Lição 2 O
Evangelho da Graça
12 de Julho de 2015
Texto
Áureo
Atos 20.24
"[...] contanto que cumpra com alegria a
minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho
do evangelho da graça de Deus."
Verdade
Prática
O evangelho da graça de Deus é por excelência o
evangelho da libertação do homem através do sacrifício salvífico de Jesus
Cristo.
Leitura
Diária
Segunda - 1 Tm 1.7 Falsos doutores da lei que
não compreendiam o que ensinavam
Terça - 1 Tm 1.9,10 A Lei não foi feita para os
justos, mas para os injustos
Quarta - 1 Tm 1.17 A Deus honra e glória para
sempre
Quinta - 1 Tm 1.20 Entregues a Satanás para que
aprendam a não blasfemar
Sexta - 2 Tm 4.7 Combatendo o bom combate da fé
cristã
Sábado - Gl 1.15 Paulo foi chamado pela graça
de Deus
Leitura
Bíblica em Classe.
1 Timóteo 1.3-10
3 - Como
te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para
advertires a alguns que não ensinem outra doutrina,
4 - nem
se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do
que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
5 - Ora,
o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de
uma fé não fingida.
6 - Do
que desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas,
7 -
querendo ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que
afirmam.
8 -
Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente,
9 -
sabendo isto: que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados,
para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas
e matricidas, para os homicidas,
10 -
para os fornicadores, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os
mentirosos, para os perjuros e para o que for contrário à sã doutrina.
Hinos
sugeridos:
27, 156, 464 da Harpa Cristã
Objetivo
Geral
Explicar o que é o evangelho da graça de Deus
Objetivos
Específicos.
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao
que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I
refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I - Mostrar porque as falsas
doutrinas corrompem o evangelho da graça.
II - Conscientizar-se de que a graça
superabundou com a fé e o amor.
III - Compreender o significado do bom
combate.
Interagindo
com o professor.
Paulo foi escolhido e enviado pelo Senhor para
anunciar e ensinar o verdadeiro significado da graça. No Antigo Testamento
apenas Israel era o povo eleito de Deus. Porém, como prova do seu amor
altruísta, Deus enviou seu filho Jesus Cristo para morrer na cruz por toda a
humanidade. Jesus veio trazer salvação a todos. Em Cristo não há judeu, gentio,
servo, livre, homem ou mulher (Gl 3.28). O evangelho da graça, diferente do
judaísmo, não exclui ninguém. Todos são alvos do favor de Deus. Somos salvos
não pelas obras da Lei, nem pelas obras que realizamos, mas recebemos o
presente da salvação unicamente pela graça. Que você, juntamente com seus
alunos, louvem a Deus por sua infinita e abundante graça.
Comentário
Introdução
Ao se despedir dos anciãos de Éfeso, Paulo
expressou seu sentimento de preocupação com o rebanho de Deus, pois tinha
receio de que na sua ausência as ovelhas do Senhor fossem atacadas (At
20.29,30). Sem dúvida, foi um sentimento dado pelo Senhor, pois sete anos
depois, Paulo estava deixando Timóteo em Éfeso, para combater os "lobos
cruéis", que queriam "devorar" o rebanho sob seus cuidados
pastorais. Nos dias de hoje, há igrejas que abrigam falsos obreiros, que
pervertem a sã doutrina matando ou dispersando as ovelhas.
Ponto
Central
Os falsos ensinos corrompem o Evangelho da
graça de Deus.
I -AS
FALSAS DOUTRINAS CORROMPEM O EVANGELHO DA GRAÇA
1. O evangelho
da graça.
É o Evangelho libertador que Cristo trouxe ao mundo, por bondade de Deus,
independente das obras humanas (Ef 2.8,9). Paulo se referiu a esse Evangelho de
maneira muito eloquente (At 20.24). Ele conhecia esse Evangelho, não apenas na
teoria, mas por experiência própria. De modo inexplicável, o blasfemo e
perseguidor dos cristãos, foi escolhido para ser um dos maiores pregadores do
Evangelho de Cristo (1 Tm 1.12-14). Será que daríamos oportunidade a um
indivíduo com tal histórico?
2. As
falsas doutrinas
(v.3). Os falsos mestres seriam presbíteros, a quem cabia a tarefa de ministrar
o ensino à igreja (1 Tm 5.17; 3.2). As falsas doutrinas eram apresentadas como
"fábulas ou genealogias intermináveis" (1.4). As "fábulas"
(gr. mythoi) eram narrativas imaginárias, lendas, ficção. Na literatura, têm
seu lugar. Mas, na Igreja, não deve haver espaço para fábulas ou mitos. No
texto, não fica claro qual o conteúdo das "genealogias", mas, ao lado
das fábulas, eram ensinos que traziam especulações e controvérsias inúteis que
não edificavam os irmãos em nada. Timóteo foi o mensageiro, enviado por Paulo,
para enfrentar e combater tais ensinos. Há igrejas evangélicas que aceitam esse
tipo de ensino e permitem que o emocionalismo tome lugar do verdadeiro avivamento
espiritual.
3. O
"fim do mandamento" e a finalidade da Lei. Paulo chamou a
atenção de Timóteo, seu enviado a Éfeso, para a doutrina de Deus e de Cristo, a
que ele resumiu no "mandamento", e sua finalidade (1 Tm 1.5,6). Em
seguida, Paulo ensina acerca do objetivo da Lei, e para quem ela se destinava,
discriminando, no texto, uma longa lista de tipos de pessoas ímpias que eram
alvo dos preceitos legais (1 Tm 1.9-11).
(O evangelho é a expressão do amor de Deus, em
Cristo Jesus, que alcança um homem no mais baixo nível de pecado e o faz uma
"nova criatura").
SÍNTESE
DO TÓPICO I
Paulo alerta a respeito das falsas doutrinas,
pois elas acabam corrompendo o evangelho da graça.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"Sete anos antes de Paulo escrever esta
epístola, advertira os presbíteros de Éfeso de que os falsos mestres
procurariam distorcer a verdadeira mensagem de Cristo. Agora que isso já estava
acontecendo, Paulo exorta Timóteo a confrontá-los com coragem. Este jovem
pastor não devia transigir com esses falsos ensinos que corrompiam tanto a lei
quanto o evangelho. Ele deveria travar contra eles o bom combate mediante a
proclamação da fé original, conforme o ensino de Cristo e dos apóstolos (2 Tm
1.13,14). A expressão 'outra doutrina' vem do grego heteros e significa
'estranha', 'falsificada', ' diferente'" (Bíblia de Estudo Pentecostal,
CPAD, p. 1864).
CONHEÇA
MAIS
*A graça
divina
"O apóstolo Paulo foi o principal
instrumento humano para transmitir o pleno significado da graça em Cristo. O
Novo Testamento oferece a graça a todos, ao contrário do Antigo Testamento, que
geralmente restringe a oferta de graça ao povo eleito de Deus, Israel. A graça
em sua mais completa definição é o favor imerecido de Deus ao nos dar seu
Filho, que oferece a salvação a todos, e dá àqueles que o recebem como Salvador
pessoal uma graça acrescentada para esta vida e uma esperança para o
futuro."
Leia mais em Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD,
p. 876.
II - A
GRAÇA SUPERABUNDOU COM A FÉ E O AMOR
1.
Gratidão a Deus.
Uma das características marcantes do caráter de Paulo é o ser grato a Deus (Rm
7.25; 1 Co 1.4; 14.18; 2 Tm 1.3). Nesta parte da Epístola, ele expressa sua
gratidão a Cristo por tê-lo escolhido e posto no ministério apostólico e
pastoral, apesar de ter sido um terrível opositor do Evangelho de Jesus (1 Tm
1.12,13). É mais uma demonstração do que o "evangelho da graça de
Deus" pode fazer na vida de um homem. Deus tem seus santos caminhos. O
evangelho é a expressão do amor de Deus, em Cristo Jesus, que alcança um homem
no mais baixo nível de pecado e o faz uma "nova criatura" (2 Co
5.17), e mais, ainda, o faz parte da "família de Deus" (Ef 2.19).
Paulo reconhece que "[...] a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e
o amor que há em Jesus Cristo" (1 Tm 1.14). Foi Jesus quem o salvou e o transformou
mediante sua graça.
2.
Humildade.
Paulo não era mais um novo convertido ou neófito quando escreveu suas cartas a
Timóteo. Ele não estava usando de falsa
modéstia quando declarou ser o principal pecador que Jesus veio salvar (1 Tm
1.15). Paulo tinha convicção de que fora salvo pela graça, e não por seus
méritos. Mesmo na condição de salvo, o crente deve saber que não merecíamos o
dom (presente) da salvação.
Como salvos em Jesus Cristo, não temos mais
prazer no pecado. Aquele que ainda tem prazer no pecado, não experimentou o
novo nascimento: "Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do
pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é
nascido de Deus" (1 Jo 3.9).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
Paulo reconhece que a graça de Jesus
superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"Não obtemos por boas obras (a essência da
religião legalista) o direito à libertação do pecado e da morte. Jamais! Graça
significa que tudo começa e termina com Deus. A salvação é, então, um presente
de nosso Criador. Nós criamos a nossa própria ruína, mas nele reside nosso
socorro. O Criador restaura com as próprias mãos sua obra-prima arruinada.
Enquanto a graça é a origem ou fonte da nossa salvação, a fé é o seu meio ou
instrumento. A fé não faz reivindicações, para que não seja dito que foi por
'mérito' ou 'obra'"(Comentário Bíblico Beacon. 1. ed. Vol. 9. Rio de
Janeiro: CPAD, 2006, p. 136).
(Como salvos em Jesus Cristo, não temos mais prazer
no pecado. Aquele que ainda tem prazer no pecado, não experimentou o novo nascimento).
III - UM
CONVITE A COMBATER O BOM COMBATE (vv. 18-20)
1. A boa
milícia.
Depois de orientar Timóteo sobre a difícil missão de combater as heresias, na
igreja de Éfeso, Paulo dá uma palavra de ânimo, encorajamento e incentivo ao
jovem pastor. Como um verdadeiro "pai na fé", o apóstolo diz:
"Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que
houve acerca de ti, milites por elas boa milícia" (1Tm 1.18). Paulo lembra
a Timóteo que seu ministério foi confirmado por profecia. Deduz-se, do texto,
que as profecias eram tão consistentes, que Timóteo deveria militar "a boa
milícia", ou o bom combate, com base naquilo que Deus lhe havia falado (1
Tm 1.18).
2. A
rejeição da fé e suas consequências (1 Tm 1.5). Quem rejeita "a fé não
fingida" e a "boa consciência" cristã colhe os resultados de sua
má escolha. O resultado é o "naufrágio na fé". Paulo toma como
exemplo Himeneu e Alexandre, obreiros que entraram por esse caminho. Quanto a
Himeneu, sua postura é tão terrível que ele é citado em 2 Timóteo 2.17. Seu
nome deriva de Himen, "deus do casamento", na mitologia grega. Não se
sabe ao certo qual "doutrina" falsa ele semeava. Estudiosos dizem que
ambos eram representantes do gnosticismo no meio da igreja de Éfeso. Com
relação a Alexandre, aliado de Himeneu na semeadura das falsas doutrinas, era
tão pernicioso, que Paulo o considera desviado ou "naufragado" na fé.
Sua influência era tão maliciosa que Paulo os entregou "a Satanás, para
que aprendam a não blasfemar" (1 Tm 1.20). Que o Senhor livre sua Igreja
dos falsos mestres.
(Que o Senhor livre sua Igreja dos falsos
mestres).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Paulo convida Timóteo a combater o bom combate,
mesmo diante das dificuldades.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"Conforme Timóteo 1.18, houve profecias
concernentes à vontade de Deus para o ministério de Timóteo na igreja (1 Co
14.29). Paulo exorta a Timóteo a permanecer fiel àquela vontade revelada para
sua vida. Como pastor e dirigente da igreja, Timóteo devia permanecer leal à
verdadeira fé apostólica e combater as falsas doutrinas que estavam penetrando
insidiosamente na igreja.
Paulo adverte Timóteo várias vezes a respeito
da terrível possibilidade da apostasia e abandono da fé" (Bíblia de Estudo
Pentecostal, CPAD, p. 1865).
CONCLUSÃO
O cristianismo nasceu debaixo de perseguição e
confronto com heresias e ensinos desvirtuados. Na consolidação de igrejas
abertas em suas viagens missionárias, Paulo teve que oferecer resistência e
ação decidida contra os "lobos vorazes", que haveriam de surgir, até
mesmo no seio das igrejas, como no caso da igreja de Éfeso. Com a graça de Deus
e o apoio de homens fiéis, como Timóteo e Tito, o apóstolo Paulo fez frente aos
falsos mestres que se levantaram para prejudicar o trabalho iniciado e
desenvolvido em muitas igrejas cristãs.
PARA
REFLETIR
A respeito das Cartas Pastorais:
Segundo a lição, o que é o evangelho da graça?
É o evangelho libertador de
Cristo.
Como eram apresentadas as falsas doutrinas?
Eram apresentadas como fábulas ou
genealogias.
De acordo com a lição, cite uma característica
marcante do caráter de Paulo?
Sua gratidão a Cristo.
O ministério de Timóteo havia sido confirmado
mediante o quê?
Havia sido confirmado por
profecia.
Segundo a lição, qual o resultado da rejeição à
fé?
O resultado é o naufrágio na fé.
CONSULTE
Revista
Ensinador Cristão - CPAD, nº 64, p. 38.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer
a lição.
SUGESTÃO
DE LEITURA
Comentário
Bíblico - Efésios
Um comentário inteligente, escrito por um
comentarista da revista Lições Bíblicas, das escolas dominicais, relata sobre
os principais temas desta carta, o propósito da salvação, a unidade e conduta
cristã.
Boas
Ideias para Professores de Educação Cristã
Suas aulas a partir de agora podem ser
dinâmicas, criativas, divertidas e espirituais. Nesta obra você encontrará
oitenta atividades que podem ser utilizadas na ED, retiros, acampamentos,
pequenos grupos de estudo bíblico.
Dicionário
Bíblico Wycliffe
Este dicionário proporciona uma vasta rede de
informações sobre nomes e lugares mencionados na Bíblia bem como aspectos
doutrinários, históricos, e pontos importantes do cenário bíblico.
Fonte revista Lições Bíblicas, CPAD, 3º
trimestre de 2015, adultos.
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