LIÇÃO
07 – Eliseu e o milagre da multiplicação do azeite
16
de novembro de 2014
TEXTO
ÁUREO
“O
meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em
glória, por Cristo Jesus” Fp 4.19
VERDADE
APLICADA
Os
grandes milagres vividos pelos servos de Deus em todos os tempos sempre se
originaram da simplicidade das coisas ou das pessoas que deles se acercavam.
OBJETIVOS
DA LIÇÃO
1.
Apresentar
o contraste da visão de Eliseu e da viúva, e a importância de um profeta;
2.
Mostrar
as atitudes de fé e os passos que produziram esse grande milagre;
3.
Alertar
sobre os tipos de vasos e o valor de um vaso moldado pelo oleiro.
Glossário:
Iminente:
Prestes a acontecer
Embargado:
Impedido;
Prenúncio:
Anúncio de coisa futura.
Leituras
complementares:
Segunda
2 Rs 4.1-6; Terça At 20.35; Quarta 2 Co 5.7; Quinta Ef 4.11-16; Sexta Fp
4.13-19; Sábado Hb 11.1-6.
Textos
de referência
2Rs
4.1-3
1 E
uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu
marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o
credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.
2 E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer?
Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada
em casa, senão uma botija de azeite.
3 Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos
emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos.
INTRODUÇÃO
A
Bíblia relata que uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a
Eliseu, pois seu marido havia falecido, e deixado uma dívida que ela não tinha
condições de pagar, e por isso, os credores vieram a sua casa para levar seus
filhos como escravos (2Rs 4.1).
1.
Clamando por um milagre
Como
se não bastasse perder o marido, essa mulher ainda teve que suportar a pressão
dos credores, que desejavam a todo custo levar seus filhos cativos como
pagamento das dívidas deixadas pelo falecido. A escravidão naquele tempo era
tão séria que era iminente a destruição de sua família.
1.1
Eliseu é chamado pela viúva
É muito edificante quando existe alguém habilitado
por Deus para a realização de milagres. Eliseu é convocado exatamente por isso,
porque era um representante legal de Deus naquela região.
Ela
lhe conta seu drama, e ele lhe faz a seguinte pergunta: “Que te hei de fazer?
Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem em casa, senão
uma botija de azeite” (2Rs 4.2). Observemos que ela diz que não tinha nada. E
nada é nada! E conclui: “senão uma botija de azeite”. Então ela tinha alguma
coisa! Porém, diante de sua dívida e da pressão sofrida, ela jamais poderia
imaginar que aquilo que via como nada se tornaria a fonte de seu milagre. Ela
sabia que a quantidade de azeite que possuía não pagava sua dívida.
1.2
A visão do profeta diante da viúva
“Que hei de te fazer? E ela disse: “Tua serva não
tem nada em casa...” (2Rs 4.2). Quando a visão do nosso entendimento é aberta
por uma verdade espiritual, aquilo que antes reputávamos como nada, pode se
tornar a coisa mais valiosa que temos na vida. O profeta sabia que em sua casa
havia o produto do milagre, então a despertou dizendo: “Dize-me que é o que
tens em casa”. Para a mulher aquela botija de azeite não representava muita
coisa, para o profeta era a fonte do milagre. Ela via apenas o azeite. Mas o
profeta, viu além, viu o futuro. Enquanto ela viu uma pequena botija, ele
estava vendo dezenas de vasilhas cheias a partir daquele azeite, ou seja, em
situações de aperto a receita do sucesso é apresentar o pouco que temos Aquele
que tudo pode!
1.3
A necessidade do profético em nossos dias
Nós
somos uma igreja carente de profetas (não nos referimos ao dom de profecia, que
muitos estão manipulando e usando insensatamente). Os profetas veem o futuro,
eles têm sensibilidade para penetrar no mundo espiritual e mostrar a realidade
do amanhã. Assim é o ministério profético (Ef 4.16). No episódio aqui relatado
devemos destacar duas coisas importantes: a visão da mulher e a visão do
profeta. “Ela vê a botija de azeite como nada, ele vê como a fonte de tudo o
que ela precisa”. Os profetas existem para nos ensinar a usar a ferramenta que
temos para seguir adiante. Uma palavra profética pode mudar a nossa vida
(Mt8.8; Lc 7.7). Se olharmos para nossas limitações e não cremos na palavra
profética nada se moverá. Nosso maior problema com milagres é visualizar o que
temos nas mãos.
2.
Os passos para um grande milagre
Eliseu
pede que aquela mulher corra até seus vizinhos, e lhes peça muitas vasilhas emprestadas
para que o azeite daquela pequena botija venha enchê-las. Ela deveria confiar
na palavra do profeta e agir por intermédio da fé no que ele disse. A fé também
exige uma atitude, uma ação (Hb 11.1-6).
2.1
Pedindo vasilhas emprestadas
A
vida cristã pode apresentar muitos contrastes. No caso dessa viúva, ela começa
pedindo emprestado algo a alguém, e pedir nunca é fácil (At 20.35). Pelo
empréstimo conseguido, observa-se que tinha relacionamento e boa convivência
com seus vizinhos. Pois, sendo de má índole e sem relacionamentos seu milagre
seria embargado. O profeta não fala a quantidade de vasos que ela deveria
pedir, esse ato revela a qualidade e o nível daquilo que ela acreditava. Se ela
pedisse mil, todos seriam cheios, se pedisse dez, aconteceria o mesmo. O que
nos revela esse tipo de ação? Que podemos tanto limitar o milagre quanto
ampliá-lo. Nossa fé pode determinar o tamanho do milagre que desejamos ver
acontecer em nossas vidas (Jo 4.50-53; 2 Co 5.7).
2.2
Milagres extraídos daquilo que não é aparente
Uma atitude de fé sempre estará alicerçada na
espiritualidade e na sensibilidade (Gl 5.16; Tg 2.18). Essa mulher estava
desesperada, com medo de perder seus filhos, por isso, não pôde ver que o pouco
azeite daquela botija era a fonte para sanar suas dívidas. Em muitos casos
somos levados pela religiosidade e aparência das coisas, raramente não somos
ludibriados pelas belas embalagens que nos rodeiam. A palavra certa aqui seria
discernimento, e nesse tempo de coisas tão maquiadas, seria importante que a
igreja se aplicasse em buscar o precioso dom de discernir os espíritos (1 Co
12.10; 1 Jo 2.20). O milagre partiu de onde ela menos imaginava, e aconteceu
quando ela tirou de onde aparentemente não havia nada, um sinal de que não
podemos esperar ter para depois entregar. É do nada que deus tira o tudo que
precisamos.
2.3
Milagres de portas fechadas
“Então
entra, fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas
aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia” (2 Rs 4.4). Uma grande
verdade ressalta dessas palavras: “Existem milagres que só acontecem quando a
porta está fechada”. Quando a porta está fechada geralmente pensamos em
guerrear e lutar com Deus para que se abra. Uma porta fechada pode ser o
prenúncio de um grande milagre que está para acontecer. Deus também trabalha no
silêncio. Pedro foi salvo milagrosamente enquanto as portas da prisão estavam
fechadas (At 12.710) José estava com as portas fechadas, quando ele se tornou
governador (GN 40.3; 41.14).
3.
Botijas que enchem vasos
Na
casa de Deus existem vários tipos de vasos, e cada um tem uma função
específica. Existem vasos pequenos, médios, e grandes; vasos de ouro, de prata,
de pau, e de barro; vasos para a honra, e vasos para a desonra (2Tm 2.20).
Porém, o destaque desse milagre não foi um vaso, e sim uma botija.
3.1
O valor de uma botija
Como seres humanos temos muita dificuldade em
valorizar coisas pequenas. Mas esse milagre nos ensina a preciosidade de
observar essas coisas (1Co 1.27, Is 53.2-3). O que a mulher tinha em casa? Uma
botija. O que o profeta mandou ela pedir aos vizinhos? Vasos. Na lógica e na
visão humana é o vaso que enche a botija. Porém aqui as posições estão
inversas. É costume primeiro pensar que o pequeno sempre receberá do grande.
Todavia, nesse milagre, é o pequeno quem dá a vida, é o pequeno quem é a fonte,
é o pequeno que visto como nada é quem sobressai. Ela disse: não tenho nada, e
foi exatamente do que via como nada que os vasos foram cheios.
3.2
Vasos de ouro e de prata
Esses tipos de vasos não existem em qualquer casa,
eles além de valiosos, se destacam numa grande mansão. Muitos adorariam ser de
ouro e de prata como esses vasos, mas nasceram apenas para ser de pau e de
barro, materiais fáceis de tomar uma forma diferente, enquanto os valiosos são
mais rígidos. Quando os vasos de ouro e prata aparecem é porque os de pau e de
barro já trabalharam por eles. Porque não se prepara uma boa comida em vasos de
ouro e de prata! O segredo não é o material com que o vaso é feito, mas a função que desempenha: honra ou desonra
(2 Tm 2.20). Uma pequena botija pode ser a salvação de muitos vasos vazios,
observamos que não é o tamanho, o material ou a forma, mas o que possui dentro
de si que faz a diferença (Mt 25.4).
3.3
Vasos de barro
O
vaso de barro possui algumas características interessantes. Ele é frágil,
quebra com muita facilidade, o que possibilita o oleiro a refazê-lo sempre que
desejar, dando a forma que melhor lhe convém (Jr 18.4). A beleza do vaso de
barro está no seu interior. Ele não tem parecer nem formosura mas porta dentro
de si um inestimável tesouro (1Co 4.7). Ou seja, ele porta consigo a grandeza
de alguém, todo seu valor pertence ao dono do tesouro que nele está. Vivemos um
tempo difícil, onde belos vasos apresentam grosseiras rachaduras de pecado, e o
óleo se esvai. E na escassez de vasos para embelezar a mansão, o Senhor está
recrutando botijas, e multiplicando o azeite que elas dividem com outros vasos.
CONCLUSÃO
O
primeiro estágio dessa mulher era de calamidade total, mas seu final foi
milagroso, próspero e sobrenatural. O importante não é como começamos, mas como
iremos terminar diante de Deus. Ainda há tempo para mudanças, façamos como essa
mulher, convidemos ao Senhor para vir a nossa casa e contemos a Ele o que se
passa conosco.
Questionário.
1-
A quem foi dirigido o clamor da mulher viúva?
2-
Qual a pergunta feito pelo profeta a mulher?
3-
Qual foi a fonte do milagre daquela mulher?
4-
Qual o segredo de ser um vaso escolhido por Deus?
5-
Onde reside a beleza do vaso?
Fontes:
Bíblia
Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista:
Milagres do Antigo Testamento – Editora Betel - 4º Trimestre 2014
Lição
10 HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA
10 de Março de 2013
10 de Março de 2013
TEXTO ÁUREO
"Então, entra, e fecha a porta sobre ti
e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o
que estiver cheio"
(2 Rs 4.4).
VERDADE PRÁTICA
A história da
multiplicação do azeite da viúva mostra claramente que o Senhor é soberano e
gracioso para suprir todas as necessidades de seus filhos
LEITURA DIÁRIA
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Segunda - 2 Rs 4.2 As carências humanas
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S
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Terça - Sl 116.5 A compaixão divina
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T
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Quarta - Tg 2.7 A fé obediente
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Q
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Quinta - 2 Rs 7.1 O braço divino
|
Q
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Sexta - Mc 1.40-42 O
sofrimento humano
|
S
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Sábado - At 3.8 A
glória manifestada
|
S
|
2 Reis 4.1-7
INTERAÇÃO
Professor,
você crê em milagres? Então, não terá dificuldades no preparo desta lição,
pois estudaremos a respeito de um dos milagres de Eliseu: a multiplicação do
azeite na casa da viúva. Esta é uma das mais surpreendentes passagens
bíblicas para aqueles que creem que para o Senhor não há causa impossível.
Este milagre nos ensina que o pouco com Deus torna-se muito e a escassez pode
converter-se em abundância. O Deus de Eliseu é o nosso Deus. Ele é imutável,
e mediante sua graça continua a alcançar os corações daqueles que estão
desesperados por um milagre. No decorrer da lição, enfatize que o Pai Celeste
realiza milagres não porque merecemos. Não somos merecedores de nada, sua
graça nos basta, mas os milagres em nossa vida são decorrentes da bondade
divina. Deus é bom!
|
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Atentar para a real motivação de um milagre.
Identificar os instrumentos de um milagre.
Especificar os reais objetivos de um milagre
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Inicie a lição
fazendo a seguinte indagação: "Mesmo em meio à escassez, você crê que
Deus é poderoso para suprir suas necessidades?" Ouça os alunos com
atenção. Explique que muitas vezes Deus permite um período de escassez para
que venhamos nos humilhar perante Ele e reconhecer a nossa dependência dEle.
Enfatize o fato do quanto a fé daquela viúva e dos seus filhos foi
fortalecida depois de experimentarem da provisão divina. Conclua lendo com a
classe Tiago 4.10 e Mateus 5.4.
|
Na lição de hoje, estudaremos a narrativa bíblica sobre a multiplicação
do azeite na casa da viúva (2 Rs 4.1-7).
Não há dúvidas de que esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas.
Nela, vemos o pouco tornar-se muito; a escassez converter-se em abundância e o
vazio ficar cheio! Vemos ainda como a graça de Deus alcança os corações
desesperados. Este texto, portanto, é bem claro em revelar que os milagres
acontecem primeiramente em decorrência da bondade de Deus e, após, em resposta
a uma fé obediente.
1. A necessidade humana.
As bênçãos de
Deus vêm em resposta a uma necessidade humana. O milagre ocorrido na casa da
viúva de um dos discípulos dos profetas confirma esse fato (2 Rs 4.1-7). O texto expõe a extrema penúria
na qual essa pobre mulher havia ficado. Perdera o marido, que havia falecido, e
agora corria o risco de perder também os filhos para os credores se não
quitasse uma dívida. Era costume naqueles dias um credor obrigar um devedor a
saldar a sua dívida através do trabalho servil ou escravo (2 Rs 4.1b). Essa mulher, portanto, necessitava
urgentemente que alguma coisa fosse feita para tirá-la daquela situação.
Sabedora que o profeta Eliseu era um homem de Deus, recorreu a ele (v.1). A Escritura mostra que o Senhor socorre
o necessitado (Sl 40.17; 69.33; Is 25.4;
Jr 20.13).
2. A misericórdia
divina. O milagre ocorrido na casa da viúva aconteceu como resposta a uma
carência humana, mas não apenas isso: ocorreu também graças à compaixão divina.
Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem tampouco por haver
sido esposa de um dos discípulos dos profetas (2
Rs 4.1). O texto diz que ela "clamou" ao profeta Eliseu (2 Rs 4.1). O termo hebraico que traduz essa
palavra é tsa`aq, que possui o sentido de clamar por ajuda, chorar em voz alta.
O profeta ficou sensibilizado; Deus compadeceu-se daquela mulher sofredora. O
Senhor é compassivo, misericordioso e longânimo (Êx
34.6; 2 Cr 30.9; Sl 116.5).
SINÓPSE DO TÓPICO (1)
O milagre ocorrido na casa da viúva aconteceu
como resposta a uma carência humana e como resultado da compaixão divina
1. Um pouco de azeite. Diante do clamor da
viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe: "Que te hei de eu fazer? Declara-me
que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão
uma botija de azeite" (2 Rs 4.2).Duas
coisas precisam ser observadas aqui. Em primeiro lugar, o milagre acontece na
esfera familiar: "o que tens em casa". O lar e a família são
importantes para Deus. Em segundo lugar, um pouquinho pode tornar-se muito se
vem com a bênção de Deus. De fato o texto hebraico destaca que a porção de
azeite da mulher era tão minguada que ela quase esqueceu que o possuía. No
entanto, foi esse pouco que o Senhor usou para operar o grande milagre. O que
possuímos pode ser bem pouco, mas é suficiente para Deus operar os seus
propósitos.
2. Uma fé obediente. A instrução dada pelo
profeta Eliseu para solucionar o problema da viúva é bastante reveladora sobre
a dinâmica desse milagre (2 Rs 4.3-5).
Num primeiro momento, o profeta chamou a mulher à ação: "Vai, pede para ti
vasos emprestados". A fé é demonstrada pela ação (Tg 2.17). Jesus também viu a fé do paralítico
e dos homens que o conduziram em Cafarnaum (Mc
2.1-12). Em segundo lugar, o milagre deveria acontecer de portas
fechadas: "Fecha a porta", disse o profeta. A mulher obedeceu ao
profeta, e o azeite começou a fluir. E, assim, pôde ela salvar os filhos, pagar
as dívidas e viver dignamente. É possível que uma das causas da escassez de
milagres hoje esteja na publicidade desenfreada. Deus quer privacidade, mas os
homens gostam de notoriedade. Gostam de aparecer e vangloriar-se (Lc 12.15). Deixam a porta aberta para serem
vistos!
SINÓPSE DO TÓPICO (2)
Um pouquinho pode tornar-se muito se vem com
a bênção de Deus.
1. O instrumento humano.
Por várias
vezes, no livro de 2 Reis, o profeta
Eliseu é chamado de "Homem de Deus" (2
Rs 4.7,9,16; 6.9).
Sem dúvida esses textos demonstram que Eliseu era um instrumento de Deus para a
operação de milagres. Deus usa homens! Esse é um fato fartamente demonstrado na
Bíblia. Para formar uma nação e através dela revelar seu plano de salvação à
humanidade, o Senhor chamou Abraão (Gn 12).
Para tirar os israelitas do Egito, Deus usou Moisés (Êx 4.1-17). Para levar a mensagem do Evangelho aos gentios,
o Senhor usou a Pedro (At 10 - 11).
Deus também chamou a Paulo para ser "um instrumento escolhido" para
levar seu nome perante os nobres (At 9.15).
Para salvar-nos, Deus humanizou-se na pessoa bendita de Jesus Cristo (Jo 1.1,18;
Fp 2.1-11). E para sua obra
missionária, Ele conta com você! (Mt 28.19)
2. O instrumento divino. Quando uma grande fome
assolava Samaria, o profeta Eliseu profetizou abundância de alimentos:
"Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor:
Amanhã, quase a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas
medidas de cevada, por um siclo, à porta de Samaria" (2 Rs 7.1).O cumprimento dessa profecia parecia
pouco provável naqueles dias, a ponto de o capitão, em cujo braço o rei se
apoiava, haver ironizado: "Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu,
poder-se-ia fazer isso?" (2 Rs 7.2).
Mas a profecia cumpriu-se exatamente como Eliseu havia predito (2 Rs 7.16-20). O texto põe a Palavra do Senhor
como agente causador do milagre. O cronista observa que esses fatos ocorreram
"segundo a palavra do Senhor" (2 Rs
7.16). O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua Palavra.
SINÓPSE DO TÓPICO (3)
A Palavra do Senhor foi o agente causador do
milagre na vida da viúva. O que o Senhor faz, Ele o faz através da sua Palavra
1. Uma resposta ao
sofrimento. Todos os milagres realizados por Eliseu deixam bem claro que eles
ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento (2 Rs 4.1-38; 5.1-19;
6.1-7). O Novo Testamento mostra-nos
que o Senhor Jesus libertava e curava porque se compadecia do sofrimento humano
(Lc 13.10-17; Mc 1.40-45).
2. Glorificar a Deus. Os milagres, portanto,
são uma resposta de Deus ao sofrimento humano. Todavia, eles não se centralizam
no homem, mas em Deus. Os milagres narrados nas Escrituras objetivam a glória
de Deus. Em nenhum momento, encontramos os profetas buscando chamar a atenção
para si através dos milagres que realizavam nem tirar proveitos deles. Quem
tentou fazer isso e beneficiar-se de forma indevida foi Geazi, o servo de
Eliseu. Entretanto, quando assim procedeu foi severamente punido (2 Rs 5.20-27). Em o Novo Testamento,
observamos Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato e mostrando que Deus, e
não os homens, é quem deve ser glorificado (At
3.8,12; 14.14,15).
Todos os milagres realizados por Eliseu
ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento
O milagre da multiplicação do azeite é um
testemunho do poder de Deus, que se compadece dos sofredores que o buscam de
todo o coração. O foco, portanto, dessa bela história não é a viúva nem
tampouco o profeta Eliseu, mas o Senhor que através da instrumentalidade do seu
servo abençoa essa pobre mulher. A história faz-nos lembrar um outro feito
extraordinário e muito mais relevante do que esse: a multiplicação dos peixes e
pães por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele foi, é e sempre será a
resposta a todo sofrimento humano.
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
"Feche a porta para a dúvida
Um fator muito importante na história deste milagre
é o que aconteceu após a viúva ter tomado emprestadas as vasilhas vazias de
seus vizinhos curiosos. Eliseu lhe disse: 'Então entra, e fecha a porta sobre
ti, e sobre teus filhos...' Sempre haverá muitas pessoas para dizer ao
contrário. Há os que replicam: 'Os antecedentes são contra isso. Tentamos
antes e falhamos'. Há também os que se queixam: 'Não podemos suportar isso'.
Eliseu simplesmente insistiu para que ela deixasse de fora os incrédulos, e
fechasse os ouvidos para a dúvida.
Os vizinhos que estavam cientes de sua situação
talvez fossem levados a pensar que as atitudes eram excêntricas e, com
certeza, a ridicularizariam. Tachariam-na de tola por acreditar em algo tão
impossível como que lhe propusera o profeta.
Jesus advertiu: 'Atentai no que ouvis' (Mc 4.24). Ele sabia que agimos e reagimos de
acordo com aquilo que ouvimos daqueles que estão à nossa volta. Eliseu também
sabia quão rapidamente as sementes de dúvida crescem no solo do desespero e
da perversidade humana. Dessa maneira, recomendou à viúva que entrasse em sua
casa e fechasse a porta da dúvida. Assim como Maria, mãe de nosso Senhor,
devemos considerar alguns sonhos em nossos corações, ao invés de vê-los
assassinados numa conversa casual (Mt 7.6)"
(BARNETT, Tommy. Há um milagre em sua casa: A solução de Deus
começa com o que você tem. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 36)
|
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
BARNETT, Tommy. Há
um milagre em sua casa: A solução de Deus começa com o que você tem.
9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
ZUCK, Roy B.
Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
SAIBA
MAIS
Revista
Ensinador Cristão
CPAD, nº 53,
p.41.
EXERCÍCIOS
1. Segundo a
lição, o que motivou a operação do milagre da multiplicação do azeite?
R. A
necessidade da viúva e a misericórdia divina.
2. Como a
viúva reagiu às instruções dadas pelo profeta Eliseu?
R. Agiu com fé
e obediência.
3. Com qual
expressão o cronista identifica o profeta Eliseu em seu relato?
R. "Homem
de Deus".
4. Cite um dos
objetivos envolvidos na operação de um milagre.
R. Uma
resposta ao sofrimento humano ou glorificar a Deus.
5. Como Pedro
e Paulo destacam a relação dos milagres com o homem e Deus?
R. Eles
mostram que é Deus, e não o homem, quem deve ser glorificado nos milagres.
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