Lição 3
Relacionamento no Ambiente de Trabalho.
18 de outubro de 2015.
Texto do
dia
(Ec 5.19)
"E quanto ao homem, a quem Deus deu
riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e
gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus."
Síntese
O Senhor deu o trabalho ao homem para o pleno
desenvolvimento de sua criatividade, potencialidades, humanização e felicidade.
Agenda de
leitura
SEGUNDA - Gn 2.4-15 O Senhor institui o trabalho
TERÇA - Gn 3.17-19 A desobediência tornou o trabalho penoso
QUARTA - Ec 3.11-13 A dignidade do trabalho e direitos do trabalhador
QUINTA - Ec 2.17-24; 6.7 Futilidade e bênçãos provenientes do trabalho
SEXTA - Ec 9.7-10 A felicidade do trabalhador
SÁBADO - Ec 4.4 O
trabalhador competente é invejado pelo incompetente
Objetivos
COMPREENDER os diversos conceitos
de trabalho;
REFLETIR sobre o relacionamento
no trabalho;
REPENSAR o relacionamento com
os superiores no trabalho.
Interação
Professor como está a motivação de seus alunos
para o tema em apreço? Eles participam das aulas? Respondem as questões? É
necessário ensinar os assuntos com dinamismo, criatividade e profundidade,
cuidando sempre da boa comunicação. Não são poucos os educandos que
desconsideram o tema "relacionamento" por considerarem que já o conhece.
Para eles, uma aula monótona e repetitiva é desmotivadora. Todavia, você deve
ministrar subsidiado por todos os recursos didáticos e retóricos disponíveis.
Ilustrações, palavras e expressões enfáticas, gesticulações apropriadas;
"tocar" não apenas a razão, mas a alma, e os sentimentos de seus
educandos.
Orientação
Pedagógica
Professor, com base no Subsídio 2, faça um
gráfico no quadro, ou com outro recurso que estiver disponível, contendo o
seguinte tema: "Os Propósitos Bíblicos do Trabalho".
Distribua adequadamente o espaço em que será
escrito, e, de modo gráfico, disponha os conteúdos:
1) Deus criou os seres humanos para trabalhar.
2) Para prover subsistência aos necessitados.
3) Desenvolvimento da cultura.
A fonte ou referência, base para o gráfico e
também a explicação dele é o próprio Referencial Teórico. Se possível leia todo
o referencial diretamente no livro indicado.
Texto
bíblico
2 Tessalonicenses 3.7-13
7. Porque vós mesmos sabeis como convém
imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
8. nem, de graça, comemos o pão de homem algum,
mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a
nenhum de vós;
9. não porque não tivéssemos autoridade, mas
para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10. Porque, quando ainda estávamos convosco,
vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11. Porquanto ouvimos que alguns entre vós
andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs.
12. A esses tais, porém, mandamos e exortamos,
por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu
próprio pão.
13. E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o
bem.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
O trabalho deve ser visto pelo cristão não como
peso, ou fruto do pecado, como equivocadamente pensam alguns, mas como
possibilidade de crescimento e desenvolvimento humano dados por Deus para a
plena humanização e realização do homem.
I - VOCÊ
E O TRABALHO (Ec 2.17-24; 6.7)
1. Civilização industrial e o
trabalho (Jr
22.3,13; Am 8.4-6; Tg 5.4). Na civilização industrial, o homem está a serviço
do sistema de produção e distribuição. O trabalho nessa perspectiva é uma
atividade racional que se propõe a produzir bens para o consumo, satisfação das
necessidades com vistas a felicidade do indivíduo e progresso da civilização.
Nesse aspecto, é valorizada a pessoa que trabalha e a que tem capacidade de
consumir os bens produzidos. O "ter" vem à frente do "ser".
As instituições da sociedade industrial preparam e modelam o homem para fazer
dele um "trabalhador". O interesse não está no homem, em sua completa
humanização, mas em sua capacidade de produzir e consumir cada vez mais. O
indivíduo é preparado para ser "trabalhador", "consumidor"
em vez de um ser pleno, realizado e consciente. A exclusão social de um
sem-número de pessoas, a situação desumanizante de milhões de trabalhadores nos
países de Terceiro Mundo, as injustiças sociais e trabalhistas que lhes são
cometidas, e o sucateamento das reservas naturais atestam a crueldade e
desumanização da qual os trabalhadores e o mundo são vítimas.
2. Perspectivas bíblica e humana (Gn 2.4-15, 19; 1.28).
O conceito bíblico do trabalho é muito distinto daquele dos povos
mesopotâmicos, e mais tarde também dos gregos. Na epopeia de Atra-Hasis, por
exemplo, o trabalho é um castigo imposto aos homens para que os deuses
inferiores sejam libertos dos sofrimentos advindos das atividades extenuantes.
Entre os gregos, Hesíodo afirmava que no paraíso os seres humanos deviam viver,
assim como os deuses, livres de trabalho e labuta, pois a própria natureza
proveria o necessário para a subsistência do homem. Todavia, na ótica bíblica,
o trabalho realizado pelo homem reflete o exemplo do próprio Deus (Gn 2.1-3; Jo
5.17) e a efetivação do mandato dEle (Gn 2.15). No hebraico, o termo usado para
descrever a "obra" ou o "trabalho" de Deus (mela'khto) em
Gênesis 2.2 é o mesmo para falar do "serviço" ou "trabalho"
de José (Gn 39.11). O homem trabalhava no paraíso com um propósito específico:
"lavrar e o guardar" (Gn 2.5,15). O trabalho, portanto, é um meio de
o ser humano desenvolver sua criatividade, potencialidade, transformar o mundo
em cultura ("lavrar e guardar") e realizar-se como humano, na plena
efetivação da imagem de Deus no homem (Gn 1.26-28). Não é um modo de exploração
dessas competências, mas do pleno aperfeiçoamento delas. Mediante o trabalho, o
homem administra responsavelmente o mundo criado por Deus. O trabalho, contudo,
deixa de ser lúdico para se transformar em peso quando o homem afasta-se do
caminho proposto pelo Senhor (Gn 3.19). Primeiramente, a Bíblia afirma a
responsabilidade do homem em cuidar do jardim (Gn 2.15), e somente depois, após
o pecado de ser expulso do Éden, é que vemos algo acerca do extenuante trabalho
do "suor do rosto" (Gn 3.17-19). Assim, não é o trabalho que é
amaldiçoado, mas a terra: "Maldita é a terra por causa de ti" (Gn
3.17). Junto ao trabalho, Deus estabeleceu o descanso (Gn 2.2; Hb 4.4; Êx
23.12; Ec 5.12) e o direito de usufruir do fruto de suas mãos (Ec 3.13;
9.7-10). Afirmou certa vez Elifaz que "o homem nasce para o trabalho"
(Jó 5.7).
3. O trabalho em o Novo Testamento (Ef 6.5-9). Jesus
valorizou o trabalho, sendo Ele próprio um carpinteiro (Mt 13.55; Mc 6.3). O
Deus encarnado assumiu a cultura e o trabalho como expressões de dignidade
humana e empregou diversas profissões de seu tempo como símbolos do Reino de
Deus (Mt 13). Seus apóstolos também eram trabalhadores (Mt 4.18-20; 9.9; 1 Co
4.12) e ressaltaram a dignidade do trabalho (Rm 4.4; 1 Co 9.6; 1 Tm 5.18; 2 Tm
2.6), porquanto todo trabalho, sem exceção, tem a mesma dignidade. Eles,
inclusive, combateram aqueles que deixavam de trabalhar por causa da iminente
Vinda de Cristo (1 Ts 4.11; 2 Ts 3.10-12), e os que faziam do evangelho uma
fonte de lucro, evitando assim, o trabalho braçal (1 Tm 6.5). Ambos se eximiram
de suas responsabilidades materiais esperando com isso agradar a Deus, seja ao
esperar o seu retorno iminente, seja dedicando-se à pregação itinerante. Paulo,
no entanto, repreende-os aberta e severamente (1 Ts 4.11; 2 Ts 3.10).
Pense
Deus criou o trabalho para o pleno
desenvolvimento dos talentos do homem. Como você tem empregado esses dons para
o benefício da humanidade?
Ponto
Importante
Condene toda e qualquer injustiça cometida
contra o trabalhador.
II - VOCÊ
E AS PESSOAS NO AMBIENTE DE TRABALHO (Gl 5.22)
1. Ambiente de trabalho saudável. É no ambiente de
trabalho que se realiza boa parte das atividades profissionais. Independente de
qual seja a profissão e o lugar de trabalho, a pessoa passa mais tempo com os
demais profissionais do que com a própria família. Isto é suficiente para que
cada profissional se dedique a cultivar um ambiente de trabalho saudável, onde
seja possível a valorização do indivíduo, o respeito às diferenças, e a
solidariedade. A má qualidade no ambiente de trabalho é responsável por muitos
problemas: exclusão, isolamento, individualismo, estresse, frustrações, falta
de entusiasmo, desmotivações e improdutividade. Coisas que afetam a saúde
psicofísica da pessoa. É responsabilidade de todos cultivar um ambiente de
trabalho saudável!
2. Construindo ambientes saudáveis (Rm 12.18; Mc 9.50; 1
Pe 3.11). Infelizmente, a construção de um ambiente de trabalho saudável não
depende exclusivamente de você. É responsabilidade de todos! Ele é construído
na relação cotidiana dos profissionais que não poucas vezes, esbarram nos
valores e interesses do outro que são diferentes dos seus (Mt 5-7) e, às vezes,
da própria empresa. Todavia é necessário desenvolver uma relação de confiança,
respeito, cooperação, cordialidade, imparcialidade e solidariedade, sempre
respeitando a dignidade alheia e as diferenças (Rm 12.17-21; Pv 25.9,10).
3. Lidando com os conflitos (Pv 15.1,18; Ec 4.4).
Os conflitos fazem parte das relações humanas e da vida em sociedade. Ele surge
todas as vezes que os interesses, opiniões e tendências de alguém do grupo são
incompatíveis com os do outro. É preciso que haja maturidade, paciência,
compreensão e rapidez das partes para resolver os conflitos, uma vez que eles
provocam rusgas nos relacionamentos e geram sentimentos negativos e
prejudiciais, tanto para o profissional quanto para a organização (Pv. 3.29;
27.9; Mt 5.22-25; Ef 4.26). As diferenças estarão sempre presentes em qualquer
ambiente de trabalho, os desacordos também. Não são necessariamente as
diferenças e os desacordos que afetam a harmonia no trabalho, mas como o
profissional lida nessas e com essas situações. A postura, o tom de voz, o modo
de falar e de se comportar devem refletir segurança e maturidade quando tais
situações surgirem. Os conflitos existem e podem contribuir para a resolução de
problemas e maturidade afetiva dos profissionais.
Pense
O trabalho é uma oportunidade de você
desenvolver suas habilidades em conquistar e manter amigos ao seu lado
Ponto
Importante
A inveja e a cobiça são sentimentos destrutivos
que afetam as relações pessoais no trabalho.
III -
VOCÊ E SEUS SUPERIORES NO TRABALHO (Ef 6.5-9)
1. Relacionamento equilibrado. No trabalho,
principalmente quando se está iniciando a carreira, o profissional ou aprendiz
precisa lidar com alguns superiores: diretor, chefe, gerente, encarregado,
outros. De modo geral, cria-se no ambiente de trabalho tanto uma relação
profissional quanto de amizade, sendo necessário distinguir a ambas. Seja,
portanto, diligente (Pv 22.29), humilde (Pv 25.6,7) de comunicação precisa (Pv
25.11), e exerça seu trabalho com satisfação (Ef 6.7). Não seja bajulador, mas
saiba elogiar os colegas e chefes sem exagerar (Pv 15.23). O bajulador é o
profissional que elogia exageradamente aos superiores para obter algum
benefício pessoal no ambiente de trabalho. Essa atitude pode prejudicar a
imagem profissional entre os colegas, mesmo que funcione com certos chefes vaidosos.
O bajulador procura manipular o outro e suas decisões com elogios. Todavia, o
elogio sincero demonstra a vontade do profissional de estabelecer laços de
confiança e reciprocidade (Sl 12.2; Pv 10.31; 12.6,18).
2. Obediência aos princípios divinos. A Bíblia ensina o
cristão à obediência de coração aos superiores (Rm 13.7), como se estivesse
submetendo-se ao próprio Cristo (Ef 6.5,7), porque esta é a vontade de Deus (Ef
6.6). Dificilmente alguém crescerá em sua profissão tomando atitude de insubordinação
aos seus líderes. Estes, no entanto, devem liderar sem ameaças ou revanchismo,
sabendo que Deus não faz acepção de pessoas (Ef 6.8,9).
3. Relacionamento com chefe
incompetente.
Essa é uma realidade em muitas profissões e empresas, lamentavelmente. O incompetente
é inseguro, desconfiado, imaturo e invejoso e, às vezes, de difícil
relacionamento. O que fazer? Procure trabalhar em parceria com ele; não o
desonre; não comente as falhas dele com outros; suporte resignado os agravos. O
chefe incompetente pode desestabilizar a equipe, colocar um contra o outro,
abafar os talentos dos profissionais e ser responsável pelo mau ambiente de
trabalho.
Pense
Jamais reclame de seu chefe para outro
funcionário. Nas empresas as palavras têm asas.
Ponto
Importante
Seja apaixonado pelo seu trabalho e encontre
nele realização e crescimento pessoal.
Caro
professor,
"Infelizmente na Escola Dominical e em
nossos grupos de estudos bíblicos deixamos nossos alunos muito tempo somente
ouvindo, e o resultado é que acabam por tornarem-se passivos demais. Não
abrimos espaço para as perguntas e não permitimos que os alunos descubram as
respostas sozinhos. Em geral os alunos ficam sempre quietinhos, ouvindo o
professor, sem fazer nenhuma interrupção. Segundo John Gregpry, a apatia é uma
das maiores inimigas da atenção. Damos tudo pronto, não abrimos espaço para o
fazer, para a criatividade, para o diálogo e a reflexão. Precisamos colocar
nossos alunos para pensar, perguntar mais, se mexer mais. Como nos diz Celso
Antunes, o aluno tem que ser o protagonista e não o espectador" (BUENO,
Telma. Boas Ideias para Professores de Escola Dominical. 1. ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2015, p. 10).
SUBSÍDIO
I
"Por
que trabalhamos?
Primeiro, Deus criou os seres humanos para
trabalhar. Considere os dois relatos da criação nos primeiros capítulos de
Gênesis. Em Gênesis 1.26, lemos que Deus criou os seres humanos como macho e
fêmea para 'dominarem' sobre a terá. Dois versículos mais adiante, Deus
abençoou o primeiro casal humano e ordenou-lhes que 'sujeitasse' a terra e a
'dominasse' sobre todos os seres vivos (o que, a propósito, não lhe deu licença
para destruir o meio ambiente). O 'domínio' que só pode ser exercido pelo
trabalho, é o propósito para o qual Deus criou os seres humanos (não o único propósito,
mas um propósito). Que isso esteja mencionado aqui explicitamente é, sem
dúvida, significativo. O trabalho, podemos concluir, pertence essencialmente à
própria natureza dos seres humanos conforme originalmente criados por Deus.
Isto é porque encontramos realização pessoal no trabalho significativo, e, por
outro lado, se não podemos trabalhar achamos que nossa vida é vazia e sem
sentido [...] Para os gregos, viver com
os deuses significava viver sem trabalho. Para os hebreus, viver com Deus
significava ter trabalho significativo. A característica mais notável no Antigo
Testamento não é tanto que os seres humanos são designados a trabalhar, mas que
Deus trabalha"(PALMER, M.D. Panorama do Pensamento Cristão. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2001, p. 226-7).
SUBSÍDIO
II
"O
propósito do trabalho
Primeiramente, o propósito do
trabalho é atender as necessidades da vida. De acordo com o apóstolo Paulo, os
cristãos devem trabalhar com sossego e comer o seu próprio pão (2 Ts 3.12);
devem trabalhar para que não necessitem de coisa alguma (1 Ts 4.12b). Como Karl
Barth afirmou, o primeiro item em questão em todas as áreas do trabalho humano
é a necessidade dos seres humanos 'ganharem o pão cotidiano e um pouco mais'.
O segundo e estreitamente
relacionado propósito do trabalho é prover subsistência aos necessitados. Em
Efésios, os cristãos são exortados a trabalhar, 'fazendo com as mãos o que é
bom', para que tenham o que "repartir com o que tiver necessidade' (At
4.34).
O terceiro propósito do trabalho é
o desenvolvimento da cultura. Superficialmente, este propósito do trabalho não
é tão óbvio quanto os outros dois. Contudo, não é menos importante. Nas
mitologias antigas o trabalho do homem era para liberar os deuses do trabalho
estrênuo. Em Gênesis 2 é Deus quem trabalha para os seres humanos: Deus planta
o jardim para a provisão humana (Gn 2.8)... O trabalho humano está, se lhe
aprouver, 'desmistificado' [...]" (PALMER, M.D. Panorama do Pensamento
Cristão. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp. 229, 230-1).
ESTANTE DO
PROFESSOR
BENTHO, Esdras C. Hermenêutica Fácil e
Descomplicada. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
VINE, W. E. Dicionário Vine. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2003.
CONCLUSÃO
O relacionamento do cristão no trabalho deve
ser impulsionado por uma atitude de temor e obediência aos princípios da
Palavra de Deus e de respeito e cooperação com os colegas de profissão.
Hora da revisão.
Descreva o trabalho na perspectiva da
civilização industrial.
Na civilização industrial, o homem
está a serviço do sistema de produção e distribuição.
Qual a visão bíblica a respeito do trabalho?
Na ótica bíblica, o trabalho
realizado pelo homem reflete o exemplo do próprio Deus e a efetivação do
mandato dEle.
Quais são os problemas adquiridos pelo mau
ambiente de trabalho?
Exclusão, isolamento, individualismo,
estresse, frustrações, falta de entusiasmo, desmotivações e improdutividade.
Quais elementos são necessários para um
ambiente de trabalho saudável?
Confiança, respeito, cooperação,
cordialidade, imparcialidade e solidariedade, sempre respeitando a dignidade
alheia e as diferenças.
Quais os princípios bíblicos para o
relacionamento com os superiores?
Obediência de coração aos superiores
como se estivesse submetendo-se ao próprio Cristo.
Fonte:
CPAD, Revista, Lições Bíblicas Jovens, alunos, 4º trimestre 2015.
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