Lição 11 A
Organização de uma Igreja Local
13 de Setembro de 2015
TEXTO
ÁUREO
(Tt 1.5)
"Por esta causa te deixei em Creta, para
que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade,
estabelecesses presbíteros, como já te mandei."
VERDADE
PRÁTICA
A igreja local deve subordinar-se à orientação
de Deus, através de sua Palavra, que é o "Manual de Administração
Eclesiástica" por excelência.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - At 18.11 Um ano e meio ensinando a
poderosa Palavra de Deus
Terça - At 18.23 Indo de um lugar para o outro
animando os irmãos
Quarta - Ef 5.19 Animando os irmãos com salmos,
hinos e canções espirituais
Quinta - Mt 28.19,20 A ordenança do Senhor
Jesus para que a Igreja ensine a todos
Sexta - 1 Co 4.1,2 A fidelidade dos servidores de
Cristo Jesus
Sábado - Rm 16.5; 1 Co 16.19 Saudação aos
crentes que se reuniam nas casas dos irmãos
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Tito 1.4-14
4 - a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé
comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus
Cristo, nosso Salvador.
5 - Por esta causa te deixei em Creta, para que
pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade,
estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
6 - aquele que for irrepreensível, marido de
uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução
nem são desobedientes.
7 - Porque convém que o bispo seja
irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem
dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
8 - mas dado à hospitalidade, amigo do bem,
moderado, justo, santo, temperante,
9 - retendo firme a fiel palavra, que é
conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã
doutrina como para convencer os contradizentes.
10 - Porque há muitos desordenados, faladores,
vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
11 - aos quais convém tapar a boca; homens que
transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância.
12 - Um deles, seu próprio profeta, disse: Os
cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
13 - Este testemunho é verdadeiro. Portanto,
repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé,
14 - não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem
aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
OBJETIVO
GERAL
Apresentar os requisitos bíblicos para formar
um ministro do Evangelho.
HINOS
SUGERIDOS:
53, 442, 448 da Harpa Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao
que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I
refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Explicar o panorama da epístola a
Tito.
Conscientizar sobre as qualificações
dos pastores segundo a epístola.
Destacar a percepção de pureza
que a epístola apresenta
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Caro professor, é importante que você
compreenda e ressalte para os alunos o objetivo da epístola de Tito: Aconselhar
o jovem pastor sobre a tarefa de "pôr em ordem" o que Paulo havia
deixado inacabado nas igrejas de Creta. Outro ponto importante é saber que essa
epístola tem algumas características especiais: (1) Ela possui dois resumos
sobre a natureza da salvação em Jesus Cristo (2.11-14; 3.4-7); (2) A igreja e o
ministério de Tito deveriam estar edificados sobre firmes alicerces espirituais
e éticos (2.11-15); (3) Contém uma das duas listas do Novo Testamento sobre as
qualificações necessárias ao ministério de uma igreja (1.5-9; cf. 1 Tm 3.1-13).
Além dessas informações, para aprofundá-las, pesquise em bons comentários
bíblicos sobre o panorama dessa epístola.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Com esta lição estaremos iniciando o estudo da
Epistola de Tito. Timóteo recebeu a incumbência de exortar uma igreja que
estava sofrendo com os ataques dos falsos mestres. A missão de Tito era
semelhante a de Timóteo, mas com um encargo a mais, que foi o de estabelecer
presbíteros, "em cada cidade", pondo "em ordem" a Igreja.
Paulo mostra, na Carta a Tito, que não era apenas pregador, ensinador e "doutor
dos gentios", mas também um administrador eclesiástico.
PONTO
CENTRAL
A epístola de Paulo a Tito demonstra com vigor
as qualificações honestas para quem se pretende pastor.
I. A
EPÍSTOLA ENVIADA A TITO
1. O
intento da Epístola.
Qual era o principal propósito da Epístola de Tito? O objetivo de Paulo era dar
conselhos ao jovem pastor Tito a respeito da responsabilidade que ele havia
recebido. Tito recebeu a incumbência de supervisionar e organizar as igrejas na
ilha de Creta. Paulo havia visitado a ilha com Tito e o deixou ali com esta
importante incumbência (v. 5).
2. Data
em que foi escrita.
Acredita-se que foi escrita no ano de 64.d.C., aproximadamente. A carta a Tito
foi escrita na mesma época da Primeira Carta a Timóteo. Provavelmente foi redigida
na Macedônia, durante as viagens que Paulo fez quando esteve sob a custódia dos
romanos.
3. Um
viver correto.
Como ministro do evangelho, Paulo exige ordem na igreja e que os irmãos vivam
de maneira correta, santa. Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, a ilha
de Creta era conhecida pela preguiça, glutonaria e maldade de seus habitantes.
Ao aceitar a Cristo como Salvador, o novo convertido torna-se santo pela
lavagem da regeneração do Espírito (Tt 3.5), por meio da Palavra de Deus (Ef
5.26). A santificação é também um processo gradual e contínuo que conduz ao
aperfeiçoamento do caráter e da vida espiritual do crente, tornando-o
participante da natureza divina (2 Pe 1.4). Sem a santificação, jamais alguém
verá a Deus (Hb 12.14).
SÍNTESE
DO TÓPICO I
A epístola objetivava dar instruções ao jovem
pastor Tito a respeito da responsabilidade que ele havia recebido de Paulo. A
carta foi escrita aproximadamente em 64 d.C..
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"Tito, como 1 e 2 Timóteo, é uma carta
pessoal de Paulo a um dos seus auxiliares mais jovens. É chamada de 'epístola
pastoral' porque trata de assuntos relacionados com ordem e o ministério na
igreja. Tito, um gentio convertido (Gl 2.3), tornou-se íntimo companheiro de
Paulo no ministério apostólico. Embora não mencionado nominalmente em Atos (por
ser, talvez, irmão de Lucas), o grande relacionamento entre Tito e o apóstolo
Paulo vê-se (1) nas treze referências a Tito nas epístolas de Paulo, (2) no
fato de ele ser um dos convertidos e fruto do ministério de Paulo (1.4; como
Timóteo), e um cooperador de confiança (2 Co 8.23), (3) pela sua missão de
representante de Paulo em pelo menos uma missão importante a Corinto durante a
terceira viagem missionária do apóstolo (2 Co 2.12,13; 7.6-15; 8.6,16-24), e
(4) pelo seu trabalho como cooperador de Paulo em Creta (1.5)" (Bíblia de
Estudo Pentecostal, CPAD, 1995, p.1886-87).
II. O
PASTOR PRECISA PROTEGER O REBANHO DE DEUS
1.
Qualificação dos pastores. Em sua carta a Tito, Paulo enfatiza as qualificações do
bispo, em relação a família, como homem casado, fiel à sua esposa e na criação
de seus filhos de forma exemplar (v. 6). Paulo diz que os filhos dos ministros,
presbíteros ou pastores, não devem ser "acusados de dissolução", nem
de serem "desobedientes". No original, tais adjetivos vêm de
anupotaktos, "não sujeito", "indisciplinado",
"desobediente". O exemplo mau dos filhos do sacerdote Eli é
referência negativa para a família dos pastores (1 Sm 2.12, 31). Paulo mostra
que o bispo deve ser uma pessoa íntegra, irrepreensível, "como despenseiro
da casa de Deus" (v.7); Por outro lado, ensina também que o bispo não pode
ser "soberbo", "iracundo", "dado ao vinho",
"não espancador", "cobiçoso de torpe ganância" (vide os
mercantilistas na atualidade que só trabalham por dinheiro); Paulo instrui que
o obreiro precisa ser "[...] dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado,
justo, santo, temperante" (Tt 1.8).
2.
Crentes, porém problemáticos. Paulo ressalta o respeito que o presbítero
deve ter à doutrina e a autoridade ministerial para argumentar com os
contradizentes (vv. 9,10). Entre os crentes da igreja de Creta, haviam os
"complicados" e "contradizentes", "faladores",
tipos não raros em igrejas nos tempos presentes. Mas o apóstolo indicou a
maneira de tratá-los. Aos contradizentes e desobedientes ao ensino da Palavra
de Deus, Paulo demonstra não ter nenhuma afinidade com eles, pois são
perigosos, não só para a igreja local, mas para as famílias cristãs, e devem
receber a admoestação e repreensão à altura: "[...] aos quais convém tapar
a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por
torpe ganância" (v.11). O fato de tais falsos crentes terem espaço para
transtornar "casas inteiras" se devia à realidade das igrejas cristãs
em seus primórdios. Elas funcionavam, em grande parte, nas residências dos
convertidos (Rm 16.5; 1 Co 16.19; Cl 4.15). Além de desordenados, eles são "faladores"
e murmuradores.
3. Não
dar ouvidos a ensinos falsos. Tito, na condição de "supervisor",
estabelecendo igrejas, "de cidade em cidade", tinha que ministrar a
palavra de edificação e advertência contra os falsos cristãos. Deveria
repreendê-los de modo veemente. Na verdade, eles eram desviados da verdade.
Mais adiante, Paulo resume como tratar os desviados e hereges: "Ao homem
herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o" (Tt 3.10).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
A qualificação dos pastores, segundo a epístola,
é fundamental ser observada para que sejam competentes no relacionamento com os
crentes problemáticos.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"As
qualificações dos presbíteros (1.6-9)
As qualificações no verso 6, de acordo com o
idioma original, são condições ou questões indiretas relativas aos candidatos
que estão sendo considerados para o ministério. O grego traduz literalmente:
'Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis,
que não possam ser acusados de dissolução [desperdício de dinheiro] nem são
desobedientes' - este pode ser considerado como um candidato ao presbitério.
Paulo parece estar usando as palavras
'ancião/presbítero' (presbyteros, v.5) e 'líder/bispo' (episkopos, v.7) de modo
intercambiável. Neste primeiro período da história da Igreja, os ofícios
ministeriais eram variáveis e indistintos.
Paulo chama os bispos de 'despenseiros da casa
de Deus'. Os despenseiros (pessoas encarregadas de administrar os negócios de
uma casa) eram bem conhecidos daqueles que viveram no primeiro século. Uma vez
que tais pessoas tinham perante o dono da casa a responsabilidade de cuidar
desta, era necessário que fossem irrepreensíveis. Note também que os bispos não
são simplesmente responsáveis perante Deus como seus servos, cuidando das
coisas de Deus" (Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 1.ed.Rio
de Janeiro: CPAD, 2004, p.1509).
III. A
PERCEPÇÃO DA PUREZA PARA OS PUROS E PARA OS IMPUROS
1. Tudo é
puro para os puros
(v. 15). Paulo diz que "todas as coisas são puras para os puros" (Tt
1.15), pois esses procuram viver segundo a Palavra de Deus. Aqueles que vivem
de modo santo não veem mal em tudo, pois seus olhos são bons, santos. Isso é
reflexo de suas mentes e corações bondosos. Deus nos chamou para sermos santos
em todas as esferas e aspectos da nossa vida (1 Pe 1.15). Quem despreza esse
ensino não despreza ao homem, mas sim a Deus.
2. Nada é
puro para os impuros
(v. 15). De fato, para os "contaminados e infiéis", tudo o que eles
pensam e praticam é de má natureza. O motivo pelo qual "nada é puro para
os contaminados" é porque "confessam que conhecem a Deus, mas
negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para
toda boa obra" (v.16). Esses são hipócritas e maliciosos, pois dizem uma
coisa e fazem outra.
3.
Conhecem a Deus, mas o negam com as atitudes (v. 16). Atualmente muitos dizem
conhecer a Deus, porém, se olharmos para suas atitudes veremos que estes nunca
conheceram ao Senhor. A nossa conduta revela a nossa fé e o nosso
relacionamento com Deus. O que as pessoas aprendem com você ao observar a sua
conduta na igreja e fora dela?
SÍNTESE
DO TÓPICO III
O apóstolo admoesta que para os puros, tudo é
puro; para os impuros, nada é puro. Há quem diga que conhece a Deus, mas o nega
com suas atitudes: isso é perfeitamente possível.
CONCLUSÃO
A administração de uma igreja requer a observância de preceitos e
diretrizes, emanadas da Palavra de Deus, o maior e melhor "manual de
administração eclesiástica". Por isso, Paulo escreveu três cartas pastorais,
visando o estabelecimento, a organização e o crescimento sadio da Igreja do
Senhor Jesus.
PARA
REFLETIR
A
respeito das Cartas Pastorais:
Qual era o propósito da Epístola de Tito?
Dar conselhos ao jovem pastor Tito a
respeito da responsabilidade que ele havia recebido.
Qual era a incumbência de Tito?
Supervisionar e organizar as igrejas
na ilha de Creta.
Em que ano a Epístola de Tito foi escrita?
Aproximadamente no ano 64 d.C.
Por que para os puros tudo é puro?
Pois estes procuram viver segundo a
Palavra de Deus.
Por que nada é puro para os impuros?
Porque "confessam que conhecem a
Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e
reprovados para toda boa obra" (v.16).
CONSULTE
Revista
Ensinador Cristão
- CPAD, nº 63, p. 41.
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DE LEITURA
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Bíblico - Entendendo a Bíblia
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Igreja -
Identidade e Símbolos
Trata-se de uma obra que busca compreender o
texto bíblico e a ekklesia em sua dimensão lexical, cultural, bíblica e
teológica buscando a interpretação da identidade e natureza da igreja
neotestamentária.
O Plano
Divino através dos Séculos
Lendo este livro, você passará a entender
melhor o plano que Deus estabeleceu para Israel, para a Igreja e para o mundo.
Veja como você pode inserir-se neste maravilhoso plano.
Fonte
revista Lições Bíblicas, CPAD, 3º trimestre de 2015, adultos.
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