Lição 6
A Abrangência Universal da Salvação
5 de
Novembro de 2017
TEXTO
ÁUREO
(Jo 3.17)
"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo
não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por
ele."
VERDADE
PRÁTICA
A salvação em Jesus Cristo é de abrangência
universal, pois os que o aceitarem, em todo tempo e lugar, serão salvos pela
graça de Deus.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Gl 5.1
Cristo nos libertou da escravidão do pecado
Terça - Hb 9.28
Cristo ofereceu-se para, de uma única vez,
tirar o pecado do mundo
Quarta - 2 Co 5.20
Somos embaixadores da parte de Cristo nesta
Nova Aliança
Quinta - Fp 3.20,21
Cristo transformará o nosso corpo de
humilhação conforme seu Corpo glorioso
Sexta - Hb 10.16-18
Cristo perdoa todos nossos pecados
Sábado - Rm 8.1,2
Não há mais condenação para os que estão em
Cristo Jesus
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
João 3.16-18; 1 Timóteo 2.5,6
Jo 3.16 - Porque Deus amou o mundo de tal
maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não
pereça, mas tenha a vida eterna.
17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo
não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem
não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de
Deus.
1Tm 2.5 - Porque há um só Deus e um só
mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,
6 - o qual se deu a si mesmo em preço de
redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
OBJETIVO
GERAL
Mostrar que a salvação em Jesus Cristo é de
abrangência universal.
HINOS
SUGERIDOS:
220, 287, 305 da Harpa Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se
ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I
refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Explicar o que é a obra
expiatória de Cristo;
Discutir a respeito do alcance
da obra expiatória de Cristo;
Apontar que Cristo oferece
salvação a todos.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Prezado(a) professor(a), na lição deste
domingo veremos que a salvação em Jesus Cristo é de abrangência universal. Deus
ama todos, independente de raça, cor ou classe social. Ele ama todos os povos e
deseja que todos se salvem mediante a fé no sacrifício do seu Filho Unigênito. Não
podemos concordar com a predestinação, pois as Escrituras Sagradas não mostram
que somente alguns foram criados para usufruir da vida eterna, enquanto outros,
predestinados, serão lançados no lago de fogo. Contudo, sabemos que Deus
concedeu ao homem o livre-arbítrio e nossas escolhas vão influenciar o nosso
destino eterno. O próprio Salvador, Jesus Cristo, afirma que quem crer e for
batizado será salvo, mas quem não crer será condenado (Mc 16.16).
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A salvação em Cristo alcança a todos (Jo
3.16). É tão eficaz que foi completada de uma vez por todas pelo "Cordeiro
de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29). Somente por intermédio de
um Cordeiro tão perfeito, de um sacrifício tão completo e de um Deus tão
amoroso se poderia realizar essa obra de maneira a raiar a luz para os que
estavam em trevas (Mt 4.16).
PONTO
CENTRAL
A salvação em Jesus Cristo é de abrangência
universal.
I - O
QUE É A OBRA EXPIATÓRIA DE CRISTO?
1. A necessidade de expiação. Com o termo
"expiação", nos referimos ao ato de remir uma pessoa de um crime ou
falta cometida. Foi isso que aconteceu conosco por intermédio da obra
expiatória de Cristo. Esta se tornou necessária porque o pecado atingiu a
humanidade e a criação, de modo que o ser humano não consegue resolver esse
problema por si mesmo. Nesse contexto, a obra expiatória de Cristo se expressa
por meio do padecimento de cruz para aniquilar o poder do pecado sobre o ser
humano (Rm 5.20,21). Foi na cruz do Calvário o lugar em que se deu o sacrifício
expiatório de Cristo, substituindo o pecador pelo justo Cordeiro de Deus que
pagou em nosso lugar e, para sempre, a dívida do nosso pecado (Is 53). Esse ato
é a suprema expressão do amor do Pai, por meio de Jesus Cristo, o seu Filho,
para com todos os homens (Jo 3.16).
2. A abrangência do pecado. As Escrituras
mostram que todos pecaram e, que por isso, foram afastados da presença de Deus,
passando a inclinar-se para o mal (Rm 3.23; Sl 14.3; Mc 10.18; Ec 7.20). O
problema do pecado é tão sério, e sua abrangência tão grande, que a Bíblia
mostra que ele faz a separação entre o pecador e Deus (Is 59.2), impedindo as
pessoas de serem salvas da ira divina (Hb 10.26,27). Assim também a natureza
foi atingida pelo pecado, fazendo a Terra sofrer graves consequências naturais:
degradação ambiental, poluição, destruições por causa da ganância (Gn 3.17-19;
Rm 8.22). Por isso, a Terra geme, aguardando uma restauração plena por meio da
redenção dos filhos de Deus (2 Pe 3.13; Rm 8.20,21) quando, enfim, o Senhor
Jesus reinará para sempre.
3. A expiação de Cristo. Como estudamos em
lição anterior, os sacrifícios do Antigo Testamento apontavam para a obra
expiatória de Cristo, em que uma vítima inocente morreria pelo verdadeiro
culpado a fim de remir o pecado e a culpa dele. Enquanto os sacrifícios do
Antigo Testamento apenas minimizavam a situação do pecador, a obra expiatória
de Cristo resolve de uma vez por todas o grave problema do pecado (Rm 3.23-25).
SÍNTESE
DO TÓPICO I
A obra expiatória de Jesus Cristo foi um ato
de amor que nos redimiu de nossas faltas.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Professor(a), é importante que você, antes de
explicar o que é a obra expiatória de Cristo, reflita, juntamente com seus
alunos, a respeito da sua necessidade. Então, inicie o tópico fazendo as
seguintes indagações: "Por que a obra expiatória de Cristo foi
necessária?" "O que é a obra expiatória de Cristo?" Ouça os
alunos com atenção e incentive a participação de todos. Explique que a obra
expiatória de Cristo foi necessária devido ao pecado de Adão e Eva contra Deus
que afetou toda a criação, toda a humanidade (Rm 3.23). Deus é Santo e todo
pecado provoca a sua ira e o seu juízo, por isso, a única solução para o pecado
era, e é, a morte de Cristo na cruz.
Quando falamos a respeito do sacrifício de Cristo na cruz, estamos nos
referindo ao cancelamento pleno do pecado com base na justiça do Filho
Unigênito de Deus. Estamos também nos referindo à restauração da comunhão do
pecador com o Deus Santo mediante a sua graça.
CONHEÇA
MAIS
*O problema do pecado
"As Escrituras ensinam que o pecado de
Adão afetou muito mais que a ele próprio (Rm 5.12-21; 1 Co 15.21,22). Esta
questão é chamada pecado original e postula três perguntas: até que ponto, por
quais meios e em que base o pecado de Adão é transmitido ao restante da
humanidade? [...] Romanos 5.12 declara que 'todos pecaram'. Romanos 5.18 diz
que mediante um só pecado todos foram condenados, o que subentende que todos
pecaram. Romanos 5.19 diz que mediante o pecado de um só homem todos foram
feitos pecadores." Leia mais em Teologia Sistemática: uma Perspectiva
Pentecostal, editada por Stanley Horton, CPAD, pp.269-78.
II - O
ALCANCE DA OBRA EXPIATÓRIA DE CRISTO
1. A impossibilidade humana. Toda tentativa do
homem de manter-se puro, sem pecado, e por esforço próprio, fracassou. Nesse
sentido o sistema de sacrifícios foi apenas um vislumbre do que viria por
intermédio da morte vicária de Cristo. As Escrituras mostram que a Lei é
incapaz de justificar o homem diante de Deus (Rm 3.20; Cl 2.16,17), já que o
ser humano não consegue resolver o problema grave do pecado, pois ele não pode
mantê-lo oculto diante de Deus. Somente o Senhor Jesus pode resolver tal
problema.
2. Cristo ocupou o lugar do
pecador.
A expiação aponta para o grande amor de Cristo para com o pecador. Nosso Senhor
supriu a necessidade de reconciliação do ser humano com o Pai de amor (Rm 5.8),
que deu o seu Filho como oferta expiatória. Nesse sentido, a morte de Cristo é
substitutiva, pois quem deveria morrer era o próprio homem (Rm 4.25), mas
Cristo ocupou esse lugar (1 Jo 2.2) e perdoou o pecador, destruindo o poder do
pecado (1 Pe 2.24). A morte vicária de Cristo na cruz representa a nossa morte
(2 Co 5.14), pois foi esse sacrifício que nos resgatou da "maldição da
lei, fazendo-se maldição por nós" (Gl 3.13).
3. Alcance universal da obra
expiatória.
O alcance da obra expiatória operada por Cristo é universal, pois ela envolve
todos os homens e o homem todo - espírito, alma e corpo - (1 Ts 5.23),
alcançando todo o mundo (Jo 3.16). Além disso, por meio da expiação de Cristo é
garantida a redenção, a reconciliação, a justificação, a adoção e o perdão dos
pecadores. Entretanto, convém destacar: essa tão grande salvação precisa ser
aceita pela fé para se tornar efetiva (Ef 2.8).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
O alcance da obra expiatória operada por
Cristo é universal.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
O Alcance da Obra Salvífica de Cristo
"Há entre os cristãos uma diferença
significativa de opiniões quanto à extensão da obra salvífica de Cristo. Por
quem Ele morreu? Os evangélicos, de modo global, rejeitam a doutrina do
universalismo absoluto (isto é, o amor divino não permitirá que nenhum ser
humano ou mesmo o Diabo e os anjos caídos permaneçam eternamente separados
dEle). O universalismo postula que a obra salvífica de Cristo abrange todas as
pessoas, sem exceção. Além dos textos
bíblicos que demonstram ser a natureza de Deus de amor e de misericórdia, o
versículo chave do universalismo é Atos 3.21, onde Pedro diz que Jesus deve
permanecer no Céu 'até aos tempos da restauração de tudo'. Alguns entendem que
a expressão grega apokastaseõs pantõn (restauração e todas as coisas) tem
significado absoluto, ao invés de simplesmente 'todas as coisas, das quais Deus
falou pela boca de todos os seus santos profetas'. Embora as Escrituras
realmente se refiram a uma restauração
futura, não podemos, à luz dos ensinos bíblicos sobre o destino eterno dos
seres humanos e dos anjos, usar este versículo para apoiar o universalismo.
Fazer assim seria uma violência exegética contra o que a Bíblia tem a dizer
deste assunto" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva
pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 358).
III -
CRISTO OFERECE SALVAÇÃO A TODO O MUNDO
1. Perdão, libertação e cura. O maior resultado da
salvação operada por Jesus é o perdão dos pecados e a reconciliação do pecador
com Deus. Ainda, por meio da salvação de Cristo, Deus se faz presente na cura
dos enfermos (Mt 4.23), na ressurreição dos mortos (Jo 11.43,44), no anúncio do
Evangelho aos pobres (Lc 4.18), na libertação do ser humano das várias
opressões que o assolam (Lc 4.19), na chegada do Reino de Deus (Mt 10.7; Mc
1.15) e na vida eterna do salvo (Jo 6.47; Rm 1.16).
2. A salvação é para todo o mundo. A Bíblia afirma que
a salvação está ao alcance de todas as pessoas (Jo 3.15; 1 Tm 4.10), em
qualquer circunstância (Lc 23.43) por meio da fé e do arrependimento de coração
(At 15.9; Rm 3.28; 11.6), desde que confessem a Cristo como Salvador (Rm 10.9).
Essa oferta de salvação é a evidência de que o Reino de Deus chegou aos
corações das pessoas que outrora viviam cativas, cegas e oprimidas, mas que
agora, para a glória de Deus, são livres por causa do evangelho da salvação (Is
61.1-4 cf. Lc 4.18,19).
3. A responsabilidade do cristão. Há uma grande
responsabilidade para os que foram alcançados pela salvação em Cristo. Uma das
mais importantes é o compromisso de compartilhar o Evangelho por intermédio do
"Ide" de Jesus (Mt 28.19). Isso significa evangelizar e discipular
pessoas que participam do nosso círculo de contatos, sejam elas reais ou
virtuais (At 5.42). Também comprometer-se com missões regionais ou mundiais,
colaborando com as igrejas locais que sustentam os missionários (At 13.2). Bem
como disponibilizar-se em favor de quem precisa de ajuda (Mt 19.21; Lc 14.13; 2
Co 9.9; Gl 2.10), expressando a "fome e a sede de justiça" (Mt 5.6).
Essa é a missão social de quem foi alcançado pela salvação de Deus (At
2.42-47).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
A salvação em Jesus Cristo é oferecida a
todos.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
O Perdão de Cristo
"A doutrina do perdão, proeminente tanto
no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, refere-se ao estado ou ao ato
de perdão, remissão de pecados, ou à restauração de um relacionamento amigável.
Central à doutrina do Antigo Testamento está o conceito de cobrir o pecado da
vista de Deus, representado pela palavra heb. kapar. Isto é indicado pelas
várias traduções da palavra tais como 'apaziguar', 'ser misericordioso', 'fazer
reconciliação', e o uso mais proeminente na expressão 'fazer expiação', que
ocorre 70 vezes na versão KJV em inglês. Em Levítico 4.20, ela é agrupada com
uma outra palavra proeminente do Antigo Testamento empregada para perdão, com o
significado de 'enviar ou deixar partir'. Consequentemente, em Levítico 4.20 está declarado: 'O sacerdote por eles
fará propiciação [de karpar], e lhes será perdoado [de salah] o pecado. Uma
terceira palavra heb., na'as, ocorre frequentemente com a ideia de 'levantar'
ou 'dispersar' o pecado.
[...] Fica claro que o perdão depende de um
pagamento justo, de uma penalidade pelo pecado. Os sacrifícios do Antigo
Testamento proporcionaram tipicamente e profeticamente uma expectativa do
sacrifício final de Cristo. O perdão como um relacionamento entre Deus e o
homem depende dos atributos divinos de justiça, amor e misericórdia, e é
baseado na obra de Deus ao providenciar um sacrifício apropriado"
(Dicionário Bíblico Wycliffe 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1501).
CONCLUSÃO
A salvação que Cristo oferece é tão
abrangente que, além de uma experiência espiritual primordial e libertadora da
pessoa, traz consigo implicações de ordem cultural e social que vão muito além
do indivíduo e se estendem por toda ordem de coisas criadas. Em Cristo, Deus
ofereceu salvação a todo o mundo.
PARA
REFLETIR
A respeito da abrangência universal da
salvação, responda:
O que significa expiação?
Com o termo
"expiação", nos referimos ao ato de remir uma pessoa de um crime ou
falta cometida.
Qual a necessidade da obra expiatória de
Cristo?
Esta se tornou necessária
porque o pecado atingiu a humanidade e a criação, de modo que o ser humano não
consegue resolver esse problema por si mesmo.
O esforço próprio torna o ser humano puro e
sem pecados?
Toda tentativa do homem de
manter-se puro, sem pecado, e por esforço próprio, fracassou. Nesse sentido o
sistema de sacrifícios foi apenas um vislumbre do que viria por intermédio da
morte vicária de Cristo.
A salvação é universal?
O alcance da obra expiatória
operada por Cristo é universal, pois ela envolve todos os homens e o homem
todo, - espírito, alma e corpo - (1 Ts 5.23), alcançando todo o mundo (Jo
3.16).
Qual é a responsabilidade do cristão diante
da salvação?
Há uma grande responsabilidade
para os que foram alcançados pela salvação em Cristo. Uma das mais importantes
é o compromisso de compartilhar o Evangelho por intermédio do "Ide"
de Jesus (Mt 28.19).
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 72, p39.
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assuntos.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos,
professor, A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida,
Comentarista Cleiton Ivan Pommerening, 4º trimestre 2017.
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