Lição 4 Os Benefícios da
Justificação.
24 de Abril de 2016
TEXTO ÁUREO
(Rm 5.8)
“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós,
sendo nós ainda pecadores.”
VERDADE PRÁTICA
A justificação pela fé em Cristo nos libertou de Adão, símbolo do velho
homem, para nos colocar em Cristo, onde fomos feitos uma nova criação.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Co 15.21 O pecado
entrou no mundo mediante a Queda de um único homem
Terça - 1 Co 15.22 Todos
morreram em Adão e só podem ser vivificados em Jesus
Quarta - Rm 5.13 O pecado só
pode ser imputado havendo a lei
Quinta - Rm 5.15 A suprema
eficiência da redenção em Jesus Cristo
Sexta - Rm 5.17 O pecado
trouxe morte, mas Cristo trouxe a graça divina
Sábado - Rm 5.21 A graça e a
justiça reinam por intermédio de Cristo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 5.1-12
1 - Sendo, pois, justificados pela fé,
temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 - pelo qual também temos
entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança
da glória de Deus.
3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações,
sabendo que a tribulação produz a paciência;
4 - e a paciência, a experiência; e a
experiência, a esperança.
5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está
derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
6 - Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos
ímpios.
7 - Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo
bom alguém ouse morrer.
8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda
pecadores.
9 - Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos
por ele salvos da ira.
10 - Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela
morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela
sua vida.
11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso
Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
12 - Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que
todos pecaram.
OBJETIVO GERAL
Esclarecer que a justificação pela fé em Cristo nos libertou da lei do
pecado e nos fez novas criaturas.
HINOS SUGERIDOS: 90,310,400 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
Apresentar as bênçãos decorrentes da
justificação;
Mostrar as bênçãos do amor trinitário;
Explicar as bênçãos decorrentes na nova
criação.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, você já parou para refletir a respeito das bênçãos
decorrentes da justificação pela fé? Pare e pense no que Cristo fez por você.
Louve ao Salvador. Adore-o pela sua graça e redenção. O Filho de Deus assumiu o
castigo que era nosso. Ele tomou sobre si a nossa condenação. Na cruz Cristo
cumpriu a nossa pena nos justificando perante o Pai e fazendo de nós novas
criaturas. Ele nos libertou da lei do pecado. Uma vez livres e justificados
pela fé temos paz com Deus (Rm 5.1) e acesso à graça (Rm 5.2). Como pecadores
jamais poderíamos pagar a nossa dívida para com o Pai. Quando pela fé recebemos
o perdão de Deus, a culpa que perturbava as nossas consciências foi substituída
pela graça e misericórdia divina.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nos quatro primeiros capítulos da Epístola aos Romanos, Paulo já havia
escrito a respeito das origens e das bases da nossa justificação. Faltava agora
falar dos resultados dessa justificação. Que benefícios ela nos trouxe? Quais
seriam as bênçãos a ela associada? Paz, alegria, esperança são algumas dessas
bênçãos associadas à justificação. Todavia, Paulo vai além, ele mostra que tudo
isso só foi possível porque Deus nos fez participante de uma bênção maior -
sermos parte da nova criação. Esse fato será mostrado através do contraste
feito entre Adão, símbolo da velha criação e Cristo, o segundo Adão, cabeça de
uma nova criação
PONTO CENTRAL
A justificação pela fé nos concede muitos benefícios.
I - A BÊNÇÃO DA GRAÇA JUSTIFICADORA (Rm 5.1-5)
1. A bênção da paz com Deus. No capítulo
cinco de Romanos, Paulo mostra os benefícios da justificação pela fé logo no
primeiro versículo: "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus
por nosso Senhor Jesus Cristo". O uso que Paulo faz da palavra paz aqui é
diferente daquele usado no mundo antigo. No geral, o termo significava ausência
de guerra. Porém, Paulo se refere ao vocábulo paz conforme ele aparece no
Antigo Testamento e cujo significando era a salvação dos piedosos, prosperidade
e bem-estar.
Embora os manuscritos mais aceitos do original grego tragam a palavra
tenhamos em vez de temos, os teólogos concordam que o argumento de Paulo aqui é
a paz como efeito imediato dessa justificação. Assim sendo essa paz deve ser
desfrutada aqui e agora. Robertson, erudito em grego bíblico, traduz essa
expressão como gozemos de paz com Deus. Portanto, uma paráfrase das palavras de
Paulo ficaria da seguinte forma: "Já que fomos justificados por meio da
fé, desfrutemos, pois, dessa paz com Deus". Deus tem paz para todos os que
foram justificados em Cristo Jesus e deseja que desfrutemos dela.
2. A bênção de esperar em Deus. Antes de falar da bênção de esperar em Deus, Paulo fala como se deu
esse acesso: "Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual
estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus" (Rm 5.2).
A fé no Cordeiro de Deus nos abriu a porta da graça. Observe o comentário que
William Barclay faz a respeito desse texto: "O próprio Jesus nos introduz
na presença de Deus; nos abre a porta de acesso à presença do Rei dos reis. E
quando se abre essa porta o que encontramos é a graça; não condenação, nem
juízo, nem vergonha; senão o intocado e imerecido amor de Deus". A porta
se abriu para a esperança. No contexto de Romanos, esperança significa enfrentar
o tempo presente, com todos os seus desafios, porque se tem certeza quanto ao
futuro. O futuro não é algo mais desconhecido, porque a fé em Jesus nos tornou
participantes do seu reino.
3. A bênção de sofrer por Jesus. Na lista dos benefícios ou bênçãos vindos da cruz encontramos uma que,
no contexto atual, escandaliza muita gente. Paulo tem no sofrimento uma
motivação para se gloriar! "E não somente isto, mas também nos gloriamos
nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a
experiência; e a experiência, a esperança" (Rm 5.3,4). A palavra grega
thlipsis, traduzida em português como tribulação, significa pressões,
dificuldades e sofrimentos. Que tipo de fé era essa que se alegrava no
sofrimento? Era a fé pura, sem os resquícios da Teologia da Prosperidade, sem
os paliativos espirituais criados para entreter os cristãos modernos.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Com a justificação pela fé recebemos a bênção da paz com Deus.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Inicie o tópico fazendo a seguinte indagação: "Quais são as
bênçãos decorrentes da justificação?" Incentive a participação de todos e
ouça os alunos com atenção. Em seguida copie no quadro o esquema abaixo.
Utilize-o para mostrar aos alunos algumas das bênçãos decorrentes da
justificação. Leia e discuta as referências bíblicas com os alunos.
OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO (5.1-21)
Paz com Deus (5.1).
Acesso à graça, pela fé (5.2).
Esperança da glória de Deus (5.2).
Alegria nas tribulações (5.3-5).
O amor divino derramado em nós
(5.5b).
O amor de Deus demonstrado a nós através da morte de seu Filho (5.6-11).
Adaptado de: CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus.
5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.50.
CONHEÇA MAIS
*"Dois Adãos (Rm 5.11-21)
Os teólogos se encantam com essas passagens e discutem exatamente sobre
como a morte foi transmitida a todos os homens através do pecado de Adão. Essa
questão para Paulo é de ordem prática. A nossa herança racial de Adão é de
pecado, morte, alienação. Agora, no entanto, pertencemos a Cristo, o fundador
de uma nova raça. Nossa herança nele é de justiça e vida."
Para conhecer mais leia Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 741
II - AS BÊNÇÃOS DO AMOR TRINITÁRIO (Rm 5.5-11)
1. O amor que o Pai outorga. A visão que
Paulo possui a respeito do Senhor é muito diferente da do judaísmo dos seus
dias. O Deus que Paulo está revelando em suas epístolas é amor. Por isso, muito
diferente daquele que os judeus conheciam. A expressão amor de Deus, que
aparece em Romanos 5.5, no original está no caso genitivo, indicando origem ou
posse. Deus é a origem e a fonte do amor. Embora o antigo Israel houvesse
quebrado a aliança, sendo digno de punição, Deus em seu amor infinito o procura
para uma reconciliação. Esse é o amor que perdoa. O Deus da teologia paulina
ama suas criaturas e como prova maior desse amor enviou seu Filho para morrer
por elas (Jo 3.16). A justificação pela fé nos dá uma nova percepção da pessoa
de Deus e seus atributos, e essa percepção mostra que Ele é amor.
2. O amor que o Espírito distribui. Deus é a fonte do amor e o Espírito Santo é quem o instrumentaliza na
vida do crente. Paulo diz que o amor de Deus está "[...] derramado em
nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5.5b). O apóstolo
tem em mente a profecia de Joel 2.28 e o evento de Pentecostes em Atos dos
Apóstolos 2.4, onde há a infusão do Espírito Santo sobre os crentes. Há alguns
fatos interessantes com o tempo verbal grego (tempo perfeito) da palavra
ekchéo, traduzida aqui como derramar. Esse verbo enfatiza uma ação passada, mas
que continua com os efeitos no presente. É como se ele dissesse, "o amor
de Deus foi derramado em nossos corações no passado quando cremos no Senhor,
mas seus efeitos continuam vivos no presente". Temos, pois, razão para
amarmos porque o Espírito Santo faz-nos viver esse amor.
3. O amor que o Filho realiza. O amor é
originário do Pai, operacionalizado pelo Espírito e realizado pelo Filho.
Cristo é a manifestação suprema do amor de Deus (Rm 5.6-8). Se quisermos
conhecer o amor de Deus, basta olharmos para Cristo, o bendito Filho de Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO II
Com a justificação pela fé recebemos a bênção do amor trinitário.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"O amor divino derramado em nós (5.5b)
Temos a força que energiza a nossa esperança que é 'o amor de Deus derramado
em nossos corações pelo Espírito Santo'. Esse amor só é derramado sobre um
coração justificado. O interessante desse versículo é o destaque ao amor que
Deus tem por nós, e não o amor que temos para com Ele. Descobrimos também neste
versículo a participação das três Pessoas da Trindade na nossa justificação.
Clifton J. Allen, em seu Comentário aos Romanos, escreve sobre isto: 'As três
Pessoas da Trindade têm sua parte na nossa salvação. Deus nos justifica por
causa da nossa fé. Sua justiça se torna possível por causa da redenção dada por
Cristo. O Espírito Santo nos torna cônscios da nossa necessidade, faz com que
exerçamos a fé, e faz transbordar os nossos corações com o amor de Deus. O amor
de Deus satisfaz a terna afeição do coração ou corresponde ao desejo do
coração'. Portanto, recebemos o amor de Deus em nossos corações e somos
transbordados de alegria, graça, poder e vida nova" (CABRAL, Elienai.
Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005,
pp.64,65).
III - AS BÊNÇÃOS DA NOVA CRIAÇÃO (Rm 5.12-21)
1. O homem em Adão. Os efeitos e as bênçãos da justificação são agora
ilustrados por Paulo com as figuras de Adão e Cristo. Primeiramente Paulo fala
do "homem em Adão", em Romanos 5.12-14. Existem várias interpretações
a respeito deste texto bíblico, mas a ideia mais aceita pelos intérpretes é que
Adão, como cabeça da raça humana, representava toda a humanidade. Nesse
aspecto, todos pecaram, pois, todos descenderam de Adão. Para Paulo, o
"homem em Adão", símbolo da velha criação, está condenado; em
desobediência; dominado pelo pecado e vencido pela morte. O homem em Adão é,
portanto, um projeto falido. Não há nenhuma esperança para ele.
2. O homem em Cristo. O contraste entre Adão e Cristo é feito com cores
vivas pelo apóstolo em Romanos 5.15-17. O "homem em Cristo", símbolo
da nova criação de Deus, é justificado, obediente, dominado pela graça e
dominado pela vida com Deus. O primeiro Adão é alma vivente, o segundo Adão é
Espírito vivificante; o primeiro Adão é da terra, o segundo Adão é do céu; o
primeiro Adão é pecador, o segundo Adão é justo; o primeiro Adão é morte, o
segundo Adão é vida. É exatamente isso que o apóstolo ensina em outro lugar aos
cristãos de Éfeso. Em Cristo, somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais;
escolhidos nEle antes da fundação do mundo para sermos santos; fomos feitos
filhos de Deus; temos a redenção dos nossos pecados pelo seu sangue e fomos
selados com o Espírito Santo (Ef 1.1-13).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Com a justificação pela fé recebemos a bênção do novo nascimento.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Reproduza o quadro da página
seguinte. Leia com os alunos Romanos 5.15-21 e em seguida, utilizando o quadro
faça um contraste entre Adão e Cristo.
ADÃO
|
CRISTO
|
1. Pela ofensa de um só, morreram muitos (v. 15).
|
1. Pelo dom da graça de um só homem, a graça foi abundante sobre
muitos (v. 15).
|
2. Uma só ofensa e todos foram condenados (v. 16).
|
2. A graça de um só homem transcorre de muitas ofensas (v. 16).
|
3. Pela ofensa de um, reinou a morte sobre todos (v. 17)
|
3. Pela justiça de um só reinou a vida (v. 17).
|
4. Por uma só ofensa veio o juízo sobre todos (v. 18).
|
4. Por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos (v. 18).
|
5. Pela desobediência de um homem, todos se fizeram pecadores (v. 19).
|
5. Pela obediência de um homem, muitos se tornaram justos (v. 19).
|
6. Pela ofensa de um só, abundou o pecado (v. 20).
|
6. Pela justiça de um só, superabundou a graça (v. 20).
|
7. O pecado reinou pela morte (v. 21).
|
7. A graça reinou pela justiça (v. 21).
|
(CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 5.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2005, p.67).
CONCLUSÃO
O capitulo cinco de Romanos mostra de que forma Deus amou os homens.
Ele os encontra pecadores, ímpios, e indiferentes ao seu propósito. Mas, mesmo
assim os ama. Numa demonstração inimaginável de amor, Ele os justifica pela fé
na pessoa bendita de Jesus Cristo e os abençoa com todas as bênçãos
espirituais. No capítulo 5 de Romanos o amor de Deus parece romper todos os
limites. Não é pelo que fazemos, mas pelo que Cristo fez por nós! Como disse
certo autor: "Não há nada que eu possa fazer para Deus me amar mais e não
há nada que eu possa fazer para Ele me amar menos".
PARA REFLETIR
A respeito da Carta aos Romanos, responda:
Qual era o significado da palavra paz no Antigo Testamento?
O uso que Paulo faz da palavra paz é diferente
daquele usado no mundo antigo. No geral, o termo significava ausência de
guerra. Porém, Paulo se refere ao vocábulo paz conforme ele aparece no Antigo
Testamento e cujo significado era a salvação dos piedosos, prosperidade e
bem-estar.
Qual o primeiro benefício da justificação?
A paz com Deus.
Qual o significado da palavra esperança no contexto de romanos?
No contexto de Romanos, esperança significa enfrentar
o tempo presente, com todos os seus desafios, porque se tem certeza quanto ao
futuro.
Quem é a origem, fonte do amor?
Deus é a origem e a fonte do amor.
Faça um contraste entre Adão e Cristo.
O primeiro Adão é alma vivente, o segundo Adão é
Espírito vivificante; o primeiro Adão é da terra, o segundo Adão é do céu; o
primeiro Adão é pecador, o segundo Adão é justo; o primeiro Adão é morte, o
segundo Adão é vida.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 65, p38. Você encontrará mais
subsídios para enriquecer a lição.
Fonte:
CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, professor, 2º trimestre 2016.
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