quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vasos na casa de Deus.

Vasos na casa de Deus.
No culto de ontem pregamos o texto de: 2º Timóteo 2.20-21 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 21  De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra.
Para fazer um vaso precisamos entender algumas etapas que não podem ser puladas ou aceleradas, porque afetará o produto final e isto também ocorre na nossa vida Espiritual, existe um preparo para a finalidade que Deus quer e espera de nós. Um vaso com as mesmas qualidades pode ter aplicações diferentes, além da necessidade para sua utilização. Vaso é barro e barro não tem vontade própria e está sujeito ao oleiro assim devemos ser nas mãos de Deus, mas o homem muitas vezes quer dizer a Deus como ele quer ser moldado, contendendo com aquele que o formou, (Gênesis 2.7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente).
Romanos 9.20-21  Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21  Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

Tudo começa com o projeto, e este compete ao artesão que já tem em mente a obra final ou seja o vaso, e para criar um vaso, não podemos pular etapas e nem utilizar qualquer tipo de barro, existem tipos de barro que não servem para sua confecção, ele tem que ser escolhido e se você foi escolhido por Deus, isso significa que você é um barro bom, e pode ser utilizado.
Salmos 4:3  Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que lhe é querido; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.

Escolhido o barro ele recebe o primeiro tratamento e fica no período de descanso, semelhante ao bolo que após a mistura aguarda um período para que haja uniformidade, para nossas vidas é uma fase importante, começa a fase que nos limpamos, tornamos conhecedor na nossa existência pecaminosa e iniciamos o período de limpeza, tirando o lixo que o mundo coloca em nós,  nesse período oramos e não obtemos respostas, parece que estamos sozinhos, ou seja, você ora pelos outros acontece e com você nada! Deus fala com a Igreja com todos menos com você, nesse período desenvolvemos, paciência e outras virtudes registrada pelo Ap. Paulo:
Romanos 5.1-5 Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência;  e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.  E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Salmos 27:13  Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria os bens do SENHOR na terra dos viventes.
Salmos 27:14  Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.

Depois de descansar o barro e amassado pelo Oleiro para que seja possível trabalhar, dessa forma o barro quanto mais amassado mais maleável se torna, facilitando o trabalho do artesão. Deus permite sermos humilhado para que caia o orgulho e a vaidade, pessoas maquinando, falando mal, ninguém nos entende, somos julgados pelos outros, mesmo com nossas vidas no altar.
Mateus 23:12  E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
2º Coríntios 4.8.9 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;  perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

O oleiro agora avalia que tipo de resistência quer do vaso, acrescenta-se palha ou sílica de acordo com a consistência para dar maior resistência, Deus não quer vaso fraco, quer vaso forte e sem a presença do Espírito Santo, humildade, disposição, fé e confiança, o vaso fica fraco, começo a ter intimidade com Deus através do Espírito Santo, começo a ter necessidade da busca, da alimentação espiritual para fortalecimento e sinto prazer em fazê-lo.
Deus quer vasos para uso diário, não vaso que é usado de vez em quando, o Ap. Paulo diz em: 2 Coríntios 12:10  Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.

Agora o barro está pronto para ser moldado, de acordo com o desejo do oleiro, maior ou menor, para enfeite ou utensílio, preparado o vaso o oleiro ainda dá o retoque final o carinho com aquela peça que é única. Agora o vaso está na dependência total de Deus.
1º João 5.18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
1 Pedro 1:23  sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.
1 João 3:9  Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

Chega à fase final o vaso vai para o forno para ser queimado, aqui ele saí para o uso é a exaltação do vaso que depois de queimado jamais será o mesmo e poderá ser usado, quando somos impactados pelo espírito Santo jamais seremos como outrora, teremos ousadia e poder para enfrentar situações, trabalhar na obra e realizar missões e sem a presença D’Ele seria impossível, pois as ferramentas, revestimento e armaduras vem através do Espírito Santo nos renovando a cada dia para a batalha, para que o nome de Cristo seja exaltado através de nossas vidas e a honra e glória para o Senhor.
1 Pedro 1:7  para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo;
Salmos 66:10  Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata.
Romanos 8:14  Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Somos vasos: instrumentos nas mãos de Deus
2 Coríntios 4:7  Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

Busquemos a cada dia a nossa santificação, fugindo do pecado e de toda aparência do mal, 1 Ts 5:22  Abstende-vos de toda aparência do mal.
Vasos para serem colocados em local de destaques, como ornamentos.
1 Ts 4:4  que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra,
2 Timóteo 2:21  De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário