Lição 8
A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM
25/02/2018
Texto
do dia.
(Mt 21.9)
"E as multidões, tanto as que iam
adiante como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi!
Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!"
Síntese
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém
mostrou que Ele era o Messias, o Rei anunciado pelos profetas.
Agenda
de leitura
SEGUNDA - Mt 21.4,5
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém foi
predita pelos profetas
TERÇA - Mt 21.6
A obediência e disciplina dos discípulos
QUARTA - Mt 16.21
Jesus prediz que seria morto, e ressuscitaria
ao terceiro dia
QUINTA - Zc 9.9
Zacarias prediz a entrada triunfal de Jesus
em um jumentinho
SEXTA - 1 Rs 1.33
Era costume os reis terem sua mula
SÁBADO - Sl 118.25
"Bendito aquele que vem em nome do
SENHOR"
Objetivos
APRESENTAR a entrada do Rei dos
reis em Jerusalém;
SABER que a entrada
triunfal de Jesus em Jerusalém foi um ato messiânico previsto nos profetas;
EXPLICAR como Jesus foi
recebido como rei messiânico em Jerusalém.
Interação
Professor(a), o método didático e
participativo deve ser incentivado na Escola Dominical. No entanto, para que
seja efetivo, o professor(a) necessita ter objetivos claros, distintos e
atingíveis. Os objetivos propostos nas revistas servem como um modelo, porém
eles deverão ser adaptados à realidade de sua classe.
Os recursos didáticos que forem necessários
para a aula deverão ser providenciados antecipadamente para que não haja
surpresas durante as aulas. Faça tudo de forma planejada, pois os alunos
percebem quando o professor não prepara a aula e esse é um fator desmotivador.
Você foi chamado para um excelente ministério, então seja dedicado. Dê o seu
melhor, pois o ensino eficaz pode transformar vidas.
Orientação
Pedagógica
A respeito da atividade mencionada na última
aula, prepare algumas perguntas sobre a lição e chegue alguns minutos antes da
aula começar a fim de fixá-las debaixo de algumas cadeiras da sala. Inicie a
aula normalmente, se os alunos perguntarem a respeito da atividade surpresa vá
adiando a revelação. Nos últimos 10 minutos de aula, peça para os jovens
procurarem, debaixo da cadeira, algo que está colado. Peça aos alunos
"sorteados" para lerem as perguntas e, se possível respondê-las. Se o
aluno não conseguir responder, transfira para outro. Agradeça as participações
e ao final, se for possível, seria interessante presentear os alunos
selecionados.
Texto
bíblico
Mateus 21.1-11
1 E, quando se aproximaram de Jerusalém e
chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois
discípulos, dizendo-lhes:
2 Ide à aldeia que está defronte de vós e
logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e
trazei-mos.
3 E, se alguém vos disser alguma coisa,
direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará.
4 Ora, tudo isso aconteceu para que se
cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí
te vem, humilde e assentado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho, filho de
animal de carga.
6 E, indo os discípulos e fazendo como Jesus
lhes ordenara,
7 trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre
eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.
8 E muitíssima gente estendia as suas vestes
pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.
9 E as multidões, tanto as que iam adiante
como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o
que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a
cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?
11 E a multidão dizia: Este é Jesus, o
Profeta de Nazaré da Galiléia.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos a entrada triunfal
de Jesus em Jerusalém. Este episódio dá início ao quinto bloco narrativo do
Evangelho de Mateus (Mt 21.1-11). O texto descreve a chegada de Jesus em
Jerusalém, centro do poder religioso. O Mestre já havia predito, aos seus
discípulos, que em Jerusalém Ele iria padecer nas mãos dos anciãos, principais
sacerdotes e escribas. Jesus afirmou que seria morto, mas ao terceiro dia
ressuscitaria (Mt 16.21).
O Messias entrou em Jerusalém montado em um
jumentinho, de forma humilde, para que se cumprissem as Escrituras Sagradas e o
povo o recebe bem, aclamando-o como enviado de Deus.
I - A
ENTRADA DO REI DOS REIS EM JERUSALÉM (Mt 21.1-3)
1. A expectativa da chegada de
Jesus em Jerusalém.
Talvez, os discípulos estivessem animados e ansiosos em relação à chegada de
Jesus na cidade de Jerusalém. Quem sabe eles não pensavam que Jesus iria
assumir o poder político ou que algo sobrenatural iria acontecer? Todavia,
Jesus reuniu os seus discípulos em particular para informar que em Jerusalém
Ele seria perseguido e morto. Esta foi a terceira vez que Jesus predisse a sua
morte e ressurreição na cidade de Jerusalém (Mt 16.21; 17.22,23; 20.18).
No capítulo 20, Mateus narra o pedido da mãe
dos filhos de Zebedeu, Tiago e João, (v. 20). Ela intercede pelos seus filhos,
a fim de que eles fossem colocados ao lado de Jesus quando Ele assumisse o seu
Reino (v. 21). Fica claro que a expectativa era de que Jesus assumisse o poder
em Jerusalém. Então, Jesus adverte aos discípulos a fim de que eles não
brigassem por posição, pois os valores do seu Reino eram superiores aos dos
homens, e quem quisesse ser o primeiro, deveria ser servo de todos (v. 27).
Jesus lhes falava a respeito do Reino dos Céus, mas eles estavam focados nas coisas
deste mundo.
2. A entrada em Jerusalém, uma fase
de transição.
Os discípulos ainda não haviam compreendido o real propósito da missão de
Jesus, mesmo depois de Ele predizer algumas vezes a respeito de sua paixão e
ressurreição. Por isso, depois da morte de Jesus os discípulos ficaram tão
decepcionados e desanimados. Segundo o
Evangelho de Marcos e Lucas, dois deles resolveram deixar Jerusalém e seguir
para Emaús (Lc 24.13,21).
Mateus narra a chegada de Jesus em Jerusalém
de forma que lembra a entrada das comitivas dos reis de Israel e as
greco-romanas. Estas entradas incluíam: marchas triunfais, honrarias militares,
bem como a chegada de um rei ou soberano montado em uma mula.
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém
marcaria um momento importante de transição para a sua paixão.
3. Jesus planejou sua entrada em
Jerusalém.
Ainda em Betfagé, no Monte das Oliveiras, Jesus dá uma ordem a dois dos seus
discípulos: "Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma
jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos" (Mt
21.2). Percebe-se que Jesus já tinha tudo planejado, diferente de alguns
crentes que fazem tudo de modo improvisado.
A primeira impressão que temos, ao ler o
relato de Mateus, é que Jesus conhecia o dono dos animais, pois Ele orienta os
discípulos dizendo: "E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o
Senhor precisa deles; e logo os enviará" (Mt 21.3). Mas, fazia parte do
costume da época o sistema de angária, ou seja, as pessoas tinham obrigação de
ceder ou alugar animais de carga para o serviço dos soberanos.
Pense
Enquanto muitos querem demonstrar que são
importantes, Jesus expõe sua humildade. Jovem, em sua vida cristã, o que você
tem procurado exibir?
Ponto
Importante
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém,
montado em um jumentinho, representava o governo humilde do Messias. Tal
acontecimento incomodou as autoridades religiosas.
O Salvador já havia deixado claro que Ele
veio ao mundo não para ser servido, mas para servir.
II - A
ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS MONTADO EM UM JUMENTINHO, UM ATO MESSIÂNICO (Mt
21.4,5)
1. Os profetas e a entrada triunfal
de Jesus em Jerusalém.
Mateus é o único evangelista sinótico que registra que o jumentinho estava
preso a uma jumenta. O fato de o animal estar junto à mãe demonstrava que ele
ainda não tinha sido desmamado e que nunca havia sido montado. É importante
ressaltar que somente Mateus e João registram que as ações de Jesus cumprem as
profecias.
O Evangelho de João 12.15,16 deixa claro que
os discípulos só conseguiram relacionar a entrada de Jesus em Jerusalém,
montado em um jumento, com os textos proféticos, somente depois da morte do
Salvador. Mateus cita na primeira linha o texto de Isaías 62.11, e as demais
são de Zacarias 9.9.
2. A humildade do Messias. Ao contrário de todas
as expectativas messiânicas dos judeus, Jesus, em diferentes ocasiões,
demonstrou que seu reinado seria de paz e humildade. O Comentário Bíblico
Pentecostal afirma esta ideia ao asseverar que "o jumentinho é um
transporte de paz e não de guerra."
A entrada de Jesus em Jerusalém, montado em
um jumentinho, de certa forma, se assemelhava às comitivas reais, mas o
Salvador já havia deixado claro que Ele veio ao mundo não para ser servido, mas
para servir (Mt 20.28). Jesus estava propagando o Reino de Deus, cujos
propósitos e valores são diferentes dos reinos deste mundo.
3. Os discípulos obedecem ás
recomendações do Mestre.
Os dois discípulos obedeceram rigorosamente às ordens de Jesus. Tal obediência
foi importantíssima para o cumprimento das profecias e para que o planejamento
que Jesus havia feito desse resultado. Sem a obediência dos liderados não
existe liderança eficiente.
Pense
Os discípulos atenderam as ordens de Jesus e
fizeram tudo como Ele havia solicitado. Jovem, como discípulo de Cristo, você
obedece a seus líderes?
Ponto
Importante
O jumento era um animal de transporte
utilizado em tempo de paz. Isso nos mostra que o Reino implantado por Jesus na
Terra é um Reino de paz e humildade.
III -
JESUS É RECEBIDO COMO REI MESSIÂNICO (Mt 21.8-11)
1. A entrada triunfal de Jesus e
sua comitiva.
A entrada repentina de Jesus em Jerusalém causou um grande alvoroço na cidade,
pois era algo inusitado e que atraiu um público significativo. Tal fato se
assemelha à entrada de Salomão quando este foi constituído rei e desceu a Giom,
utilizando a mula que pertencia o seu pai, o rei Davi (1 Rs 1.33). A ação das
pessoas, de espalharem roupas pelo chão na estrada diante de Jesus, também se
assemelhou a unção de Jeú quando este foi declarado rei (2 Rs 9.13).
Jesus foi recebido como um Rei, porém, como
Ele afirmou a Pilatos: "[...] O meu
Reino não é deste mundo" [...] (Jo 18.36).
2. Jesus é aclamado como Rei
Messiânico.
Quando Jesus entrou em Jerusalém a multidão que o seguia o exaltou com partes do
Salmo 118.26. Segundo o Comentário Bíblico Pentecostal, "hosana é a versão
grega transliterada da expressão hebraica, 'salva-nos'" (Sl 118.25).
Mateus enfatiza a ação das pessoas ao cortarem e espalharem ramos e gritarem
"hosana", pois tais ações eram muito utilizadas nas festividades
judaicas.
Infelizmente, a multidão que gritou
"hosana", foi a mesma que também gritou: "Crucifica-o!"
"Crucifica-o!" Escolheram soltar Barrabás, um salteador e homicida, e
pediram a prisão e morte de Jesus. Por isso, o crente não deve se iludir com a
fama e a bajulação das multidões. O importante é conhecer e viver os princípios
bíblicos e procurar agradar sempre a Deus.
3. A recepção de Jesus é vista como
uma ameaça pelos líderes religiosos de Jerusalém. O alvoroço das pessoas, a aclamação
do povo e o reconhecimento de Jesus como uma figura messiânica, abalaram a
segurança das principais autoridades religiosas de Jerusalém. Jesus passou a
ser uma ameaça ainda mais perigosa. Somente Mateus registra o questionamento da
multidão a respeito de quem era Jesus. A resposta foi: "Este é Jesus, o
Profeta de Nazaré da Galileia" (v. 11). Em determinado período do seu
ministério, Jesus atuou mais distante do principal centro religioso da sua
época, mas agora Ele chega a Jerusalém e "alvoroça" a cidade com sua
presença.
Lucas registra o pedido dos fariseus para que
Jesus repreendesse seus discípulos: "[...] Mestre, repreende os teus
discípulos [...]" (Lc 19.39). Mas
Jesus os repeliu dizendo que se eles se calassem até as pedras clamariam (Lc
19.40). Agora não haveria mais volta, Jesus daria prosseguimento a sua morte de
cruz e ao sacrifício que proporcionou a nossa salvação.
Pense
Jesus conhecia os perigos da fama e do clamor
das multidões. Ele demonstrou isso na narrativa da tentação. Jovem, como você
lidaria com a fama e a popularidade?
Ponto
Importante
A multidão que na entrada triunfal de Jesus
em Jerusalém clamou, "Hosana" foi a mesma que no seu julgamento
clamou, "crucifica-o."
O importante é conhecer e viver os princípios
bíblicos e procurar agradar sempre a Deus.
SUBSÍDIO
1
"A entrada triunfal aconteceu em um
domingo. Depois de curar os dois cegos em Jericó, Jesus e os seus discípulos,
acompanhados pelos peregrinos da Galileia a caminho da festa da Páscoa, haviam
caminhado pela estrada de Jericó em direção a Jerusalém. Isso aconteceu em uma
sexta-feira. Desde o pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol do sábado (o
sábado judaico). Jesus e os seus discípulos descansaram, talvez na casa de
Marta e Maria em Betânia.
No domingo, eles foram para Jerusalém e, no
caminho, evidentemente pararam em Betfagé. Essa vila não é mencionada no Antigo
Testamento, mas somente em conexão com a entrada triunfal no Novo Testamento. O
Talmude fala sobre ela como estando próxima a Jerusalém. Dalman diz, com base
na literatura rabínica: 'Este deve ter sido um distrito situado fora de
Jerusalém (um subúrbio, mas não uma unidade independente), que começava na
fronteira do santuário, isto é, antes do muro oriental de Jerusalém'. Isso pode
sugerir um território que incluía o vale de Cedrom e a encosta ocidental do
monte das Oliveiras.
Como de costume, Mateus cita o cumprimento de
uma profecia nesse evento da vida de Cristo. A citação corresponde a Zacarias
9.9 (cf. também Is 62.11) onde está previsto que o Rei-Messias viria
humildemente, montado em um jumento. [...] Josefo registra a crença popular de
que o Messias iria aparecer no monte das Oliveiras" (Comentário Bíblico
Beacon: Mateus a Lucas. Vol. 6. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.144-145).
SUBSÍDIO
2
"A questão mais importante é que Jesus
deliberadamente se identifica como o Messias e, assim, cumpre a profecia. Até
aqui não é feita menção nos Evangelhos de Jesus viajar montado num animal; com
certeza Ele não precisaria ir montado num jumentinho para perfazer a distância
de Betfagé aos portões da cidade, a qual poderia ter sido percorrido à pé. Dos
escritores sinóticos, só Mateus nota que as ações de Jesus cumprem a profecia
(Mt 21.4,5; cf. também Jo 12.14,15). Isto é característico do registro
frequente de Mateus aludir o cumprimento de profecia com sua expressão
introdutória: 'Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta'. A primeira
parte de sua citação é de Isaías 62.11 e a segunda, de Zacarias 9.9. O monte
das Oliveiras é o local da volta do Messias (veja Zc 14.4). No uso que Mateus
faz de Zacarias 9.9, ele omite as palavras 'justo e Salvador', e a descrição
subsequente de um Messias vitorioso, preferindo enfatizar Jesus como humilde
(Mt 5.5; 12.18-21). O jumentinho é um
transporte de paz, não de guerra; o conquistador vem como pacificador humilde.
[...] o fato de outro 'Filho de Davi', Salomão, ter montado a mula de Davi, seu
pai, quando foi coroado na fonte de Giom no mesmo vale ao longo do qual Jesus
esta agora indo montado no jumentinho (1 Rs 1.38) não teria passado
despercebido pela audiência judaica de Mateus" (ARRINGTON, French L.;
STRONSTAD, Roger (Ed.). Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.116)..
ESTANTE
DO PROFESSOR
Comentário do Novo Testamento Aplicação
Pessoal. Vol. 1. 1.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2009.
CONCLUSÃO
Na lição de hoje, aprendemos que Jesus
realizou sua missão de forma planejada a fim de cumprir com o seu propósito:
observar as Escrituras. Sua entrada em Jerusalém, ao contrário de todas as
expectativas, demonstra que o seu Reino não era desse mundo, por isso era um
reino de paz, humildade e justiça.
Hora da revisão.
Quais eram os nomes dos filhos da mulher que
intercedeu por eles diante de Jesus para que fossem colocados ao seu lado,
quando assumisse o trono?
No capítulo 20, Mateus narra o
pedido da mãe dos filhos de Zebedeu, Tiago e João.
O que lembrava a cena empregada na entrada
triunfal de Jesus em Jerusalém?
Mateus narra a chegada de Jesus
em Jerusalém de forma que lembra a entrada das comitivas dos reis de Israel e
as greco-romanas.
Segundo a lição, Jesus planejou sua entrada
triunfal em Jerusalém?
Sim. Jesus dá uma ordem a dois
dos seus discípulos: "Ide à aldeia que está defronte de vós e logo
encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e
trazei-mos" (Mt 21.2). Percebe-se que Jesus já tinha tudo planejado,
diferente de alguns crentes que fazem tudo de modo improvisado.
A entrada triunfal de Jesus se assemelhava a
qual rei do Antigo Testamento?
Se assemelhava à entrada de
Salomão quando este foi constituído rei e desceu a Giom, utilizando a mula que
pertencia o seu pai, o rei Davi.
Qual foi a resposta de Jesus quando os
fariseus pediram para que calasse seus discípulos?
Jesus os repeliu dizendo que se
eles se calassem até as pedras clamariam (Lc 19.40).
Nenhum comentário:
Postar um comentário