Tiago - Fé Que Se Mostra Pelas Obras
TEXTO ÁUREO
"Assim também a fé, se não tiver as
obras, é morta em si mesma" (Tg 2.17).
A nossa fé tem de produzir frutos verdadeiros de amor, do contrário,
ela se apresenta falsa
HINOS SUGERIDOS 18, 47, 93
LEITURA
DIÁRIA
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Segunda - Hb 10.24 As boas obras devem
ser estimuladas
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S
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Terça - 1 Tm 6.17-19 As boas obras e as
riquezas do mundo
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T
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Quarta - Tg 2.14-17 É possível haver fé
sem as obras?
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Q
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Quinta - Ef 2.8,9 Não somos salvos pelas
boas obras
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Q
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Sexta - Ef 2.10 Salvos praticam boas
obras
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S
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Sábado - Rm 12.9,10 Amor cordial e
fraterno
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S
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Tiago 2.14-26
INTERAÇÃO
Fé e obras:
Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica" é o tema deste
trimestre! Portanto, estudaremos a Epístola de Tiago. O comentarista é o
pastor Eliezer de Lira e Silva, conferencista de Escolas Bíblicas e diretor
do projeto missionário Ide Ensinai em Moçambique, África.
Ao ler a
Epístola Universal de Tiago chegamos à conclusão de que o Evangelho não admite
uma vida cristã acompanhada de um discurso desassociado da prática. A nossa
fé deve ser confirmada através das obras. Caro professor, de maneira
profunda, estude esta epístola, pois, temos
um grande desafio: convencer os nossos alunos de que vale a pena levar
estes ensinamentos até as últimas consequências.
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Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever as questões de autoria, local, data e destinatário da epístola.
Entender o propósito da epístola.
Destacar a atualidade da epístola.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado
professor, para iniciar o estudo da Carta de Tiago sugerimos que reproduza o
esquema da página seguinte na lousa, ou em cópias, conforme as suas
possibilidades. O esquema é um esboço da epístola a ser estudada. Ele vai
auxiliar na análise panorâmica da carta. Neste esquema ainda constam
informações como: a estrutura da epístola, autoria, tema, data e uma
consideração preliminar. Tenha uma boa aula!
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ESBOÇO
DA CARTA DE TIAGO
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I.
Saudações (1.1)
As provações e seu Benefício (1.2-18) Aceitá-las como Meio de Crescimento (1.2-4) Orar por Sabedoria ao Lidar com Elas (1.5-8) Regozijar-se pelo seu Efeito Nivelador nas Pessoas (1.9-12) Reconhecer a Diferença entre Provação e Tentação (1.13-18)
II.
Ouvir a Palavra e Praticá-la (1.19-27)
III.
Ser Imparcial e Demonstrá-lo (2.1-13)
IV.
Professar a Fé e Comprová-la (2.14-26)
V.
Reconhecer Ardis e Evitá-los (3.1—5.6)
A Língua Desenfreada (3.1-12) A Sabedoria Terrena (3.13-18) A Conduta Pecaminosa (4.1-10) Falar Mal de um Irmão (4.11,12) O Mal da Presunção (4.13-17) A Riqueza Egoísta (5.1-6)
VI.
Virtudes Cristãs e sua Prática (5.7-20)
Paciência e Constância (5.7-11) Genuína Honestidade (5.12) A Oração Eficaz pelos Enfermos (5.13-18) Restaurando os Desviados (5.19,20) |
Considerações
Preliminares: Tiago é classificada como ‘epístola universal’
porque foi originalmente escrita para uma comunidade maior que uma igreja
local. A saudação: “Às doze tribos que andam dispersas” (1.1), juntamente com outras referências (2.19,21),
indicam que a epístola foi escrita inicialmente a cristãos judeus que viviam
fora da Palestina. É possível que os destinatários fossem os primeiros
convertidos em Jerusalém, que, após a morte de Estêvão, foram dispersos pela
perseguição (At 8.1) até a Fenícia,
Chipre, Antioquia da Síria e além (At 11.19).
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A Bíblia de Estudo Pentecostal define "dons" Neste trimestre,
estudaremos a mensagem de Deus entregue aos santos irmãos do primeiro século
por intermédio de Tiago, o irmão do Senhor. Assim pode ser resumida a Epístola
universal de Tiago: uma carta de conselhos práticos para uma vida bem-sucedida
e de acordo com a Palavra de Deus. A espiritualidade superficial, a ausência de
integridade, a carência de perseverança e a insuficiência da compaixão para com
o próximo são características que permeiam o caminho de muitos crentes dos dias
modernos. O estudo dessa epístola é relevante para os nossos dias, pois
contempla a oportunidade de aperfeiçoarmos o nosso relacionamento com Deus e
com o próximo, levando-nos a compreender que a fé sem as obras é morta (Tg 2.17).
1. Autoria. Em primeiro lugar, é preciso destacar o fato
de que há, em o Novo Testamento, a menção de quatro pessoas com o nome de
Tiago: Tiago, pai de Judas, não o Iscariotes, (Lc
6.16); Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João (Mt 4.21; 10.2;
Mc 1.19, 10.35;
Lc 5.10; 6.14;
At. 1.13; 12.2);
Tiago, filho de Alfeu, um dos doze discípulos (Mt
10.3; Mc 3.18; 15.40; Lc 6.15;
At 1.13) e, finalmente, Tiago, o
autor da epístola, que era filho de José e Maria e meio-irmão do nosso Senhor (Mt 1.18,20).
Após firmar os passos na fé e testemunhar a ressurreição do Filho de Deus, o
irmão do Senhor liderou a Igreja em Jerusalém (At
15.13-21) e, mais tarde, foi considerado apóstolo (Gl 1.19). Pela riqueza doutrinária da carta, o
autor não poderia ser outro Tiago, senão, o irmão do Senhor e líder da Igreja
em Jerusalém.
2. Local e data. Embora a maioria dos
biblistas veja a Palestina, e mais especificamente Jerusalém, como local mais
indicado de produção da epístola, tal informação é desconhecida. Sobre a data,
tratando-se do período antigo da era cristã, sempre será aproximada. Por essa
razão, a Bíblia de Estudo Pentecostal data a produção da carta de Tiago entre
os anos 45 a 49 d.C., aproximadamente.
3. Destinatário. "Às doze tribos que
andam dispersas" (Tg 1.1). Há
muito a estrutura política de Israel perdera a configuração de divisão em
tribos. Assim, em o Novo Testamento, a expressão "doze tribos" é um
recurso linguístico que faz alusão, de forma figurativa, à nação inteira de
Israel (Mt 19.28; At 26.7; Ap
21.12). Todavia, ao usar a fórmula "doze tribos", na
verdade, Tiago refere-se aos cristãos dispersos na Palestina e variadas igrejas
estabelecidas em outras regiões, isto é, todo o povo de Deus espalhado pelo
mundo.
SINOPSE DO TÓPICO (1)
O autor da epístola é Tiago, o meio-irmão de Jesus. A carta foi escrita
provavelmente em Jerusalém, entre os anos 45 e 49 d.C. e dirigida aos cristãos
dispersos da Palestina bem como as igrejas de outras regiões.
1. Orientar. Em um tempo marcado pela falsa
espiritualidade e egoísmo, as orientações de Tiago são relevantes e
pertinentes. Isso porque a Escritura nos revela o serviço a Deus como a prática
concreta de atitudes e comunhão: guardar-se do sistema mundano (engano,
falsidade, egoísmo, etc.) e amar o próximo. Assim, através de orientações práticas, Tiago almeja fortalecer e
consolar os cristãos, exortando-os acerca da profundidade da verdadeira, pura e
imaculada religião para com Deus a qual é: a) visitar os órfãos e as viúvas nas
tribulações; b) não fazer acepção de pessoas e c) guardar-se da corrupção do
mundo (Tg 1.27).
2. Consolar. Numa cultura onde não se dobrar a César,
honrando-o como divindade, significava rebelião à autoridade maior, os crentes
antigos foram impiedosamente perseguidos, humilhados e mortos. Entretanto, a
despeito de perder emprego, pais, filhos e sofrer martírios em praças públicas,
eles se mantiveram fiéis ao Senhor. Por isso, a epístola é, ainda hoje, um
bálsamo para as igrejas e crentes perseguidos espalhados pelo mundo (Tg 1.17,18;
5.7-11).
3. Fortalecer. Além das perseguições cruéis, os crentes
eram explorados pelos ricos e defraudados e afligidos pelos patrões (Tg 5.4). Apesar de a Palavra de Deus condenar
com veemência essa prática mundana, infelizmente, ela ainda é muito atual (Ml 3.5; Mc
10.19; 1 Ts 4.6). A
Epístola de Tiago não foge à tradição profética de condenar tais abusos, pois,
além de expor o juízo divino contra os exploradores, o meio-irmão do Senhor
exorta os santos a não desanimarem na fé, pois há um Deus que contempla as más
atitudes do injusto e certamente cobrará muito caro por isso. A queda de quem
explora o trabalhador não tardará (Tg 5.1-3).
SINOPSE DO TÓPICO (2)
Nenhum membro do corpo de Cristo é autossuficiente, dependemos O propósito geral da epístola de
Tiago era orientar, consolar e fortalecer a Igreja de Cristo que estava sendo
perseguida.
1. Num tempo de superficialidade espiritual. Outro propósito da
epístola é levar o leitor a um relacionamento mais íntimo com Deus e com o
próximo. A carta traz diversas citações do Sermão do Monte como prova de que o
autor está em plena concordância com o ensino de Jesus Cristo. Tiago chama a
atenção para a verdade de que se as orientações de Jesus não forem praticadas,
o leitor estará fora da boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Portanto, a
Igreja do Senhor não pode abandonar os conselhos divinos para desenvolver uma
espiritualidade sadia e profunda.
2. Num tempo de confusão entre "salvação
pela fé" ou "salvação pelas obras". O leitor desavisado pode pensar que a
Epístola de Tiago contradiz o apóstolo Paulo quanto à doutrina da salvação
mediante a fé. Nos tempos apostólicos, falsos mestres torceram a doutrina da
salvação pela graça proclamada pelo apóstolo dos gentios (2 Pe 3.14-16 cf. Rm
5.20-6.4). Entretanto, a Epístola de Tiago evidencia que não se pode
fazer separação entre a fé e as obras. Apesar de as obras não garantirem a
salvação, a sua manifestação dá testemunho da experiência salvífica do crente (Ef 2.10; cf. Tg
2.24).
3. Uma fé posta em prática. Muitos dizem ser
discípulos de Cristo, mas estão distantes das virtudes bíblicas. Estes não
evidenciam sua fé por intermédio de suas atitudes. Os pseudodiscípulos visam os
seus interesses particulares e não a glória de Deus. Precisamos urgentemente
priorizar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33).
Tiago nos ensina, assim como João Batista (Lc
3.8-14), que precisamos produzir frutos dignos de arrependimento.
Num tempo de superficialidade espiritual e de
confusão entre "salvação pela fé" e "salvação pelas obras",
a epístola de Tiago é uma mensagem atual sobre a fé posta em prática.
Como em toda a Escritura Sagrada, a Epístola de Tiago é um farol acesso
e permanentemente atual. Ela nos alerta contra a mediocridade da vida
supostamente cristã e nos exorta a fazer das Escrituras o nosso pão diário.
Jesus Cristo sempre foi zeloso pelo bem estar do seu rebanho (Jo 10.10). Em todas as épocas Ele é o bom
pastor que cuida das suas ovelhas (Jo 10.11).
É do interesse do Mestre que os discípulos vivam em harmonia e amor mútuo, a
fim de não trazerem escândalo aos de dentro e, muito menos, aos de fora (1 Co 10.32). E não nos esqueçamos: A religião
pura e imaculada é a fé que se mostra através de nossas práticas e obras
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI
Subsídio Bibliológico
"Deve ser observado que existem resultados
mais abençoados e reais quando um indivíduo realmente confia no Senhor Jesus
Cristo. Há não apenas uma mudança de posição diante de Deus (justificação),
mas há o início da obra redentora e santificadora de Deus. Embora a
transformação da vida não seja a base da salvação, ela é a evidência da
salvação. E sem tal evidência (em maior ou menor grau) deve ser levantada uma
questão quanto à autenticidade da fé do indivíduo. [...]
As boas obras de um cristão são o resultado e a
evidência da autenticidade da sua fé. É o entendimento deste fato que
resolverá o problema de alguns quanto a uma alegada discrepância entre Paulo
e Tiago. Paulo certamente relaciona as boas obras com a fé (Ef 2.8-10). Fica claro que Tiago está
falando da justificação diante dos homens (Tg
2.18 - 'mostra-me', 'te mostrarei'; v.22
- 'bem vês'; v.24 - 'vedes'; v.26), e que a fé é provada pelas obras (v.22)" (PFEIFFER, Charles F.; VOS,
Howard, F. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,
pp.779,80).
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Compatriota: Que se origina da mesma
terra.
Dispersa: Espalhada, separada.
Imaculada: Pura, sem qualquer
mancha.
Pseudodiscípulos: Falsos discípulos
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
RICHARDS, Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
STAMPS, Donald C (Ed.). Bíblia
de Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. Rio de Janeiro:
CPAD, 1995.
STRONSTAD, Roger;
ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento.
2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
SAIBA MAIS
Revista Ensinador
Cristão CPAD
nº 59, p.36.
EXERCÍCIOS
1. Quem é o autor da Epístola de Tiago?
R. Tiago, filho de José e Maria e meio-irmão do nosso Senhor.
2. Quem são os destinatários da Epístola de Tiago?
R. Os cristãos dispersos na Palestina e variadas igrejas
estabelecidas em outras regiões, isto é, todo o povo de Deus espalhado pelo
mundo.
3. Segundo a lição, quais são os propósitos da
Epístola de Tiago?
R. Orientar, consolar e fortalecer a Igreja de Cristo.
4. O que provam as várias citações do Sermão da
Montanha na Espítola de Tiago?
R. Que o autor está em plena concordância com o ensino de Jesus
Cristo.
5. Por que não podemos fazer separação entre a fé e
as obras?
R. Porque apesar de as obras não garantirem a salvação, a sua
manifestação dá testemunho da experiência salvífica do crente (Ef 2.10; cf. Tg
2.24).
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