A Fé se Manifesta em Obras
TEXTO ÁUREO
"Assim resplandeça a vossa luz diante
dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que
está nos céus"
(Mt 5.16).
Uma vez salvos em
Cristo, o amor, materializado por meio das boas obras, torna-se a nossa
identidade cristã.
HINOS
SUGERIDOS 17, 75, 79
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Segunda - 1 Ts 1.3 A fé e as obras são inseparáveis
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Terça - 2 Ts 1.11 A oração precede a ação
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T
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Quarta - Hb 11.17 As obras da fé abrangem a ação
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Q
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Quinta - Ap 2.19 O Senhor conhece as nossas obras
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Sexta - 2 Tm 4.6-8 A esperança fortalecida pelas obras
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Sábado - At 7.60 Uma fé a toda prova
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Tiago 2.14-26
INTERAÇÃO
Imagine um
presidente que não governa? Um juiz que não julga? Um advogado que não
advoga? Um médico que não clinica? Um policial que não protege? Um professor
que não ensina? Um cientista que não pesquisa? Um arquiteto que não desenha?
Um filósofo que não filosofa? Imaginou? Assim é o crente que não produz boas
obras. Que não ama! E como estudamos na epístola de Tiago, as boas obras são
obras de misericórdia, isto é, ações encharcadas no amor. A carta de Paulo
aos Romanos nos diz que "quem ama aos outros cumpriu a lei", pois
"o amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o
amor" (13.8,10).
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Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Destacar que a fé e as obras são relacionais.
Apontar os exemplos de fé com obras no Antigo Testamento.
Compreender a metáfora do corpo sem espírito proposta por Tiago.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Prezado
professor, para concluir a aula desta semana sugerimos que você reproduza o
esquema abaixo de acordo com as suas possibilidades. Peça aos alunos que dê
exemplos de atitudes que retratam a "Fé sem as obras" e a "Fé
com as obras", de acordo com a coluna sugerida. Em seguida releia com a
classe Tiago 2.14-17; leia também Romanos 13.8-10 e Marcos 12.30,31.
Então, afirme que o ensino de Tiago está em harmonia com o de Paulo em
Romanos e no Evangelho de Marcos. Nas Escrituras, subentende-se que amar é
agir pelo bem do próximo. Conclua a lição dizendo que a fé sem as obras
demonstram que o crente não conhece o Evangelho. Tal fé é morta!
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“FÉ” SEM AS OBRAS
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FÉ COM AS OBRAS
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A lição de hoje trata da fé manifestada através das obras (Tg 2.14-26). Além de tal assunto ser
imprescindível à vida cristã -, pois, sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6) -, é preciso reafirmar que o crente é
salvo pela graça, por meio da fé (Ef 2.8,9). Devendo o cristão andar por ela (2 Co 5.7), tendo em vista de que tudo aquilo
que não é de fé, culmina em pecado (Rm 14.23).
Entretanto, a fé não é uma fuga da realidade. Por isso, Jesus ensinou que a fé
deve ser praticada (Mt 5.22-48).
Nesta lição, igualmente, Tiago mostra que uma fé viva é autenticada pela
produção de boas obras, pois não há antagonismo algum entre ambas - fé e obras.
Conforme aprenderemos, na vida cristã, fé e obras não são distintas, mas
complementares.
1. Fé e obras. Ao ler desavisadamente a Epístola de Tiago o
leitor pode afirmar que ela contradiz os ensinamentos do apóstolo Paulo quanto
à doutrina da salvação pela fé (Rm 4.1-6).
Todavia, ao estudarmos cuidadosamente o tema em questão, veremos que os ensinos
paulinos e os de Tiago em hipótese alguma se contradizem. Quando Paulo escreve
sobre as obras, ele se refere à Lei - o orgulho nos rituais judaicos e na
obediência a um sistema de regras religiosas - equanto que Tiago, às obras de
misericórdia ao próximo necessitado. O meio-irmão do Senhor não se opôs ao
apóstolo dos gentios. Enquanto Paulo anunciava ao pecador a salvação pela graça
mediante a fé (Ef. 2.8), Tiago
doutrinava os crentes sobre a impossibilidade de vivermos a fé de Cristo sem
manifestar os frutos de arrependimento (Mt 3.8).
O primeiro preocupou-se com a causa da salvação e o segundo, com o efeito
dela.
2. O cristão e a caridade. "A fé não
acompanhada de ação é morta", declara Tiago. "Fazer",
"realizar" e "agir" são atitudes que integram a religião
pura e imaculada: ajudar os necessitados nas suas necessidades. A fé, quando
não produz tais frutos, é morta. A fim de ilustrar tal verdade, Tiago inquire
retoricamente os servos de Deus dizendo que se oferecermos, a um irmão ou a uma
irmã, que estejam padecendo necessidade, apenas uma palavra de
"incentivo" e não lhes dermos as coisas de que eles necessitam, isso
não resolverá o problema. Diante de alguém necessitado, o que precisa ser
feito? Orar e despedi-lo sem nada? Se assim procedermos, nossa oração não
servirá para nada. Aliás, como ensina João, a pessoa que não se compadece dos
necessitados não tem o amor de Deus em sua vida (1
Jo 3.17,18). Tal aspecto
já havia sido ensinado por Jesus ao dizer que, no socorro àqueles que precisam
de ajuda, acolhemos o próprio Senhor (Mt 25.40).
3. A "morte" da fé. A concepção de fé
apresentada na Epístola de Tiago é a confiança em Deus: "Tu crês que há um
só Deus?" (v.19). Logo, as obras
de que Tiago fala, consistem na expressão da vontade de Deus, ou seja, amar o
próximo, visitar os enfermos, defender os direitos dos pobres, praticar a
justiça, etc. Esta é a fé viva em Deus! A epístola nos ensina que se amamos o
outro, não amamos segundo as nossas concupiscências, mas segundo o amor de Deus
por nós. Este amor nos estimula a amar o ser humano independentemente de quem
ele seja. Ame o próximo e mostrará uma fé viva. Não ame, e se confirmará: a tua
é fé está morta.
SINOPSE DO TÓPICO (1)
Tiago nos mostra que diante de uma necessidade do próximo, o crente não
pode espiritualizar a sua necessidade material, antes deve supri-la. Do
contrário, não há fé.
1. Não basta "crer". Tiago afirma que a
crença teórica em Deus não significa muita coisa. Os demônios, igualmente,
creem e estremecem diante do Altíssimo (Lc
8.26-33; Mc 5.1-10). Em
outras palavras, eles "creem", ou sabem, que Jesus é o Filho de Deus.
Entretanto, a confissão dos demônios não implica um compromisso de obediência a
Deus. A verdadeira fé, porém, manifesta-se na prática coerente do servo de Deus
com tudo aquilo em que ele diz crer. O autor da epístola demonstra que a fé não
consiste em um discurso, mas em convicção autêntica, seguida da prática de
obras de amor, pois é justamente isso que Jesus fez e ainda faz (At 10.38; Hb
13.8). Exemplificando esse ensino da fé compromissada com a ação,
Tiago utiliza dois ricos exemplos do Antigo Testamento.
2. Abraão. O patriarca Abraão, conhecido como
"pai da fé", obedeceu a Deus quando o Senhor lhe pediu seu amado
filho, Isaque. O patriarca de Israel já havia demonstrado confiança em Deus
quando decidiu, por um ato de fé e obediência, partir para uma terra
desconhecida (Hb 11.8,9). Agora, Abraão estava diante de uma prova
de fé ainda mais dura: imolar o seu filho amado e oferecê-lo em sacrifício a
Deus. Uma fé levada até as últimas consequências! A obra de Abraão demonstrou a
sua confiança em Deus independente das circunstâncias. E nós, como estamos
diante de Deus? Cremos quando vai tudo bem, e está tudo certo ou cremos apesar
das circunstâncias?
3. Raabe. Outro exemplo apresentado por Tiago é o de
Raabe, uma mulher gentia e prostituta que vivia em Jericó durante a conquista
da terra de Canaã pelos judeus. Quando Josué enviou os espias para olharem a
terra, Raabe os escondeu e, mais tarde, os ajudou a escapar dos guardas de Jericó.
A atitude de Raabe levou os espias a prometerem que nenhum mal aconteceria a
ela quando os israelitas tomassem a cidade (Js
2.1-24). Raabe teve fé no Deus de Israel! Na certeza de que Deus
daria aquela cidade ao seu povo, ela agiu para proteger os espias enviados por
Josué. Por isso, Raabe, a prostituta de Jericó, foi justificada e constituída
na linhagem do nosso Salvador, Jesus Cristo (Mt
1.5). É uma grande mulher que consta como a heroína da fé (Hb 11.31).
SINOPSE DO TÓPICO (2)
As ações de Abraão e Raabe são dois grandes exemplos do Antigo
Testamento quanto à fé compromissada com as obras
1. Uma analogia do corpo sem espírito. Para os que conhecem a
Palavra de Deus, é inconcebível a ideia de um corpo vivo sem o espírito e a
alma (At 20.9,10; 1 Ts 5.23).
O teólogo britânico, John Stott, escreveu: "O nosso próximo é uma pessoa,
um ser humano, criado por Deus. E Deus não o criou como uma alma sem corpo
(para que pudéssemos amar somente sua alma), nem como um corpo sem alma (para
que pudéssemos preocupar-nos exclusivamente com seu bem-estar físico), nem
tampouco um corpo-alma em isolamento (para que pudéssemos preocupar-nos com ele
somente como um indivíduo, sem nos preocupar com a sociedade em que ele vive).
Não! Deus fez o homem um ser espiritual, físico e social. Como ser humano, o
nosso próximo pode ser definido como 'um corpo-alma em sociedade'"
(Cristianismo Equilibrado, CPAD). Sem o espírito, o fôlego de vida, o ser
humano não é nada. Só podemos ser considerados humanos quando as esferas espiritual,
física e social estão inseparáveis. Qual a relação desse assunto com a fé?
2. Da mesma maneira: fé sem obras é morta. "Assim como o corpo
sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (v.26). Tiago nos ensina que não faz sentido expressarmos
uma fé verbalmente se ela não tem ação concreta. Como as pessoas constatarão
que eu creio de todo coração em Deus? À medida que os meus atos em relação a
elas revelarem o amor do Criador. Se não houver obras de misericórdia, amor,
honestidade e carinho ao próximo, a nossa fé estará morta, sepultada. Podemos
citar de cor e salteado o Credo Apostólico, o credo da nossa demominação e
milhares de versículos da Bíblia. Mas se não houver ação, tudo não passará de
argumentos sem vida. Deus nos livre dessa ignomínia!
Assim como o corpo sem o espírito não tem vida, a fé sem as obras é
morta.
Sabemos que o ser humano está vivo porque ele tem atividade cerebral
intacta, os pulmões funcionam rotineiramente, o coração bombeia o sangue,
irrigando todo o corpo. Isto é, o corpo humano está se movimentando
naturalmente. Da mesma forma é a fé. Uma fé viva em Deus através do seu Filho,
Jesus Cristo, justifica o homem de todo o pecado (Rm
5.1; Tg 2.18-25). Mas uma
fé sem obras está morta! É como um corpo humano que não tem vida. Não respira
mais. Que possamos viver todas as implicações reais de nossa crença em Deus.
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
"Somos ensinados a considerar a fé constituída
de mera especulação e conhecimento como sendo de demônios: 'Tu crês que há um
só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem' (v.19). O exemplo de fé que o apóstolo aqui
escolhe mencionar é o primeiro princípio de toda religião: 'Tu crês que há um
só Deus, contra os ateus; e que há somente um Deus, contra os idólatras;
fazes bem: até aqui está tudo bem. Mas se descansares aqui, e assumires uma
boa opinião de ti mesmo, ou do teu estado diante de Deus, meramente por conta
do teu crer nele, isso vai te tornar miserável no final: os demônios o creem
e estremecem. Se tu te contentas com um mero consentimento com os artigos de
fé, e algumas especulações sobre eles, até esse ponto os demônios vão. E como
a fé e o conhecimento que eles têm só serve para excitar o horror, assim em
pouco tempo o fará a tua fé'. A palavra estremecer é geralmente considerada
como tendo um bom efeito sobre a fé; mas aqui deve ser entendida como um
efeito negativo, quando é aplicada à fé dos demônios. Eles estremecem, não
por reverência, mas por ódio e oposição àquele Deus em quem eles creem.
Recitar aquele artigo da confissão de fé: Creio no Deus Pai e Todo-Poderoso
não vai nos distinguir dos demônios no final, a não ser que nos entreguemos a
Deus agora como o evangelho nos orienta, e o amemos, e tenhamos prazer nele,
e o sirvamos, o que os demônios não fazem e não podem fazer (HENRY, Matthew. Comentário
Bíblico Novo Testamento: Atos a Apocalipse. 2.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2010, p.83a6)..
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AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICOII
Subsídio Bibliológico
"Neste sermão [do Monte] - que Lord Acton
definiu como a verdadeira revelação de uma sociedade moralmente nova - o
Senhor Jesus contrasta ideias espirituais que sustentam a conduta moral
adequada, com as exigências meramente exteriores da lei. Ele ensina que a ira
que traz como fruto o assassinato é errada; que a reconciliação com um irmão
é mais essencial do que o desempenho de atos exteriores de adoração; que o
cultivo de pensamentos lascivos tornam as pessoas tão culpadas quanto à
prática do próprio adultério; que seus seguidores devem ser extremamente
comprometidos com a verdade, a ponto de os juramentos tornarem-se
desnecessários; que a vingança é maligna; que os inimigos, assim como os
amigos e benfeitores, devem receber nosso amor; que destacar os defeitos da
vida dos outros, e tentar remodelar a vida destes de forma intrometida, e tudo isto através
de uma atitude de censura, são repreensíveis; que o exercício da piedade como
a doação de esmolas, as orações, e o jejum devem ser destituídos de
ostentação; que o cristão só pode ter um Senhor.
Muitas passagens notáveis podem ser destacadas
neste sermão. Existem as parábolas que falam da luz interior (Mt 6.22,23),
e das duas casas (Mt 7.24-27). A
oração do Senhor, citada por Mateus, em sua primeira seção trata dos deveres
para com Deus, e, na sua segunda, trata dos deveres para com o próximo. O
Senhor Jesus preparou este modelo a partir de um contexto judaico, dando um
exemplo de como a alma, mesmo com poucas palavras, pode falar com Deus [...].
A 'regra áurea' (Mt
7.12) foi assim chamada no século XVIII por Richard Godfrey e Isaac
Watts. Willian Dean Howells em seu romance Silas Lapham (1985) usou esta
frase que agora nos é familiar. Este princípio de reciprocidade, que de
acordo com Wesley é recomendado pela própria consciência humana, tornou-se a
base do sistema ético de John Stuart Mill. Este princípio também é refletido
na afirmação de Kant de que a pessoa deve agir como se sua regra de conduta
estivesse destinada - pela força de sua vontade - a se tornar uma lei
universal da natureza. A diferença entre a ordem categórica de Kant e a
'regra áurea' de Cristo é que a ordem de Kant não tem conteúdo, enquanto
Cristo resume o conteúdo da segunda tábua da lei moral de Deus. O Senhor
Jesus Cristo exemplificou a 'regra áurea'na parábola do Bom Samaritano (Lc 10.25ss.)" (PFEIFFER, Charles F.;
VOS, Howard, F. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2009, p.1803-04).
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Antagonismo: Princípio ou tendência
contrária; oposição.
Distinta: Que não é igual;
diferente
Imolar: Matar em sacrifício a
Deus.
Ignomínia: Grande desonra infligida
por um julgamento público; degradação social; opróbrio.
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
STRONSTAD, Roger;
ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento.
2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
STOTT, John.
Cristianismo Equilibrado. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
SAIBA
MAIS
Revista Ensinador
Cristão CPAD
nº58. p.39.
EXERCÍCIOS
1. O que ocorre com a fé se
não for acompanhada de ação?
R. Ela se achará morta.
2. Como é a concepção de fé
apresentada na Epístola de Tiago?
R. A concepção de fé apresentada na Epístola de Tiago é a confiança
em Deus: "Tu crês que há um só Deus?" (v.19).
3. Segundo a lição, como se
manifesta a verdadeira fé?
R. A verdadeira fé, porém, manifesta-se na prática coerente do servo
de Deus com tudo aquilo em que ele diz crer.
4. Quais os dois ricos
exemplos de fé do Antigo Testamento utilizados por Tiago?
R. A disposição de Abraão em entregar o seu filho a Deus e de Raabe em esconder e proteger os espias.
5. Segundo a lição, como as
pessoas poderão constatar que cremos em Deus de todo coração?
R. À medida que os meus atos em relação a elas revelarem o amor do Criador.
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