Lição 9 A verdadeira Sabedoria se manifesta na prática.
TEXTO ÁUREO
"Quem dentre vós é sábio e inteligente?
Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria"
(Tg 3.13).
VERDADE PRÁTICA
A verdadeira sabedoria não se manifesta na vida do crente através do
discurso, mas das obras.
HINOS SUGERIDOS 165, 225, 499
LEITURA
DIÁRIA
|
|
Segunda - 2 Cr 9.22 O rei mais sábio do mundo
|
S
|
Terça - Jó 28.28 Sabedoria e inteligência
|
T
|
Quarta - Sl 111.10;
Pv 9.10 O princípio da sabedoria
|
Q
|
Quinta - Dn 2.20,21 Deus é o dono da sabedoria
|
Q
|
Sexta - Lc 2.52 Jesus cresceu em sabedoria
|
S
|
Sábado - Cl 4.5 Sabedoria para com "os de
fora"
|
S
|
Tiago 3.13-18
INTERAÇÃO
Na lição de
hoje estudaremos a respeito das duas sabedorias apresentadas por Tiago - a
que vem do alto e a terrena. O meio-irmão do Senhor dá início a este tema com
a seguinte indagação: "Quem dentre vós é sábio e inteligente?"
Atualmente vivemos na sociedade da informação, do conhecimento, mas seria
este tipo de conhecimento a que Tiago se refere? Certamente que não. Tiago
estava querendo mostrar que o verdadeiro sábio é reconhecido por suas obras,
ações. Parece que os leitores do meio-irmão do Senhor estavam contaminados
pelo orgulho do conhecimento. A altivez destes deu lugar à inveja amargurada,
a ambição egoísta e a sentimentos facciosos. Que venhamos buscar a verdadeira
sabedoria que nos ajuda a produzir frutos de justiça para Deus e que promove
a unidade da Igreja.
|
Após a aula, o aluno deverá estar apto a:
Conscientizar-se de que a nossa conduta pessoal demonstra se a nossa sabedoria é humilde
ou demoníaca.
Mostrar que onde prevalecem a inveja e sentimento faccioso, prevalece também o
mal.
Analisar as qualidades da verdadeira sabedoria.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor,
providencie cópias do quadro abaixo para os alunos. Distribua as cópias e
introduza a lição com a seguinte indagação: "Quem dentre vós é sábio e
inteligente?" Ouça os alunos com atenção. Em seguida explique que de
acordo com os ensinos de Tiago, sábio é aquele que apresenta "bom trato
com os outros" e "obras de mansidão". Após, utilize o quadro
para mostrar o que é a verdadeira sabedoria e os benefícios que ela traz para
nossas vidas e para a Igreja. Conclua mostrando os resultados nefastos da
sabedoria diabólica para a igreja e para seus membros.
|
A
VERDADEIRA SABEDORIA X A SABEDORIA TERRENA E DIABÓLICA
|
|
A pessoa que tem sabedoria do alto
|
Benefícios da sabedoria do alto
|
É amorosa
É fiel
Coloca Deus em primeiro lugar
Sabe discernir o certo e o errado
Ouve e aprende
Faz o que é certo
|
Vida longa e próspera
Tem o favor de Deus e das pessoas
Boa reputação
Bom julgamento
Sucesso
Riqueza, honra, prazer e paz
|
Resultados da sabedoria terrena, animal e diabólica
|
|
Orgulho • Inveja • Espírito faccioso • Perturbação • Ciúme • Obras
perversas
|
Adaptado da
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 838.
Nessa lição aprenderemos que obter
informação, ou conhecimento intelectual, não significa adquirir sabedoria.
Algumas pessoas são bem inteligentes, mas ao mesmo tempo inaptas para
relacionarem-se com outras pessoas. Hoje estudaremos a sabedoria como a
habilidade de exercer uma ética correta com vistas a praticar o que é certo.
Veremos a pessoa sábia como alguém que se mostra madura em todas as
circunstâncias da vida, pois é no cotidiano que a sabedoria do crente deve se mostrar.
1. A maldade do coração humano. "Quem quiser ser
realmente o maior deve tornar-se o menor de todos, e aquele que desejar o lugar
de governo tem de se apresentar como servo". É o que ensina o Senhor Jesus
nos Evangelhos (Mt 20.25-28; Mc 10.42-45; Lc
22.24-27). Apesar de a vaidade e a ambição serem sentimentos que
despertam desejos latentes no ser humano (Pv
17.20), os discípulos de Cristo não podem permitir que tais desejos
os dominem.
2. A inveja e a facção instauram a desordem. Jesus de Nazaré sabia
desde antemão que a vaidade dominaria o coração de muitos dos seus seguidores.
Por isso Ele ensinava tal realidade nos Evangelhos. A Epístola de Tiago relata
exatamente os problemas anteriormente abordados por Jesus. Nos dias do meio-irmão
do Senhor, a "inveja" e o "espírito faccioso" assolavam as
igrejas locais (Tg 3.16). Atualmente,
muitos são os problemas dessa natureza em nossas igrejas. Injustiças e
perseguições ocorrem em nossas comunidades até mesmo em nome de Deus, quando
sabemos que o Senhor nada tem com tais
atitudes (Jr 23.30-40).
3. Obras perversas. Como é do conhecimento
de cada salvo em Cristo, onde há "inveja" e "espírito
faccioso", o mal impera. Em um
ambiente onde a perversidade e a malignidade estão presentes, muitas pessoas
"adoecem" e até "morrem" espiritualmente (1 Jo 3.15). Maldades contra o irmão, mentiras
contra o próximo, mexericos e falatórios, enfim, são atitudes que as pessoas
que passam a frequentar uma igreja local, naturalmente, esperam não encontrar.
Tais problemas listados acima podem facilmente ser evitados (Rm 2.17-24). Depende apenas de cada um olhar
para Jesus, depois para si mesmo e iniciar um processo de correção de suas
imperfeições e más tendências. Agindo assim, o Senhor certamente dispensará sabedoria
para o nosso bem viver (Tg 1.5-8).
SINOPSE DO TÓPICO (1)
A sabedoria do alto, divina, é evidenciada por nossas ações.
1. A maldade do coração humano. "Quem quiser ser
realmente o maior deve tornar-se o menor de todos, e aquele que desejar o lugar
de governo tem de se apresentar como servo". É o que ensina o Senhor Jesus
nos Evangelhos (Mt 20.25-28; Mc 10.42-45; Lc
22.24-27). Apesar de a vaidade e a ambição serem sentimentos que
despertam desejos latentes no ser humano (Pv
17.20), os discípulos de Cristo não podem permitir que tais desejos
os dominem.
2. A inveja e a facção instauram a desordem. Jesus de Nazaré sabia
desde antemão que a vaidade dominaria o coração de muitos dos seus seguidores.
Por isso Ele ensinava tal realidade nos Evangelhos. A Epístola de Tiago relata
exatamente os problemas anteriormente abordados por Jesus. Nos dias do
meio-irmão do Senhor, a "inveja" e o "espírito faccioso"
assolavam as igrejas locais (Tg 3.16).
Atualmente, muitos são os problemas dessa natureza em nossas igrejas.
Injustiças e perseguições ocorrem em nossas comunidades até mesmo em nome de
Deus, quando sabemos que o Senhor nada tem com
tais atitudes (Jr 23.30-40).
3. Obras perversas. Como é do conhecimento
de cada salvo em Cristo, onde há "inveja" e "espírito
faccioso", o mal impera. Em um
ambiente onde a perversidade e a malignidade estão presentes, muitas pessoas
"adoecem" e até "morrem" espiritualmente (1 Jo 3.15). Maldades contra o irmão, mentiras
contra o próximo, mexericos e falatórios, enfim, são atitudes que as pessoas
que passam a frequentar uma igreja local, naturalmente, esperam não encontrar.
Tais problemas listados acima podem facilmente ser evitados (Rm 2.17-24). Depende apenas de cada um olhar
para Jesus, depois para si mesmo e iniciar um processo de correção de suas
imperfeições e más tendências. Agindo assim, o Senhor certamente dispensará
sabedoria para o nosso bem viver (Tg 1.5-8).
SINOPSE DO TÓPICO (2)
Onde a sabedoria terrena e diabólica impera, há inveja, espírito
faccioso, perturbação e toda obra maligna.
1. Características da verdadeira sabedoria. O objetivo de Tiago em
classificar as diferenças entre a sabedoria que vem do alto, e da terrena e
demoníaca, é mostrar que ambas podem facilmente ser identificadas através da
prática cotidiana. A primeira qualidade da "sabedoria que vem do
alto", ressaltada pelo líder de Jerusalém, é a pureza. O termo é um
adjetivo grego, hagnós, que se refere àquilo que é "sagrado",
"casto" e "sem mancha". A sabedoria que vem do alto é pura,
não no sentido humano da palavra, mas algo que vem exclusivamente de Deus para
nós.
2. Mais sete características. Após assegurar a
primeira característica da sabedoria que procede de Deus, a pureza, Tiago
elenca outras sete: paciência, moderação, conciliação, misericórdia, bons
frutos, imparcialidade e verdade. Note que, de alguma forma, todas têm relação
com o autodomínio, ou com o "domínio próprio" (Gl 5.22,23
- ARA). O Evangelho adverte-nos a ser mais humanos e parecidos com Jesus, ou
seja, não autoritários, inflexíveis, coléricos, sem misericórdia, parciais com
as pessoas e muito menos mentirosos. Isso porque tais más qualidades são
provenientes da sabedoria demoníaca, animal e terrena (Gl 5.19-21). O Senhor nos chamou para o bem (Ef 2.10). Procuremos fazer o bem com amor e
verdade (Gl 6.9).
3. O fruto da justiça (v.18). "Bem-aventurado quem tem fome e sede
de justiça" (Mt 5.6). Já
imaginou essa verdade compreendida e assumida por cada crente onde quer que
este esteja? Já imaginou o tipo de mundo que teríamos se compreendêssemos as
implicações reais dos termos "fome" e "sede de justiça"?
Tiago diz que o fruto da justiça na vida do crente deve ser semeado na paz de
Deus. Ele, porém, acrescenta que essa realidade é para os que, sabiamente,
"exercitam a paz". Em outras palavras, é preciso trabalhar pela paz.
Seja sábio, semeie, portanto, o fruto da justiça e tenha paz!
A sabedoria que vem do alto é pura, moderada, misericordiosa, imparcial
e repleta de bons frutos e obras de
justiça.
A nossa conduta pessoal demonstrará se temos a "sabedoria do
alto", que é pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia, de
bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia; ou se somos portadores da
terrena, animal e diabólica, que produz inveja, espírito faccioso, perturbação
e obras perversas. Qual o tipo de sabedoria está presente em sua vida? Fomos
chamados a não tomar a forma deste presente século, mas para isso precisamos da
sabedoria do alto. Só assim produziremos frutos que se coadunam com a sabedoria
que vem do alto. Busque a verdadeira sabedoria no Senhor com fé e você será um
testemunho vivo do poder de Deus!
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Bibliológico
"Sabedoria diabólica
Essa falsa 'sabedoria' é, principalmente,
'diabólica' (no grego daimoniodes, literalmente 'demoníaca'.
Utilizando este termo, Tiago não está dizendo que ela seja 'do demônio', no
sentindo de ter se originado dele, mas que é 'demoníaca' em sua qualidade.
Essa assim chamada 'sabedoria' tem sua verdadeira natureza exposta pelo fato
de resultar em 'perturbação e toda obra perversa' (v. 16). Ao invés de ser uma 'sabedoria' genuína, é
simplesmente igual à mesma 'concupiscência' que 'dá à luz o pecado' (Tg 1.14,15),
a respeito do qual Tiago anteriormente já preveniu seus leitores. O retrato
que Tiago nos oferece daquilo que é considerado como 'sabedoria' pela maioria das pessoas é bastante perturbador,
mas precisamos ser cuidadosos para não entendermos sua linguagem
erroneamente. Ele não está sugerindo que não exista qualquer coisa boa na
humanidade. O problema com essa sabedoria 'terrena, animal e diabólica' é que
tem sua origem na alma humana. Sendo assim, participa dos desejos divididos dos
'inconstantes'; é capaz de fazer o bem, mas também de muitas vezes levar a
'toda obra perversa' (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD. Comentário Bíblico
Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2. 4. ed., CPAD, 2009, p. 876).
|
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Bibliológico
"As Ações Revelam as Origens da Sabedoria (3.13-18)
Esse capítulo começa com Tiago prevenindo contra a
soberba de sermos ensinadores, e pode estar ampliando esse conceito nos
versos 13 e 14. A maneira mais adequada de demonstrar
que alguém é 'sábio e inteligente' não é simplesmente colocar-se à
frente dos semelhantes e discursar
sobre seus conhecimentos, mas através de mostrar 'pelo seu bom trato, as suas
obras de mansidão de sabedoria'. A verdadeira sabedoria espiritual somente poderá ser demonstrada através da
consistência entre palavras e obras, uma consistência que não só expressa a
vontade de Deus, mas que também pratica essa vontade no mundo. Se a motivação
que leva alguém a ser um ensinador for 'amarga inveja e sentimento faccioso',
mostrará que seus desejos interiores, em seu coração, ainda estão divididos e
que ela ainda não aceitou a 'sabedoria' como um dom de Deus. Gabar-se de sua
'sabedoria', como sendo uma conquista pessoal, é o mesmo que iludir a si
próprio e 'mentir contra a verdade' (ARRINGTON, French L; STRONSTD, Roger.
(Eds.). Comentário Bíblico
Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2. 4. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2009,
p. 875).
|
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
RICHARDS, Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1 ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2007.
ARRINGTON, French L;
STRONSTD (Eds.). Comentário Bíblico
Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2. 4. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2009.
SAIBA MAIS
Revista Ensinador
Cristão CPAD
nº58. p.40.
EXERCÍCIOS
1. Segundo as
Escrituras, quem é sábio?
R. De acordo com o que nos ensina Tiago, é aquela pessoa que
apresenta "bom trato com os outros" e "obras de
mansidão".
2. Qual é a fonte da
verdadeira sabedoria?
R. O temor ao Senhor.
3. O que impera onde há
“inveja” e “espírito faccioso”?
R. O mal.
4. Qual é a primeira qualidade
da “sabedoria que vem do alto”, ressaltada por Tiago?
R. A pureza
5. Quais são as sete
características da sabedoria que procede de Deus, elencadas por Tiago?
R. Paciência, moderação, conciliação, misericórdia, bons frutos,
imparcialidade e verdade.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário