Lição 13 O cultivo das
relações interpessoais.
26 de Junho de 2016
TEXTO ÁUREO
(Rm 16.27)
"Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo
o sempre. Amém!"
VERDADE PRÁTICA
Deus deseja que os crentes, alcançados pela graça, cultivem relacionamentos
saudáveis.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Rm 16.1,2 Febe,
cooperadora do apóstolo Paulo e da obra do Senhor
Terça - Rm 16.3 Priscila e
Áquila cooperadores do apóstolo em Jesus Cristo
Quarta - Rm 16.5 Paulo sabia
cultivar boas relações interpessoais
Quinta - Rm 16.17 Paulo
recomenda evitar os que promovem dissensões
Sexta - Rm 16.21 Paulo cultiva
um bom relacionamento com seus parentes
Sábado - 1 Co 3.9 Sejamos bons
cooperadores de Deus para cuidarmos da "lavoura"
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 16.1-16
1 - Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que
está em Cencreia,
2 - para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis
em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como
também a mim mesmo.
3 - Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
4 - os quais pela minha vida expuseram
a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas
dos gentios.
5 - Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu
amado, que é as primícias da Ásia em Cristo.
6 - Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.
7 - Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na
prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em
Cristo.
8 - Saudai a Amplíato, meu amado no Senhor.
9 - Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu
amado.
10 - Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de
Aristóbulo.
11 - Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso,
os que estão no Senhor.
12 - Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai
à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.
13 - Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
14 - Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermas, a Pátrobas, a Hermes, e
aos irmãos que estão com eles.
15 - Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e
a todos os santos que com eles estão.
16 - Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo
vos saúdam.
OBJETIVO GERAL
Compreender que os crentes precisam cultivar relacionamentos saudáveis.
HINOS SUGERIDOS: 10,185,454 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
Compreender a importância das relações
interpessoais;
Apontar as ameaças às relações
interpessoais;
Apontar a fonte das relações
interpessoais.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Com graça de Deus, chegamos ao final do estudo da Epístola aos Romanos.
Paulo conclui a carta saudando alguns irmãos e irmãs em Cristo. A lista de
saudações é bem extensa. Ele cita judeus e gentios, gente simples e
autoridades. Isso mostra que o líder precisa da ajuda de cooperadores. Paulo
tinha vários cooperadores e não deixou de fazer menção do nome deles. O apóstolo
demonstra seu amor por todos os irmãos que cooperavam com a obra de Deus. Na
conclusão da Epístola de Romanos, percebemos que o apóstolo Paulo não somente
fundou igrejas e pregou o Evangelho de Cristo aos gentios. Ele construiu
comunidades de amor, de remidos em Cristo pela graça, que amavam ao Senhor e a
sua obra.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Os vinte e sete versículos do capítulo dezesseis da Epístola aos Romanos encerram a monumental obra literária de Paulo. Por toda a obra, o apóstolo discorreu a respeito dos principais temas da fé cristã e deixou-nos princípios fundamentais que são úteis para a construção de relacionamentos interpessoais. De uma maneira informal, mas com o seu estilo literário característico, Paulo traz à lembrança nomes de pessoas que, de uma forma ou de outra, o ajudaram a construir a identidade cristã do primeiro século. Ele não deixou que esses nomes caíssem no esquecimento, e, no final de sua carta envia-lhes saudações, numa demonstração de gratidão a Deus por tudo o que essas significaram para ele.
PONTO CENTRAL
O crente precisa cultivar relações interpessoais saudáveis.
I – A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
1. Valorizando pessoas, não coisas. Paulo finaliza sua carta primeiramente recomendando a irmã Febe, membro da igreja de Cencreia. Foi através dela que o apóstolo enviou sua epístola à igreja que estava em Roma. A recomendação vem acompanhada de uma observação na qual Paulo reconhece o serviço prestado por ela à igreja de Cencreia:"[...] A
qual serve na igreja que está em Cencreia,
para que a recebais no Senhor, como
convém aos santos, e a ajudeis em
qualquer coisa que de vós
necessitar; porque tem hospedado a
muitos,
como também a mim mesmo"(Rm 16.1,2). Ela servia à igreja. O vocábulo servir, usado aqui, traduz o termo grego diakonos, o que tem levado muitos comentaristas a acreditar que ela era uma diaconisa da igreja. O fato é que o apóstolo pôs em evidência a função em vez do ofício. Infelizmente, hoje as coisas estão invertidas. O que vale mais hoje são os títulos e os cargos ao invés do desempenho do serviço cristão.
2. O valor das mulheres. Paulo falade
Priscila e Áquila, como tendo exposto suas vidas na causa do Evangelho(Rm 16.3). Esse casal era judeu e havia sido expulso de Roma pelo imperador Cláudio. Agora haviam voltado à capital do império. Outras referências ao mesmo casal são encontradas em Atos18.2,18,26, 1
Coríntios 16.19 e 2 Timóteo 4.19. Duas observações são importantes na vida desse casal. Primeiramente, Paulo sempre cita Priscila em primeiro lugar. Muitos comentaristas concordam que isso tinha uma razão de ser. Priscilas e destacava na obra do Senhor, sendo auxiliada por Áquila, seu esposo. Quem não conhece uma irmã em Cristo que se destaca mais do que o esposo na causado Mestre? Paulo
não cita apenas Priscila, mas cita
outras mulheres de igual destaque. No versículo 6, ele menciona uma mulher de nome Maria: "Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós". Pouco se diz dessa Maria, e o que se sabe é que ela "trabalhou muito" na obra de Deus. Trabalhar aqui traduz o termo grego kopiao, que significa trabalho voluntário. Maria se deu voluntariamente para a obra de Deus. Precisamos de mais "Marias". Que o Senhor envie mais "Marias" para a sua obra.
3. Irmandade e companheirismo. Na saudação seguinte, sentimos o peso que tinha a comunidade cristã para Paulo e o valor do seu companheirismo (Rm16.7,8). A igreja
é o Corpo de Cristo. Ela é uma grande
família. Conscientizemo-nos da importância que tem a fraternidade cristã para a saúde da igreja. Infelizmente a nossa espiritualidade segue mais um modelo de condomínio, onde ninguém conhece ninguém, do que de uma casa de família, onde todos se conhecem e se relacionam.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Precisamos valorizar pessoas e não coisas, estabelecendo relacionamentos
interpessoais saudáveis.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Paulo recomenda Febe (16.1)
A palavra que a descreve como serva é diakonia, diácono. Exceção feita pelo seu final feminino, é a mesma palavra em todas as versões em inglês para 'diácono' nas epístolas pastorais. É usada também para indicar cargo de liderança na igreja. Aparentemente, Paulo não era tão negativo em relação à liderança feminina quanto muita gente é hoje. Priscila e Áquila (16.3). O casal apresentado em Atos 18 era bem próximo do apóstolo Paulo e estava profundamente envolvido em
seu ministério. É significativo notar que,
exceção feita ao versículo em que os dois
são apresentados, o nome da esposa
precede o do marido. Tudo indica que os dons
de Priscila eram maiores do que os dons do
cônjuge e a Escritura é testemunha do
respeito que ela gozava na igreja
primitiva" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse
capítulo por capítulo.10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 752).
CONHEÇA MAIS
* Febe
“Febe morava na cidade de Cencreia, um porto localizado a oeste de
Corinto, cerca de dez quilômetros do centro desta cidade. Era conhecida como uma diaconisa, isto é, uma ajudante na
igreja local. Aparentemente, ela era uma pessoa rica que ajudava a manter o ministério de Paulo. Febe era muito conceituada na
igreja de Cencreia e pode ter sido a portadora desta carta, levando-a de
Corinto
a Roma. A saudação de Paulo a ela é uma evidência do
importante papel que as mulheres desempenharam na Igreja Primitiva.” Para
conhecer mais leia Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 1578.
II – AS AMEAÇAS ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
1. Individualismo. No meio das saudações, o apóstolo Paulo, de forma abrupta, põe uma advertência: "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles" (Rm 16.17). Alguns comentaristas acham que esse versículo se encontra deslocado do restante dos demais. Mas, a verdade é que ele está no lugar onde deveria estar. Paulo via como uma ameaça a quebra da koinonia cristã. Portanto, era um perigo às relações interpessoais, o individualismo daqueles que promoviam dissensões. Esse individualismo está caracterizado no fato de que eles serviam ao seu próprio estômago ou ventre. Viviam para si mesmos. O faccioso geralmente é um indivíduo solitário até o momento em que arregimenta outros para compartilhar do seu pensamento doentio. A igreja deve observá-lo e afastar-se dele.
2. Sensualismo e antinomismo. Esses irmãos facciosos não apenas provocavam dissensões, mas também promoviam escândalos (Rm 16.17).A maioria dos
comentaristas são de acordo que
Paulo tinha em mente o movimento
herético do primeiro século conhecido
como gnosticismo. Era um movimento
sectário, que tinha como prática o
sensualismo e o antinomismo. Em outras
palavras, como viam a matéria como algo
ruim, não tinham apreço pelo corpo,
já que este era material. Isso os
conduzia a uma vida sensual. Por outro
lado, outra consequência desse
entendimento errado, estava na troca da
doutrina bíblica por "palavras suaves e lisonjas" (Rm 16.18). Não havia regras para obedecer. Esse ensino de sabor adocicado, porém falso, tinha a capacidade de atrair os incautos.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O individualismo, o sensualismo e antinomismo são ameaças às relações interpessoais.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, mostre aos alunos os princípios cristãos estabelecidos por Paulo que nos ajudam desenvolver relacionamentos
saudáveis:
"Não devemos julgar ou desprezar outras pessoas cujas convicções diferem das nossas. Devemos reconhecer o senhorio de Jesus Cristo como realidade prática. Isso significa que devemos proteger a liberdade que os cristãos têm, individualmente, de tomarem suas próprias decisões quanto às 'contendas sobre dúvidas'. Jesus, não a minha consciência, é o Senhor do meu irmão. "As 'contendas sobre dúvidas', nas quais divergimos, não são erradas nem certas em si mesmas. Mas, qualquer ato que viole a consciência é errado para as pessoas .No exercício de nossa liberdade, devemos permanecer sensíveis às convicções dos outros. Escolher agir de maneira a beneficiar nossos irmãos é liberdade de
fazer algo que viole a consciência
dos outros.
Estaremos em situação bem melhor se, todos nós, concordarmos em manter para nós mesmos nossas convicções sobre questões duvidosas, e tratarmos de assuntos relacionados a amar e servir uns aos outros. Lembremo-nos sempre do exemplo de Cristo. Como Jesus aceitou a você e a mim? Ele nos recebeu em nossa imperfeição. Ele nos recebeu em nossa ignorância. Ele nos recebeu enquanto velhas práticas ainda estavam ligadas a nós, como as faixas de linho na sepultura ligavam o Lázaro que o Senhor ressuscitou (Jo 11.44). Jesus nos recebeu para uma experiência transformadora
de amor, confiante de que o poder do
perdão de Deus nos limparia e nos
purificaria" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 7.ed. Rio de Janeiro: CPAD,2000, p.323).
III - A FONTE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
1. Existe em razão da sabedoria e soberania de Deus. Paulo queria que os Romanos se certificassem de que ele lhes ensinara o Evangelho de Deus. O evangelho da graça faz parte do "mistério" que Deus deu a conhecer no final dos tempos (Rm 16.25). Esse mistério, que esteve oculto, foi dado a conhecer à Igreja através de revelação do Espírito Santo. Era sobre o desvendar desse mistério que Paulo acabara de escrever. Deus, em sua soberania, permitiu que a sua sabedoria fosse revelada no evangelho da graça. O resultado foi a salvação a todo aquele que crer. A igreja de Roma era fruto disso.
2. Existe em razão da graça de Deus. Paulo encerra a sua Epístola com uma uma expressão de
louvor e adoração. Isso tinha uma razão de ser, a revelação da graça de Deus, mediante o Evangelho: "Mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé, ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!" (Rm16.26,27).
Essas palavras de adoração nos fazem lembrar
outra expressão de louvor do apóstolo:
"Porque dele, e por ele, e para ele são
todas as coisas; glória, pois, a ele
eternamente. Amém!" (Rm 11.36).
SÍNTESE DO TÓPICO III
A sabedoria, a soberania e a graça de Deus são as fontes das relações interpessoais.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Ele é poderoso (16.25-27)
Como é possível levar pecadores, motivados pelo egoísmo e paixões pecaminosos ,separados por preconceitos raciais e enormes diferenças sociais, a crerem numa comunidade unida pelo amor desprendido? Somente Deus pode fazer isso no mundo do século primeiro. Somente Deus pode assim proceder em nossos dias. A mensagem de Romanos é deque ele o
fará, através da justiça imputada a nós pela fé, construída verdadeiramente pela confiança contínua em nosso Deus vivo" (RICHARDS, Lawrence O. Guia doLeitor da
Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse
capítulo por capítulo. 10.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 752).
CONCLUSÃO
Nada mais apropriado do que encerrar uma carta incentivando as relações
interpessoais saudáveis. É isso o que Paulo faz no final da carta aos Romanos. Primeiramente vemos o quanto ele valorizou o
relacionamento interpessoal saudável, doutrinando a igreja a respeito dos perigos das contendas e divisões. O individualismo, o sensualismo e as heresias
deveriam ser resistidos energicamente. Muitos dos nomes que Paulo citou haviam labutado ombro a ombro com ele na edificação
do Corpo de Cristo. Não eram lembranças
nostálgicas, mas recordações que ajudavam a refrigerara alma. Por último, não deveriam
esquecer de que a fonte e a origem de toda harmonia é Deus. Ele é a fonte de
toda a graça dispensada.
PARA REFLETIR
A respeito da Carta aos Romanos, responda:
Paulo finaliza sua carta primeiramente recomendando a qual membro da
igreja de Cencreia?
Paulo finaliza sua carta primeiramente recomendando a irmã Febe.
Cite o nome de algumas irmãs que cooperaram com Paulo.
Febe, Priscila, Áquila, Maria.
Qual era a recomendação de Paulo em relação aqueles que causavam
dissensões e escândalos?
A igreja deve observá-lo e afastar-se dele.
Segundo a lição o que era o movimento herético do primeiro século
conhecido como gnosticismo?
Era um movimento sectário, que tinha como prática o sensualismo e o
antinomismo. Em outras palavras, como viam a matéria como algo ruim, não tinham
apreço pelo corpo, já que este era material.
Como Paulo encerra a sua carta?
Paulo encerra a sua Epístola com uma expressão de louvor e adoração.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 66, p42.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que
buscam expandir certos assuntos.
SUGESTÃO DE LEITURA
Uma Pedagogia para a Educação Cristã
A educação cristã é geralmente exercida por professores leigos, sem uma
formação que lhes dê suporte. Porém, a complexidade dos problemas atuais não
comporta mais uma prática de ensino do senso comum.
Educação Cristã: Reflexões e Práticas
Esta obra tem como principal objetivo contribuir para uma reflexão mais
ampla a respeito da importância da educação cristã e da prática docente nas
várias escolas dominicais espalhadas pelo Brasil.
O que todo Professor de Escola Dominical deve Saber
Esta obra é um excelente instrumento de referência para ajudar ao
crente a crescer em Cristo, enquanto estuda o Evangelho e transforma-se em um
ensinador da Palavra de Deus.
Fonte:
CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, professor, 2º trimestre 2016.
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