Lição 4 O
exercício da misericórdia manifesta a graça de Deus.
25 de outubro de 2015.
Texto
Áureo
Filemom 15 “Porque bem pode ser que ele se
tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre”
Verdade
Aplicada
Através da revelação da graça, nasceu uma nova
relação, na qual todas as diferenças externas são abolidas, pelo fato de que
todos nos tornamos irmãos e filhos do mesmo Pai.
Objetivos
da Lição
Mostrar quem são as figuras principais da
epístola, o que elas tipificam e o pano de fundo da história;
Ensinar como se deu a conversão
de Onésimo, e como Filemom deveria aceita-lo e perdoá-lo;
Esclarecer como Onésimo se
tornou um teste de fé para Filemom.
Glossário
Trocadilho: Jogo de palavras;
Mutação: Transformação;
Sutilmente: Delicadamente.
Leituras
complementar:
Segunda Hb
11.18
Terça Gn
28.19
Quarta Jo
8.51-58
Quinta Sl
139.16
Sexta Gl
3.6
Sábado Rm
4.18
Textos de
Referência.
Filemom 10-16
10 Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas
minhas prisões;
11 O qual, noutro tempo, te foi inútil, mas
agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.
12 E tu torna a recebê-lo como as minhas
entranhas.
13 Eu bem o quisera conservar comigo, para que
por ti me servisse nas prisões do evangelho;
14 Mas nada quis fazer sem o teu parecer, para
que o teu benefício não fosse como por força, mas, voluntário.
15 Assim, pois, se me tens por companheiro,
recebe-o como a mim mesmo.
16 E, se te fez algum dano, ou te deve alguma
coisa, põe isso à minha conta.
Hinos
sugeridos.
1, 193, 577
Motivo de
Oração
Ore para que todos os seus familiares sejam
salvos.
Esboço da
Lição
Introdução
1. Conhecendo os personagens.
2. A conversão de Onésimo.
3. Perdendo para ganhar.
Conclusão
Introdução
A epistola dirigida a Filemom é de uma
preciosidade inigualável no Cânon Sagrado. Ela revela o que a graça de Deus
pode realizar na vida de pessoas escravas e sem perspectivas como Onésimo, o
escravo que se tornou irmão.
1. Conhecendo
os personagens.
A epístola não nos revela o que realmente
Onésimo usurpou de seu senhor Filemom. Ela apenas diz que ele fugiu em direção
a Roma e pode ter furtado algo de valor para garantir-se (Fm 18, 19). Por meio
de circunstâncias não registradas na Palavra de Deus, Onésimo conheceu o
Apóstolo Paulo na prisão e tornou-se cristão. Vejamos o perfil de cada
personagem para compreender melhor as lições de vida desta epístola.
1.1.
Filemom, o líder da igreja.
Ao que parece, Filemom era um rico cidadão de
Colossos. Sua conversão se operara através da pregação do apóstolo e existem
fortes laços de amizade entre eles (Fm 17-22). Filemom é descrito por Pulo como
um homem de amor e de fé, tanto para com Jesus Cristo quanto para com o povo de
Deus. Seu amor era prático. Ele reanimava os santos por meio de suas palavras e
de seu trabalho (Fm 7). AS igrejas do Novo Testamento reuniam-se nos lares (Rm
16.5, 23; 1Co 16.19). É bem provável que a igreja na casa de Filemom fosse uma
das duas congregações de Colossos (Cl 4.15).
Explique para os alunos que, por se
tratar de um homem muito rico, Filemom tinha escravos em sua casa, uma prática
comum, visto que mais de um terço da população do Império Romano estava sob o
jugo da servidão. Ressalte para eles que a posição dos escravos no Império
Romano era muito humilhante. Um escravo não era visto como uma pessoa; era uma
ferramenta vivente. Qualquer senhor tinha direito de vida e morte sobre seus
escravos. Poderia condená-los a tarefa pesadas, ordenando até que trabalhassem
acorrentados no campo. O senhor poderia castiga-los com golpes de vara, ou até
mesmo marca-los na fronte como se marcava um animal. Caso fossem ladrões ou
fugitivos e, se comprovasse que era impossível corrigi-los, este senhor poderia
crucifica-los.
1.2. Onésimo
o escravo fujão.
Onésimo nasceu escravo, sem Deus e sem
esperanças (Ef 2.11, 12). Certamente, motivado pela pregação que ouviu, desejou
ser livre e partiu para Roma. Ele escolheu seu próprio caminho de liberdade,
mas algo parece não ter mudado em sua vida e resultou em uma prisão, pior ainda
que a escravidão. É nessa hora que ele encontra um preso chamado Paulo, que lhe
anuncia a salvação e daí por diante, ele se torna um homem livre e útil ao
apóstolo (Fm 10-14). Paulo escreve uma carta a seu filho na fé Filemom, dizendo
que receba em suas entranhas. Onésimo agora deve voltar, mas volta numa
condição diferente. Ele retorna como irmão em Cristo (Rm 8.1).
Explique para os alunos que a
manifestação da graça salvadora é fruto do Deus Salvador que nos ama
profundamente em Cristo. O nosso Deus nos ama não para barganhar conosco, mas
porque Ele é amor (1Jo 4.8). Reforce para eles que o Evangelho de Cristo é o
poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). Comente com
eles que a manifestação do Evangelho da graça de Deus revela a nossa condição
vil, a ação soberana de Deus em nos buscar em Cristo e a plena segurança que
temos nEle. É por causa desta graça que temos o lindo cântico de Moisés em
Apocalipse 15.3, 4. O Senhor Jesus deixou bem claro o motivo da Sua vinda:
buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10). Deus é glorificado quando um
homem é salvo por Sua maravilhosa graça. Exatamente como na vida de Onésimo.
1.3.
Paulo, um tipo de Cristo.
Na epístola, Paulo tipifica o Senhor Jesus
Cristo, Onésimo, a humanidade pecadora e escrava, e Filemom, o Pai, que deve
conceder o perdão ao pecador regenerado por Cristo. Paulo gostaria de ficar com
Onésimo, mas o envia de volta a Filemom, Porque não deseja fazer nada sem o seu
consentimento (Fm 13, 14). O cristianismo não existe para ajudar os crentes a
escaparem de seus pecados. Ele existe para capacitar os seguidores de Cristo a
enfrentar o passado e a elevar-se acima dele. Onésimo tinha escapado, mas
deveria voltar e enfrentar as consequências de seus atos.
Esclareça para os alunos que o
cristianismo não é uma fuga dos erros do passado. É a conquista de uma nova
vida (Jo 8.12; Rm 6.4). Onésimo morava dentro da igreja, mas não era livre. Ele
encontrou sua liberdade numa prisão. Que paradoxo! Dois presos se encontram
numa prisão e um preso liberta o outro. Paredes podem aprisionar um corpo, mas
jamais poderão aprisionar o espírito.
2. A
conversão de Onésimo.
Como escravo fugitivo, Onésimo deveria ser
punido se voltasse para a casa de seu senhor. Porém, a graça de Deus o
encontrou. Agora, as coisas mudaram de figura porque, diante de Deus. Filemom
também devera recebe-lo como um irmão e perdoá-lo por seus agravos (2Co 2.10).
2.1. Um
filho gerado nas prisões.
Paulo afirma a Filemom que Onésimo em outro
tempo lhe era inútil. Ele faz um trocadilho com o significado de seu nome que
quer dizer “útil”. E diz: “agora” a ti e a mim muito útil (Fm 11). Agora
quando? Agora que a Palavra de Deus o transformou. Dentro da prisão, a vida de
Onésimo sofre uma grandiosa mutação (Fm 9, 10). Ele passa da condição de
escravo a irmão de Filemom. Agora Onésimo tem um defensor, Paulo, que prepara
uma carta de próprio punho e endereça a Filemom, testemunhando aquela
transformação e coloca-se diante de filemom como um seguro para Onésimo. A
prisão de Paulo foi a solução para a vida de Onésimo (2Tim 2.9, 10).
Mostre para os alunos que, geralmente, quando
não compreendemos os propósitos divinos, reclamamos das situações adversas que
estamos passando. Paulo foi para a prisão por causa de Cristo e por amor a
Cristo. Paulo descobriu a beleza do Evangelho numa prisão. Ele era livre, mesmo
algemado e preso numa cela. Se não estivesse lá, Onésimo não seria salvo. O que
Paulo pudesse pensar ser injustiça era uma oportunidade para a salvação de um
perdido (Fm 10).
2.2 A
humilde intercessão de Paulo.
Paulo não se apresenta a Filemom como apóstolo
ou líder, mas como prisioneiro de Cristo e como amigo (Fm 1). Paulo declara que
Onésimo é seu filho na fé e, dirigindo-se com amor, traça um elogio ao trabalho
que executa em sua casa e como as pessoas que recebem sua palavra testemunharam
com alegria (Fm 5-7). Paulo não usa sua autoridade apostólica. Ele pede com um
carinho especial de pai para que Filemom o receba e afirma que gostaria que
Onésimo ficassem em Roma para ajuda-lo, mas sabendo a quem ele pertence, o
envia para que haja uma reconciliação (Fm 8-14). E finaliza dizendo:
“Escrevi-te confiando na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que
digo” (Fm 21).
Comente com os alunos que, quando nos
preocupamos e oramos pelos nossos amigos, o Senhor recompensa-nos
abundantemente, concedendo-nos até aquilo que não pedimos (Jó 42.10). Esclareça
para eles que, mesmo em situações de profunda crise, a intercessão em favor dos
outros traz grandíssima recompensa (Et 4.14-17; 8.15-17). Informe para eles que
Daniel orava três vezes ao dia. Ele era um deportado. Ele também estava longe
dos seus em terra estranha, mas intercedia pela sua família e pelos seus
concidadãos todos os dias. A recompensa veio de várias maneiras. Ele foi salvo
da boca dos leões. Ele tornou-se um príncipe e o chefe dos sábios. Ele foi
exaltado perante o rei e, por fim, foi agraciado com a presença de um anjo,
fazendo dele um profeta escatológico (Dn 10.2, 3; 11; 12). Informe para os
alunos que, além das grandes vantagens que a intercessão traz à igreja, à
família, ao país e aos crentes em particular, o intercessor é contemplado com a
graça e a misericórdia de Deus de forma abundante, traduzida em bênçãos, tal
como aconteceu com os servos de Deus no passado.
2.3. Recebe-o
como a mim mesmo.
Onésimo encontrou no cárcere de Roma nada menos
que o homem que havia pregado para o seu senhor. Pode-se dizer que Onésimo foi
um homem agraciado em todos os sentidos. Ao interceder, Paulo relembra algo a
Filemom: “Ainda que tenha Cristo grande confiança para te mandar o que te
convém, todavia peço-te antes por amor” (m 8, 9). Vai ser duro para Filemom
considerar como irmão a um escravo fugitivo, mas é exatamente o que Paulo lhe
ordena (FM 17). O apóstolo também se propõe a pagar todas as perdas que Onésimo
tenha acarretado a Filemom, lembrando-o sutilmente que ele lhe deve muito mais
que valores, deve-lhe sua vida espiritual (Fm 18-20).
Informe aos alunos que o versículo 19 de
Filemom dá a entender que foi Paulo quem levou Filemom a fé em Cristo. O
Apóstolo usa esse relacionamento especial para incentivar o amigo a receber
Onésimo. Filemom e Onésimo não eram somente irmãos espirituais no Senhor, eles
também foram gerados pelo mesmo “pai espiritual” (Fm 10; 1Co 4.15).
3.
Perdendo para ganhar.
Se algum dia Filemom anunciou o Evangelho a
Onésimo não o sabemos. Mas, ao abraçar ao Senhor, a conversão de Onésimo gerou
uma nova relação, onde as diferenças externas foram abolidas e para Filemom era
aceitar ou rejeitar (1Co 12.13; Gl 3.28).
3.1.
Filemom perde um escravo e ganha um irmão.
Onésimo sai como um ladrão e retorna como um
irmão. A graça fez com que Filemom e Onésimo se encontrassem num mesmo nível
porque Cristo era Senhor de ambos. Paulo diz que Filemom o perdera por um tempo
para tê-lo para sempre (Fm 15). Ou seja, foi preciso que ele perdesse para
poder ganhar (Fp 3.8). Onésimo tinha fugido como escravo e era como tal que
retornava, mas agora não só era um escravo, era também um irmão amado no
Senhor. Aquele que antes o servia por medo agora o serviria com amor e como uma
pessoa da família (1Jo 4.16).
Explique para os alunos que essa nova
relação nunca dava ao escravo o direito de ser negligente, nem de
aproveitar-se; fazia dele um servo mais eficiente, porque agora devia fazer as
coisas de tal maneira que pudesse oferece-las a Cristo. Quanto ao senhor
significava que já não trataria seu servo como uma coisa, mas sim como uma
pessoa e como um irmão em Cristo.
3.2. Onésimo,
a provação de Filemom.
Precisamos estar atentos para entender como
Deus está se movendo, para que as verdades do mundo espiritual não passem
despercebidas (1Co 2.14, 15). Primeiro, Onésimo furta algo e foge, depois é
preso e encontra-se com Paulo, o pai na fé de Filemom e o líder da igreja que
presidia. Nada disso aconteceu por acaso. Onésimo e constituiu em um grande
teste de fé para Filemom, porque qualquer reação contrária à fé que anunciava
poderia manchar seu ministério. O teste de fé era exercer o amor e o perdão que
ensinava (Mt 6.15; Ef 4.32).
Informe para os alunos que depois, a
pedido de seu líder, Filemom deveria reconhece-lo como irmão. Pergunte a eles
qual seria a sua reação em uma situação como essa. Pergunte se estariam
dispostos a cumprir os ditames que a graça reserva para cada um de nos.
3.3. Onésimo,
o bispo de Éfeso.
Cinquenta anos mais tarde, levado para execução
desde sua igreja em Antioquia até Roma, Inácio, um dos grandes mártires
cristãos, escreve cartas, que ainda existem, às igrejas da Ásia Menor. Detém-se
em Esmirna e dali escreve à igreja de Éfeso. No primeiro capítulo de sua carta,
fala muito a respeito de seu maravilhoso bispo. E qual é o Nome do Bispo?
Onésimo. E Inácio faz exatamente o mesmo trocadilho que Paulo tinha feito: “É
Onésimo de nome por natureza, útil para Cristo”. Onésimo, o escravo fugitivo,
chegaria a ser, com o passar dos anos, nada menos que Onésimo, o grande bispo
de Éfeso (Cl 2.6; 4.9).
Esclareça para os alunos que o futuro
declarou o que realmente foi gerado naquela prisão onde Paulo e Onésimo um dia
se encontraram. Merece ser destacado para eles que as prisões podem ser a
incubadora que Deus cria para que venhamos a dar frutos que abençoarão milhares
de vida.
Conclusão.
É preciso mais do que amor para resolver
problemas. O amor deve pagar um preço. Deus nos salvou por Seu amor e deu Seu
Filho por nós (Ef 2.8, 9). A graça de Deus é o Seu amor, que cobriu o salário
do pecado, nos resgatou e nos deu a vida eterna (Rm 6.23).
Questionário.
1. Quem são os principais personagens da
epístola?
R: Filemom, Onésimo e Paulo (Fm
1, 10).
2. Quem era Onésimo?
R: Um escravo fugitivo (Fm 12).
3. O que aconteceu a Onésimo na prisão?
R: Converteu-se a Cristo através
de Paulo (Fm 10-12)
4. Qual foi o pedido de Paulo a Filemom?
R: Que ele recebesse a Onésimo
como se fosse o próprio Paulo (Fm 17).
5. Com o passar dos tempos, o que Onésimo se
tornou?
R: Tornou-se o bispo de Éfeso (Cl
2.6).
Fonte: Revista Jovens e
Adultos, professor, 4º trimestre de 2015, ano 25, Nº 97, Maturidade Espiritual.
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