Lição 6
Mulheres que Ajudaram Jesus.
10 de Maio de 2015
TEXTO
ÁUREO
"E também algumas mulheres que haviam sido
curadas de espíritos malignos e de enfermidades [...] e muitas outras que o
serviam com suas fazendas." (Lc
8.2,3)
VERDADE
PRÁTICA
A mulher sempre teve um papel importante na
expansão do Reino de Deus.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Lc 1.35; Gn 3.15 Jesus é da
descendência da mulher e veio para resgatá-las
Terça - Lc 7.44-47 Jesus valorizou as mulheres
como ninguém jamais o fez no mundo
Quarta - Lc 8.3 Jesus foi ajudado por mulheres
que possuíam bens materiais
Quinta - Lc 7.36-48; 8.2,3 Jesus teve entre
seus seguidores muitas mulheres
Sexta - Lc 13.16 Jesus libertou muitas mulheres
que foram até Ele
Sábado - Lc 7.50 Jesus salvou as mulheres e dignificou
sua condição social
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Lucas 8.1-3
1- E aconteceu, depois disso, que andava de
cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do
Reino de Deus; e os doze iam com ele,
2 - e também algumas mulheres que haviam sido
curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da
qual saíram sete demônios;
3 - e Joana, mulher de Cuza, procurador de
Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas.
OBJETIVO
GERAL
Mostrar a importância das mulheres no
ministério do Senhor Jesus Cristo e na expansão do Reino de Deus.
HINOS
SUGERIDOS:
147, 160, 394 da Harpa Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao
que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I
refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I - Analisar a participação das mulheres no
judaísmo e no ministério de Jesus.
II - Mostrar a disposição de Isabel e Maria em
obedecer a Deus.
III - Dissertar acerca da disposição das
mulheres em servir a Jesus.
IV - Ressaltar a generosidade das mulheres em
ofertar a favor do ministério de Jesus.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
As mulheres tiveram uma participação especial
no ministério de Jesus. O Mestre foi para as mulheres judias não somente o
Salvador, mas aquEle que resgatou a dignidade da condição social feminina. Nos dias de Jesus, os rabinos se recusavam a
ensinar as mulheres. Era atribuída a mulher uma condição social inferior. Jesus
não somente as ensinou, mas as teve como amigas (Marta e Maria), as libertou
dos poderes de demônios (Maria Madalena), como também as evangelizou (a mulher
samaritana). Jesus valorizou as mulheres como ninguém jamais o fez e ainda
concedeu a elas o privilégio de poderem contribuir financeiramente para a
expansão do Reino.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Ao longo dos séculos, em muitos lugares, as
mulheres foram tratadas como objetos e estiveram à margem da sociedade. As
mulheres ainda são, em algumas culturas, consideradas seres inferiores e por
isso são discriminadas. Na cultura oriental, a qual pertenceu Jesus de Nazaré,
era assim também que se enxergava as mulheres.
Um dos fatos que fica logo patente no Evangelho
de Lucas é o tratamento que Jesus dispensou às mulheres. Essas mulheres
esquecidas, discriminadas e maltratadas encontraram no Mestre a manifestação do
amor de Deus. A forma que elas encontraram para retribuir foi segui-lo e
servi-lo com seus bens. Um exemplo a todos aqueles que querem também agradar a
Deus.
I -
JESUS, O JUDAÍSMO E AS MULHERES
1. A
presença feminina no ministério de Jesus. O Novo Testamento dá amplo destaque à
presença feminina no ministério de Jesus. O terceiro Evangelho põe essa
realidade em relevo. A lista é extensa: Maria, mãe de Jesus; Isabel, mãe de
João, o Batista; Ana, a profetisa; a viúva de Naim; a pecadora na casa de
Simão; Marta e Maria de Betânia; Maria Madalena; a sogra de Pedro; a mulher do
fluxo de sangue; a mulher encurvada; Joana, a mulher de Cuza, e Suzana. Algumas
dessas mulheres foram curadas, outras libertas de demônios e ainda outras
tornaram-se seguidoras de Jesus juntamente com os Doze.
2. Jesus
valorizou as mulheres.
Causa admiração quando fazemos um contraste entre o tratamento dado às mulheres
no Novo Testamento e aquele que era praticado no judaísmo do tempo de Jesus. No
judaísmo do primeiro século, a mulher não participava da vida pública. Nem
mesmo lhe era permitido aparecer em público descoberta, sendo dessa forma
impossível ver a sua fisionomia. Não tinha voz nem rosto. A mulher era,
portanto, tida como objeto, uma coisa que poderia ser usada e descartada. Ao
contrário de tudo isso, Jesus não tratou as mulheres como coisa ou objeto. Ele
as tratou como gente! Jesus mostrou que a mulher era um ser especial para Deus
e fez com que elas se sentissem assim. Não são poucas as passagens do Novo Testamento
que dão destaque às mulheres, e o Evangelho de Lucas não foge a essa regra (Lc
1.13,42; 7.48; 8.2,43; 13.12; 16.18; 23.27).
PONTO
CENTRAL
As mulheres desempenharam um papel relevante no
ministério terreno de Jesus.
SÍNTESE
DO TÓPICO I
No judaísmo as mulheres não eram valorizadas,
mas Jesus veio restaurar sua condição social.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"A participação das mulheres na excursão
missionária revela como era o ministério revolucionário de Jesus. Nos seus dias
os rabinhos se recusavam ensinar as mulheres e lhes atribuía um lugar inferior.
Por exemplo, só os homens tinham permissão de participar plenamente nos cultos
da sinagoga. Mas Jesus trata as mulheres como pessoas e lhes dá as boas-vindas
na comunhão. Elas têm acesso igual à graça e salvação, e muitas mulheres se
tornam suas seguidoras. Entre elas estão as mulheres com recursos financeiros,
que auxiliam Jesus dando de suas possessões para sustentar a Ele e seus
discípulos" (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol 1. 1.ed. Rio
de Janeiro, CPAD, p.363).
CONHEÇA
MAIS
*As mulheres no judaísmo
"Na sociedade hebraica, a mulher comum
tinha uma posição secundária e era legalmente considerada parte da propriedade
de um homem (Gn 31.14,15). Normalmente, as filhas não recebiam nenhuma herança
quando seu pai morria (cf. Nm 27. 1-8).
" Para conhecer mais leia Dicionário
Bíblico Wycliffe, CPAD, p. 1313.
II –
MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER
1. Maria,
a mãe do Salvador.
A doutrina católica acerca da pessoa de Maria se fundamenta na tradição e não
conta com apoio bíblico. Não é fundamentada nos Evangelhos, mas na tradição
apócrifa que começou a circular por volta do segundo século de nossa era.
Crenças como a perpétua virgindade de Maria, imaculada conceição e sua ascensão
não fazem parte do cânon neotestamentário. Esse é um lado da história. O outro
é a rejeição à pessoa de Maria que prevalece entre muitos protestantes por
conta do anticatolicismo. O que a Escritura mostra de fato é que Maria foi uma
pessoa agraciada por Deus para fazer parte diretamente do Plano da Salvação. A
sua disposição em aceitar e crer no plano de Deus está demonstrada em suas
palavras: "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua
palavra [...]" (Lc 1.38).
2.
Isabel, a mãe do precursor. Isabel, esposa do sacerdote Zacarias, aparece na história
bíblica como uma pessoa também agraciada por Deus. Ela foi escolhida para ser a
mãe de João Batista, o último profeta da Antiga Aliança (Lc 1.8-24; 16.16). A
revelação do nascimento de João foi dada a seu marido Zacarias, que
inicialmente não creu. O relato de Lucas, de que Isabel "ficou cheia do
Espírito Santo" quando foi visitada por Maria, deixa claro também a sua
disposição em crer e aceitar o plano de Deus para ela (Lc 1.41-43). Assim como
Maria, Isabel foi uma mulher obediente e sua obediência foi recompensada.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
Isabel e Maria eram mulheres de fé, tementes e
obedientes ao Senhor.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Professor, reproduza o quadro abaixo e
utilize-o para mostrar as características de Maria, a mãe do Salvador, e
Isabel, a mãe de João Batista. Ressalte que não devemos adorar a Maria, porém
não podemos deixar de reconhecer seu valor. Dentre milhares de jovens, Maria
foi escolhida para fazer parte diretamente do Plano da Salvação.
MARIA
Foi a mãe de Jesus, o Messias.
Foi a única pessoa que esteve com Jesus em seu
nascimento e em sua morte.
Estava à disposição de Deus.
Conhecia e aplicava as verdades do Antigo
Testamento.
ISABEL
Era conhecida como uma mulher muito espiritual.
Não mostrou dúvida alguma sobre a capacidade
que Deus tem de cumprir as suas promessas.
Foi a mãe de João Batista.
Foi a primeira mulher, além de Maria, a ouvir
falar sobre a vinda do Salvador.
(Adaptado de Bíblia de Estudo Aplicação
Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD, pp. 1347,49).
“Jesus
teve em seu ministério a ajuda de mulheres abnegadas.”
III -
MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA SERVIR
1.
Mulheres servas.
Logo após ser curada por Jesus de uma febre muito alta, a sogra de Pedro se
levantou e passou a servi-lo (Lc 4.39). O verbo "servir" é a tradução
do vocábulo grego diakoneo. As mulheres aparecem com frequência no Evangelho de
Lucas a serviço do Mestre. Maria Madalena se destacou das demais. Ela foi a
primeira mulher mencionada em Lucas 8.1-3 e aparece de forma destacada nos
Evangelhos de Mateus, Marcos e João. Ela foi uma das mulheres que mais tarde
presenciaram a crucificação (Mt 27.55, 56; Mc 15.40; Jo 19.25); viram onde o
corpo de Jesus foi colocado (Mt 27.61; Mc 15.47; Lc 23.55); e saíram no raiar
do domingo para ungir o corpo do Senhor (Mt 28.1; Mc 16.1; Lc 24.10). Além
disso, ela iria ser a primeira pessoa a quem o Cristo ressurreto apareceria (Jo
20.1-18).
2.
Mulheres abnegadas.
O Evangelho de Lucas revela que Jesus teve em seu ministério a ajuda de
mulheres abnegadas (Lc 7.36-50). O evangelista mostra Jesus sendo ungido por
uma mulher tida como pecadora na casa de Simão, um dos fariseus. Essa mulher,
visivelmente emocionada, usou o unguento que levou em um vaso de alabastro para
ungir Jesus enquanto beijava-lhe os pés. O Evangelho de João mostra um fato
semelhante ocorrido com Maria de Betânia, que não deve ser confundido com o
relato de Lucas (Jo 12.1-8). No texto de João, é destacado que Maria de Betânia
também preferiu derramar sobre os pés de Jesus o perfume do vaso do que usá-lo
em benefício próprio. Esse seu gesto sofreu duras críticas de Judas Iscariotes,
que estava de olho nos trezentos denários que esse unguento poderia render. Ela
considerou muito mais valioso o perdão que o Salvador lhe deu do que os ganhos
que esse perfume poderia lhe trazer.
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Jesus contou com a ajuda de mulheres que tinham
disposição para servi-lo no Reino de Deus.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"'Joana, mulher de Cuza, procurador de
Herodes, e Suzana' (Lc 3.3). O Herodes mencionado aqui é Herodes Antipas,
governador da Galileia. O registro não diz de que mal Joana foi curada - se era
uma possessão demoníaca ou uma enfermidade física. A sua posição mostra que as
pessoas proeminentes também eram levadas a Cristo. Supõe-se que nesta época ela
fosse viúva. Sobre Suzana não se sabe nada, exceto seu nome. Apenas três nomes são mencionados - sem
dúvida devido à sua importância. Mas houve muitas mais, constituindo uma grande
sequência de mulheres que o serviam com suas fazendas. Isto talvez signifique
que todas eram mulheres de posses, possivelmente membros da classe alta"
(Comentário Bíblico Beacon. Vol. 6. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.402).
IV -
MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA OFERTAR
1. O
trabalho rabínico.
Lucas registra que Jesus "andava de cidade em cidade e de aldeia em
aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus; e os doze iam com
ele" (Lc 8.1). A dedicação de Jesus e seus doze discípulos ao ministério
da Palavra era exclusiva. Como se dava, então, a manutenção desse ministério?
Jesus orientou seus discípulos quando estivessem em missão a que "ficassem
na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de
seu salário. Não andeis de casa em casa" (Lc 10.7).
O trabalhador era digno de seu salário. Um
rabino não podia receber pagamento pelo que ensinava, mas a cultura hebraica
considerava uma obrigação e um privilégio sustentar um rabino. Há um princípio
válido aqui - o obreiro não deve ter valores materiais como a motivação do seu
ministério. Por outro lado, aqueles que se beneficiam desse ministério, devem
ajudá-lo em sua manutenção.
2. Apoio
feminino.
Na cultura judaica do tempo de Jesus, a participação das mulheres na vida
pública era bem limitada. As mulheres, por exemplo, não podiam estudar e não
podiam ensinar. Mas nem por isso deixaram de participar do ministério do
Mestre. Lucas diz que elas serviam o Senhor com suas fazendas, isto é, com seus
bens (Lc 8.3). Enquanto Jesus e seus doze apóstolos se dedicavam ao ministério
da Palavra, essas mulheres lhes davam suporte financeiro e material. Por trás
de grandes ministérios, sempre há alguém dando suporte, seja financeiro, seja,
espiritual. Não podemos negar que atualmente as mulheres têm desempenhado um papel
importante na obra do Senhor. Muitas têm se dedicado à oração, ao serviço
social, à contribuição, à obra missionária, etc. Grande parte da obra
missionária é feita por mulheres. São milhares de servas que dedicam suas vidas
à seara do Senhor. O serviço de Deus é para todos que amam ao Senhor,
independentemente de gênero
SÍNTESE
DO TÓPICO IV
Jesus contou com a ajuda de mulheres que tinham
disposição para ofertar.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"É importante reconhecer que quando Deus
criou a humanidade, quando fez os seres humanos à sua imagem, Ele os criou
macho e fêmea (Gn 1.27), e não 'um ou outro'. Portanto, a imagem de Deus
aparece tanto no homem (o macho) quanto na mulher (a fêmea), e as
características peculiares de cada sexo são completamente necessárias para
espelhar a natureza de Deus. A própria palavra ishsha para 'mulher' sugere as
suas sensibilidades e dons especiais dados por Deus no campo emocional. Estas
características servem para realçar a humanidade. A mulher possui uma
sensibilidade especial para as necessidades humanas que lhe permitem entender
intuitivamente as situações e os sentimentos das outras pessoas"
(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.1312).
CONCLUSÃO
No judaísmo do tempo de Jesus, conversar com
uma mulher era considerado um ato vergonhoso (Jo 4.27). Mas Jesus conversou,
ensinou, curou, libertou e valorizou as mulheres como homem algum jamais o fez.
Lucas nos mostra que as mulheres tiveram uma participação expressiva na
implantação do Reino de Deus. Graças a Deus pelo trabalho das mulheres na Seara
do Senhor
PARA
REFLETIR
Sobre os ensinos do Evangelho de Lucas,
responda:
Como era a situação das mulheres no judaísmo
nos dias de Jesus?
No judaísmo do primeiro século, a
mulher não participava da vida pública. A mulher era tida como um objeto que
poderia ser usado e descartado.
Como a Bíblia fala de Maria a mãe de Jesus?
A Bíblia mostra que Maria foi uma
pessoa agraciada por Deus para fazer parte diretamente do Plano da Salvação.
De acordo com a lição, qual o nome de algumas
mulheres, citadas por Lucas, que serviram a Jesus?
Lucas cita Maria Madalena, Joana,
mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana.
De que forma as mulheres apoiaram Jesus em seu
ministério?
Elas apoiaram Jesus com seus recursos
financeiros.
Qual a importância da mulher na expansão do
Reino de Deus?
Sua importância é de grande
valor. Muitas mulheres têm se dedicado à oração, ao serviço social, à
contribuição, etc. Grande parte da obra missionária é feita por mulheres.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 62, p. 40.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer
a lição. São artigos que buscam expandir
certos assuntos.
SUGESTÃO
DE LEITURA
Jesus o
Amado da Alma da Mulher
Baseando-se em histórias das Escrituras, os
Lutzers mostram como Jesus desafiou a tradição e confirmou mulheres como
verdadeiras parceiras na família de
Deus.
Simplesmente
como Jesus
Deus o ama como você é, mas se recusa a
deixá-lo desse jeito. Ele quer que você seja simplesmente como Jesus.
História
dos Hebreus
Em História dos Hebreus, o autor descreve com
detalhes os grandes movimentos históricos judaicos e romanos. Esta obra, depois
da Bíblia, é a maior fonte de informação sobre o povo Judeu.
Fonte
revista Lições Bíblicas, CPAD, 2º trimestre de 2015, adultos.
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