Lição 3 A
Salvação e o Advento do Salvador
15 de Outubro de 2017
TEXTO
ÁUREO
(Jo 1.14)
"E o Verbo se fez carne e habitou entre
nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unig?nito do Pai, cheio de graça e
de verdade."
VERDADE
PRÁTICA
O nascimento de Jesus Cristo se deu dentro do
plano divino para salvar a humanidade.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Jo 1.9-12
Jesus Cristo é a luz de todos os que creem
Terça - Mt 1.1-17
O nascimento de Jesus e a linhagem de Davi
Quarta - Rm 5.14-17
Jesus Cristo, mediante sua morte, tira o pecado
do mundo
Quinta - Rm 3.23,24
A justificação do pecador foi um ato da graça
de Deus
Sexta - Ef 2.8
A salvação pela graça mediante a fé somente
Sábado - Jo 3.16
O amor de Deus pela humanidade é a razão de sua
ação salvadora
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
João 1.1-14
1 - No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava
com Deus, e o Verbo era Deus.
2 - Ele estava no princípio com Deus.
3 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem
ele nada do que foi feito se fez.
4 - Nele, estava a vida e a vida era a luz dos
homens;
5 - e a luz resplandece nas trevas, e as trevas
não a compreenderam.
6 - Houve um homem enviado de Deus, cujo nome
era João.
7 - Este veio para testemunho para que
testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
8 - Não era ele a luz, mas veio para que
testificasse da luz.
9 - Ali estava a luz verdadeira, que alumia a
todo homem que vem ao mundo,
10 - estava no mundo, e o mundo foi feito por
ele e o mundo não o conheceu.
11 - Veio para o que era seu, e os seus não o
receberam.
OBJETIVO
GERAL
Mostrar que o nascimento de Jesus Cristo se deu
dentro do plano divino para salvar a humanidade.
HINOS
SUGERIDOS:
21, 315, 542 da Harpa Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao
que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I
refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Apresentar como se deu o anúncio
do nascimento do Salvador;
Explicar a respeito da
concepção do Salvador;
Mostrar que "o Verbo se
fez carne e habitou entre nós".
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Prezado(a) professor(a), na lição de hoje
estudaremos a respeito do nascimento de Jesus, o Filho Unigênito de Deus que
veio ao mundo por amor e com a infalível missão de salvar a humanidade
pecadora. O ministério terreno de Jesus teve início com o seu nascimento na
cidade de Belém, cumprindo as profecias do Antigo Testamento. Depois de
retornarem do Egito seus pais se estabeleceram na cidade de Nazaré, na
Galileia, onde Jesus cresceu.
Jesus se fez homem, deixou parte da sua glória,
se humilhou e se fez maldição por nós para que pudéssemos ter comunhão com o
Pai e ter então direito legal à vida eterna. Como homem perfeito, Jesus é o
nosso exemplo em todas as esferas da vida, por isso, precisamos olhar para Ele
e seguir sempre os seus passos. Olhe
firmemente para o Salvador e não permita que as dificuldades e tribulações da
vida embacem os seus olhos e o leve a perder o alvo da vida cristã: Jesus, o
Salvador.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Deus não abandonou o ser humano no pecado. Por
isso, o nascimento de Jesus marca o início de uma nova era para a humanidade,
em que a promessa de perdão e de salvação, por intermédio de sua encarnação,
posterior crucificação e morte, foi efetuada por Ele na cruz a fim de nos
redimir.
PONTO
CENTRAL
Jesus Cristo veio ao mundo na plenitude dos
tempos para salvar a humanidade.
I - O
ANÚNCIO DO NASCIMENTO DO SALVADOR
1. No Antigo Testamento (Lc 24.27). O Antigo
Testamento dá abundantes predições sobre a vinda do Messias ao mundo: na queda
dos nossos primeiros pais, a vinda do Salvador foi apontada (Gn 3.15); no
sangue de animais no umbral das portas na noite da Páscoa (Êx 12.1-13); no
êxodo do povo judeu do Egito (Êx 12.37-51; 13.17-22); nos 26 salmos messiânicos
(Sl 2.7; 16.10; 22.1ss; 35.19; 72.1ss; 118.22 e outros); na volta do exílio
babilônico; e nos profetas, especialmente o livro de Isaías, denominado o livro
messiânico do Antigo Testamento (Is 9; 11; 50).
2. Anunciado pelos anjos. O anjo Gabriel apareceu
a Maria e lhe deu instruções de como ela conceberia milagrosamente o menino
Jesus (Lc 1.30-38). Quando os anjos anunciaram o nascimento do Salvador aos
pastores, estes foram tomados de grande alegria e glória do Senhor (Lc 2.9),
pois ao ouvirem palavras tão alentadoras e o coral de anjos cantando foram
imediatamente à procura do Salvador (Lc 2.13-18).
3. Desfrutado pela humanidade. A visita dos pastores e
dos sábios simboliza toda a raça humana à procura de Deus. Essa visita não se
deu num belo palácio ornado de ouro, mas numa simples manjedoura cheia de
animais e palha; um lugar inóspito para o grande Rei e Salvador. Mas foi ali
que Deus mostrou-se em toda sua singeleza e simplicidade, quando foi ao
encontro do homem pecador uma vez perdido e entregue ao opróbrio do pecado (Jo
1.9).
SÍNTESE
DO TÓPICO I
O anúncio do nascimento do Salvador se deu no
Antigo e no Novo Testamento.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"No Evangelho de João temos um retrato
inigualável de nosso Senhor. Ele é tão preciso quanto os retratos dos outros
Evangelhos, apesar de suas diferenças em estrutura e propósito. E ele nos
lembra que, em Jesus Cristo, Deus não só revelou aos judeus como seu Messias,
aos romanos como seu Homem de Ação ideal, e aos gregos como verdadeiro modelo
de humanidade. Em Jesus Cristo, Deus se revelou em seu Filho, como
absolutamente a única resposta para as necessidades mais profundas e universais
de uma humanidade perdida.
'No princípio, era o Verbo' (Jo 1.1). É
provável que João, conscientemente, tenha duplicado as palavras de Gênesis 1.1,
'No princípio... Deus'. O 'princípio', em cada caso, nos transporta para o
passado além da Criação, em uma eternidade que só era habitada por Deus, o
agente ativo em todas as coisas que existia como Deus e com Deus.
Isto é enfatizado no texto pelo uso do termo
em, 'era' e 'estava'. João usa este termo três vezes neste versículo, o tempo
imperfeito do verbo eimi, em vez de uma forma do verbo egeneto. Eimi e em
simplesmente descrevem a existência contínua; ageneto significa 'tornar-se'. No
princípio o Verbo, como Deus, já desfrutava de existência infinita, sem início
e sem fim. A tradução de Knox exibe o sentido deste verbo, quando ele traduz a
frase seguinte: 'Deus tinha o Verbo morando consigo'" (RICHARDS, Lawrence
O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 7.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2012, pp. 193,195).
CONHEÇA
MAIS
*Encarnação
“Quando na plenitude dos tempos (Gl 4.4), o
anjo Gabriel comunicou a Maria que ela seria o instrumento da encarnação de
Jesus, disse-lhe: ‘Em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás
o nome de Jesus’ (Lc 1.31). [...] Jesus, o ‘Deus bendito eternamente’ (Rm 9.5),
fez-se homem. Esse mistério chama-se encarnação. A Bíblia diz: ‘grande é o
mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne’ (1 Tm 3.16). A doutrina
da encarnação de Jesus excede tudo o que o entendimento humano possa
compreender; porém, desse milagre depende a substância do Evangelho da salvação
e a doutrina da redenção.’ Para conhecer mais leia Teologia Sistemática, de
Eurico Bergsten, CPAD, pp.48-49
II - A CONCEPÇÃO
DO SALVADOR
1. Um plano concebido desde a
fundação do mundo.
Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que foi morto desde a fundação do mundo (Ap
13.8), pois antes de o homem pecar, o Pai, em sua presciência, já havia provido
um salvador. Isso significa que, quando o ser humano pecou, Deus não foi pego
de surpresa. Entretanto, em seu eterno amor pela humanidade, o Altíssimo havia
planejado o resgate dos pecadores mediante o advento da pessoa de seu Filho,
Jesus Cristo (Ap 13.8).
2. O nascimento do Salvador.
O nascimento do Salvador é um evento emblemático e simbólico acerca do
propósito que Ele veio realizar: salvar o mundo (Jo 3.16). Para isso o Filho
nasceu longe de casa, peregrinou para Belém sem acomodações adequadas, num
ambiente inóspito e extremamente humilde (Lc 2.1-7). Isso foi a demonstração da
humildade divina, pois o Filho se esvaziou de sua glória para habitar de
maneira humilde entre os homens (Fp 2.7). Que belo gesto de doação de si mesmo,
pois não poderia haver maior entrega para mostrar esta verdade: Deus é amor (1
Jo 4.8)!
3. Um roteiro divino de vida. Desde a fundação do
mundo, Jesus foi o Salvador e, a partir de seu nascimento, essa realidade foi
confirmada (Lc 2.10,11): Ele foi concebido por uma virgem, o que atesta o fato
milagroso de ser o Filho de Deus incriado e gerado como homem pelo Espírito
Santo (Lc 1.35); Jesus nasceu num contexto de pobreza, o que mostra sua
humilhação e serviço aos desafortunados (Lc 4.18-21); o Filho de Maria cresceu
numa família, o que mostra a importância que Deus dá à célula mater da
sociedade (Lc 2.40). Assim, o ministério terreno de Jesus seria abrangente (Lc
2.49), mostrando que o Reino de Deus já havia chegado à Terra (Lc 10.9,11).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
A concepção do Salvador foi um plano concebido
desde a fundação do mundo.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"O Nascimento Virginal
Provavelmente, nenhuma doutrina cristã é
submetida a tão extenso escrutínio quanto a do nascimento virginal, e isto por
duas razões principais. Primeiro, esta doutrina depende, para a sua própria
existência, da realidade do sobrenatural. Muitos estudiosos, nestes últimos
dois séculos, têm desenvolvido um preconceito contra o sobrenatural; e esse
preconceito tem influenciado seu modo de analisar o nascimento de Jesus. A
segunda razão para a crítica do nascimento virginal é que a história do
desenvolvimento de sua doutrina nos leva para muito além dos simples dados que
a Bíblia fornece. A própria expressão 'nascimento virginal' reflete essa
questão. O nascimento virginal significa que Jesus foi concebido quando Maria
era virgem, e que ela ainda era virgem quando Ele nasceu (e não que as partes
do corpo de Maria tenham sido preservadas, de modo sobrenatural, no decurso de
um nascimento humano).
Um dos aspectos mais discutidos do nascimento
virginal é a origem do próprio conceito. Alguns estudiosos têm procurado
explicá-la por meio de paralelos helenísticos. Os enlaces que os deuses e deusas
mantinham com seres humanos, na liturgia grega da antiguidade, são alegadamente
os antecedentes da ideia bíblica. Mas essa teoria certamente desconsidera a
aplicação de Isaías 7, em Mateus 1.
Isaías 7, com sua promessa de um filho que
nascerá, é o pano de fundo do conceito do nascimento virginal. Muitas
controvérsias têm girado ao redor do termo hebraico 'almah, conforme usado em
Isaías 7.14. A palavra é usualmente traduzida por 'virgem', embora algumas
versões traduzam por 'jovem'. No Antigo Testamento, sempre que o contexto
oferece nítida indicação, a palavra significa uma virgem com idade para
casamento" (HORTON, Stanley M. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 322).
III -
"O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS"
1. A encarnação do "Verbo".
A Bíblia
afirma, reiteradas vezes, que o Filho de Deus se tornou "carne" (1 Tm
3.16; 1 Jo 4.2; 2 Jo v.7; 1 Pe 3.18; 4.1), ou seja, uma pessoa inteira, de
carne e osso, em pleno uso de suas funções psíquicas. Sobre isso, o apóstolo
Paulo escreveu que Jesus realizou a reconciliação "no corpo da sua
carne" (Cl 1.21,22), isto é, quando se fez "carne" e habitou
entre os homens, assumiu a humanidade juntamente com as fragilidades próprias
dela. Por esse motivo, as Escrituras revelam que o nosso Senhor chorou em
público (Jo 11.35), admitiu perdas e sentiu saudades (Jo 11.36), experimentou
dor (Mt 27.50), sentiu tristeza de morte (Mt 26.38), sentiu-se cansado (Jo
4.6), teve sede (Jo 19.28), teve dificuldades familiares (Jo 7.3-5), foi tido
como louco (Mc 3.21), mostrou que a privacidade e a oração são períodos
essenciais para a sobrevivência espiritual (Mc 1.35; 6.30-32,45,46; Lc 5.16).
2. A humilhação do servo. A humilhação de Jesus
teve início com o esvaziamento de sua glória para tomar a forma de servo e
culminou com o sofrimento na cruz (Fp 2.7,8). Sua humilhação está relacionada
aos seus sofrimentos, como ao ser perseguido, desprezado pelas autoridades,
discriminado (Jo 1.46), silenciado diante de seus acusadores, açoitado
impiedosamente, injustamente julgado diante de Pilatos e Caifás e, finalmente,
morto. Assim se cumpriu cada detalhe da profecia a respeito do Servo Sofredor
(Is 53).
3. O exemplo a ser seguido. Quando andou na Terra,
Jesus nos ofereceu o melhor exemplo, fazendo a vontade do Pai e amando o
próximo com um amor sem igual (Jo 4.34; Lc 4.18,19). Logo, a partir da vida do
Salvador, somos estimulados a priorizar o Reino de Deus, a pessoa do Altíssimo
em todas as áreas de nossa vida, não permitindo que nada tome o seu lugar em
nosso coração. Assim, somos instados a amar o próximo na força do mesmo amor
que o Pai tem por nós (Mc 12.30,31).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Jesus é o "Verbo de Deus".
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"O Verbo se Fez Carne"
"Ao encarnar, Cristo se tornou: (1) o
Mestre perfeito - a vida de Jesus nos permitiu perceber como Deus pensa e, por
conseguinte, como devemos pensar (Fp 2.5-11); (2) o Homem perfeito - Jesus é o
modelo do que devemos tornar-nos. Ele nos mostrou como viver e nos dá o poder
para trilhar esse caminho de perfeição (1 Pe 2.21); (3) O sacrifício perfeito -
Jesus foi sacrificado por todas as iniquidades do ser humano; sua morte
satisfez as condições de Deus para a remoção do pecado" (Bíblia de Estudo
Aplicação Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 1414).
CONCLUSÃO
As boas novas do Evangelho se materializaram em
Jesus quando de seu nascimento em Belém. Sua obra salvadora foi profetizada ao
longo de todo o Antigo Testamento, anunciada pelos anjos aos pastores e ecoa,
de forma abrangente, por todo o Universo. Ele se encarnou, se humilhou, e
finalmente, triunfou gloriosamente mediante a sua ressurreição para, assim, nos
garantir a salvação.
PARA
REFLETIR
A respeito da salvação e o advento do Salvador,
responda:
Como os pastores receberam o nascimento de
Jesus?
Quando os anjos anunciaram o
nascimento do Salvador aos pastores, estes foram tomados de grande alegria e
glória do Senhor.
Qual foi o plano concebido por Deus desde a
fundação do mundo?
Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus
que foi morto desde a fundação do mundo, pois antes de o homem pecar, o Pai, em
sua presciência, já havia provido um Salvador.
O que a Bíblia afirma sobre a doutrina da
encarnação?
A Bíblia afirma, reiteradas
vezes, que o Filho de Deus se tornou "carne", ou seja, uma pessoa
inteira, de carne e osso, em pleno uso de suas funções psíquicas. Sobre isso, o
apóstolo Paulo escreveu que Jesus realizou a reconciliação "no corpo da
sua carne" (Cl 1.21,22), isto é, quando se fez "carne" e habitou
entre os homens, assumiu a humanidade juntamente com as fragilidades próprias
dela.
Como aconteceu a humilhação de Jesus?
A humilhação de Jesus teve início
com o esvaziamento de sua glória para tomar a forma de servo e culminou com o
sofrimento na cruz (Fp 2.7,8). Sua humilhação está relacionada aos seus
sofrimentos, como ao ser perseguido, desprezado pelas autoridades, discriminado
(Jo 1.46), silenciado diante de seus acusadores, açoitado impiedosamente,
injustamente julgado diante de Pilatos e Caifás e, finalmente, morto.
Qual foi o exemplo de Jesus para nós humanos?
Quando andou na Terra, Jesus nos
ofereceu o melhor exemplo, fazendo a vontade do Pai e amando o próximo
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 72, p. 37.
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Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Adultos, professor, A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o Caminho, a
Verdade e a Vida, Comentarista Cleiton
Ivan Pommerening, 4º trimestre 2017.
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