é inofensiva; porém, na
sociedade pós-moderna tal significado é relativizado e distorcido em “ideologia
de gênero”. Essa ideologia também é conhecida como “ausência de sexo”. Esse
conceito ignora a natureza e os fatos biológicos, alegando que o ser humano
nasce sexualmente neutro. Os ideólogos afirmam que os gêneros — masculino e
feminino — são construções histórico-culturais impostas pela sociedade.
3. Marxismo e Feminismo como fonte dessa ideologia. Nos escritos marxistas a ideologia deixa de ser
apenas “o conhecimento das ideias” e passa a ser um “instrumento” que assegura
o domínio de uma classe sobre outra. O marxismo exerceu forte influência no
feminismo, especialmente o livro “A Origem da família, a propriedade privada e
o Estado” (1884), onde a família patriarcal é tratada como sistema opressor do
homem para com a mulher. Desse modo a ideia central do conceito de gênero
nasceu com a feminista e marxista Simone de Beauvoir autora da obra “O Segundo
Sexo” (1949), onde é afirmado que “não se nasce mulher, torna-se mulher”.
Assim, do contexto social marxista, que deu origem à “luta de classes”, surgiu
a ideologia culturalista como sendo “luta de gêneros”, ou seja, uma fantasiosa
“luta de classes entre homens e mulheres”. Nesse aspecto, a Ideologia de Gênero
pretende desconstruir os papéis masculinos e femininos na sociedade atual.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Criada a partir do Marxismo e do Feminismo, a Ideologia de Gênero
relativiza os conceitos de masculino e feminino.
SUBSÍDIO PEDAGÓGICO
Trabalhar corretamente o conceito de Ideologia de Gênero é muito
importante para esta aula. Por exemplo, deve-se ressaltar que a Ideologia de
Gênero não se alimenta apenas de um sistema ideológico, mas de vários. Não é
correto dizer, por exemplo, que a Ideologia de Gênero é somente uma proposta do
Marxismo, apesar deste sistema de ideias a alimentar, entretanto, não é só ele
o responsável pelo advento dessa ideologia. A especialista em Ideologia de
Gênero, Marguerite A. Peeters, usa a expressão “resíduos ideológicos” para se
referir à fonte de alimentação da Ideologia de Gênero. Logo, além do marxismo,
a Ideologia de Gênero alimenta-se do caldo de revoluções culturais impostas
sobre as culturas do Ocidente ao longo de séculos: maniqueísmo, naturalismo,
deísmo, laicismo, niilismo, freudismo, feminismo, existencialismo ateu, dentre
outros. Caso deseje aprofundar esses sistemas, no sentido de procurar saber o
que propõe cada um deles, consulte um bom dicionário de filosofia.
II – CONSEQUÊNCIAS DA IDEOLOGIA DE GÊNERO
1. Troca de papéis entre homens e mulheres. A ideologia de gênero propaga que os papéis dos homens e das mulheres
foram socialmente construídos e que tais padrões devem ser desconstruídos. Essa
posição não aceita o sexo biológico (macho e fêmea) como fator determinante
para a definição dos papéis sociais do homem e da mulher. Entretanto, as
Escrituras Sagradas ensinam com clareza a distinção natural dos sexos (Gn
2.15-25; cf. Pv 31.10-31). Outra consequência lógica dessa ideologia é que a
determinação do sexo de uma pessoa agora é definida pelo fator psicológico,
bastando ao homem, ou à mulher, aceitarem-se noutro papel. Além disso, faz-se
apologia à prática do homossexualismo e do lesbianismo. Tanto as Escrituras
quanto a tradição eclesiástica sempre confrontaram essa tendência humana de
inverter os papéis naturais (Rm 1.25-32; Ef 5.22-33).
2. Confusão de identidade para o ser humano. Os adeptos desta ideologia afirmam que a sexualidade (desejo sexual) e
o gênero (homem e mulher) não estão relacionados com o sexo (órgãos genitais).
Desse modo, a identidade de gênero e a orientação sexual passam a ser moldadas
ao longo da vida. Por exemplo, a criança passa a decidir depois de crescida se
quer ser menino ou menina. É o aprofundamento dramático da distorção da
natureza humana relatada pelo apóstolo Paulo (Rm 1.26,27). Essa indefinição
acerca da própria identidade produz no ser humano um efeito destruidor e
provoca nele uma confusão de personalidade, gerando graves problemas de ordem
espiritual e psicossocial. Tal ideologia induz ainda ao pior dos pecados: a
insolência da criatura de se rebelar contra o seu Criador (Rm 9.20).
3. Desvalorização do casamento e da família. A ideia é de que o desaparecimento dos papéis ligado ao sexo provoque
um impacto deletério sobre a família. A Ideologia de Gênero considera a atração
pelo sexo oposto, o casamento e a família estereótipos sociais previamente
estabelecidos pela sociedade. Nesse contexto, a primeira instituição amada pelo
Criador (Gn 2.24) passa a ser constantemente desvalorizada, criticada e
massacrada. Estes e outros males são resultados da depravação humana e sinais
da iminente volta do Senhor Jesus (2 Tm 3.1-5).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A ideologia de gênero propaga distorções da personalidade e dos traços
psicológicos do ser humano.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“CONSCIÊNCIA. Esse termo, que é inexistente no Antigo Testamento, mas
que ocorre trinta vezes no Novo Testamento, vem de suneidesis que quer dizer um
conhecimento acompanhador ou co-percepção. Não é uma faculdade separada, mas um
modo pelo qual as faculdades gerais (intelecto, sensibilidade e vontade) agem.
A consciência é definida como a voz da alma ou a voz de Deus, porque age
aprovando ou reprovando nossos atos; é uma espécie de juiz dos nossos atos e
dos alheios. ‘Por natureza moral do homem se entende aqueles poderes que o
tornam apto para as boas ou más ações. Esses poderes são o intelecto, a
sensibilidade e a vontade, juntamente com aquele poder peculiar de
discriminação e de impulsão que denominamos de consciência […] E. H. Bancroft.
[...] Ainda que a Bíblia não pretenda fornecer uma definição categórica
sobre o que seja a consciência, lemos em Romanos 2.13-15 algo sobre o fato de
que todos os homens têm uma lei gravada em seus corações, que é a lei moral,
uma norma do dever. Se essa norma é a Palavra de Deus, dizemos que se trata de
uma consciência iluminada; em caso contrário, trata-se de uma consciência
obscurecida” (FILHO, Tácito da Gama Leite. O Homem em três tempos. 2.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 1982, p.60).
III – O IDEAL DIVINO QUANTO AOS SEXOS
1. Criação de dois sexos. A Bíblia
revela que Deus criou dois sexos anatomicamente distintos: “E criou Deus o
homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn
1.27). Portanto, biologicamente o sexo está relacionado aos órgãos genitais e
às formas do corpo humano. Assim sendo, os seres humanos nascem pertencendo ao
sexo masculino ou ao feminino; o homem, designado por Deus como macho, a mulher
como fêmea. Por conseguinte, não podemos alterar a verdade bíblica para
acomodar a ideologia de gênero. A cultura humana permanece sob o julgamento de
Deus (1 Pe 4.17-19).
2. Casamento monogâmico e heterossexual. Ao instituir o casamento Deus ordenou: “deixará o varão o seu pai e a
sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). Isto
significa que a união monogâmica (um homem e uma mulher) e heterossexual (um
macho e uma fêmea) sempre fez parte da criação original de Deus. A diferença
dos sexos visa à complementaridade mútua na união conjugal: “nem o varão é sem
a mulher, nem a mulher, sem o varão” (1 Co 11.11). Assim, mudam-se as culturas
e os costumes, mas a Palavra de Deus permanece inalterável (Mt 24.35).
3. Educação dos filhos com distinção dos sexos. Educar não consiste apenas em suprir os meios de
subsistência e proporcionar o bem-estar necessário à família. Cabe também aos
pais educar os filhos na admoestação do Senhor (Ef 6.4), promover o diálogo e o
amor mútuo no lar (Ef 6.1,2). A família cristã não pode perder a referência
bíblica na educação de seus filhos. Por exemplo, explicar e orientá-los de que
homens e mulheres possuem órgãos sexuais distintos, fisiologia diferente e
personalidades díspares é responsabilidade dos pais. Sigamos, pois, com
respeito às pessoas, não discriminando-as, mas se posicionando com toda firmeza
na distinção de homem e mulher e na coibição da inoportuna ideia de “luta de
gêneros” (Gn 1.27; 1 Co 11.11,12; Ef 5.22-25).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Deus criou os dois sexos dentro de uma instituição monogâmica e
heterossexual (casamento). Logo, devemos educar nossos filhos no ideal da
distinção dos sexos.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Caro professor, prezada professora, ao final da lição (ou no início
também: tudo dependerá de seu planejamento didático), e de acordo com a sua
possibilidade, procure exibir o seguinte vídeo: Entendendo a ideologia de
gênero em 2 minutos. Youtube, 24 set. 2016. Disponível em
<https://www.youtube.com/watch?v=1xHVS1vdnpw>. Acesso em: 28 dez. 2017. O
vídeo explica de forma objetiva o assunto em poucos minutos.
CONCLUSÃO
A Ideologia de Gênero pretende relativizar a verdade bíblica e impor ao
cidadão o que deve ser considerado ideal. Acuada parcela da sociedade não
esboça reação e o mal vem sendo propagado. No entanto, a igreja não pode fechar
os olhos para a inversão dos valores. Os cristãos precisam reagir e “batalhar
pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd v.3).
PARA REFLETIR
A respeito do tema “Ética Cristã e Ideologia de Gênero”, responda:
O que significa ideologia?
Ideologia significa qualquer conjunto de ideias que
se propõe a orientar o comportamento, a maneira de pensar e de agir das
pessoas, seja individual ou socialmente.
O que os ideólogos afirmam sobre os gêneros masculino e feminino?
Os ideólogos afirmam que os gêneros — masculino e
feminino — são construções histórico-culturais impostas pela sociedade.
Cite as três consequências da ideologia de gênero.
Troca de papéis entre homens e mulheres; confusão de
identidade para o ser humano; desvalorização do casamento e da família.
Destaque quais elementos constituem o ideal divino quanto aos sexos.
Criação dos dois sexos; casamento monogâmico e
heterossexual; Educação dos filhos com distinção dos sexos.
O que pretende a ideologia de gênero?
A Ideologia de Gênero pretende relativizar a verdade
bíblica e impor ao cidadão o que deve ser considerado ideal.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 74, p. 37. Você encontrará mais subsídios para
enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.
SUGESTÃO DE LEITURA
O Peregrino
Esta obra mostra situações que retratam de forma figurada as surpresas
e perigos da caminhada cristã.
Sermão do Monte
Estudar o Sermão do Monte é um desafio, pois a familiaridade com o
material e a aparente facilidade dos seus enunciado esconde o fato de se trata
de um texto de difícil interpretação e, ainda pior, aplicabilidade.
Vidas Cruzadas
Conheça a história de Amim, um homem marcado pelas separações a que foi
forçado ao longo de sua vida.
Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Adultos, professor, Valores Cristãos – Enfrentando as questões morais
de nosso tempo, Comentarista Douglas
Baptista, 2º trimestre 2018.
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