Lição 7 Rute, Uma Mulher Digna de Confiança
14
de Maio de 2017
TEXTO ÁUREO
(Rt
1.16)
"[...]
porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali
pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus."
VERDADE PRÁTICA
Deus
usou Rute, quebrando todos os paradigmas raciais, para torná-la parte da
linhagem do Messias.
LEITURA DIÁRIA
Segunda
- Ne 13.2
Deus transformou a maldição ?em bênção
Terça
- Sl 115.3
Deus faz tudo o que lhe apraz
Quarta
- Jo 3.16
Jesus veio para morrer por todos os homens que nEle
creem
Quinta
- Sl 24.1
O mundo e seus habitantes pertencem a Deus
Sexta
- Cl 3.10,11
Em Cristo, nenhum povo é excluído do seu amor
Sábado
- Ef 2.19
Em Cristo, todos somos da família de Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Rute
1.11, 14-18
11
- Porém Noemi disse: Tornai, minhas filhas, por que iríeis comigo? Tenho eu
ainda no meu ventre mais filhos, para que vos fossem por maridos?
14
- Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra;
porém Rute se apegou a ela.
15
- Pelo que disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses;
volta tu também após a tua cunhada.
16
- Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti;
porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali
pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
17
- Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o
SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18
- Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe
falar nisso.
OBJETIVO GERAL
Mostrar
que Deus usou a vida de Rute para quebrar paradigmas raciais e torná-la parte
da linhagem do Messias.
HINOS SUGERIDOS:
96, 467, 515 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
Apresentar um resumo da
história de Rute;
Mostrar o cuidado de
Noemi e o caráter de Rute;
Explicar como Rute
entrou na genealogia de Jesus.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na
lição de hoje, estudaremos a respeito do caráter bondoso e fiel de Rute. Ela se
recusou a abandonar sua sogra, viúva e sem nenhum recurso financeiro. Rute
escolheu ajudar Noemi e seguir o seu Deus. Ela trabalhou nos campos recolhendo
espigas para sustentar sua sogra e para sobreviver. Esse era um trabalho
honesto, porém nada fácil para uma mulher sozinha. Sua história revela seu
caráter bondoso e fiel ao Deus de Israel e à sua sogra. Aprendemos com seu
perfil que o amor e a bondade são capazes de mudar a história de uma pessoa.
Pois, essa gentia, que não fazia parte do povo de Deus, entrou na genealogia de
Jesus.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, estudaremos o caráter de uma jovem estrangeira, que se tornou uma das
mulheres mais admiráveis da Bíblia. Trata-se de Rute, uma moça moabita, que se
casou com um jovem hebreu, contrariando os costumes e os preceitos legais de
seu povo. A narrativa do livro que tem o seu nome mostra que Deus é soberano,
onipotente, e, ao mesmo tempo, misericordioso e amoroso. O livro de Rute é
considerado umas das mais belas peças da literatura universal.
PONTO CENTRAL
Rute
tinha um caráter bondoso e íntegro.
I - RUTE, UM RESUMO DE SUA ORIGEM
1. Uma estrangeira. O nome Rute significa
"amizade". Ela era moabita. Um fato histórico tornou os moabitas
adversários de Israel. Eles não permitiram ao povo de Deus passar pelo seu
território quando deslocava-se em direção a Canaã, e precisava passar pelo
território de Moabe, sob a liderança de Moisés (Nm 20.19). Eles foram hostis.
Por isso, Deus determinou que nem moabitas nem amonitas poderiam fazer parte da
"congregação do Senhor", ou do povo de Israel, "nem ainda a sua
décima geração" (Dt 23.3-6; Ne 13.2). Essa é a origem étnica de Rute. Se
houvessem sido observados os preceitos da Lei, ela jamais poderia fazer parte
da linhagem do povo de Israel.
2. Como Rute vinculou-se a uma família israelita. Uma família judaica teve que sair de Belém para escapar da seca que
assolava a região. Eram eles: Elimeleque, Noemi (ou Naomi, que significa
"agradavel"), sua esposa, e os dois filhos, Malom e Quiliom.
Emigraram para a terra de Moabe, onde havia alimento. Contrariando os costumes
da família, os dois filhos casaram com jovens moabitas. Malom casou-se com
Rute; Quiliom casou-se com Orfa. Não se sabe quanto tempo viveram com suas
esposas. Os três homens faleceram
deixando três mulheres sem amparo (Rt 1.1-5). Uma seca e três óbitos mudaram a
história dessas pessoas.
3. Em direção à terra de Judá. Dez
anos depois, Deus concedeu a bênção da fartura de pão em Israel (Rt 1.6). E a
viúva de Elimeleque convidou suas duas noras, também viúvas, para irem a Belém,
onde havia pão (Rt 1.7). Belém (hb. Beth-Lehem, significa "Casa do
Pão").
SÍNTESE DO TÓPICO I
Rute
era uma moabita que se vinculou a uma família israelita e veio a fazer parte da
linhagem do Messias.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor,
Rute era moabita. Por isso, é importante que você utilize o subsídio abaixo
para explicar aos alunos a origem desse povo.
"De
acordo com Gênesis 19.30-38, os moabitas descendiam de Moabe, filho de Ló, que
era sobrinho de Abraão, como resultado de uma relação incestuosa com a filha
mais velha de Ló. A narrativa, entretanto, indica que os israelitas e moabitas
eram semitas e parentes de sangue, e isto é confirmado pelo fato de que a
língua dos moabitas está intimamente relacionada à dos hebreus. Os sinais da
inscrição de 34 linhas na Pedra Moabita correspondem aos sinais de inscrição de
Siloé de Ezequias, e mostra que as duas línguas são da mesma descendência
semítica. A similaridade de alguns costumes também indica o mesmo parentesco.
Moabe é representada em Êxodo 15.15 como
já sendo um povo poderoso quando Israel saiu do Egito.
A
terra que veio a ser conhecida como Moabe era, até onde sabemos originalmente,
habitada por um povo conhecido por sua grande
estatura, que a Bíblia chama de refains (Dt 2.10,11). Eles foram citados
pelos moabitas que os expulsaram, como 'emis' os 'terríveis' ou 'ameaçadores'.
Eles são citados em Gênesis 14.5 como habitantes de Savé-Quiriataim.
Durante
o período dos juízes de Israel, em que a nação ficou enfraquecida, os moabitas
prosseguiram para o norte, a partir do rio Arnom até vários quilômetros ao
norte do extremo do mar Morto, atravessando o rio Jordão até Jericó. Os
israelitas foram oprimidos por Eglom, rei de Moabe, durante 18 anos até este
ser assassinado pelo juiz Eúde (Jz 3.12-30). As campanhas do rei Saul na
Transjordânia incluíram a derrota de Moabe (1 Sm 12.9). Quando Davi fugiu de
Saul, ele levou seus pais até o rio de Moabe, para que estivessem protegidos.
Talvez este simpatizasse com Davi por
causa de Rute, a bisavó moabita de Davi.
Durante os reinados de Davi e Salomão, Moabe esteve sob o domínio de
Israel" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.
1296).
CONHEÇA MAIS
*Bélem
"Situa-se
a mais ou menos oito quilômetros a sudoeste de Jerusalém. A cidade era cercada
por exuberantes campos de oliveira. Suas colheitas eram abundantes. A vinda de
Rute e Noemi a Belém era certamente parte do plano de Deus porque nesta cidade
nasceria Davi (1 Sm 16.1), e, como foi predito por Miqueias (5.2). Jesus Cristo
também viria ao mundo lá. Esta mudança, então, era mais do que mera
conveniência para Rute e Noemi. Ela tinha como propósito o cumprimento das
Escrituras." Para conhecer mais leia, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,
CPAD, p. 357
II - O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE
1. Um amor sincero e profundo. Noemi
sugeriu que as duas noras voltassem às suas origens. Mostrou-lhes o quanto
seria difícil estar com ela, e insistiu para que voltassem às suas famílias.
"Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua
sogra; porém Rute se apegou a ela" (Rt 1.14).
2. O caráter amoroso de Rute. Orfa, viúva de Quiliom, "beijou a sua sogra", despediu-se,
e foi embora para sua família, e "aos seus deuses" (Rt 1.15). Mas
Rute demonstrou outra atitude. Preferiu acompanhar sua amada sogra.
a) Um caráter amoroso e confiante. "Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste
de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à
noite, ali pousarei eu [...]" (Rt 1.16a). Como verdadeira serva de Deus,
Rute demonstrou ter um caráter agradecido e generoso. Ela tomou a decisão
consciente de estar ao lado de Noemi, em qualquer lugar e em qualquer
circunstância. Ela amava de verdade.
b) Um caráter fortalecido na fé em Deus. Com toda a certeza, Rute se converteu ao Senhor. Em sua declaração de
amor a Noemi, ela disse com toda a convicção: "[...] o teu povo é o meu
povo, o teu Deus é o meu Deus" (Rt 1.16b). Essa decisão mostra a sua fé em
Deus (Hb 11.1). Rute não imaginava o que poderia lhe acontecer, mas ficou ao
lado de Noemi, como vendo o invisível, sob a mão de Deus.
c) Um caráter decidido e firme. Rute afirmou diante da sua sogra, amiga e irmã de fé sua decisão
consciente: "Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me
faça assim o Senhor e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me
separar de ti. Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela,
deixou de lhe falar nisso" (Rt 1.17,18). Uma lição de grande valor para os
dias atuais, quando muitos que se dizem cristãos, desistem de seguir a Cristo
por causa dos desafios, das lutas e provações.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O
cuidado de Rute para com Noemi revelou o seu caráter fiel e bondoso.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"No
mundo antigo, não havia quase nada pior do que ser uma viúva. Muitas pessoas
tiravam vantagem das viúvas ou as
ignoravam. Elas eram quase sempre atingidas pela pobreza. Portanto, a lei de
Deus ordenava que o parente mais próximo do marido falecido cuidasse da viúva.
Mas Noemi não tinha parentes em Moabe, e não sabia se algum dos parentes do
marido estavam vivos em Israel.
Mesmo
em uma situação desesperadora, Noemi teve uma atitude altruísta. Embora ela
tenha decidido voltar para Israel, encorajou Rute e Orfa a permanecerem em
Moabe e recomeçarem suas vidas, mesmo que isto trouxesse dificuldades para ela.
Belém
ficava a aproximadamente oito quilômetros a sudoeste de Jerusalém. A cidade era
cercada por oliveiras e campos verdejantes. Suas colheitas eram abundantes.
Certamente, o retorno de Rute e Noemi a Belém foi parte do plano de Deus,
porque nesta cidade nasceria Davi (1Sm 16.1). Como previsto pelo profeta
Miqueias (Mq 5.2), Jesus Cristo também nasceria neste lugar. Portanto, esta
mudança foi mais do que mera conveniência para Rute e Noemi. Ela propiciou o
cumprimento das Escrituras" (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação
Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 422).
III - COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS
1. Rute chega a Belém. Ao chegar a Belém, Rute
viu a admiração do povo pela condição em que sua sogra retornou à sua terra.
Diz o texto: "[...] e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade
se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi? Porém ela lhes dizia:
Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o
Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que, pois,
me chamareis Noemi? Pois o Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me
tem afligido tanto" (Rt 1.19-21). Noemi quer dizer "agradável",
enquanto Mara significa "amargurada". Este era o sentimento que
enchia o coração de Noemi. Elas chegaram a Belém "no princípio da sega das
cevadas" (Rt 1.22).
2. Rute atrai a atenção de Boaz.
Rute era uma mulher trabalhadora. Não comia "o pão da preguiça" (Pv
31.27). Ao chegar a Belém, não esperou que Noemi sugerisse algum trabalho para
sua manutenção. Ela tomou a iniciativa de procurar um serviço (Rt 2.2). Por
direção de Deus, Rute foi rebuscar espigas no campo de Boaz, "que era da
geração de Elimeleque" (Rt 2.3). Ao vê-la, Boaz perguntou ao chefe dos
segadores quem era ela (Rt 2.5). O homem respondeu que era Rute, a moça moabita
que voltou com Noemi (Rt 2.6). Encantado com a beleza da moça e admirado por
sua história, Boaz falou benignamente a Rute; e disse que tomara conhecimento
de seu gesto amoroso para com Noemi (Rt 2.8-13). Foi amor à primeira vista.
3. Rute casa com Boaz. Boaz procedeu de
acordo com a lei, e diante das testemunhas e dos anciãos, casou-se com Rute. E
declarou: "[...] também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher
de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade, para que o nome
do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar:
disto sois hoje testemunhas" (Rt 4.10). O povo que compareceu à cerimônia
ficou feliz com o casamento (Rt 4.11,12). Assim, ela entrou na genealogia de
Jesus (Mt 1.5).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Rute,
pela graça divina, veio fazer parte da linhagem do Messias.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
"Rute
era uma moabita, mas isto não a impediu de adorar o verdadeiro Deus, nem fez
com que Ele rejeitasse e deixasse de abençoá-la grandemente. Os judeus não eram
o único povo que Deus amava. O Senhor escolheu os judeus para serem o povo
através do qual o resto do mundo viria a conhecê-lo. Isto se cumpriu quando
Jesus Cristo nasceu como um judeu. Através dele, o mundo inteiro pode conhecer
a Deus. Atos 10.35 diz que 'lhe é agradável aquele que, em qualquer nação o
teme e faz o que é justo'. Deus aceita todos os que o adoram; Ele opera através
das pessoas, independentemente de sua raça, sexo ou nacionalidade. O livro de
Rute é um exemplo perfeito da imparcialidade de Deus. Embora Rute pertença a
uma raça frequentemente desprezada por Israel, ela foi abençoada por causa de
sua fidelidade. Ela se tornou a bisavó do rei Davi e uma ancestral direta de
Jesus. Ninguém deve se sentir desqualificado para servir a Deus por motivos de
raça, sexo ou nacionalidade. E Deus pode usar toda e qualquer circunstância para edificar seu
reino" (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro:
CPAD, p. 422).
CONCLUSÃO
A
história de Rute demonstra de forma clara como Deus criou o homem, na
perspectiva de um plano de salvação para todas as pessoas, em todos os lugares,
independente de sua nacionalidade, de sua cor ou condição social. Pela lógica
humana, jamais uma mulher moabita faria parte da linhagem santa, da qual nasceu
o Messias de Israel, o Salvador do mundo. O amor de Deus está além de toda a
compreensão humana.
PARA REFLETIR
A
respeito de Rute, uma mulher digna de confiança, responda:
Que
significa o nome Rute?
O nome Rute significa "amizade".
Por
que os moabitas não podiam entrar na congregação de Israel?
Por não terem permitido o povo de Israel passar por
suas terras, em direção a Canaã.
Qual
a diferença entre a decisão de Rute e a de Orfa quanto a Noemi?
Orfa chorou, beijou a sogra, e voltou aos seus
deuses; Rute chorou, mas preferiu ficar ao lado de Noemi.
Como
Rute mostrou que se converteu a Deus?
Quando disse a Noemi: "[...] o teu povo é o meu
povo, o teu Deus é o meu Deus".
Que
significado tem a inclusão de Rute, a moabita, na genealogia de Jesus?
Demonstra que Deus não é Deus apenas de Israel, mas é
"Senhor do céu e da terra".
CONSULTE
Revista
Ensinador Cristão - CPAD, nº 70, p39.
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Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Adultos, professor, O Caráter do Cristão – Moldado pela Palavra de
Deus e provado como ouro, Comentarista Elinaldo
Renovato, 2º trimestre 2017.
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