Lição 2
Os perigos da febre das redes sociais.
10 de abril de 2016.
Texto
Áureo
Isaías 55.6
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto”.
Verdade
Aplicada
Não podemos permitir que nada seja mais
suficiente para nós do que uma vida verdadeiramente em Cristo.
Objetivos
da Lição
Ensinar como surgiram as redes sociais;
Mostrar que as redes sociais não são totalmente ruins;
Revelar que o que perdemos por nossos erros podemos recuperar em
Cristo.
Glossário
Inescrupuloso: Que não tem
escrúpulos; que não hesita em lançar mão de meios desonestos ou desleais;
Precursor: Que ou aquele que vem
adiante de alguém anunciar a sua chegada;
Primazia: Primeiro lugar;
prioridade.
Leituras
complementares
Segunda Gn 2.24
Terça Sl 127.3
Quarta Is 55.6
Quinta Jo 15.15
Sexta 1Co 6.1-11
Sábado 1Co 7.5
Textos
de Referência.
Salmos 128.1-6
1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e
anda nos seus caminhos.
2 Pois
comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
3 A
tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos,
como plantas de oliveira, à roda da tua mesa.
4 Eis
que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
5 O Senhor
te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua
vida.
6 E
verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel.
Hinos
sugeridos.
196, 210, 296.
Motivo
de Oração
Ore pelo fortalecimento dos seus
relacionamentos reais.
Esboço
da Lição
Introdução
1. O começo de tudo.
2. O bem e o mal.
3. Lições práticas.
Conclusão
Introdução
Nos últimos anos, as redes sociais se
transformaram no maior meio de contato virtual. Porém, também contribuíram para
o afastamento de muitos do seu convívio social. Abordaremos nesta lição este
polêmico, mas real, tema.
1. O
começo de tudo.
O conceito de redes sociais teve seu início
na segunda metade dos anos 90 do século XX com a criação dos chamados chats de
bate papo. As pessoas começaram a se relacionar via Internet e a se conhecerem
virtualmente. Em meados de 1995, foi criado o Mirc, site com a proposta de
colocar as pessoas em contato através da rede mundial de computadores. A partir
daí, foi dada a largada ao que chamamos de relacionamentos virtuais. O Mirc
viria a ser substituído no início da década seguinte pelos chamados mensageiros
instantâneos, como o MSN.
1.1. As
primeiras redes sociais.
Ao contrário do que muitos pensam, as redes
sociais, como conhecemos hoje, não são algo novo, elas também tiveram as suas
primeiras inserções na rede em meados de 1990. Na segunda metade da década,
surgiu aquele seria considerado o precursor do Instagram, o Fotolog. Assim como
a popular rede social de hoje, o Fotolog era utilizado para postagens de fotos
com pequenos textos e também começava a tornar popular aqueles que criavam o
seu perfil naquela rede. Nesta época, surgiram também o Flogão e ainda as
páginas pessoais gratuitas, como Geocities, HPG e Kit Net. A grande diferença hoje
é a exposição instantânea, devido ao acesso acelerado dos smartphones e à
internet móvel.
Explique para os alunos que, com a
chegada da internet móvel e o avanço da tecnologia dos aparelhos de telefone
celular, as redes sociais ganharam grandes aliados, pois os usuários de tais
meios de comunicação puderam ter um acesso quase que imediato à Internet.
Comente com eles que, na época do Fotolog e Flogão, o usuário tinha que tirar
as fotos em máquinas fotográficas, leva-las até um computador e assim
coloca-las em seu perfil ou página. Isso, dependendo de cada usuário, poderia
levar dias ou até semanas. A internet rápida aumentou a possibilidade de
exposição imediata, fazendo crescer a procura pelas redes sociais.
1.2. Adolescentes
e uma opção contra timidez.
Ainda falando dos anos noventa, podemos
destacar que a grande novidade desta época eram as salas de bate-papo, pois
elas proporcionavam contato rápido com parceiros virtuais. Isso foi uma grande
oportunidade para adolescentes tímidos que tinham dificuldade de se relacionar,
principalmente com adolescentes do sexo oposto, Em 1996, surgiu o ICQ que, em
menos de uma ano, já contava com mais de um milhão de usuários, se tornando o
veículo de mensagem rápida preferido desta faixa etária de internautas. O ICQ se
manteve na liderança até o inicio dos anos 2000, depois de conquistar cerca de
160 milhões de usuários, quando perdeu a primazia para o MSN.
Explique para os alunos que as
salas de bate-papo e os sites de relacionamento não serviam apenas para
encontros amorosos. Antes das grandes redes sociais serem criadas, estes meios
de contato foram largamente utilizados por muitos empresários como espaço para
realização de negócios. Muitos professores se utilizaram deles para darem aulas
particulares a alunos com necessidade de reforço escolar e também serviu como
porta de entrada de muitas igrejas no mundo virtual. Ressalte para eles que a
utilização destes meios de comunicação não é de todo ruim.
1.3. Influenciando
comportamentos.
Ao longo das últimas três décadas, o
comportamento humano vem sendo modificado pela influência deste tipo de acesso
à Internet. Enquanto, foi na primeira década do século XXI que a exposição
virtual apresentou um maior impulso. Em 2004, chegou à rede aquele que seria o
grande inovador do conceito de rede social, o outrora maior site de
relacionamento da Web, o Orkut. Este site, durante 10 anos, dominou o
inconsciente dos internautas, tendo sido extinto pelos seus criadores em
setembro de 2014, pela vertiginosa perda de espaço para redes que ofereciam
melhores opções de acesso: o Twiter e o Facebook.
Mostre para os alunos como o Orkut
influenciou os comportamentos e os relacionamentos durante os dez anos que
permaneceu no ar. Através desta rede social, os indivíduos começaram a se
expor, postando fotos e comentários em seu perfil e deixando transparecer sua
maneira de pensar. Outros postavam coisas que não condiziam com sua verdadeira
personalidade, criando assim, uma ideia falsa a seu respeito. Comente com eles
que o Orkut influenciou até no vocabulário diário das pessoas, criando novas
palavras e dando significados diferentes a outras já existentes.
2. O
bem e o mal.
Nosso estudo não tem a intenção de demonizar
nem a Internet, nem as redes sociais, mas mostrar o que de bom e ruim temos
tanto em uma, quanto em outra, já que essas têm servido de maneira satisfatória
à pregação do Evangelho. O problema está no exagero.
2.1. A
infelicidade nas redes sociais.
Pesquisas realizadas por universidades
através do mundo comprovam que o tempo de exposição às redes sociais vem
causando infelicidade em muitos indivíduos. Alguns usuários têm se desesperado
em busca de atenção nas redes e são capazes de divulgar os mais terríveis posts
em busca de curtidas. Fotos extravagantes, e até mesmo íntimas, têm povoado a
timeline (linha do tempo) de muitos internautas. Só isso já é suficiente para
refletirmos sobre que tipo de valores têm permeado a nossa família e sociedade.
É importante mostrar para os alunos que
alguns testes são realizados pelas redes sociais. Estes testes visam descobrir
até onde os indivíduos podem ser afetados por aquilo que é colocado em sua “timeline”.
A ideia é saber se há algum tipo de mudança no comportamento diante de
determinado conteúdo. Isso é medido por aquilo que eles irão postar depois de
expostos a conteúdos positivos ou negativos. Ressalte para eles que é uma
espécie de teste de Pavlov virtual.
2.2. Comunhão
com Deus em risco.
Pesquisas comprovam que os brasileiros chegam
a passar 4 horas diariamente nas redes sociais. Isso tem sido tremendamente
nocivo para o seu crescimento individual, pois, quando confrontados acerca do
porquê não estudar ou esforçar-se mais em busca de uma melhora profissional,
muitos alegam falta de tempo. Esse tempo cedido às redes sociais pode,
inclusive, afetar o crescimento espiritual. Parte desse tempo poderia ser
utilizado com a meditação da Palavra e contemplação das bênçãos recebidas do
Senhor. O texto de Isaías 55.6 nos adverte a buscar o senhor enquanto está
perto. O uso exagerado das redes sociais promove o nosso afastamento de Deus,
afetando a nossa comunhão com Ele.
Explique para os alunos que o
grande mal que as redes sociais têm provocado está na mudança radical do
comportamento humano. Muitos têm se tornado narcisistas, agindo
desrespeitosamente em relação a opinião dos outros e com um comportamento
extremamente reativo, repleto de respostas prontas. Essa nova maneira de se
relacionar tem se tornado, em alguns casos, um tanque de roupa suja. Reforce
para os alunos que, infelizmente, essa mudança de comportamento tem provocado
algumas desavenças entre os próprios irmãos em Cristo. Estamos deixando de
observar as Escrituras (1Co 6.1-11).
2.3. O
risco das invasões de perfis.
Uma vida de fantasia tem levado muitos
indivíduos a um estado de depressão. Geralmente, quando descobrem algumas
farsas plantadas por sites inescrupulosos, ou então têm suas intimidades
expostas por pessoas que outrora tinham com íntimas, passam a ter uma vida
reclusa, com medo da discriminação da sociedade. Esse tipo de atitude, a
exposição de intimidades, tem se multiplicado, causando a infelicidade de
muitos usuários, pois inocentes têm tido seus perfis invadidos. A invasão de
perfis tem sido responsável por muitas desavenças. Ao acessar a rede, os menos
avisados podem se tornar presas fáceis para invasores, que irão utilizar seus
perfis para fins promíscuos, como divulgar pornografia infantil, por exemplo.
Explique para os alunos que existe uma rede
gigantesca especializada na prática de invasão de perfis e que qualquer um que
acessa a Internet está sujeito a um ataque de hackers (invasores). Ressalte
para eles que se receberem de alguém qualquer tipo de conteúdo suspeito, antes
de julgar, procure informar-se com tal amigo para não fazer juízo temerário. As
redes sociais podem sim criar muitas armadilhas, principalmente para quem não
tem um bom domínio do uso da Internet. Por isso, é sempre bom buscar ajuda de
quem tem conhecimento.
3. Lições
práticas.
O uso contínuo das redes sociais vem, ao
longo do tempo, comprometendo os relacionamentos. Hoje em dia, temos um número
sem fim de amigos nas redes, mas com quantos poderíamos contar em caso de real
necessidade?
3.1. Um
novo conceito de amizade.
As redes sociais criaram um novo conceito
acerca de amizade. Hoje, muitas amizades são pautadas em relacionamentos
superficiais, os quais não oferecem nenhuma segurança. Em busca de amigos
virtuais acabamos por perder a amizade de Jesus, o nosso melhor amigo (Jo
15.15).
Explique para os alunos que
relações insípidas e impessoais promovem um vazio interior, pois o indivíduo
acaba descobrindo que ninguém está realmente se importando com ele.
Infelizmente, o que tem valido cada vez mais é o individualismo. O que Parece
ser maravilhoso, ter muitos amigos na rede, termina com uma grande sensação de
abandono, levando muitos a sofrerem com a depressão.
3.2. O
comprometimento do casamento.
Muitas crises conjugais têm sido atribuídas
às redes sociais. “Amizades” entre homens casados e moças solteiras têm causado
muitas brigas entre casais. O esfriamento do contato com o cônjuge também tem
sido a reclamação de muitas pessoas, principalmente as mulheres, que se sentem
abandonadas por seus esposos. A Bíblia ensina que o homem deve deixar pai e mãe
e unir-se a sua mulher, fazendo com ela uma só carne (Gn 2.24; Mc 10.7; Ef
5.31). Então, por que não deixar um pouco de lado os relacionamentos virtuais e
valorizar o casamento, que Deus criou para realização de seu maior projeto: a
família? Em muitos casos, vemos a atenção aos filhos sendo negada em favor de
uma vida voltada para o contato diário nas redes. Lembre-se de que os filhos
são herança do Senhor e o cuidado deles é o nosso compromisso (Sl 127.3).
Esclareça para os alunos que a
Internet não pode ser totalmente culpada pelo término de um casamento, mas ela
pode funcionar como desculpa. Então devemos vigiar para que não sejamos traídos
por nossas ações. O apóstolo Paulo nos adverte a não abandonarmos nosso cônjuge
em longos períodos de oração e consagração (1Co 7.5). Entretanto, muitos têm
abandonado seus cônjuges por longas horas na Internet. Cuidado, a atenção
negada pode ser oferecida por um enviado do diabo.
3.3. O
regate da perda.
Podemos ter acesso a todas as coisas,
entretanto não podemos nos deixar dominar por elas (1Co 6.12). Quando
percebermos que o uso das redes sociais está fugindo do nosso controle,
invadindo a nossa privacidade, afastando do nosso cônjuge e da nossa família,
devemos imediatamente buscar o amadurecimento do fruto do Espírito, que nos
garantirá o retorno a uma perfeita comunhão com o Senhor e esse retorno
resgatará o que tivermos perdido.
Ressalte para os alunos que quanto
mais aproximarmos do Senhor menos interesses teremos em querer saber o que está
“rolando” nas redes sociais. Uma comunhão perfeita com Deus produz em nós um
desejo de ter uma vida real, com relacionamentos reais e duradouros. “O que
Deus ajuntou não separe a Internet”.
Conclusão.
Muitos relacionamentos têm sofrido pelo mau
uso dos meios de comunicação, contudo, pudemos observar que existem meios de
controlar esse uso e nos mantermos ligados à modernidade, sem nos afastar do que realmente tem valor para o
homem: Deus e a família.
Questionário.
1. O que as salas de bate-papo proporcionavam?
R: Elas proporcionavam contato
rápido com parceiros virtuais (Is 55.6).
2. Qual foi o site inovador no conceito de
rede social?
R: O Orkut (Is 55.6).
3. Qual a advertência de Isaías 55.6?
R: Isaías 55.6 nos adverte a
buscar o Senhor enquanto está perto.
4. O que as redes sociais criaram?
R: Elas criaram um novo
conceito de amizade (Jo 15.15).
5. O que fazer quando o uso das redes sociais
fugir do nosso controle?
R: Devemos imediatamente buscar
o amadurecimento do fruto do Espírito (1Co 6.12).
Fonte: Revista Jovens e
Adultos, professor, 2º trimestre de 2016, ano 26, Nº 99, Fruto do Espírito,
destacando os aspectos do caráter Cristão na era da pós-modernidade.
Shalom.Muito obrigada pelo conteúdo,o melhor q eu encontrei.pois e o único q está completo,desde o texto áureo até ao questionário.obrigada pela disponibilidade,YHVH o Abençoe.pfv coloca depois as outras lições.agradecida.
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