Lição 2 A
COSMOVISÃO CRISTÃ EM UM MUNDO DE VÃS IDEOLOGIAS
08/10/2017
Texto do
dia
(Rm 12.2)
"E não vos conformeis com este mundo, mas
transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis
qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Síntese
Desenvolver uma visão de mundo essencialmente
cristã é crucial para discernir a vontade de Deus em uma época cheia de
ideologias vãs.
Agenda de
leitura
Segunda - Gn 1-2
A Criação
Terça - Gn 3
A Queda
Quarta - Gn 3.15
A Redenção
Quinta - At 17.18
Paulo enfrenta as ideologias da sua época
Sexta - Ef 4.23
Renovação da mente
Sábado - At 17.28
O sentido da cosmovisão cristã
Objetivos
Explicar o conceito de
ideologia;
Refletir a respeito das
características das ideologias contrárias ao Evangelho;
Saber como formar uma
mentalidade essencialmente cristã.
Interação
A juventude é a fase dos sonhos e dos grandes
ideais de vida. Nesse período existencial, é comum se interessar e até mesmo
aderir a alguma causa social ou sistema político. Até certo ponto, não há
nenhum problema nisso, contanto que a ideia central de tal sistema não seja
incompatível com as doutrinas da fé cristã. O fato é que vivemos em um momento
de pluralismo e diversidade, em que se multiplicam pontos de vistas, teorias,
doutrinas e religiões de todos os tipos e origens. Em meio a isso, como separar
o joio do trigo? Este é o tema desta lição.
Orientação
Pedagógica
Prezado professor, no decorrer do trimestre
utilizaremos em várias oportunidades - implícita ou explicitamente - a palavra
cosmovisão. Por isso, é importante que os seus alunos sejam familiarizados com
este termo (Tópico 3). Cosmovisão é uma visão de mundo; a forma como enxergamos
intelectualmente as coisas e os acontecimentos à nossa volta. Sendo assim,
cosmovisão cristã é a compreensão de todas as coisas a partir da perspectiva
bíblica; a leitura da realidade através das lentes das Escrituras Sagradas e da
vontade de Deus. A visão de mundo cristã se direciona por três pressupostos
bíblicos básicos, que respondem às grandes questões da humanidade, conforme
sintetizados no quadro a seguir:
Como tudo começou? De onde viemos?
O que deu errado? Qual é a fonte do mal e do
sofrimento?
O que fazer a respeito? Como consertar o mundo?
Deus criou todas as coisas em perfeição,
inclusive o ser humano (Gn 1.26). Ele é a fonte exclusiva de toda a ordem
criada, tanto das leis da natureza quanto da natureza humana.
Em virtude da desobediência, do pecado
original, o homem afastou-se de Deus. O ser humano e a natureza foram afetados
pela Queda, provocando o mal e a desordem.
Quando Deus nos redime, Ele nos liberta da
culpa e do poder do pecado, e restaura nossa plena humanidade. Além do aspecto
salvífico, a redenção atinge a vida humana como um todo.
Texto
bíblico
Romanos 12
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de
Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a
Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este mundo, mas
transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis
qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Colossenses 2
4 E digo isto para que ninguém vos engane com
palavras persuasivas.
5 Porque, ainda que esteja ausente quanto ao
corpo, contudo, em espírito, estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa
ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
6 Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo,
assim também andai nele,
7 arraigados e edificados nele e confirmados na
fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.
8 Tende cuidado para que ninguém vos faça presa
sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens,
segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Sabemos que a sociedade atual é dominada por
ideologias incompatíveis com o evangelho. Tais formas de pensamento negam a
soberania de Cristo e tentam substituir os valores cristãos por concepções
secularizadas do mundo. Saber, portanto, como elas funcionam e quais são os
seus fundamentos é crucial para o crente não ser enredado por engodos e vãs
sutilezas.
Nesta lição, além do conceito de ideologia e as
características que contradizem a fé cristã, veremos como formar uma
mentalidade essencialmente cristã, uma visão de mundo abrangente, pela qual
possamos discernir as vozes do nosso tempo e refutar os sistemas de ideias
incompatíveis com as Escrituras.
I - UM
MUNDO MOVIDO POR IDEIAS E IDEAIS
1. Ideologia e seu sentido. Diariamente, as pessoas
são compelidas a decidir sobre uma série de coisas ou a se pronunciar a
respeito dos mais variados temas que emergem na sociedade. Tais ações não são
adotadas em completa neutralidade. Um dos aspectos que moldam a conduta e a
opinião de alguém, especialmente nos temas mais complexos, é a sua ideologia.
Em linhas gerais, os dicionários definem "ideologia" como o conjunto
de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais, políticos que
caracterizam o pensamento de um indivíduo ou grupo social. A ideologia é um
elemento crucial em qualquer visão de mundo, pois fornece as crenças básicas e
estabelece os ideais de vida de uma pessoa.
2. Ideias e consequências. "Ideias têm
consequências" é a frase que melhor explica o caráter orientador das
ideologias, seja de forma individual ou coletiva. Jesus afirmou que uma árvore
é conhecida pelos seus frutos (Mt 7.15-20). Assim como árvores ruins não podem
dar bons frutos, ideologias maléficas, portadoras de visões distorcidas acerca
da humanidade e da moralidade, não podem dar bons resultados para a sociedade;
ao contrário, elas trazem prejuízos e levam ao caos social. Por esse motivo,
devemos ter cautela e discernimento para não nos tornarmos presas de ideologias
desvirtuadas, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos
homens, segundo os rudimentos do mundo (Cl 2.8).
Pense
Ideologia não é algo puramente teórico. Tem
consequência prática na vida das pessoas.
Ponto
Importante
A ideologia é um elemento crucial em qualquer
cosmovisão, pois fornece as crenças básicas e estabelece os ideais de vida.
II -
CARACTERÍSTICAS DAS IDEOLOGIAS CONTRÁRIAS AO EVANGELHO
1. Idolatram algo dentro da criação. O ponto comum a todas
as ideologias contrárias ao Evangelho é a ênfase excessiva a algum aspecto da
criação, o que faz surgir um tipo de idolatria (Êx 20.3; Rm 1.25; 1 Co 10.7).
Tal ocorre quando se valoriza mais a liberdade (individualismo), a nação
(nacionalismo), o dinheiro (capitalismo), a propriedade comum (socialismo) ou o
meio ambiente (ambientalismo), por exemplo, acima de Deus, crendo que tais
elementos, por si sós, possam proporcionar prosperidade, segurança e salvação
para o homem.
Ainda que possam expressar desejos legítimos, a
devoção demasiada a cada um desses aspectos equipara-se à idolatria. Afinal,
compreendemos que o pecado de idolatria se expressa não somente pela adoração
aos deuses feitos de pedra ou madeira, mas também pela veneração a ideias e
doutrinas humanas, que possam levar a um estilo de vida correspondente (Sl
115.8). Nesse aspecto, cabe o alerta paulino para fugir da idolatria (1 Co
10.14). Não se deixe enganar por ideias que têm aparência de piedade (2 Tm 3.5)
e dizem defender o bem, mas no fundo estão cheias de mentiras (Jo 8.44).
2. Negam a realidade do pecado. As ideologias mundanas
negam os efeitos do pecado, ao dizer que a natureza humana é essencialmente
boa. O filósofo francês do Século XVIII Jean-Jacques Rousseau dizia que o homem
nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Tal concepção, além de defender a
completa liberdade e autonomia do indivíduo, como forma de libertação das
instituições da sociedade, especialmente família e igreja, leva a uma visão
utópica da realidade, na qual acredita ser possível criar uma sociedade
perfeita nesse mundo, bastando estabelecer as estruturas econômicas e sociais
adequadas. O utopismo não se coaduna com as bases cristãs, pois sabemos que os
problemas deste mundo, embora possam ser remediados pela lei e pelos bons
costumes, nunca serão solucionados completamente, diante da falibilidade
humana. Depois da Queda, nos tornamos falhos e precisamos de regeneração, por
isso o teólogo holandês Jacó Armínio afirmou ser necessária uma renovação do
nosso intelecto, afeições ou vontade.
3.
Descrêem no mundo espiritual. A ideologia materialista não concebe a existência
de algo além da matéria, assim como rejeita a concepção bíblica sobre os
eventos escatológicos, tais como a volta de Jesus (1 Ts 4.16,17), o julgamento
dos pecadores (Ap 20.11) e a eternidade (Êx 15.18). Pense no perigo que essa
ideia representa. Se não existe nada além do que podemos enxergar, a vida não
tem propósito e o ser humano não deve prestar contas de seus atos a ninguém.
Fiódor Dostoiévski escreveu: "Se Deus não existe, tudo é permitido".
Nessa mentira diabólica está a justificação para o hedonismo, o liberalismo
moral, o antropocentrismo e todo tipo de "ismo" iníquo, destruidor da
moral e dos bons costumes.
Contradizendo a natureza e a narrativa bíblica
(Gn 1.27), a mundana "ideologia de gênero", por exemplo, apregoa que
os dois sexos - masculino e feminino - são construções culturais e sociais,
razão pela qual cada pessoa tem o direito de fazer a sua opção sexual (gênero).
É uma prova do poder devastador das ideologias defendidas pelos ímpios. Paulo
vaticinou que o "fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a
glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas
terrenas" (Fp 3.19). Mas nós pensamos nas coisas que são de cima! (Cl
3.2).
Pense
Enquanto as ideologias são concebidas pelos
homens, as verdades da fé cristã são reveladas por Deus. O cristianismo, por
isso, não é uma ideologia
Ponto
Importante
Se não existe nada além do que podemos
enxergar, a vida não tem propósito e o ser humano não deve prestar contas de
seus atos a ninguém.
III -
MENTES RENOVADAS PARA UM MUNDO CHEIO DE IDEOLOGIAS VÃS
1. Inconformados com o mundo. Diante de um contexto
repleto de filosofias e ideologias nocivas à fé cristã, é preciso vivenciar na
íntegra a recomendação paulina para não nos conformarmos (gr. syschematizesthe)
com este mundo (Rm 12.2a). O sentido deste aconselhamento é que não nos
amoldemos à forma, ao modelo, ao esquema do mundo. Nesta passagem, a palavra
"mundo" não se refere às pessoas ou ao universo físico, e sim ao
sistema filosófico, ideológico e espiritual fomentado pelo deus deste século e
pela carne, em oposição à vontade de Deus. Nesse aspecto, expressou A. W Tozer:
"A cruz ergue-se em ousada oposição ao homem natural. Sua filosofia é
contrária aos processos da mente não regenerada".
Não permita que o mundo à sua volta e as
tendências da presente época definam o seu modo de viver. Mantenha a sua
identidade, ainda que a maioria o ridicularize por suas convicções cristãs!
2. Transformação permanente. O aconselhamento
bíblico não se encerra no inconformismo. Além de rejeitar o costume do mundo, o
salvo em Cristo deve ser transformado (gr. metamorphos). Isto ocorre
primeiramente com a nova vida (Rm 6.4), mas deve prosseguir como uma prática
constante (2 Co 3.18). É um processo contínuo, como explica o Comentário Beacon:
"Transformai-vos tem a força de 'continuem sendo transformados'. Ao invés
de nos entregarmos às influências que tendem a nos moldar à semelhança das
coisas que estão ao nosso redor, devemos, dia após dia, empreender uma mudança
na direção oposta".
3. Em direção a uma cosmovisão
cristã. A
transformação a que Paulo alude se dá pela renovação da mente. Enquanto
cristãos, somos conclamados a desenvolver uma mentalidade eminentemente cristã,
uma visão de mundo direcionada pelo pensamento de Deus, aplicável a todos os
setores da sociedade. Em uma sociedade cada vez mais secularizada, renovar a
mente, moldando-a aos valores do Reino, é algo crucial. O apóstolo Paulo
expressou isso da seguinte forma: "Porque quem conheceu a mente do Senhor,
para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo" (1 Co 2.16).
No original grego, a palavra mente (gr. nous) significa o lugar da consciência
reflexiva, compreendendo as faculdades de percepção e entendimento, e do
sentimento, julgamento e determinação.
Pense
"No âmago do sistema cristão está a cruz
de Cristo com o seu divino paradoxo. O poder do cristianismo aparece em sua
antipatia pelos caminhos do homem decaído, jamais em seu acordo com ele" (
A. W. Tozer).
Ponto
Importante
A vida de Jesus é o paradigma de todo cristão,
por isso raciocinar como Ele não é uma questão de escolha, mas de obediência.
SUBSÍDIO
"Em anos recentes, todas as grandes
proposições avançadas durante o século XIX caíram, uma por uma, como
soldadinhos de brinquedo. O século XX foi a era da ideologia, dos grandes
"ismos": comunismo, socialismo, nazismo, liberalismo etc. Em todos os
lugares, os ideólogos alimentaram visões de criar uma sociedade ideal com um
esquema utópico. Mas hoje todas as grandes construções ideológicas estão
jogadas nos montes de cinzas da história. Tudo o que resta é o cinismo do
pós-modernismo, com suas afirmações falidas de que não existe verdade objetiva
ou significado, que somos livres para criar a nossa própria verdade, enquanto
entendemos que tal teoria nada mais é do que um sonho subjetivo, uma ilusão
confortante. Enquanto as ideologias reinantes esmigalham-se, as pessoas são
pegas diante de um impasse: tendo acreditado que a autonomia individual era o
santo graal que as levaria à libertação, elas agora vêem que foram levadas
apenas para o caos moral e a coerção do Estado. O tempo está maduro para a
mensagem em que a paz social e a satisfação pessoal que as pessoas realmente
almejam estão disponíveis somente no Cristianismo. A igreja se manteve
inabalável através do fluxo e refluxo de dois milênios. Ela tem sobrevivido à
perseguição dos primeiros séculos, à invasão dos bárbaros e da idolatria da
Idade Média e aos assaltos intelectuais da era moderna. Suas paredes sólidas
soerguem-se acima das ruínas espalhadas através da paisagem intelectual. Deus
nos livre que nós, herdeiros de santos e mártires, venhamos a falhar neste
momento primordial"(COLSON, C.; PEARCEY. E Agora, Como Viveremos? 2.ed.,
Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.360).
ESTANTE
DO PROFESSOR
AYRES, Antônio Tadeu. 1.ed. Reflexos da
Globalização Sobre a Igreja: Até que ponto as últimas tendências mundiais afetam
o Corpo de Cristo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001
CONCLUSÃO
Além de formar a própria lente do cristianismo,
a tríade bíblica: Criação, Queda e Redenção nos ajuda a compreender e a refutar
as ideologias não cristãs, pois toda visão de mundo pode ser analisada pela
maneira como responde a três perguntas básicas: De onde viemos e quem somos nós
(criação)? O que deu errado com o mundo (Queda)? E o que podemos fazer para
consertar isso (redenção)? A Bíblia responde plausivelmente a todos esses
questionamentos.
Hora da revisão
Como se define a palavra "ideologia"?
Conjunto de ideias, convicções e
princípios filosóficos, sociais, políticos que caracterizam o pensamento de um
indivíduo ou grupo social.
Além da adoração aos falsos deuses, como a
idolatria pode se expressar?
Pela veneração a falsas ideias.
Por que o utopismo não se coaduna com as bases
cristãs?
Pois sabemos que os problemas
deste mundo, embora possam ser remediados pela lei e pelos bons costumes, nunca
será perfeito diante da falibilidade humana.
Qual o sentido do aconselhamento de Paulo em
Romanos 12.1 ao dizer para não nos conformarmos com este mundo?
Não nos amoldemos à forma, ao
modelo, ao esquema do mundo.
Em sua opinião, como podemos desenvolver a
mente cristã?
Resposta pessoal.
Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Jovens, professor, Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade
em Ruinas, Comentarista Valmir Nascimento,
4º trimestre 2017.
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