Lição 13 - A Igreja e a
Lei de Deus.
29 de Março de 2015.
Texto
Áureo
"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a
lei." (Rm 3.31)
Verdade
Prática
O Senhor Jesus definiu de maneira clara a
relação entre o Antigo e o Novo Testamento, entre a Lei e o Evangelho.
Leitura
Diária
Segunda – Ne 10.28,29
A lei de Deus é a mesma lei de Moisés, o servo
do Senhor
Terça – Mc 7.9-13
O Senhor Jesus reconhecia a lei como a Palavra
de Deus
Quarta – Lc 24.44
O Senhor Jesus é o centro e o cumprimento da
lei e dos profetas
Quinta – Mt 23.23
Nem todos os mandamentos têm o mesmo peso para
o nosso Deus
Sexta – Rm 10.4
A lei testemunhava de antemão a salvação em
Cristo
Sábado – Jr 31.33
Cristo imprimiu a lei no mais profundo do
coração humano
Leitura
Bíblica em Classe
Mateus 5.17-20; Romanos 7.7-12
Mt 5.17-20
17 Não
cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas
cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu
e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja
cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes menores
mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus;
aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos
céus.
20
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos
escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.
Rm 7.7-12
7 Que
diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado
senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não
dissesse: Não cobiçarás.
8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo
mandamento, despertou em mim toda a concupiscência: porquanto, sem a lei, estava
morto o pecado.
9 E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo
o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri;
10 e o mandamento que era para vida, achei eu
que me era para morte.
11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo
mandamento, me enganou e, por ele, me matou.
12 Assim, a lei é santa; e o mandamento,
santo, justo e bom.
Objetivo
Geral
Ressaltar o fato de que Jesus definiu, de
maneira clara, a relação entre o Antigo e o Novo Testamento, entre a Lei e o
Evangelho.
Objetivos
Específicos
Abaixo, os objetivos específicos referem-se aos
que o professor deve atingir em cada tópico.
Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I
com os seus respectivos subtópicos.
I.
Mostrar o que significa
"cumprir a lei".
II.
Explicar que Jesus viveu a lei.
III.
Ressaltar que a lei não pode ser
revogada.
IV.
Enfatizar que a lei e o evangelho
se completam.
Interagindo
com o Professor
Professor, com a graça de Deus, chegamos ao
final do trimestre. Esperamos que cada lição tenha contribuído para o seu
crescimento espiritual e de seus alunos.
É importante que nesta última lição você
enfatize que ninguém pode ser justificado pelas obras da lei (Gl 2.16). O
Decálogo nunca teve a função de salvar, mas de conduzir as pessoas a Cristo, o
único que cumpriu toda a lei (Gl 3.11, 24). A lei veio para apontar e condenar
o pecado do homem (Rm 3.20; 7.7). A única maneira pela qual a humanidade pode
ser redimida é pela fé em Jesus Cristo. Contudo, não podemos nos esquecer de
que a fé em Jesus é a chave para o cumprimento da lei.
Comentário
Introdução
A "lei de Deus" no presente estudo
diz respeito a todo o Pentateuco e não apenas aos Dez Mandamentos, pois o
Decálogo é parte da lei. A lei de Moisés não consiste apenas num compêndio
religioso, pois trata de profecias, histórias, registros genealógicos e
cronológicos, regulamentos, ritos, cerimônias, exortações morais, civis e
cerimoniais, sacerdotes, sacrifícios, ofertas, festas e o tabernáculo. Há nela
a base e a estrutura social e política do Estado. É inegável a sua contribuição
na legislação de todos os povos da terra, daí a sua influência no Estado e na
Igreja.
I. O que
significa "Cumprir a Lei"?
1.
Completar a revelação. Jesus disse que veio cumprir a lei e os profetas (5.17). O
que significa isso? O verbo grego para "cumprir" é pleroo e significa
"cumprir, completar, encher". Devemos recordar o sentido de torah,
estudado na lição 1, como instrução revelada no Sinai. Ao longo do trimestre,
vimos os aspectos teológico e ético do Decálogo. O Antigo Testamento contém
instrução e doutrina sobre Deus, o mundo e a salvação, mas sua revelação é
parcial. A manifestação do Filho de Deus tornou explícito o que antes estava
implícito, e assim o Senhor completou a revelação (Hb 1.1,2).
2.
Cumprimento das profecias. Jesus iniciou o seu ministério terreno dizendo: "o
tempo está cumprido" (Mc 1.14,15). Diversas vezes encontramos no Novo
Testamento, a declaração como: "Isso aconteceu para que se cumprisse a
Escritura" (Jo 19.36), ou fraseologia similar, principalmente no Evangelho
de Mateus (Mt 1.22; 2.17,19; 4.14) dentre outras citações. As profecias se
cumpriram em Cristo.
3. O
centro das Escrituras.
A provisão do Antigo Testamento sobre a obra redentora de Deus em Cristo é rica
em detalhes. Os escritores do Novo Testamento reconhecem a presença de Cristo
na história da redenção. O Espírito Santo conduziu a Revelação na vida do povo
israelita de tal maneira que os apóstolos puderam observar cada pormenor na
vida e no ministério terreno do Senhor Jesus Cristo. A ideia cristológica está
completamente embutida na lei e nos profetas. Todo o pensamento bíblico gira em
torno de Jesus (Rm 1.2; 10.4). Todo o Antigo Testamento converge para o Senhor
Jesus; Ele mesmo reconhecia isso (Lc 24.44).
Ponto
Central
Ninguém pode ser salvo pelas obras da lei,
porém ela é para os crentes em Jesus Cristo.
Síntese
do Tópico I
As profecias se cumpriram em Cristo e, por
isso, as Escrituras expôem que toda Lei foi cumprida em Jesus.
II. O Senhor
Jesus Viveu a Lei
1.
Preceitos cerimoniais. Veja a explicação dos preceitos cerimoniais, civis e
morais na lição 2 e seu cumprimento na vida e na obra de Cristo. O Senhor Jesus
cumpriu o sistema cerimonial da lei na sua morte (Mt 27.50,51; Lc 24.46). As
instituições de Israel com suas festas, os holocaustos e os diversos tipos de
sacrifícios da lei de Moisés eram tipos e figuras que se cumpriram em Cristo
(Hb 5.4,5; 1 Co 5.7). Assim, as cerimônias cessaram, mas o significado foi
confirmado (Cl 2.17).
2.
Preceitos civis. Lutero
dizia que a função civil da lei ainda continua para manter a ordem e o
bem-estar da sociedade. Segundo Martyn Lloyd-Jones, Jesus cumpriu também o
sistema jurídico da lei. Com sua morte, Ele transferiu os privilégios de Israel
para a Igreja (Êx 10.6,7; 1 Pe 2.9,10). Jesus disse às autoridades judaicas que
"o Reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que dê os seus
frutos" (Mt 21.43). Com isso, Israel deixou de ser um Estado Teocrático. A
Igreja é a plataforma de Deus na Terra para anunciar a verdade (1 Tm 3.15).
3.
Preceitos morais.
Os Dez Mandamentos são representados pelos dois grandes mandamentos: amar a
Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mc 12.28-33). Na
verdade, toda a lei e os profetas nisso se resumem (Mt 22.40). Trata-se de uma
combinação de duas passagens da lei (Dt 6.4,5; Lv 19.18). São preceitos que
foram resgatados na Nova Aliança e adaptados à graça, de modo que a Igreja
segue a lei de Cristo, a lei do amor, e não o sistema mosaico (Rm 6.14;
13.9,10; Gl 5.18). O Senhor Jesus cumpriu todos esses mandamentos durante a sua
vida terrena.
Síntese
do Tópico II
Jesus Cristo viveu toda a Lei.
Subsídio
Didático
Para iniciar o tópico faça a seguinte pergunta:
"Jesus aboliu a lei?" Ouça os alunos e em seguida peça que leiam
Mateus 5.17,18. Em seguida, explique que esse texto mostra a expressa e total
obediência de Jesus à lei do Antigo Testamento, pois a lei não pode ser
anulada.
Mostre que a "lei que o crente é obrigado
a cumprir consiste nos princípios éticos e morais do Antigo Testamento (Rm
3.31; Gl 5.14); bem como nos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos (1 Co 7.19;
Gl 6.2). Essas leis revelam a natureza e a vontade de Deus para todos e
continuam em vigor. As leis do Antigo Testamento destinadas à nação de Israel,
tais como as leis sacrificais, cerimoniais, sociais ou cívicas, já não são
obrigatórias (Hb 10.1-4)" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro,
CPAD, p. 1393).
Nenhuma parte da lei passará, nenhuma letra ou
parte dela ficará em desuso até que tudo se cumpra.
III. A Lei
não pode ser revogada
1. Jesus
revela seu pensamento sobre a lei. Talvez o discurso de Jesus sobre as
bem-aventuranças tivesse deixado dúvida sobre a posição de Cristo a respeito da
lei e dos profetas. Ele não era um reacionário; nasceu conforme a lei e viveu
de acordo com ela (Lc 2.21-24; 4.15,16; Gl 4.4). Jesus falou de maneira direta
que não veio revogar a lei e nem os profetas, mas veio para os cumprir (Mt
5.17). Havia chegado o momento de esclarecer seu pensamento sobre a lei.
2.
"Até que o céu e a terra passem". Jesus disse que "até que o céu e a
terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja
cumprido" (Mt 5.18). O jota é a menor letra do alfabeto hebraico; ocupa a
metade da linha na escrita, é a décima letra e se chama iode. O til é um sinal
diacrítico para distinguir uma letra da outra. Nenhuma parte da lei passará,
nenhuma letra ou parte dela ficará em desuso até que tudo se cumpra. Como disse
o pastor John Stott, "a lei tem a duração do universo".
3. O
menor mandamento (Mt 5.19). Há muita discussão sobre esta questão. Uns acham que Jesus
se referia ao jota e ao til; outros, aos preceitos cerimoniais. Havia longos
debates entre os rabinos da época sobre os mandamentos mais leves e mais
pesados. Eles consideravam mandamento leve não tomar a mãe com os filhotes num
ninho (Dt 22.6). Parece existir, sim, na lei, mandamento de maior ou de menor
significância (Mt 23.23). Porém, não é disso que Jesus está falando aqui, pois
o enfoque é sobre o anular a autoridade da lei e ensinar que ela pode ser
ignorada. O verbo grego é lyo, cuja ideia básica é "desatar, desamarrar,
soltar", empregado mais adiante para "anular" (Jo 10.35).
Síntese
do Tópico III
Jesus Cristo não veio revogar a lei, pois ela
não pode ser anulada.
IV. A Lei
e o Evangelho
1. O
papel da lei.
Ninguém é justificado pelas obras da lei (Gl 2.16). A função dela não é salvar,
mas nos conduzir a Cristo (Gl 3.11,24). Ela veio para revelar e condenar o
pecado (Rm 3.20; 7.7). Deve o cristão anular a lei? A resposta paulina é:
"De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei" (Rm 3.31). O que
isso significa? Que a fé cristã não é antinomianista, do grego anti
"contra"; nomos, "lei". Isso diz respeito aos que
erroneamente pregavam que a graça dispensa a obediência. O apóstolo refutou tal
ideia a vida inteira (Gl 5.13).
2. Jesus
e Moisés estão do mesmo lado. O termo "lei" na língua hebraica é
torá, e isso já foi estudado na lição 1. Ali aprendemos também que esta palavra
vem de um verbo que significa "instruir, ensinar". Por essa razão, a
palavra "lei", às vezes, refere-se às Escrituras Sagradas (1 Co
14.21). Esse parece ser o sentido aqui, pois o apóstolo Paulo estava falando do
Antigo Testamento (Rm 3.19). Porém, a possibilidade de uma aplicação ao
Pentateuco não é descartada, nesse caso, pois a frase "antes,
estabelecemos a lei" (Rm 3.31b) não significa servidão ao sistema mosaico,
mas que a fé confirma a lei, visto que o Evangelho justifica aqueles a quem a
lei condena (Rm 8.4; 13.10).
3. A
justiça dos fariseus.
Jesus não está desafiando os seus discípulos a seguirem os escrúpulos
legalistas dos escribas e fariseus quando afirma: "se a vossa justiça não
exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos
céus" (Mt 5.20). Antes, ensina que a vida no Espírito requer comunhão com
Deus de maneira abundante e profunda, e assim sendo, nenhum dos rabis a
experimentou (Rm 8.8-11).
Subsídio
Didático
Professor, explique aos alunos que "Deus
proíbe a cobiça de todo tipo quando fala da casa do vizinho, de sua esposa,
servo, boi, jumento ou de qualquer coisa que lhe pertença (Êx 20.17). O Novo
Testamento declara que a cobiça é uma forma de idolatria (Cl 3.5) ou adoração a
deuses e posses, e a condena junto com outros pecados. O Senhor Jesus viu
cobiça no jovem rico quando lhe citou os seis mandamentos da segunda tábua da
lei, e então o desafio ao décimo mandamento ao ordenar que ele vendesse tudo
que tinha e desse o dinheiro aos pobres" (Dicionário Wycliffe, CPAD, p.
428).
Conclusão
Encerramos o trimestre conscientes de que Jesus
não revogou a lei, mas a cumpriu. Aprendemos também que não há discrepância
entre Jesus e Moisés e que a lei permanece até a consumação dos séculos, pois a
fé cristã não é antinomianista e muitos preceitos do sistema mosaico reaparecem
no Novo Testamento, mas adaptados à graça, pois fomos libertos da lei (Rm 3.28;
Gl 5.1).
Para
Refletir: Sobre o décimo mandamento:
O que
significa cumprir a Lei?
Significa que a manifestação do Filho de Deus
tornou explícito o que antes estava implícito, e assim o Senhor completou a
revelação.
Devemos
seguir a lei de Cristo, a do amor, ou o sistema mosaico?
A lei mosaica se completa na lei de Cristo e do
amor.
Jesus não
revogou a lei. Mas o que Ele fez?
Ele viveu no seu dia a dia toda a lei.
O que é
vida no Espírito?
A vida no Espírito é ter comunhão com Deus de
maneira abundante e profunda.
Fale um
pouco sobre a relação da lei com a graça.
A lei serviu para apontar o pecado e mostrar
que homem algum poderia se tornar justo diante de Deus. A graça é favor
imerecido. Éramos pecadores e não merecíamos o amor de Deus, mas Ele nos amou e
nos livrou do pecado e do jugo da condenação que estava sobre nós.
CONSULTE: Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 61, p.42.
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Sem dúvida, o livro de Daniel
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