quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Vaso do Oleiro

O vaso do Oleiro

Jeremias 18.6 “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”.

Vejamos hoje como o Senhor fala conosco, neste caso nós somos o vaso e Ele o oleiro, ou seja, Ele é o criador e nós obras feitas pela sua mão.
O Senhor sempre nos comunica de forma verbal através da sua Palavra e de forma pessoal (EU) e requer de nós uma resposta imediata, aprendamos com a palavra do Senhor ao profeta Jeremias Deus dá a seguinte ordem: Jeremias 18.2 “levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir minhas palavras”.

Muitas vezes queremos permanecer na nossa zona de conforto e comodidade, mesmo quando Deus nos fala, e não temos atitudes proativas e permanecemos na nossa posição aguardando mudança daquilo que queremos e que talvez não sejam os planos de Deus.

No caso do profeta Deus fala com Ele e mostra assim como o escultor tinha poder sobre o barro que estava sendo moldado, Deus também opera da mesma forma, com o seu poder sobre nós transformando-nos em objetos úteis e objetos de destaques como é um vaso.

A massa do barro somos nós, e dependerá da minha qualidade como barro, para que o oleiro possa trabalhar em mim e realizar uma linda obra, portanto eu posso ser um limitador da ação de Deus em minha vida, enquanto não houver uma entrega total ao Senhor para que eu seja um vaso novo.

Deus tem poder sobre tudo inclusive nas nossas vidas veja 1º Samuel 2:6  “O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”.

O Senhor quer nos livrar, por isso precisamos nos arrepender e manter-se nos caminhos do Senhor, Jeremias 18.11 “Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Eis que estou forjando mal contra vós e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações”.

Muitas vezes queremos andar segundo as nossas vontades.
Jeremias 17.9-10 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.
Jeremias 19.10.11 “Então, quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo; e dir-lhes-ás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá outro lugar para os enterrar”.

Vemos ainda hoje pessoas trocando de posição com o criador se achando donos de si, confiando na força do seu braço, preste atenção quando isto acontece o que Deus faz. Isaías 29:16 “Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe”. Isaías 30:14 “E ele o quebrará como se quebra o vaso do oleiro e, quebrando-o, não se compadecerá; não se achará entre os seus pedaços um que sirva para tomar fogo do lar ou tirar água da poça”.

Mas tenha uma certeza todos somos obras de Deus, criados por Ele para o seu louvor, e quando reconheço o Senhor Jesus como meu salvador e minha condição de pecador e que necessito D’Ele, começa a obra de restauração. Isaías 64:8 “Mas, agora, ó SENHOR, tu és o nosso Pai; nós, o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos”.

Romanos 11.32-36 “Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?  Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém"!

Que possamos ser um vaso diferente e tudo começa com o perdão. Busquemos a cada dia a nossa santificação. 1 Ts. 4:4 “que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, 2 Timóteo 2:21”De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra”.
Podemos ser vasos colocados em local de destaques, como ornamentos, conforme a vontade do Pai.
Que Deus te abençoe ricamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário