Lição 11 A
SUPEREXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DA IGREJA
13/09/2015
Texto do
dia
(At 2.46,47a) "E, perseverando unânimes
todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e
singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo."
Síntese
A ordem de Jesus Cristo de pregar o evangelho a
todas as pessoas pode ser obedecida com a utilização, sábia e prudente, dos
meios de comunicação.
Agenda de
leitura
SEGUNDA - Mt 5.14-16 Somos a luz do mundo
TERÇA - Jo 13.15 Jesus é o nosso referencial
QUARTA - 1 Ts 1.6,7 Uma igreja exemplar
QUINTA - At 10.1-48 Um "ímpio"
exemplar
SEXTA - 1 Pe 2.12 A Igreja deve ter um bom
exemplo
SÁBADO -
1 Pe 5.1-3 A liderança deve servir de exemplo
Texto
bíblico
1 Tessalonicenses 1.6-10
6. E vós fostes feitos nossos imitadores e do
Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo,
7. de maneira que fostes exemplo para todos os
fiéis na Macedônia e Acaia.
8.Porque por vós soou a palavra do Senhor, não
somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para
com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar
coisa alguma;
9. porque eles mesmos anunciam de nós qual a
entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus,
para servir ao Deus vivo e verdadeiro.
10. e esperar dos céus a seu Filho, a quem
ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste domingo estudaremos acerca da exposição
midiática da Igreja. Desde os tempos de Constantino, em nenhum outro tempo a
Igreja foi tão amplamente exposta. Milagres, ou algo parecido, dividem o
horário nobre da TV aberta com novelas e outras programações. Até quando a
"espetacularização da fé" auxilia o verdadeiro Evangelho?
Como buscar formas alternativas de
evangelização sem parecer que estamos envolvidos na mesma competição religiosa
por "almas"? Eis o nosso desafio.
I - A
REPUTAÇÃO DE CRISTO E DA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO
1. João
Batista e Jesus Cristo. A postura de João Batista em relação a Jesus, e a do
último a respeito do primeiro, demonstram nitidamente o que significa saber
conviver com a "fama" e com o "declínio" desta (Jo
1.26,27,29-34; 3.22-30; Lc 7.28).
Na realidade, a fama de ambos não era algo que
eles buscassem, pois ela veio em função do ministério de cada um (Mt 3.4-6; Lc
4.14; 7.17). Quanto ao que vulgarmente poderíamos classificar como declínio, na
verdade é o cumprimento da vocação soberana de Deus para ambos (Mt 16.21-23; Jo
3.28,30). Acabando-se o tempo de trabalho de cada um, inicia-se um novo ciclo
e, com ele, vem a saída de um sendo a
oportunidade estendida a outro.
2. Os
pilares da notoriedade da igreja que nasceu no Cenáculo. A Palavra de Deus
revela-nos que a igreja nascida no cenáculo, após ter sido revestida de poder
(At 1.8; 2.1-13), e ter um crescimento inicial que saltou dos "quase
120" para os quase três mil, perseverava "na doutrina dos apóstolos,
e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações" (At 2.42). Esses quatro
pilares - doutrina, comunhão, partilha e espiritualidade - proporcionaram
segurança à igreja, resultando na confiança e na adesão popular que ela passou
a desfrutar na sociedade daquela época (At 2.47).
3. Uma
igreja formada por pessoas comuns. É muito perigoso idealizar o passado ou
pessoas. Tiago falou acerca desse assunto ao dizer que o profeta Elias era um
homem comum, ou seja, como qualquer um de nós (Tg 5.17,18). Uma vez que a
igreja do primeiro século era formada por pessoas, ela não era perfeita, pois
também possuía os seus problemas e dificuldades (At 15.1-39; Gl 2.9-14). Não
obstante, é preciso destacar que na perseguição, nas lutas e até nas desavenças
essa igreja jamais deixou de cumprir a sua missão (At 8.4; 15.36-39).
Pense
Como se deu a influência da Igreja do primeiro
século se ela não era numericamente volumosa?
Ponto
Importante
Saber respeitar o período de atuação de cada
ministério, ou de cada pessoa ou grupo, que serve a Deus em uma determinada
sociedade e tempo, também é uma forma de adoração.
II - A
SUPEREXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DA IGREJA EVANGÉLICA
1. A
mídia como meio de divulgação. É impossível ignorar o valor da mídia no que
diz respeito à comunicação. Contudo, é fato que há diferentes públicos, e estes
reclamam programações específicas. Quem apresenta um programa e quer manter a
audiência sabe que precisa garantir a satisfação do público-alvo. Assim, se o
objetivo de quem comunica é alcançar um grupo e cativá-lo, certamente deverá
criar uma identidade de forma que as pessoas possam ter certeza de que sempre
haverá, no mesmo programa, algo novo. De acordo com esse raciocínio, como é que
a igreja deve portar-se ao utilizar os meios de comunicação? (Mt 5.13-16).
2. E a
igreja descobriu a mídia. Sem falar da mídia impressa, que é utilizada desde o
surgimento da igreja evangélica brasileira, há mais de sessenta anos as igrejas
começaram a utilizar o rádio. Vinte anos depois, foi a vez da televisão. A
partir de então, muitas igrejas passaram a utilizar os meios de comunicação
como forma de alcançar as pessoas com a Palavra de Deus.
3.
Qualidade da programação evangélica. Com o crescimento exponencial das
denominações evangélicas, há uma diversidade de mídias utilizadas. Estas são
definidas segundo a filosofia de trabalho e as condições financeiras de cada
denominação. É inevitável também reconhecer que as prioridades inverteram-se. A
programação não é mais totalmente voltada para os não crentes. Para garantir
audiência e, principalmente, cooptar novos contribuintes, é possível perceber
algumas apelações sensacionalistas que, em vez de glorificarem o nome de
Cristo, acabam por envergonhá-lo (Rm 2.24).
Pense
É legítimo utilizar os meios de comunicação, e
nestes, apelar para o sensacionalismo como forma de propagar a mensagem
evangélica?
Ponto
Importante
No afã de conquistar adeptos, muitas
denominações se excedem na mídia, e isso tem trazido escândalo ao Evangelho de
Cristo.
III -
USANDO A MÍDIA DE FORMA SÁBIA E PRUDENTE
1. Uma
igreja famosa pelas suas boas ações. Estarmos expostos é uma consequência
inevitável, mas a questão é: Como estamos sendo vistos? Por qual razão, ou
motivo, estamos sendo conhecidos? A igreja em Tessalônica tornou-se notória
pelas suas ações positivas e benéficas (1 Ts 1.6-9).
2. O
cuidado na utilização da mídia. Na edição de novembro de 2004, o jornal
Mensageiro da Paz, publicou um artigo do pastor José Wellington Costa Júnior
sobre o "papel da mídia evangélica", do qual destacamos o seguinte:
"Sob o aspecto do 'Ide' de Jesus, é interessante que procuremos o maior
número possível de caminhos para a divulgação de sua mensagem salvadora, mas
sem precisar 'inventar' milagres ou usar o Evangelho para fazer
sensacionalismo. Sabemos que Jesus Cristo cura enfermos, transforma vidas,
expulsa demônios, mas a sua principal mensagem é que Ele salva e perdoa
pecados. O próprio Jesus, quando operava algum milagre, orientava para que não
houvesse divulgação. Isso quer dizer que as pessoas devem se sentir atraídas
não pelo sensacionalismo evangélico, que às vezes temos visto em programas de
televisão, mas pelo poder da mensagem da Palavra de Deus".
3. O
Evangelho deve ser pregado através da mídia? Não há dúvida de que devemos utilizar
os meios de comunicação para anunciar o Evangelho. Contudo, que o façamos de
maneira sábia e relevante, pois não podemos lidar com vidas como se
estivéssemos negociando, atitude esta que, inclusive, é condenada na Bíblia (1
Tm 6.1-21; 2 Pe 2.3). Além disso, temos de ter cuidado para não envergonharmos
o nome de Cristo pela forma de nos apresentarmos.
Pense
Como os evangélicos têm se tornado conhecidos
no país?
Ponto
Importante
Em termos de Evangelho e na perspectiva de
Cristo, é preciso entender que a relação entre relevância e número, nem sempre
será tão evidente.
CONCLUSÃO
Utilizar a mídia para pregar o Evangelho não é
uma questão de sobrevivência, pois quem sustenta a Igreja é o Senhor Jesus
Cristo (Mt 16.18). Pregar utilizando a mídia é algo estratégico, mas só devemos
fazê-lo se isso glorificar o nome do Senhor.
Hora da Revisão
1
- Quais são os quatro pilares da notoriedade da Igreja do primeiro século?
2
- Quais critérios utilizam as igrejas para definir suas mídias e as
programações?
3
- Por que a igreja de Tessalônica ficou conhecida?
4
- Quais os principais cuidados na utilização da mídia para pregar o Evangelho?
5
- Quais são os principais perigos da má utilização da mídia pela igreja?
Fonte:
CPAD, Revista, Lições Bíblicas Jovens, alunos, 3º trimestre 2015.
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