O Ministério
de Apóstolo
TEXTO ÁUREO
"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e
outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e
doutores" (Ef 4.11).
O dom do apostolado foi concedido por Deus à igreja com o propósito de
expandir o Evangelho de Cristo.
HINOS SUGERIDOS 96, 149, 355
LEITURA
DIÁRIA
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Segunda - Hb 3.1
Jesus, o apóstolo por excelência |
S
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Terça – 2 Co 12.12
Sinais do apostolado |
T
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Quarta – At 2.42
A doutrina dos apóstolos |
Q
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Quinta – 1 Tm 1.1
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo |
Q
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Sexta – 1 Co 4.9
Apóstolo, uma missão sacrifical |
S
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Sábado – Lc 6.12-16
Os doze apóstolos de Cristo |
S
|
Efésios 4.7-16
INTERAÇÃO
Prezado
professor, já estudamos nas lições anteriores os dons espirituais de poder,
de elocução e de revelação. A partir
da lição desta semana você terá a oportunidade ímpar de estudar e ensinar a
respeito dos dons ministeriais. Estes dons se encontram relacionados em Efésios 4.11. Estas dádivas divinas são
igualmente importantes e necessárias para que a igreja cumpra a sua missão
neste mundo e os crentes cresçam "na graça e conhecimento de nosso
Senhor e Salvador, Jesus Cristo" (2 Pe
3.18). Sabemos que o ministério apostólico, segundo os moldes do
colégio dos doze, não existe mais, todavia o dom ministerial descrito em Efésios 4.11 continua
|
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Analisar biblicamente o colégio apostólico.
Descrever o ministério apostólico de
Paulo.
Conscientizar-se a respeito da apostolicidade atual.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor,
para introduzir a lição de forma dinâmica, faça a seguinte indagação:
"Quais são os dons ministeriais?" Ouça os alunos com atenção e em
seguida leia a relação descrita em Efésios
4.11. Depois, utilizando o quadro abaixo, explique a respeito do
termo apóstolo e faça um pequeno resumo a respeito deste dom. Enfatize que
Deus continua levantando apóstolos em nosso tempo. Conclua orando para que o
Senhor distribua este dom entre os seus alunos.
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DOM
APOSTÓLICO – Efésios 4.11
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Apóstolo
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“Aquele que é enviado”.
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O
verdadeiro apóstolo
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Baseia-se na pessoa e obra de
Jesus Cristo, o Apóstolo por excelência (Hb
3.1).
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O Colégio
Apostólico
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O grupo dos doze primeiros discípulos
enviados por Jesus
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Os
apóstolos atuais
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Missionários enviados pela
Igreja do Senhor
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A partir da lição desta semana estudaremos os
Dons Ministeriais distribuídos por Deus à sua Igreja, objetivando desenvolver o
caráter cristão da comunidade dos santos, tornando-o semelhante ao de Cristo (Ef 4.13). De acordo com as epístolas aos
Efésios e aos Coríntios, são cinco os dons ministeriais concedidos por Deus à
Igreja: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores (1 Co 12.27-29). Veremos o quanto esses
ministérios são necessários a vida da igreja local para cumprir a missão
ordenada pelo Senhor ante o mundo e, simultaneamente, crescer "na graça e
conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pe 3.18). Mostrando a sequência de Efésios 4.11, iniciaremos o estudo pelo dom
ministerial de apóstolo.
1. O termo "apóstolo". O Dicionário Bíblico
Wycliffe informa que o termo grego apostolos origina-se do verbo apostellein,
que significa "enviar", "remeter". A palavra apóstolo,
portanto, significa "aquele que é enviado", "mensageiro",
"oficialmente comissionado por Cristo". Ao longo do Novo Testamento,
o verdadeiro apóstolo é enviado por Cristo igualmente como o Filho foi enviado
pelo Pai com a missão de salvar o
pecador com autoridade, poder, graça e amor. O verdadeiro apostolado baseia-se
na pessoa e obra de Jesus, o Apóstolo por excelência (Hb 3.1).
2. O colégio apostólico. Entende-se por colégio
apostólico o grupo dos doze primeiros discípulos de Jesus convidados por Ele a
auxiliarem o seu ministério terreno. O Salvador os separou e nomeou. Os
primeiros escolhidos não eram homens perfeitos, mas foram vocacionados a levar
a mensagem do Evangelho a todo o mundo (Mt 28.19,20; Mc 16.15-20).
De acordo com Stanley Horton, eles foram habilitados a exercer "o
ministério quando do estabelecimento da Igreja (At
1.20,25,26)". Em outras palavras, os doze
apóstolos constituíram a base ministerial para o desenvolvimento e a expansão
da Igreja no mundo. Mas antes, como nos mostra a Palavra de Deus, receberam o
batismo com o Espírito Santo (Lc 24.49;
At 1.8; 2.1-46).
3. A singularidade dos doze. Aqui é importante
ressaltar que o apostolado dos doze tem uma conotação bem singular em relação
aos demais encontrados em Atos e também nas epístolas paulinas.
a) Eles foram convocados pessoalmente pelo
Senhor. Multidões seguiam Jesus por onde Ele passava (Mt 4.25), e muitos se tornavam seguidores do
Mestre. Mas para iniciar o trabalho da Grande Comissão, apenas doze foram
convocados pessoalmente por Ele (Mt 10.1;
Lc 6.13).
b) Andaram com Jesus durante todo o seu
ministério. Desde o batismo do Senhor até a crucificação, os doze andaram com o Mestre,
aprenderam e conviveram com Ele (Mc 6.7;
Jo 6.66-71; At 1.21-23).
c) Receberam autoridade do Senhor (Jo 20.21-23). Os doze receberam de Jesus um mandato
especial para prosseguirem com a obra de evangelização. Eles foram revestidos
de autoridade de Deus para expulsar os demônios, curar os enfermos e pregar o
Evangelho à humanidade (Mc 16.17,18; cf. At 2.4).
SINOPSE DO TÓPICO (1)
O verdadeiro apostolado é centrado única e exclusivamente em Jesus
Cristo, pois Ele é o Apóstolo enviado pelo Pai.
1. Saulo e sua conversão. Saulo foi um judeu de
cidadania romana, educado "aos pés de Gamaliel", e também um
importante mestre do judaísmo (At 22.3,25). Ele era intelectual, fariseu e foi
perseguidor dos cristãos. Entretanto, a caminho de Damasco, em busca dos
cristãos que haviam fugido devido à perseguição em Jerusalém, e com carta de
autorização para prendê-los, Saulo teve uma experiência com o Cristo ressurreto
(At 9.1-22). A sua vida foi
inteiramente transformada a partir desse encontro pessoal com Jesus. De
perseguidor, passou a perseguido; de Saulo, o fariseu, a Paulo, o apóstolo dos
gentios.
2. Um homem preparado para servir. Dos vinte sete livros do
Novo Testamento, treze foram escritos pelo apóstolo Paulo. Quão grande tratado
teológico encontramos em sua Epístola aos Romanos! O seu legado teológico foi
grandioso para o cristianismo. Mas para além da intelectualidade teológica, o
apóstolo dos gentios levou uma vida de sofrimento por causa da pregação do
Cristo ressurreto. Eis a declaração apostólica que denota tal verdade: "Combati
o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2 Tm 4.7).
3. "O menor dos apóstolos". O apóstolo Paulo não
pertencia ao colégio dos doze. Ele não andou com Jesus em seu ministério
terreno nem testemunhou a ressurreição do Senhor - requisitos indispensáveis
para o grupo dos doze (At 1.21-23).
Humildemente, o apóstolo reconheceu que não merecia ser assim chamado, pois
considerava-se um "abortivo", como que nascido fora de tempo, o menor
de todos (1 Co 15.8,9). Entretanto, o Senhor se revelou a ele ressurreto
(At 9.4,5)
e ensinou-lhe todas as coisas. O apóstolo recebeu o Evangelho diretamente do
Senhor (Gl 1.6-24; 1 Co 11.23). Embora o colégio apostólico tenha
reconhecido o apostolado paulino (Gl 2.6-10;
2 Pe 3.14-16), as igrejas plantadas
por ele eram o selo do seu ministério apostólico (1
Co 9.2).
SINOPSE DO TÓPICO (2)
Paulo viu o Cristo ressurreto. Esta era a sua credencial apostólica
1. Ainda há apóstolos? No sentido estrito do
termo, e de acordo com a sua singularidade, apóstolos como os doze não mais
existem. A Palavra de Deus diz que durante o milênio, os doze se assentarão
sobre tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt
19.28). Os seus nomes também estarão registrados nos doze
fundamentos da cidade santa (Ap 21.12-14).
Logo, o colégio apostólico foi formado por um grupo limitado de discípulos, não
havendo, portanto, uma sucessão apostólica.
2. Apóstolos fora dos doze. A carta aos Efésios
apresenta a vigência do dom ministerial de apóstolo. O teólogo Stanley Horton
informa-nos que "o Novo Testamento indica que havia outros apóstolos que
também haviam sido dados como dons à Igreja. Entre estes se acham Paulo e Barnabé
(At 14.4,14,
bem como os parentes de Paulo, Andrônico e Júnia (Rm
16.7)". Ao longo do Novo Testamento, e no primeiro século da
Igreja, o termo apóstolo recebeu um significado mais amplo, de um dom
ministerial distribuído à igreja local (Dicionário Vine).
3. O ministério apostólico atual. Não há sucessão
apostólica. Esta é uma doutrina formada pela igreja romana e, infelizmente,
copiada por algumas evangélicas para justificar a existência do poder papal. O
ministério dos doze não se repete mais. O que há é o ministério de caráter
apostólico. Atualmente, missionários enviados para evangelizar povos não
alcançados pelo Evangelho são dignos de serem reconhecidos como verdadeiros
apóstolos de Cristo. Homens como John Wesley, William Carey (cognominado "pai
das missões modernas"), Hudson Taylor,
D. L. Moody, Gunnar Vingren, Daniel Berg, "irmão André" e
tantos outros, em tempos recentes, foram verdadeiros desbravadores apostólicos.
Cidades e até países foram impactados pela instrumentalidade desses servos de Deus.
Segundo Efésios 4.11
o dom ministerial de apóstolo está em plena vigência na igreja atual.
Nos moldes do colégio dos doze, o ministério apostólico não existe
atualmente. Entretanto, o dom ministerial de apóstolo citado por Paulo em Efésios 4.11 está em plena vigência. Pastores
experimentados, evangelistas e missionários que desbravaram os rincões do nosso
país ou em países inimigos do Evangelho, são pessoas portadoras desse dom
ministerial. São os verdadeiros apóstolos da Igreja de Cristo hoje.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI
Subsídio Teológico
"Jesus é o supremo Sumo Sacerdote e Apóstolo (Hb 3.1). A palavra apóstolo era usada, no
entanto, para qualquer mensageiro nomeado e comissionado a algum propósito.
Epafrodito foi um mensageiro (apóstolo) nomeado pela igreja em Filipos e
enviado a Paulo (Fp 2.25). Os
companheiros de Paulo eram os mensageiros (apóstolos) enviados pelas igrejas
e por elas comissionados (2 Co 8.23).
Os doze, apenas, eram apóstolos específicos. Depois
de uma noite em oração, Jesus os escolheu do meio de um grupo de discípulos e
os chamou apóstolos (Lc 6.13).
Pedro recomendou que os doze tinham um ministério e supervisão especiais (At 2. 20,25,26), provavelmente tendo em mente a promessa
de que eles futuramente julgariam (governariam) as 12 tribos de Israel (Mt 19.28). Sendo assim, nenhum apóstolo foi
escolhido, depois de Matias, para estar entre os doze. Nem foram nomeados
substitutos, quando estes foram martirizados. Na Nova Jerusalém há apenas 12
alicerces, com os nomes dos 12 apóstolos inscritos neles (Ap 21.14). Os doze, portanto, eram um grupo
limitado, e realizavam uma função especial na pregação, no ensino e no
estabelecimento da Igreja, além de testificar da ressurreição de Cristo, com
poder. Ninguém mais pode ser um apóstolo no sentido em que eles foram"
(HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo
Testamento. 12.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.287).
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AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII
Subsídio Teológico
"APÓSTOLO
Os apóstolos foram testemunhas oculares das
atividades de Jesus na terra e consequentemente testificaram que Jesus era o
Senhor ressurrecto (Lc 24.45-48; 1 Jo 1.1-3). Os pré-requisitos para a
substituição apostólica nesta função única são dados em At 1.21,22.
A lista de apóstolos de Lucas (Lc 6.14-16;
At 1.13) corresponde à lista dos
doze dadas em Mateus 10.2-4 e Marcos 3.16-19. Mateus lista os discípulos
aos pares, supostamente como enviados por Jesus. Tadeu (em Mateus e Marcos)
era idêntico a Judas o filho de Tiago (em Lucas). Pedro, Tiago e João
formavam um círculo íntimo dentre os doze, e estavam presentes no episódio da
transfiguração (Mt 17.1-9; Mc 9.2-10; Lc
9.28-36) e no Getsêmani (Mt
26.36-46; Mc 14.32-42; Lc 22.39-46). Os doze foram selecionados
para ser os companheiros de Jesus e proclamar o Evangelho (Mc 3.14). Durante o ministério de Jesus, os
doze serviram como seus representantes, uma função compartilhada por outros (Lc 10.1).
Aparentemente, a posição dos apóstolos não foi
fixada permanentemente antes da ressurreição (Mt
19.28-30; Lc 22.28-34;
cf. Jo 21.15-18). O Cristo
ressurrecto fez deste grupo seleto de testemunhas do seu ministério e
ressurreição, apóstolos e testemunhas permanentes de que Ele é o Senhor, os
comissionou como missionários, os instruiu a ensinar e batizar (Mt 28.18-20; Mc
16.15-18; Lc 24.46-48),
e completou o processo com o envio do Espírito Santo no Pentecostes (Lc 24.49; At
1.1-8; 2.1-13). No
período inicial, os 12 apóstolos eram os únicos ensinadores e líderes da
igreja, e outros ofícios foram derivados deles (At
6.1-6; 15.4). O
apostolado não implicava em uma liderança permanente. Embora Pedro tenha
iniciado missões aos judeus (Atos 2)
e aos gentios (At 10.11 1.18), Tiago o substituiu como líder entre
os judeus, e Paulo como líder entre os gentios.
Os membros da igreja são sacerdotes, reis, servos
de Deus e santos que usam seus dons para a edificação da igreja como um todo
(1 Co 12.1-11; 1 Pe 2.9; Ap
1.6; 5.8,10; 7.3)
e, como os apóstolos, são mediadores de Cristo (Mt
25.40,45; Mc 9.37; Lc
9.48) e reinarão com Ele (Ap 3.21).
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BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
HORTON, Stanley M. A
Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. 12. ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2012.
HORTON, Stanley M (Ed). Teologia
Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1. ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 1996.
SAIBA MAIS
Revista Ensinador
Cristão CPAD nº58. p.39.
EXERCÍCIOS
1. Segundo as
epístolas aos Efésios e aos Coríntios, quantos e quais são os dons
ministeriais?
R. São cinco dons: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e
doutores.
2. De acordo com o Dicionário Bíblico Wycliffe,
defina o termo grego apostolos.
R. Apostolos origina do verbo apostellein que diz respeito a
"enviar", "remeter".
3. Qual era a
cidadania do apóstolo Paulo?
R. Ele era judeu de cidadania romana.
4. De acordo
com a lição, ainda existem apóstolos?
R. Nos moldes do colégio dos doze, o ministério apostólico não existe
mais. Todavia o dom ministerial de apóstolo citado em Efésios 4.11 está em plena vigência.
5. Na
atualidade, quem são os verdadeiros apóstolos?
R. Os missionários.
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