Lição 4
Ataques constantes contra a família.
24 de janeiro de 2016.
Texto
Áureo
1João 2.16
“Porque tudo o que há no mundo, a
concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é
do Pai, mas do mundo”.
Verdade
Aplicada
Devemos preservar os nossos lares para
impedir que não seja desqualificado o que foi criado por Deus.
Objetivos
da Lição
Mostrar os perigos dos meios
de comunicação;
Ressaltar os constantes ataques
que a família vem sofrendo;
Expor os prejuízos causados
pela democratização e vulgarização do casamento.
Glossário
Abominações: falsa religião,
idolatria;
Concubinato: homem e mulher que
são cônjuges, sem serem casados;
Globalização: união dos países
onde estão unidos para o progresso da humanidade.
Leituras
complementares
Segunda Sl
101.3
Terça Mt
6.22-23
Quarta Ef
5.6-8
Quinta Ef
5.10-11
Sexta Tg
4.4-5
Sábado 1Jo
2.15-17
Textos
de Referência.
1Coríntios 6.19-20; 1Co 10.23; 2Co 13.5
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo
do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de
vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por bom preço;
glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem
a Deus.
23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem
todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas
edificam.
5
Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.
Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que
já estais reprovados.
Hinos
sugeridos.
141, 193, 225
Motivo
de Oração
Interceda para que a família permaneça fiel a
Deus apesar das circunstâncias.
Esboço
da Lição
Introdução
1. Meios de comunicação e redes
sociais.
2. Evoluções, ocupações e
amizades.
3. Novas leis concernentes à família.
Conclusão
Introdução
Os desafios da família cristã frente aos
ataques constantes e diretos ao casamento e à família trazem uma ruptura dos
valores e quebra de princípios que precisam ser enxergados com muito cuidado.
1. Meios
de comunicação e redes sociais.
A tecnologia entrou nos lares trazendo lucros
e prejuízos incalculáveis. Consequentemente, a sociedade moderna mudou o
conceito de família e desqualifica os valores da instituição criada por Deus.
1.1. A
televisão.
A televisão tem afastado os membros da
família, que não se alimentam mais juntos à mesa. As novelas fazem apologia e
ensinam infidelidade conjugal, bigamia, poligamia, o sexo antes do casamento, o
fim da virgindade e o homossexualismo. A licenciosidade, leviandade e
irresponsabilidade têm traduzido decadência moral para a família. Muitos
programas indecentes de pessoas inescrupulosas têm tirado a atenção dos
crentes, que faltam cultos para ficar na frente da televisão. As mensagens
subliminares, que são apresentadas por meio de palavras, objetos, desenhos
animados, filmes, jogos, músicas, gestos e figuras, como se fossem ingênuas e
inofensivas, têm sido trabalhadas na mente das pessoas, naquilo que são os seus
alvos, influenciando inclusive nas atitudes dos filhos.
Explique para os alunos que a
televisão é um importante instrumento para a evangelização, mas deve ser usada
com muita cautela, pois os filmes violentos e os programas que mexem com o
psicológico das nossas crianças, adolescentes e jovens podem causar desvios e
danos à formação da personalidade. Destaque para eles que são efeitos negativos
e as escravizam, viciando-as e tornando-as alienadas. Comente com eles que a
televisão ainda tem um poder influenciador de modas e de produzir consumidores
compulsivos, por meio de propagandas, que são bombardeados o tempo todo na
mente das pessoas, levando-as a comprarem coisas que não precisam e a se
endividarem além das suas possibilidades financeiras. Infelizmente, há muitas
pessoas sem escrúpulos e que estão a serviço de Satanás nesse meio.
1.2. A
Internet e as redes sociais.
Através também das redes sociais, a Internet
está viciando os jovens e adolescentes, e até as crianças. Muitos ficam por
horas na frente do computador e celular, entre outros. São filhos que estão
precisando de acompanhamento psicológico pelo vício que causa depressão e
dependência. Os pais estão perdendo o controle sobre os filhos porque muitos
deles se isolam nos quartos e acessam programas não convenientes para menores
de idade. É uma grande dor de cabeça para os pais, porque muitos não têm acesso
à rede e não sabem nem como funciona.
Comente com os alunos que a
pornografia, a pedofilia e o envolvimento com pessoas desconhecidas, através
das redes sociais, estão concentrando um perigo iminente para os nossos jovens,
que marcam encontros sem nunca ter visto um ao outro e muito menos conhecem a
família. Reforce para eles que os jovens, que começam a namorar via internet,
precisam tomar muito cuidado e conhecer os antecedentes e a família dos
pretendentes e procurar não realizar encontros escondidos. Diga para os alunos
que os desafios da família cristã frente aos ataques constantes e diretos ao
casamento e a família trazem uma ruptura dos valores e quebra de princípios que
precisam ser enxergados com muito cuidado, tanto pelos filhos quanto pelos
pais. Ressalte para eles que a Igreja tem um papel fundamental, que é alertar
as pessoas quanto à conduta a ser adotada diante de um mundo que jaz o maligno.
1.3. O
avanço tecnológico e a globalização.
Por mais que tenhamos a sensação de avanço e
progresso tecnológico que chegou aos nossos lares, vemos um veneno mortífero
que aos poucos está tentando destruir a formação moral e ética dos nossos
filhos, fazendo com que percam os valores cristãos. Quando não é bem utilizada,
a tecnologia traz embutida a iniquidade (Mt 24.12). Todo cuidado é pouco,
porque vem entrando sorrateiramente nos nossos lares.
Relembre aos alunos que estamos
vivendo o século XXI. A pós-modernidade chegou a todo vapor, o progresso é
patente aos nossos olhos, a globalização é real, a informação navega velozmente
pelos canais de fibras óticas e pelos satélites de última geração. No entanto,
esclareça para os alunos que, diante do avanço tecnológico, há a necessidade de
colocar limites. Reforce para eles que, enquanto os filhos estão sob a tutela
dos pais e os pais conseguem frear os seus impulsos, se faz necessário colocar
limites, além, é claro, de educa-los sobre o perigo de toda ferramenta de
informação e tecnologia.
2.
Evoluções, ocupações e amizades.
As evoluções são benéficas ou maléficas?
Depende de como as usamos em nossas vidas. Para que elas sejam bênção e não
maldição, as evoluções precisam ser confrontadas com a Palavra de Deus, pois
não podemos abandonar os valores cristãos.
2.1.
Choque de gerações entre pais e filhos.
O choque de gerações é uma realidade. O que
não se praticava antigamente, hoje está passando a ser normal. Os pais precisam
entender que os filhos não viver a sua geração, mas também os filhos precisam
entender que muitos pais não alcançarão os níveis que eles chegaram. Neste
caso, o equilíbrio é a saída. Só a compreensão de ambas as partes para se
chegar a um acordo. O diálogo, a aproximação, o respeito e a amizade entre os
pais e filhos diminuirão os prejuízos destas evoluções.
Separe esse momento de aula para
fazer uma oração pelas famílias. Seja guiado pelo Espírito Santo ao escolher um
dos alunos para realizar tal tarefa. Peça para o aluno que utilize como base o
“motivo de oração” descrito no início desta lição.
2.2.
Individualismo: a falta de tempo para a família.
Com a correria dos grandes centros urbanos e
o trânsito, as pessoas passam duas ou mais horas dentro de um veículo
particular ou transporte coletivo. Quando sobra um tempinho para a família,
este tempo é preenchido com as academias, pescarias e os encontros sociais e a
família vai ficando em segundo plano. A necessidade de estudar, se aperfeiçoar
para a concorrência no mercado de trabalho também é outro agravante. Muitos
pais só têm contato com os filhos nos finais de semana, o que é pouco para quem
precisa de mais atenção, carinho e educação.
Aconselhe e incentive os alunos a
dedicarem mais tempo para as suas famílias. Insista com eles sobre a
importância de reservar um momento para passearem juntos, conversarem mais,
entre outros.
2.3.
Jugo desigual com os ímpios.
As amizades do mundo não podem interferir no
casamento e na família (2Co 6.14). Quando aceitamos a Cristo, o nosso ciclo de
amizades precisa mudar. Muitas amizades conseguidas através das redes sociais
têm sido uma dor de cabeça para os pais e um estrago para as famílias. Muitos
jovens cristãos ao namorar com descrentes pensam que depois de casados
conseguirão leva-los para a igreja. Isto raramente acontece, é uma exceção. O
que parecia uma benção pode virar uma maldição ao abrir as portas e ceder para
o jugo desigual.
Faça as seguintes perguntas para os
alunos: “Quem são seus amigos?”; “Com quem você anda?”; “Com quem você se
relaciona no trabalho, na escola?”. Estas são perguntas que devem ser
respondidas por todos os cristãos. Se você está debaixo de algum jugo desigual
com algum infiel, você está correndo risco. Comente com os alunos o que a
Palavra de deus diz em 1Coríntios 15.33: “Não vos enganeis: as más conversações
corrompem os bons costumes”.
3.
Novas leis concernentes à família.
Há projetos de leis circulando nas comissões,
gabinetes e plenários do Parlamento que são contra os princípios cristãos. A
sociedade pós-moderna tem recebido uma enxurrada de leis que favorecem as
práticas pecaminosas, tão combatidas pela Palavra de Deus. Precisamos ficar
atentos e não nos conformamos com este mundo cheio de iniquidades (Rm 12.2).
3.1. O
tratamento dado ao menor de idade.
Pela compreensão do Estatuto da Criança e do
Adolescente, os pais estão quase impedidos de disciplinar os filhos, conforme
ensina a Palavra de Deus (Pv 23.13; 29.15, 17). É claro que tudo deve ser feito
dentro de parâmetros aceitáveis, não se pode tirar sangue dos filhos, mas
também não se pode retirar a disciplina da correção. O serviço dado aos menores
de idade é considerado trabalho infantil, mas os filhos precisam ganhar
interesse pelo trabalho desde cedo. A coerência e o equilíbrio precisam
prevalecer.
Merece ser especialmente
esclarecido para os alunos que a palavra “disciplina”, no original em hebraico
é reservada tão somente para descrever a punição que Deus impõe para ensinar e
corrigir o Seu povo (Pv 29.15). Outra palavra comum para indicar disciplina na
Palavra de Deus, especialmente no livro de Provérbios, é instrução (Pv 19.20).
Comente com os alunos, principalmente para os que são pais, que a boa fama de
uma pessoa depende também da maneira pela qual consegue reger sua família (Pv
31.23; 1Tm 3.2-5).
3.2.
Aborto, união de pessoas do mesmo sexo e legalização da prostituição.
Quem aceita o aborto simplesmente porque acha
que foi um descuido se engravidar, ou porque acha que não é hora de se ter um
filho, e manda retirar o feto, já é considerado criminoso (Sl 139.16). A Bíblia
diz: “Não matarás” (Êx 20.13; Rm 13.9). O aborto não pode ser considerado caso
de saúde pública. Uma gravidez deve ser encarada com dignidade e respeito à
criança, e também como um mandamento bíblico (Gn 1.28). Os direitos humanos têm
defendido o casamento de pessoas do mesmo sexo. No entanto, o homossexualismo é
combatido de forma veemente pela Palavra de Deus (Rm 1.26-27). A possível
legalização da prostituição é uma afronta à família e aos princípios cristãos.
A profissionalização da venda do corpo, defendida por uma parte dos
legisladores, é uma depravação e uma coisa perniciosa para as famílias de bem e
a sociedade como um todo. A Bíblia mostra a vontade de Deus para o cristão,
isto é, abster-se da prostituição e saber possuir o próprio corpo em
santificação e honra (1Ts 4.3-4).
Aproveite esse momento da aula e
mostre para os alunos os seguintes versículos: “Nem impuros, nem efeminados,
nem sodomitas herdarão o Reino de Deus” (1Co 6.9); “Com homem não te deitarás,
como se fosse mulher; é abominação” (Lv 18.22). Comente com eles que há um
forte desejo de mudar a Constituição Federal do Brasil de 1988, Artigo 226, que
fala que o casamento é entre um homem e uma mulher. Ressalte para os alunos
que, no caso de legalização da prostituição, assinar a carteira de trabalho,
ter direitos trabalhistas e aposentadoria no exercício da prostituição é uma
aberração sem precedentes.
3.3.
União estável e contratos temporários.
Pode ser concedida a regulamentação do
concubinato “união estável”, lavrada em cartório, para divisão de herança e
reconhecimento dos filhos. A Igreja precisa preservar o casamento civil, que é
definitivo e não pode ter quebra de acordo, conforme diz a Bíblia (1Co 7.39).
Os contratos temporários, também aceitos pelas autoridades, mais parecem um
teste de adaptação, que, quando não dão certos, são descartáveis, e, no final
do contrato, cada um segue a sua vida. O casamento não é em caráter
experimental, mas definitivo.
Converse com os alunos que, de
acordo com o escritor Leon Morris, a indissolubilidade do casamento, a não ser
pela morte, está na base deste texto de 1 Coríntios 7.39. Uma mulher está
ligada ao seu marido, enquanto este viver. Se ele morrer ela fica livre para se
casar, se quiser, Ressalte para eles que, no casamento, como em tudo mais, o
cristão deve estar cônscio de que age como membro do Corpo de Cristo.
Conclusão.
Vivemos os últimos dias da Igreja aqui na
Terra. As instituições estão sendo fragilizadas e vulgarizadas diante das
inovações e conceitos de homens sem o temor de Deus. Cabe a Igreja pregar
contra estas práticas e não concordar com este mundo, que a cada dia fica mais
distante de Deus.
Questionário.
1. Quando não é bem utilizada, o que a
tecnologia traz?
R: A iniquidade (Mt 24.12).
2. O que precisamos evitar nos
relacionamentos?
R: O jugo desigual com os
infiéis (2Co 6.14).
3. O que a Bíblia combate veemente?
R: O homossexualismo (Rm
1.26-27).
4. Qual a vontade de Deus para o cristão?
R: Abster-se da prostituição e
saber possuir o próprio corpo em santificação e honra (1 Ts 4.3-4).
5. O que a Palavra de Deus diz sobre o
aborto?
R: “Não matarás” (Êx 20.13).
Fonte: Revista Jovens e
Adultos, professor, 1º trimestre de 2016, ano 26, Nº 98, Casamento e Família.
Gostei muito, textos objetivos e esclarecedores, muito obrigado ao autor.
ResponderExcluirRealmente uma excelente lição, Deus abençoe grandemente precioso Irmão.
Excluir