Lição
10 AUSÊNCIA DE RELACIONAMENTOS
06 de dezembro de 2015
Texto
do dia
"Deus faz que o solitário viva em
família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam
em terra seca." (Sl 68.6)
Síntese
O aumento da solidão nas cidades é
consequência do individualismo e impessoalidade dos relacionamentos sociais nas
grandes metrópoles.
Agenda
de leitura
SEGUNDA - 1 Sm 1-2 Sozinha, mas não desamparada
TERÇA - Ec 4.9-12 Lamento sobre o solitário
QUARTA - Sl 102.3-11 Os males da solidão
QUINTA - Sl 128.1-6 A bênção da companhia familiar
SEXTA - Ec 3.1-8 Há tempo para tudo: abraçar e se afastar
SÁBADO - Gn 32.22-32 A sós com Deus
Objetivos
DISTINGUIR solidão de solitude;
COMPREENDER as causas da
solidão;
RELACIONAR solidão e redes
sociais.
Interação
O ônus de se viver em solidão não é algo que
se administra facilmente. O ser humano é um ser social e sociável. Viver em
solidão é uma desventura. Mesmo as pessoas que vivem sozinhas e não sofrem de
solidão, cedo ou tarde, sentem a necessidade de uma maior aproximação com
outras a ponto de dividir seu espaço e vida. É a vida que se encaminha para
cumprir o mandato do Éden: "Não é bom que o homem esteja só"!
Orientação
Pedagógica
Professor, para a dinâmica desta lição você
precisará de uma urna (caixa de sapato), papel e canetas. Antes de os alunos
chegarem à sala, coloque a urna fechada em local de fácil acesso, juntamente
com papel e caneta. Em frente a urna ou em local visível coloque um cartaz com
a seguinte pergunta: "Viver em solidão é algo que se administra
facilmente?" Dê sua opinião ou faça uma pergunta. Depois de todos
participarem, abra a urna e discuta os comentários e perguntas feitas com base
na lição.
Texto
bíblico
Gênesis 2.15-25
15. E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no
jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16. E ordenou o Senhor Deus ao homem,
dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17. mas da árvore da ciência do bem e do mal,
dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
18. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o
homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
19. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da
terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver
como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o
seu nome.
20. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às
aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava
adjutora que estivesse como diante dele.
21. Então, o Senhor Deus fez cair um sono
pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a
carne em seu lugar.
22. E da costela que o Senhor Deus tomou do
homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus
ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi
tomada.
24. Portanto, deixará o varão o seu pai e a
sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
25. E ambos estavam nus, o homem e a sua
mulher; e não se envergonhavam.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Segundo as estatísticas mais recentes do
IBGE, aumentou o número de pessoas que vivem sozinhas no Brasil, de 7% para
12%, nesses vinte últimos anos. Pesquisas realizadas nos EUA afirmam que a
solidão é mais prejudicial à saúde do que o vício do fumo e a obesidade, pois é
fator de risco para várias doenças. O Senhor, no entanto, criou o homem como
ser social, para habitar e interagir com outras pessoas (Gn 2.15-25; Sl 68.6).
Nesta lição estudaremos a solidão sob os vieses das Escrituras e da vida
social.
I -
SOZINHO, MAS NÃO SOLITÁRIO.
1. O
que é solidão?
(Sl 25.16-18). A solidão é um sentimento que traz uma sensação de angústia,
isolamento e vazio na pessoa capaz de deprimi-la e prejudicar os poucos
relacionamentos que lhe restam. Ela é um "pacote" com muitos itens
prejudiciais à vida afetiva e relacional do homem, entre eles: isolamento, pena
de si mesmo, irritação, ansiedade, estresse, falta de identidade e vazio existencial.
2.
Filosofia e solidão.
Certo filósofo existencialista definiu a solidão como a condição do homem no
mundo: ele nasce, cresce e assim morre. O homem luta em toda sua existência
para fugir dessa inelutável condição, criando mecanismos sociais que aliviem o
sentimento de solidão. Sem Deus, a criatura está "lançada" no mundo
para viver a angústia que esse estado provoca. Todavia, o ensino das Escrituras
é muito distinto. Ela afirma que "o Senhor faz que o solitário viva em
família" (Sl 68.6), porque disse Deus ao criar o homem: "Não é bom
que o homem esteja só" (Gn 2.18).
3.
Solidão e solitude
(Mt 14.23). Sentir solidão e "estar sozinho" são coisas diferentes.
Há pessoas que estão sozinhas, mas não sentem solidão, e outras rodeadas de
gente que sentem-se solitárias. A solitude é voluntária, consciente e, na
maioria das vezes, criativa e necessária para o autoconhecimento. Ela é
percebida quando o estudante se "afasta" para se dedicar a pesquisa
ou um crente se retira para orar (Lc 5.16; Mc 14.32). Diferente da solidão, a
solitude é positiva e necessária ao crescimento espiritual e pessoal.
Pense
"Solidão: um lugar bom de visitar uma
vez ou outra, mas ruim de adotar como morada." (Josh Billings)
Ponto
Importante
O cristão nunca está sozinho, mesmo quando a solidão
o atinge, pois o Consolador divino é sua eterna companhia.
II -
SOLIDÃO E ISOLAMENTO SOCIAL: MALES MODERNOS
1.
Solidão e isolamento
(Pv 27.10). Algumas pessoas sofrem de solidão e não poucas encontram-se nesse
estado devido ao isolamento social. Este último é caracterizado por um
afastamento do convívio com outras pessoas provocado por fatores psicológicos,
como a sociofobia, condições sociais, como a exclusão e marginalização social,
e a exclusão do indivíduo da convivência com o grupo social. Essas formas de
isolamento contribuem para a solidão, algumas vezes o indivíduo contribui para
a situação, noutras ele é "jogado" para ela.
2.
Dificuldade de se integrar e fazer amigos. Embora o homem seja um ser social,
não poucas pessoas têm dificuldade em se integrar e fazer amigos. Algumas
dificuldades partem do caráter e personalidade do indivíduo. Ser conhecido como
fofoqueiro, brigão, mexeriqueiro (Pv 11.13; Lv 19.16) e mal humorado (Sl 32.4)
dificulta a inserção social. A timidez também dificulta a inserção. A reclusão
também pode estar relacionada a fatores psicológicos como a distimia, uma
depressão moderada responsável pela baixa autoestima, mau humor, tristeza,
isolamento social e desânimo do indivíduo, na qual é necessário tratamento
especializado.
3. Como
integrar-se e fazer amigos. Apesar dos milhares de indivíduos que circundam os
espaços sociais (escola, igreja, transportes, trabalho) integrar-se e fazer
amigos é um desafio para todos, indistintamente. As pessoas cada vez mais
privatizam seus espaços e não permitem que outros se acheguem. Noutra
instância, o desafio de integrar-se ocorre quando se muda de escola, de cidade,
de igreja. O que fazer? As regras básicas e universais compreendem: ser gentil
(Pv 16.24), respeitador, asseado, motivado e inspirador. Criar laços leva-se
tempo, assim, tenha paciência e sabedoria.
Pense
"A felicidade de um amigo deleita-nos.
Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não
existe." (Jean Cocteau)
Ponto
Importante
"Não há solidão mais triste do que a do
homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um
deserto." (Francis Bacon)
III -
REDES SOCIAIS E SOLIDÃO
1.
Redes sociais e interação humana. Não é novidade alguma o fato de que as redes
sociais procuram conectar as pessoas e, no entanto, a solidão dos que estão
plugados à rede não diminui, mas avança. Elas foram criadas com a intenção de
unir e fortalecer as interações humanas, mas segue trajetória oposta.
Primeiramente, pelo fato de que na vida real não é possível se relacionar com
tantos "amigos" como se propõe a rede virtual. Segundo porque os
relacionamentos virtuais permitem "editar" a conversa e por meio das
ferramentas apresentar o "melhor de si" numa artificialidade impossível
no mundo concreto. Terceiro, os instrumentos de acesso às redes virtuais
cancelam o mistério do encontro do olhar e das expressões faciais que carregam
sentido às palavras e os sentimentos que elas comunicam, de modo que a
hipocrisia é latente. Quarto, o tempo que as pessoas dedicam aos seus aparelhos
conectados a web a distanciam daquelas que estão mais próximas.
2.
Interações sociais
- relações efêmeras. Várias pessoas abandonaram as interações humanas reais e
concretas e as trocaram pelas virtuais e fantasiosas na esperança de não se
ferirem como é comum nas relações reais. Todavia, pesquisas revelam que uma em
cada três pessoas conectadas ao Facebook sentem-se solitárias e frustradas com
as experiências negativas na rede. Vivemos a era do "amor líquido",
de laços afetivos instáveis, fluidos e fáceis para deletar, na qual a rede
social está na vanguarda. É óbvio que isto não é consequência das redes
sociais, mas da modernidade. A rede é apenas um espelho daquilo que nos
transforma no contexto social.
Pense
A maioria das pessoas não navega na
internet... Naufraga!” (Ton Gadioli)
Ponto
Importante
"A rede é apenas um espelho daquilo que
nos transforma no contexto social."
A solitude é voluntária, consciente e, na
maioria das vezes, criativa e necessária para o autoconhecimento.
SUBSÍDIO
I
"Caráter, sua dimensão antropo-teológica
Deus criou o homem em duas fases distintas.
Na primeira o Eterno forma (hb. asah) a parte somática, corporal e visível do
homem, a partir do "pó da terra" (Gn 2.7a). Esse primeiro estágio é
chamado de criação mediata ou formativa. Na segunda fase Deus cria (hb. bara) o
homem à sua imagem e semelhança (Gn 1.26,27; 2.7b). Essa imagem entende-se por
moral e natural. A natural diz respeito àquilo que o homem é: ser racional
(intelecto), emocional e volitivo (vontade). A moral relaciona-se à
constituição do caráter, da moral e da ética. Diz respeito à constituição moral
do homem, suas disposições intrínsecas que inclui o caráter e a qualidade
deste: justo e santo. Antes da Queda, o homem era perfeito em santidade,
retidão e justiça. Essas qualidades não procediam do próprio homem, mas eram
reflexos dos atributos morais e imanentes do Senhor. Os atributos morais de
Deus refletiam-se na constituição do sujeito (Ef 4.24; Lv 20.7; 1 Jo 2.29;
3.2,3). Porém, após a Queda, a natureza moral do homem foi corrompida pelo
pecado (Rm 1.18-32; 3.23). Somente a obra salvífica de nosso Senhor Jesus
Cristo, mediante a ministração do Espírito Santo, é capaz de revestir o homem
de uma nova natureza, criada segundo Deus (Ef 4.24; 1Co 1.30)" (BENTHO,
Esdras C. Revista Ensinador Cristão, 2008).
SUBSÍDIO
II
"Para que você se torne o homem ou a
mulher que Deus deseja é necessário que o seu temperamento, personalidade e
caráter se tornem subservientes dos projetos de Deus para a tua vida. Até que
Deus prevaleça sobre nossas vidas (2Co 2.14), alguns precisam ser jogados numa
cisterna, como José (Gn 37.20); outros, ser alimentado por corvos, como Elias
(1Rs 17.6); e, alguns, apresentar sua língua aos serafins, como fez Isaías (Is
6.6,7).
O caminho que Deus escolhe para forjar o
caráter de seus cooperadores algumas vezes é íngreme e inóspito. Mas, quando
eles saem da fornalha, é perceptível até mesmo para os pagãos que eles andaram
com o quarto Homem na fornalha (Dn 3.25-27). Deus jamais chamou alguém para uma
grande missão sem que esse escolhido passasse por uma profunda transformação
moral.
Se desejas que o Deus de José, Elias e Isaías
realize em você o mesmo que fez com eles, coloque o seu caráter no altar do
Espírito; apresente a sua personalidade Àquele que a todos transforma segundo a
imagem de Cristo. Só assim serás a pessoa que Deus deseja que você seja"
(BENTHO, Esdras C. Revista Ensinador Cristão, 2008).
ESTANTE
DO PROFESSOR
BLOMBERG, Graig L. Questões Cruciais do Novo
Testamento. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD,
2009.
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
CONCLUSÃO
A rede social está mudando tanto os
relacionamentos quanto as pessoas. A solidão está sendo reinventada na
artificialidade das interações. Seja verdadeiro na vida real, inspire confiança
na concretude da vida, valorize a pessoa humana pelo que ela é, e tudo isso
será manifesto na web, como também o oposto.
Hora da
revisão
O que é solidão?
É um sentimento que traz uma sensação de angústia,
isolamento e vazio na pessoa capaz de deprimi-la.
Qual o conceito de solidão na filosofia
existencialista?
A condição do homem no mundo: ele nasce,
cresce e assim morre.
Diferencie solidão de solitude.
Há pessoas que estão sozinhas, mas não sentem
solidão, e outras rodeadas de gente que se sentem solitárias.
Defina isolamento social.
É um afastamento do convívio com as pessoas
provocado por fatores psicológicos, condições sociais, e a exclusão do
indivíduo da convivência com o grupo social.
O que diz a pesquisa a respeito da solidão
nas redes sociais?
Que uma em cada três pessoas conectadas ao
Facebook sentem-se solitárias e frustradas com as experiências negativas na
rede.
Fonte:
CPAD, Revista, Lições Bíblicas Jovens, alunos, 4º trimestre 2015.
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