segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Lição 3 Esperando a Volta de Jesus.



Lição 3 Esperando a Volta de Jesus.
17 de Janeiro de 2016

Texto áureo.
(1 Ts 5.23)
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

Verdade prática.
Com relação à volta de Jesus, só há dois tipos de crentes: os que serão arrebatados e os que ficarão.

Leitura diária.
Segunda - Jo 14.3              Jesus prometeu voltar para buscar todos aqueles que são seus
Terça - Mt 24.43,44             A volta de Jesus será uma surpresa para muitos
Quarta - 1 Pe 3.15               Saber testemunhar a respeito da nossa esperança
Quinta - Jo 13.34, 35          Amor ao próximo é o que identifica os discípulos de Jesus
Sexta - 2 Pe 3.3,4                A falta de esperança na vinda do Senhor gera incredulidade
Sábado - Mt 24.12              O esfriamento do amor é um dos sinais da segunda vinda de Jesus


Leitura bíblica em classe.
Mateus 24.42-46
42 - Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
43 - Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.
44 - Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.
45 - Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
46 - Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim.

Objetivo geral.
Compreender que a volta de Jesus é iminente.

Hinos sugeridos:
157,206, 623 da Harpa Cristã

Objetivos específicos.
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Mostrar que precisamos aguardar a volta do Senhor com fé e perseverança;
Explicar algumas atitudes errôneas diante da vinda de Jesus;
Compreender as atitudes do servo fiel ante a volta do Senhor.

Interagindo com o professor.
Você crê na vinda iminente de Jesus? Então, não terá dificuldades em ensinar a lição de hoje. Infelizmente, muitos crentes já não creem mais na segunda vinda de Jesus. Porém, a certeza da vinda de Cristo é a nossa real esperança. Ele virá e nos levará para o céu. Você almeja o céu? Definitivamente, este mundo tenebroso não é para nós. No céu não haverá mais dor, perda, sofrimento, morte, etc. As intempéries da vida vão ficar para trás.
É importante ressaltar, no decorrer da lição, que temos de esperar o Salvador em santidade. Enquanto ainda estivermos neste mundo temos de ter uma vida irrepreensível, corpo, alma e espírito. Também não podemos deixar de produzir frutos, trabalhando na seara do Mestre. Ainda temos muito trabalho a fazer. Existem muitos povos, tribos e nações que não conhecem nada ou quase nada a respeito da Palavra de Deus. Como estes ouvirão e poderão aguardar a vinda de Jesus com alegria se não há quem pregue?

Comentário.
Introdução.

Ninguém sabe o dia e a hora em que Jesus voltará. A Palavra de Deus não nos revela quando se dará esse grandioso acontecimento. Logo, é indispensável estarmos preparados para aquele dia que tanto ansiamos. Precisamos viver em santidade, pois Jesus poderá voltar nesse minuto em que você está lendo esta lição. Você está preparado?
Infelizmente, há muitos cristãos que não estão preparados para subir ao encontro do Salvador. Estes estão descuidados, adormecidos, assim como as "virgens loucas" da parábola de Mateus 25. Muitos estão sem o azeite, que representa o Espírito Santo. Outros negligenciam o testemunho cristão e acabam por escandalizar o Evangelho. No entanto, a volta de Jesus será repentina. A surpresa é o fator preponderante. Por isso, a santificação é o requisito fundamental para o encontro com o Senhor nos ares, em sua volta (1 Ts 5.23).

Ponto central.
Esperando a volta de Jesus de modo irrepreensível.


I - AGUARDANDO A VOLTA DO SENHOR

1. Com fé e vigilância. Jesus exortou os discípulos a serem vigilantes. Ele afirmou: "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor" (Mt 24.42). Por não sabermos a data da segunda Vinda de Jesus, temos de ter uma conduta ilibada em nosso dia a dia. Temos que aguardar a volta de Cristo em santidade e com o coração repleto de fé. Precisamos também desejar a volta de Cristo, como os crentes de Tessalônica. Eles ficaram tão convictos e anelantes ante a mensagem que os missionários lhes pregaram concernente à segunda Vinda de Cristo, que entendiam que a mesma ocorreria naqueles dias enquanto estavam vivos (1 Ts 4.15,17).

2. Cheio do Espírito Santo. Jesus ensinou a Parábola das Dez Virgens (Mt 25) para mostrar o que significa estar pronto para o seu retorno. Com esta parábola também aprendemos que cada um de nós é responsável, diante de Deus, por sua condição espiritual.  As virgens prudentes representam os crentes fiéis, que esperam a vinda de Jesus em santidade e cheios do Espírito Santo. As prudentes tinham azeite em suas vasilhas. Este azeite representa a presença do Espírito Santo. As virgens "loucas" ou imprudentes tinham azeite, mas era pouco, suas lâmpadas logo se apagariam (Mt 25.8). As loucas representam os crentes descuidados quanto à vinda de Jesus (o Noivo) e que permitem que a chama do Espírito se extinga: "E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta" (Mt 25.10). Sem a presença do Espírito Santo é impossível o crente esperar a vinda de Jesus de forma santa.

3. Em santidade e em amor. Ser santo é ser separado, consagrado para o Senhor. A Palavra de Deus nos exorta a sermos obedientes e santos em toda a nossa maneira de viver (1 Pe 1.13-15). Sem santidade ninguém poderá ver o Senhor (Hb 12.14). Santidade é condição indispensável a quem se diz crente e deseja ir para o céu, ao encontro do Senhor Jesus. Que jamais venhamos a amar a prática do pecado, pois Jesus está às portas.
O que identifica um crente que vive uma vida santa? O que identifica uma pessoa santa é antes de tudo, o seu amor altruísta. Jesus disse: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13.34,35). É o amor que identifica se somos ou não um cristão. Quem não ama seu irmão não experimentou o novo nascimento, logo precisa se converter a Jesus Cristo e nascer de novo (1 Jo 2.9, 11).

Síntese do tópico I
Aguardando a volta do Senhor com fé e vigilância.

Subsídio didático
Professor, para tornar o ensino mais dinâmico e participativo, faça antes de iniciar o tópico, a seguinte indagação: "Temos de nos preocupar com a data da volta de Jesus ou em estar preparados para sua vinda?" Ouça os alunos com atenção e explique que durante o sermão do Monte das Oliveiras, Jesus mostrou que a nossa preocupação deve ser com o estar preparado. Se desejar, leia o texto a seguir para os alunos: "Jesus estava no Monte das Oliveiras, exatamente no lugar onde o profeta Zacarias havia predito que o Messias estaria quando viesse estabelecer o seu Reino (Zc 14.4). Era o momento apropriado para os discípulos perguntarem a Jesus quando Ele viria com todo o seu poder e o que poderiam esperar dEle. A resposta de Jesus enfatizou os acontecimentos antes do final daquela era. Ele lhes recomendou que se preocupassem menos com a data exata, e mais em estar preparados para a ocasião; deveriam viver totalmente de acordo com os mandamentos de Deus, para que estivessem prontos para a sua volta" (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1267).

Conheça mais.
*A grande tribulação
“A grande aflição” (Mt 24.21). A palavra grega thlipsis significa ‘tribulação’ e é usada para definir sofrimentos terríveis, matanças e doenças. Todo os profetas do Antigo Testamento preveem esse período anterior à grande intervenção redentora de Deus em favor de seu povo no final da história. A referência que Jesus faz dessa tribulação, como ‘nunca houve’ na história do mundo, se ajustará à visão profética do Antigo Testamento.”
Leia mais em Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 626.

II – Atitudes errôneas diante da vinda de Jesus.

1. Ignorar a vinda de Jesus. Certa vez, ao ensinar a respeito do seu retorno (Mt 24.45-51), Jesus contou uma parábola sobre um servo fiel e prudente e um mau servo. Quem é o mau servo? Jesus mostra que é aquele que diz: "O meu senhor tarde virá" (Mt 24.48). Então, este passa a viver de modo negligente, desatento, maltratando seu conservos e completamente alheio à volta de seu senhor. Muitos, infelizmente, estão vivendo como o "mau servo" da parábola. Porém, a este, diz o Senhor: "Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe, e separa-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes" (Mt 24.50, 51). Nestes tempos de sinais evidentes da proximidade da vinda de Jesus, há muitos que estão "brincando" de ser crentes, ignorando a iminente vinda do Senhor e agindo como o mau servo. Viva com responsabilidade! Siga o exemplo do servo fiel e prudente e jamais negligencie a obra de Deus nem se embarace com as coisas deste mundo (Mt 24.45,46).
2. Escarnecer das profecias. A Palavra de Deus nos alerta que nos últimos dias haveria homens escarnecedores: "Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação" (2 Pe 3. 3,4). O apóstolo deu como resposta o ensino bíblico, que indica a matemática de Deus quanto à contagem dos tempos, dizendo: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia" (2 Pe 3.8). Há teólogos contemporâneos, que dizem que a volta de Jesus é apenas uma utopia. Isso é escarnecer dessa verdade bíblica.

Síntese do tópico II
Muitos crentes, erroneamente, ignoram a vinda de Jesus e escarnecem das profecias.

Subsídio escatológico.
"Cinco ilustrações em forma de parábola
Ao fim de seu discurso acerca da Tribulação e de sua segunda vinda, Jesus apresentou cinco parábolas como ilustração do que Ele acabara de ensinar. Houve a parábola da figueira (Mt 24.32-35), a ilustração sobre os dias de Noé (24.36-39), a comparação entre os dois homens e as duas mulheres (24.40,41), a ilustração do vigia sempre alerta (24.42-44) e a parábola do servo fiel e prudente (24.45-51). Todas estas ilustrações estão relacionadas às doutrinas ensinadas por Cristo em Mateus 24" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 139).

III – Atitudes do servo fiel ante a volta do Senhor.

1. Ter uma vida irrepreensível. Isso só é possível na vida do crente através do poder redentor, libertador e purificador do sangue de Jesus mediante a fé. Tomemos como exemplo a vida do apóstolo Paulo. Ele tinha uma vida correta; não dava lugar à repreensão, censura, ou à crítica pertinentes. Certa vez, ele afirmou que andava "diante de Deus com toda a boa consciência" (At 23.1). No capítulo 5 da Primeira Epístola aos Tessalonicenses, ele exorta os crentes a serem também irrepreensíveis: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a  vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Ts 5.23). Não é somente o seu corpo físico, visível que deve ser conservado puro, mas seu espírito e alma, partes invisíveis, também devem ser conservados corretos.
Há crentes que são como os "sepulcros caiados", pois em seu interior, em sua alma e espírito, há somente podridão. Estes são arrogantes, invejosos, amargurados, cheios de ódio, etc. Sejamos santos em todo o nosso ser, pois em breve Jesus virá.

2.Não dar lugar à carne. Atualmente, muitos crentes estão se aproveitando da liberdade cristã para dar ocasião à carne (Gl 5.13). Muitas igrejas não passam de "clubes religiosos", onde não se vê compromisso nem santidade; "incham" em número, porém não crescem na "graça e conhecimento" (2 Pe 3.18). Não se esqueça de que em breve Jesus virá e aqueles que andam segundo a carne não herdarão o Reino de Deus (Gl 5.21). Não podemos nos esquecer de que o mesmo Deus que é amor (1 Jo 4.16), é também "um fogo consumidor" (Hb 12.29).

3. Dar frutos. Como crentes precisamos dar bons frutos até a vinda de Jesus. As lutas do nosso dia a dia e as tristezas não podem nos impedir de frutificar. Trabalhar na obra do Senhor não é nada fácil; enfrentamos lutas e tristezas, mas logo nos esquecemos de tudo quando vemos almas se rendendo aos pés do Senhor Jesus, sendo batizadas em águas e no Espírito Santo. São, na verdade os frutos, a glória, o gozo, a alegria, e a coroa de todo o nosso trabalho. Trabalhe para o Senhor, seja um semeador. Pregue a Palavra de Deus enquanto é tempo, pois o Dia do Senhor virá, quando não poderemos mais anunciar a salvação. Ainda existem muitas pessoas para serem salvas. Muitos estão esperando para ouvir a respeito do Evangelho. Faça a sua parte, frutifique, ganhe vidas para o Senhor Jesus.

Síntese do tópico III
O servo fiel ante da volta do Senhor procura ter uma vida irrepreensível, dando muitos frutos.

Subsídio didático.
Reproduza o esquema abaixo no quadro. Em seguida faça a seguinte indagação: "Quais são as atitudes que os crentes precisam ter ante a volta de Jesus?" Ouça seus alunos com atenção. Incentive a participação de todos. Em seguida complete, juntamente com a turma, o quadro. Leia as referências bíblicas com a classe.

Conclusão.
Em breve Jesus virá. Você está preparado para a sua vinda? As consequências de nossas escolhas serão eternas. A salvação é individual. Que o Senhor nos ajude a ter consciência e vivência, dentro do padrão divino para esperarmos a volta de Jesus, conforme os ditames de sua santa Palavra, amando a sua vinda.

Para refletir.
A respeito da Escatologia Bíblica, responda:

Jesus exortou seus discípulos a serem vigilantes?
Sim. Ele afirmou: "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor" (Mt 24.42).

Como devemos aguardar a volta de Jesus?
Com fé e vigilância, cheios do Espírito Santo e em santidade

O que Jesus desejou mostrar com a Parábola das Dez Virgens?
Jesus ensinou a Parábola das Dez Virgens (Mt 25) para mostrar o que significa estar pronto para o seu retorno.

O que é ser santo?
Ser santo é ser separado, consagrado para o Senhor.

Quais as atitudes do servo fiel ante a volta de Jesus?
Ter uma vida irrepreensível, não dar lugar à carne e dar frutos.

Consulte
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 65, p. 37.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição.

Sugestão de leitura.

Santidade
O autor fala da necessidade de observarmos a Palavra de Deus, de ver o pecado sob uma perspectiva divina e de reorientar a sua vida em todos os níveis segundo a vontade do Senhor.

Teologia Sistemática de Norman Geisler
Através de uma abordagem filosófica você obterá o conhecimento necessário sobre as principais doutrinas do Cristianismo. Tudo isso com comentários sobre história, ciência e ética.

Manual de Ensino para o Educador Cristão
Este manual é um recurso completo para ser usado em casa, na igreja e nas escolas onde se ministra estudos bíblicos. Princípios e práticas, incluindo preciosos esclarecimentos.

Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, professor, 1º trimestre 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário