Lição 7 Honrarás Pai e
Mãe
15 de fevereiro de 2015
Texto Áureo
Texto Áureo
"Vós,
filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao
Senhor." (Cl 3.20)
Verdade Prática
Honrar
pai e mãe vai além da simples obediência; implica amar e respeitar de forma
elevada, demonstrando espírito de consideração.
Leitura Diária
Segunda
- Gn 2.24 Deixar pai e mãe não significa abandoná-los
Terça
- Êx 21.15-17 A sanção da lei é
implacável para quem ferir ou amaldiçoar os pais
Quarta
- Pv 1.8 Honrar pai e mãe significa
também acatar os seus ensinos e instruções
Quinta
- Pv 23.22 É honroso para o filho
cuidar dos pais na velhice deles
Sexta
- Zc 12.1 Os pais são
instrumentos de Deus para nos trazer à existência
Sábado
- Mt 15.4 O Senhor Jesus reafirma a
origem divina do quinto mandamento
Leitura Bíblica em
classe
Êxodo
20.12; Ef 6.1-3; Marcos 7.10-13
12 Honra a teu pai e a tua
mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te
dá.
Ef 6.1-3
1 Vós, filhos, sede
obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 Honra a teu pai e a tua
mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,
3 para que te vá bem, e
vivas muito tempo sobre a terra.
Marcos
7.10-13
10 Porque Moisés disse:
Honra a teu pai e a tua mãe e: Quem maldisser ou o pai ou a mãe deve ser punido
com a morte.
11 Porém vós dizeis: Se um
homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã,
isto é, oferta ao Senhor,
12 nada mais lhe deixais
fazer por seu pai ou por sua mãe,
13 invalidando, assim, a
palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.
Objetivo
Geral
Estimular um profundo respeito aos pais e às
mães, não somente de palavras, mas de obras de amor e carinho.
Objetivos
Específicos
Abaixo, os objetivos específicos referem-se aos
que o professor deve atingir em cada tópico.
Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I
com os seus respectivos subtópicos.
I - Mostrar
que "honrar pai e mãe" é o primeiro mandamento do Decálogo que se
refere ao relacionamento com o próximo.
II - Destacar
que, na família, os pais representam a Deus.
III - Apontar
que, segundo as Escrituras, os filhos devem aos pais o respeito, a atenção e a
devida obediência.
IV - Conscientizar
os alunos de que os filhos têm responsabilidades econômicas com os pais.
Interagindo
com o professor
A família é uma instituição divina que vem
sofrendo golpes sucessivos na sociedade contemporânea. Tudo na família começa a
partir das figuras do pai e da mãe. A criança precisa crescer com essa
referência para desenvolver noções claras de papéis adequados na sociedade.
Para isso, os pais devem exercer autoridade sobre os filhos, bem como o amor e
o carinho na relação. A Bíblia diz que os filhos devem honrar os pais, mas,
igualmente, que os pais não podem despertar a ira dos filhos (Ef 6.1.2). A
lição desta semana tem a finalidade de resgatar um mandamento que ajudou a
construir a sociedade ocidental.
Comentário
Introdução
O quinto mandamento era originalmente uma ponte
entre as obrigações do israelita com Deus e as do israelita com seu próximo, e
liga os quatro primeiros mandamentos aos cinco seguintes. Oito dos dez
mandamentos do Decálogo são proibições e dois são positivos, o quarto e o
quinto. Temos aqui o segundo mandamento apresentado em fórmula positiva.
I. O
quinto mandamento
1. Os
pais biológicos.
O propósito divino aqui é a sustentabilidade da estrutura familiar e a
santificação da ordem social. Os pais são representantes de Deus na família;
honrá-los e temê-los significa fazer o mesmo em relação a Deus. São eles que
geram os filhos e são responsáveis pelo bem-estar deles, pelo seu sustento,
alimentação, vestes, saúde e educação. Não existe na vida alguém mais
importante para o filho do que o pai e a mãe, pois eles são seus heróis. Esse
relacionamento é semelhante ao de Javé com o seu povo Israel (Dt 1.31; Ml 1.6).
2. Os pais espirituais. A expressão "o
teu pai e a tua mãe" se aplica também aos pais espirituais, que devem ser
honrados e respeitados pelos filhos na fé. Isso é visto na lei (2 Rs 2.12;
13.14) e na graça (1 Tm 1.2; 2 Tm 1.2; 2.1; Tt 1.4). A figura do governante
também se assemelha à dos pais; veja como Débora se considera mãe de Israel (Jz
5.7). Assim, o mandamento abrange as autoridades espirituais e civis, que
devemos respeitar.
3. Os
pais intelectuais.
O respeito e a honra se devem também a quem se destaca pelo conhecimento em
qualquer área. Isso é visto no Faraó que constituiu José como primeiro ministro
do Egito (Gn 45.8). Isso deve servir como exemplo nas igrejas atuais. Muitos
cristãos hoje precisam aprender a lição desse Faraó. Em qualquer lugar em que
chegarmos, iremos sempre encontrar alguém melhor do que nós em alguma área, e
devemos ter humildade suficiente para reconhecer essa autoridade.
Síntese
do tópico I
O quinto mandamento revela a sustentabilidade
divina da estrutura familiar e da ordem social.
Ponto
central
Todos os seres humanos devem respeito,
obediência e atenção aos seus pais. Esta é a vontade de Deus.
Conheça
mais
A
Constituição do Núcleo Familiar no AT
"A constituição do núcleo familiar a
priori foi composta por um homem e uma mulher. Mais tarde, acrescentou-se ao
casal os filhos gerados dessa união. A partir do nascimento dos primeiros, a
família se tornou o primeiro sistema social no qual o ser humano é
inserido." Leia mais em A Família no Antigo Testamento, CPAD, pp.23-36.
Subsídio de vida Cristã
"Os filhos são bênçãos de Deus para os
casais a fim de preenchê-los e complementá-los. Os filhos alegram uma casa, trazem
plenitude ao casamento e estendem o nome e a memória dos pais. São, na verdade,
o grande empreendimento de um casal, mais do que casa ou bens, pois além de
serem fruto do dom divino de gerar vida outorgado ao casal, ainda são
indivíduos a quem podemos chamar de 'nossos'.
Contudo, por mais gratificante que seja ser pai
ou mãe, gerar um filho é só o primeiro ato da paternidade ou maternidade. A
partir da fecundação, da vida criada ainda no útero materno, há um ser a
formar, uma pessoa a construir, uma responsabilidade a considerar. Filho é uma
pedra preciosa bruta e rara que Deus entrega aos pais, e o dever deles é
esculpir, limpar e moldar o novo ser de forma a torná-lo único, para
posteriormente devolvê-lo a Deus na forma de um adulto feliz, íntegro e temente
a Deus.
Educar um filho, portanto, é muito mais do que
ensinar regras básicas de educação, pagar os estudos, e dar comida e moradia.
Educar um filho é formar uma pessoa, moldar seu temperamento, construir seu
caráter e direcionar sua vida espiritual para Deus" (CRUZ, Elaine.
Formando Filhos para Deus. cpadnews.com.br. Rio de Janeiro, Out. 2014. ).
II. Obediência
1. O
verbo honrar.
Honrar pai e mãe é mandamento divino, e não sugestão humana (Êx 20.12; Dt 5.16;
Mt 15.4). O verbo honrar, kaved, é um imperativo intensivo hebraico, do qual
vem o substantivo kavod, "honra, glória". A raiz desse verbo aparece
em todas as línguas semíticas, com exceção do aramaico, e o significado é de
"ser pesado", sentido figurado, cuja ideia é de ser importante (Nm
22.15). É usado no Antigo Testamento com vários significados. Um deles diz
respeito ao temor, ao reconhecimento, responsabilidade e autoridade; em nosso
contexto, refere-se a alguém merecedor de respeito, atenção e obediência (Lv
19.3).
2. Filho
adulto.
A ordem divina é para os adultos; não se restringe à infância e adolescência.
Não importa o estado civil ou o status social, todos devem respeitar e
reverenciar de coração os pais. Em nenhum lugar da Bíblia ensina que essa ordem
seja somente para crianças e adolescentes. Quando o moço e a moça chegam à
maioridade, ou mesmo se casam, seus pais continuarão sendo os seus genitores e
os filhos devem honrá-los e respeitá-los.
3. À luz
da exegese.
O termo grego usado em Efésios para "filhos" é tekna, plural de
teknon; que indica descendente imediato sem especificar sexo ou idade. Aparece
cinco vezes nesta epístola: "filhos da ira" (2.3); "filhos
amados" (5.1); "filhos da luz" (5.8). Somente 6.4 sugere criança
ou adolescente. Em 6.1 parece ambíguo; seria precipitação aplicar esse ensino
apenas às crianças e adolescentes. O verbo "obedecer" está na voz
ativa, mostrando que se trata de pessoas moralmente livres para assumir uma
responsabilidade diante de Deus (Ef 6.1).
Síntese
do tópico II
A Bíblia declara que "honrar pai e
mãe" é mandamento divino, não sugestão humana.
Subsídio
Teológico
"O que um leitor da Bíblia poderia esperar
é 'Obedeçe a teu pai e a tua mãe'. Obedecer, contudo, é mais fácil que honrar.
Pode-se odiar e obedecer, mas é impossível odiar e honrar.
A gravidade da ordem é reforçada pela escolha
do verbo 'honrar'. Por diversas vezes, ele é usado com Deus como objeto (1 Sm
2.30; Sl 50.23; Pv 3.9; Is 29.13; 43.20,23). Tanto Deus como os pais são dignos
de honra. Esse termo hebraico é ocasionalmente traduzido por 'glorificar', e
descreve como Deus deve ser adorado (Sl 22.23; 50.15; 86.9,12; Is 24.15).
Isso não quer dizer que os pais são dignos de
adoração. Jesus citou e corroborou o quinto mandamento (Mt 15.4; Mc 7.10;
também Paulo o fez em Efésios 6.2), mas também disse: 'Quem ama o pai ou a mãe
mais do que a mim não é digno de mim' (Mt 10.37). Os pais, como parte dos
'outros deuses' proibidos no primeiro mandamento, seriam deuses por demais
impotentes.
Como Levítico 19.3, ainda que em ordem oposta,
os mandamentos sobre guardar o sábado e honrar pai e mãe estão juntos.
Possivelmente, a relação entre os dois está na ideia de que observar o sábado é
uma forma de honrar a Deus e, portanto, corresponde a honrar os pais"
(HAMILTON, Victor. Manual do Pentateuco. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.223).
III.
Sustento
1. Cuidado. O sentido de deixar
pai e mãe quando se casa (Gn 2.24) é a construção de um novo lar, e não o
abandono dos pais. Deus é justo e retribuirá tudo o que o filho fizer com o pai
e com a mãe. Quem age dessa forma está semeando para o seu próprio futuro, pois
colherá isso na velhice. Há inúmeros exemplos no Antigo Testamento da
responsabilidade do filho em cuidar do sustento dos pais (Gn 47.12; Js 2.13,18;
6.23; 1Sm 22.3). O Senhor Jesus citou e viveu este mandamento (Mt 15.4, 5;
19.19; Mc 7.10-12; Lc 2.51).
2. Oferta
Corbã.
O termo "corbã", korban, é aramaico e significa literalmente
"sacrifício", mas o contexto aqui é algo muito triste. Trata-se de um
artifício para fugir "legalmente" do compromisso de sustentar pai e
mãe na velhice. O filho podia ser absolvido dessa responsabilidade se fizesse
uma promessa de doação em dinheiro destinada ao Templo (Mc 7.11,12). Era uma
desculpa para não ajudar os pais, pois se consagrava a Deus tudo o que possuía.
Assim, ele dizia aos pais que não podia oferecer ajuda nem fazer nada por eles
porque tudo já estava comprometido diante de Deus.
3. Ensino
de Jesus.
Deus não exige esse tipo de oferta de ninguém em sua Palavra, por isso o Senhor
Jesus foi contundente com as autoridades religiosas de Israel. Essa doutrina
dos fariseus era uma afronta a Deus e à sua Palavra (Mc 7.13). Eles violavam a
lei sob um manto de santidade, exibindo uma religiosidade externa e falsa.
Ninguém precisa sacrificar a família pela causa do evangelho. Quem cuida do pai
e da mãe já está fazendo a obra de Deus; o cuidado da família deve ser
prioritário, só depois é que vem a Igreja (1 Tm 5.8). Esse é o pensamento
cristão, que muitas vezes, infelizmente, é invertido entre nós.
Síntese
do tópico III
Os filhos não podem se esconder das suas
responsabilidades para com os seus pais.
IV. Entre
a lei e a Graça
1.
Autoridade dos pais.
Honrar e respeitar pai e mãe é um ensinamento que ocupa um lugar de elevada
consideração na Bíblia. Desobedecer aos pais é desobedecer a Deus, pois estão
investidos de autoridade divina sobre a vida dos filhos e receberam de Deus a
responsabilidade pelo bem-estar deles. A observação "porque isto é
justo" (Ef 6.1) ou "porque isto é correto", como diz outra tradução (NTLH), significa
tratar-se de uma lei natural que existe desde o princípio do mundo. Deus já
havia colocado a sua lei no coração de todos os homens, mesmo antes de se
revelar a Moisés no Sinai (Rm 1.19; 2.14,15). Essa norma existe em todas as
civilizações antes e depois de Moisés, e foi dada a Israel como revelação e
mandamento divinos (Mt 15.4).
2. O
sistema mosaico.
A promessa aos filhos que honram e obedecem aos pais, descrita no Decálogo, é a
longevidade: "para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR,
teu Deus, te dá" (Êx 20.12). A passagem paralela de Deuteronômio
acrescenta o sucesso econômico: "para que te vá bem" (Dt 5.16). Temos
aqui uma prova incontestável de que originalmente este mandamento era
exclusividade de Israel, pois fala sobre herdar a terra de Canaã.
3.
Adaptado sob a graça.
O apóstolo Paulo deliberadamente combina as palavras do quinto mandamento em
ambos os textos do Decálogo, Êxodo e Deuteronômio: "Honra a teu pai e a
tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas
muito tempo sobre a terra" (Ef 6.2,3). Aqui, a Terra Prometida não é
citada nem especificada como no Decálogo: "que te dá o SENHOR, teu
Deus". A Igreja, o povo de Deus do novo concerto, não tem terra para
herdar, pois a nossa herança é o céu (Fp 3.20). Somos uma congregação de
estrangeiros e peregrinos no mundo (1 Pe 2.11).
Síntese
do tópico IV
Dentro da perspectiva da graça, o quinto
mandamento tem o mesmo valor que os outros. Uma lei que existe desde que o
mundo existe.
Conclusão
O quinto mandamento é de fundamental
importância para conservar uma sociedade estável. Todavia, o cristão o observa
como resultado da sua nova vida em Cristo, e não por coerção da lei, que
condena à morte os filhos rebeldes (Êx 21.15,17; Lv 20.9; Dt 21.18-21), pois na
graça somos guiados pelo Espírito Santo para as boas obras que Deus preparou
para andarmos nelas. Não desperdice, portanto, o privilégio e a oportunidade de
honrar seu pai e sua mãe, para não perder as bênçãos de Deus.
Para
Refletir
Sobre
honrar o pai e a mãe:
Como os filhos devem honrá-los?
Devotando-lhes todo o respeito, a atenção e a
obediência devida.
Qual é o dever dos filhos para com os seus pais
na velhice?
Cuidar dos pais em tudo o que for necessário.
O Evangelho exige que os filhos deixem de
cuidar dos pais para dar dinheiro à obra de Deus?
Não! Essa era a desculpa das autoridades
religiosas de Israel para não assistirem os pais na velhice.
Os filhos não podem desacatar os pais (cf. Ef
6.1-3). Por quê?
Porque as Escrituras colocam os pais em posição
de honra.
Os pais podem despertar a ira nos filhos (cf.
Ef 6.4)?
Não. As Escrituras orientam aos pais a não
despertarem a ira nos filhos.
Vocabulário
Sustentabilidade: Característica ou condição do
que é sustentável, que pode ser sustentado, preservado.
Consulte
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 61, p.40.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer
a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.
Sugestão
de Leitura
Teologia
da Educação Cristã
Um livro que tem por objetivo, além de refletir
acerca dos fundamentos da educação cristã teológica e historicamente, mostrar
que os assuntos tratados podem ser postos em prática visando ao aperfeiçoamento
da Igreja.
Disciplinas
da Família Cristã
O livro é a celebração de uma visão bíblica
sobre a criação de filhos e da família. Os autores oferecem a sabedoria
selecionada de quarenta anos de casamento e de criação dos filhos através de
conselhos práticos sob a Palavra de Deus.
Amor e
Disciplina para Criar Filhos Felizes
Pais e filhos ensinam uns aos outros sobre si
mesmos, partilhando semelhanças e diferenças, amadurecendo para a vida. Para
amar e disciplinar corretamente, os pais precisam se modificar primeiro! Ótima
obra para pais e filhos.
Deus te abençoe irmão, pra mim tem sido uma bênção este seu trabalho, facilita muito na hora de Lê e estudar.
ResponderExcluirAmém! querido e precioso Irmão, que Deus abençoe ricamente o seu lar e o nome do Senhor Jesus seja engrandecido. Os créditos são dos comentaristas da CPAD e da Betel eu somente transcrevi, para que possamos usá-los através dos meios eletrônicos, possibilitando o estudo em outras ocasiões, além da Igreja.
ExcluirDeus te abençoe irmão, pra mim tem sido uma bênção este seu trabalho, facilita muito na hora de Lê e estudar.
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