Lição 7 A Vida Segundo o
Espírito.
15 de Maio de 2016
TEXTO ÁUREO
(Rm 8.16)
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos
de Deus."
VERDADE PRÁTICA
Viver segundo o Espírito Santo significa estar sob o seu domínio e
seguir suas orientações.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Co 6.19 Nosso corpo é
morada do Espírito Santo.
Terça - 1 Co 6.20 Fomos
comprados por bom preço, vivamos então para Deus
Quarta - Rm 8.14 Os filhos de
Deus são guiados pelo Espírito de Deus
Quinta - Jo 16.13 O Espírito
Santo nos guia em toda a verdade
Sexta - 1 Co 2.10 O Espírito
examina todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus
Sábado - 1 Co 2.11 "Ninguém sabe as coisas de Deus, senão o
Espírito de Deus"
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 8.1-17
1 - Portanto, agora, nenhuma condenação
há para os que estão
em Cristo Jesus, que não andam
segundo a carne, mas segundo o espírito.
2 - Porque a lei do Espírito de
vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3 - Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus,
enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o
pecado na carne,
4 - para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são
segundo o Espírito, para as
coisas do Espírito.
6 - Porque a inclinação da
carne é
morte; mas a inclinação do Espírito
é vida e paz.
7 - Porquanto a inclinação da carne
é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem,
em verdade, o pode ser.
8 - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós.
Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 - E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está
morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da
justiça.
11 - E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita
em vós, aquele que dos mortos
ressuscitou a Cristo também vivificará o
o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 - De maneira que, irmãos,
somos devedores, não à carne para viver segundo a carne,
13 - porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras
do corpo, vivereis.
14 - Porque todos os que são
guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez,
estardes em temor, mas recebestes o
espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 - O mesmo Espírito testifica
com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 - E, se nós somos filhos,
somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo;
se é certo que com ele padecemos, para que também com ele
sejamos glorificados.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que aqueles que pela fé em Jesus Cristo foram salvos pela
graça, precisam viver segundo o Espírito Santo.
HINOS SUGERIDOS: 75,155,551 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
Saber que a vida no
Espírito pressupõe a lei do pecado;
Mostrar que a vida
no Espírito pressupõe oposição à natureza adâmica;
Explicar que a vida no
Espírito pressupõe oposição entre a nova ordem e a antiga.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, na lição de hoje estudaremos o capítulo oito da Epístola aos
Romanos. Neste capítulo, o apóstolo Paulo apresenta um princípio que deve reger
a vida de todos os que foram alcançados pela graça divina: viver segundo o
Espírito Santo. A graça de Jesus é maravilhosa, pois transforma o homem pecador
em santo. Como novas criaturas, o Consolador passa a morar em nós
concedendo-nos recursos para vivermos neste mundo de maneira santa e justa.
Aqueles que já experimentaram o novo nascimento já não vivem mais na prática do
pecado. Nosso corpo se torna seu templo. Sem o Espírito Santo não poderemos viver
de modo a agradar ao Pai. Que possamos nos entregar totalmente a Deus,
permitindo que o seu Espírito nos guie.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
No capítulo sete da Epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo apresenta um
pequeno esboço do que ele iria tratar no capítulo seguinte. Por todo o capítulo
oito, o apóstolo faz um contraste entre a velha vida, marcada pelo pecado e sem
condições de se libertar, com a nova vida no poder do Espírito Santo, que
Cristo nos proporcionou. O que fora impossível à antiga aliança, regida pela
Lei, agora se tornou possível graças a uma nova lei - a lei do Espírito de Vida
em Cristo Jesus. Por intermédio do Espírito Santo já temos uma visão prévia da
alegria que, um dia, viveremos ao lado do Senhor no céu. Temos também a
garantia de que, no futuro, desfrutaremos da plenitude da salvação.
PONTO CENTRAL
Como novas criaturas precisamos viver sob o domínio do Espírito Santo.
I - A VIDA NO ESPÍRITO PRESSUPÕE OPOSIÇÃO À LEI DO
PECADO (Rm 8.1-4)
1. A enfermidade da lei. Como pudemos
observar no capítulo sete, Paulo exclamou em tom desesperador quando vê diante
de si (e de todos os cristãos) o impiedoso jugo do pecado (Rm 7.24). Esse grito
pertence a todos nós. Mas qual era a razão desse desespero? É necessário
entendermos a argumentação do apóstolo em torno desse assunto. Ele havia dito
que todos os homens, quer gentios quer gregos, estavam debaixo da condenação do
pecado. Mesmo os judeus, a quem foi confiada à Lei Mosaica, não conseguiram
escapar desse cativeiro. E por que não? Porque a Lei, que fora dada para
alertar os homens sobre a malignidade do pecado, acabou servindo de instrumento
para aguçar o desejo de pecar. Dessa forma, a Lei, que era uma coisa boa,
acabou por se tornar inoperante diante de outra lei - a lei do pecado e da
morte. Assim, a Lei ficou doente.
2. A cura da cruz. Ainda no mesmo
capítulo sete, já chegando ao seu final, Paulo dá outro grito, agora não mais
de desespero, mas de vitória pela graça de Deus revelada na pessoa de Jesus
Cristo. O seu grito de vitória também é nosso grito (Rm 7.25). A mesma
argumentação, agora em sentido oposto pode ser feita. Em vez do grito de
desespero, Paulo dá um brado de vitória. Mas o que ocasionou esse grito de
vitória? A resposta está na vida segundo o Espírito relatada em Romanos
capitulo oito.
3. A lei do pecado é revogada. A lei do
pecado e da morte, que havia neutralizado ou tornado ineficaz a Lei, agora
foram revogadas pela lei do Espírito da vida. Essa nova lei, muito mais
poderosa, porque não operava baseado nas obras da carne, mas no sacrifício de
Jesus, o imaculado Cordeiro de Deus, tornou possível quebrar o jugo da
escravidão que a lei do pecado produzia. Agora todos os filhos de Deus podem
gozar da liberdade que vem da vida segundo o Espírito.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Como novas criaturas a lei do pecado foi revogada em nossas vidas e
agora podemos viver segundo o Espírito Santo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"O capítulo 8 é o ponto alto, o clímax, a conquista da vitória
pelo Espírito Santo. O ápice espiritual deste capítulo, portanto, está na
vitória do Espírito.
'Portanto, nenhuma condenação há
para os que estão em Cristo Jesus' (v. 1). A palavra portanto no início da declaração
vitoriosa refere-se ao capítulo 7, na qual, Paulo argumentou a batalha entre a
carne e o espírito. Uma luta que parece infindável, se depara com a conquista
da vitória no Espírito. A palavra portanto levanta a bandeira do Espírito para
o início da nova vida. A declaração de que 'nenhuma condenação há para os que
estão em Cristo Jesus' indica que a Lei (toda ela), que condenava os pecados,
foi cumprida por Jesus. Ele tomou sobre si essa condenação justificando-nos
perante Deus Pai (Rm 5.1) e nos colocando sob a lei do Espírito. Portanto, o
pecador justificado está debaixo de uma nova lei espiritual que domina e rege a
nova vida em Cristo.
'Porque a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do
pecado e da morte' (8.2). Paulo fala nesta Carta de várias leis e as trata
como: 'lei do pecado', 'lei do entendimento', 'lei de Moisés', 'lei de Deus'.
Porém, no capítulo 8, ele fala da 'lei do espírito de vida' que opera no
interior do crente e o liberta do domínio da lei do pecado, da carne e da
morte. Há uma ligação profunda entre o Espírito Santo e Jesus, pois a nova lei é chamada 'lei do espírito de vida
em Cristo Jesus'. É a lei da vida de Jesus que opera no íntimo do crente e o
habilita a ter comunhão com Ele" (CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da
Justiça de Deus. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.88).
CONHEÇA MAIS
* A nova vida
"O princípio dinâmico da nova vida em Cristo sobrepuja o princípio
do pecado inerente, capacitando-nos a viver de maneira justa (8.1-4). Se nós,
como filhos de Deus, escolhermos viver em harmonia com o Espírito, não com a
carne, o poder de ressurreição do Espírito no dará vida, mesmo em nosso
presente estado mortal. No futuro, nossos corpos, com toda a criação, serão
transformados (Rm 8.18-25). Até então, vivemos no amor do Espírito, que
intercede por nós (Rm 8.26,27), do Pai que nos sustenta (Rm 8.28-33) e de
Cristo, que nos guarda (Rm 8.34-39)."
Para conhecer mais leia Comentário Devocional da Bíblia, CPAD, p. 778.
II - A VIDA NO ESPÍRITO PRESSUPÕE OPOSIÇÃO À NATUREZA
ADÂMICA (Rm 8.5-17)
1. A velha inclinação. Paulo usa o verbo
grego phroneo, traduzido aqui como inclinar, com o sentido de colocar a mente
em algo. A natureza adâmica, mesmo destronada continua requerendo seu antigo
lugar. Na carta aos gálatas, Paulo mostra que a carne milita, ou guerreia,
contra o Espírito (Gl 5.17). Essa guerra acontece na esfera da mente, quando
esta deseja (gr. epithymeo) contra o Espírito. Ainda na epístola aos crentes da
Galácia, o apóstolo explica que a carne e o Espírito são duas forças opostas
entre si (Gl 5.16,17). Todos os crentes salvos, quer sejam novos convertidos
quer não, são objetos dessa inclinação da antiga natureza. Ceder a essa
inclinação é ceder à morte (Rm 8.6). Nessa inclinação interna da velha natureza,
a carne está no comando. Quando a carne
assume o controle o Espírito fica de fora.
2. A nova inclinação. Em oposição à
velha natureza adâmica, também denominada de natureza pecaminosa, ou ainda, de
"velho homem", Paulo mostra a inclinação do Espírito. Ele afirma que
a inclinação do Espírito produz vida (Rm 8. 6). A palavra grega inclinação,
usada aqui por Paulo é phrón?ma, cuja raiz vem de phroneo, inclinar. Fica
bastante evidente a participação do crente no processo da salvação. Ele precisa
andar na esfera do Espírito afim de que não ceda aos desejos da carne. Assim
como o crente tem seu papel no processo da salvação, escolhendo, ou não,
receber a graça de Deus, da mesma forma ele, agora como regenerado em Cristo,
também tem a escolha para andar, ou não, no Espírito. Assim como respondemos ao
chamado de Deus para a salvação, devemos da mesma forma responder ao chamado de
Deus para a santificação. Nessa inclinação da nova criatura em Cristo, o
Espírito está por dentro, isto é, no comando, e a carne está por fora. Não está
mais no comando, pois foi destronada.
3. A nova filiação. Essa nova inclinação
a qual o apóstolo se referiu só se tornou possível porque os justificados em
Cristo Jesus passaram a ser guiados pelo Espírito de Deus: "Porque todos os
que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Rm
8.14). Esse privilégio, que tornou possível ao crente ser orientado ou guiado
pelo Espírito aconteceu porque Deus nos deu a adoção de filhos: "Porque
não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor,
mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba,
Pai" (Rm 8.15). Como filhos, agora somos habitação do Espírito Santo, que
em nosso interior dá testemunho dessa nova filiação recebida (Rm 8.16).
SÍNTESE DO TÓPICO II
O Espírito Santo ajuda destronar a natureza adâmica em nossas vidas.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Para que a justiça da Lei se cumprisse em nós' (8.4). Quando
Cristo se fez o representante do homem pecador, o poder condenatório do pecado
foi desfeito, e, então a justiça foi cumprida por Cristo. Agora, uma vez
libertos da lei do pecado, e vivendo segundo o Espírito, a carne não tem mais direitos sobre nós. Ainda que a
inclinação da carne é para as coisas da carne, se vivemos em Espírito, a carne
estará sob domínio.
No versículo 4, temos a descrição daqueles que vivem segundo a carne ou
segundo o Espírito. No versículo 5, Paulo mostra os que são conforme a carne e
conforme o Espírito. De um lado temos aqueles que se ocupam na prática do
pecado. Por outro lado, temos aqueles que se ocupam em fazer a vontade do
Espírito e estar sob sua direção.
A vitória do Espírito (8.6-13)
Nestes versículos é destacada a operação do Espírito Santo na vida do
crente. É a obra santificadora do Espírito Santo, na mente, no espírito e no
corpo do crente (1 Ts 5.23,24). O crente anda e vive no Espírito, pois não está
mais sob o domínio da carne. Sua vida é regida e regulada pelo Espírito Santo,
que mora nele e governa o seu interior" (CABRAL, Elienai. Romanos: O
Evangelho da Justiça de Deus. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.89).
III - A VIDA NO ESPÍRITO PRESSUPÕE OPOSIÇÃO ENTRE A
NOVA ORDEM E A ANTIGA (Rm 8.18-39)
1. A manifestação dos filhos de Deus. Os versículos 18 a 30 de Romanos 8 mostram a certeza dos crentes
quanto ao futuro: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste
tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser
revelada" (Rm 8.18). Fica evidente que quando o apóstolo falava do futuro,
ele também contemplava o passado. O atual estado de coisas mostra os sinais da
velha ordem. São marcas que fazem com que a criação tenha gemidos por não poder
por si mesma removê-las. Por isso ela geme: "Porque sabemos que toda a
criação geme e está juntamente com dores de parto até agora" (Rm 8.22).
Mas não só ela, nós também que temos as primícias do Espírito também gememos
(Rm 8.23). A criação quer voltar ao seu estado original e nós também. O
Espírito Santo sente o nosso drama, sente a nossa angústia e também geme por
nós (Rm 8.26,27). O melhor é saber que em todas as coisas Deus opera para o bem
dos que o amam (Rm 8.28). A palavra grega sünergei (de onde vem sinergismo)
traduzida em Romanos 8.28 como coopera, mostra que Deus trabalha, com os que o
amam, em direção a seu propósito.
2. Provas do grande amor de Deus. Os versículos 31 a 39 de Romanos 8, são na verdade o fechamento de tudo
aquilo que o apóstolo argumentou desde o capítulo cinco. De pecadores perdidos
e sem esperança passamos a filhos de Deus através da justificação pela fé. De
escravos do pecado passamos ao estado de filhos libertos através da obra do
Espírito Santo. De membros de uma velha ordem passamos a ser participantes de
uma nova ordem no Espírito.
3. Deus é conosco. Deus nos ama, nos
redimiu em Jesus Cristo do jugo do pecado e está ao nosso lado. Paulo afirma
que "diremos pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra
nós?" (Rm 8.31). Paulo demonstra que nesta vida, enquanto permanecermos em
Cristo, nada poderá nos separar do amor de Deus. Somos o objeto de seu grande
amor.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Já fomos redimidos em Jesus Cristo do jugo do pecado, por isso, não
vivamos mais debaixo do jugo da antiga aliança.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"A trindade divina na obra da santificação
(8.26-34)
Nestes versículos, Paulo apresenta a Trindade divina empenhada em
ajudar o crente na sua esperança. O capítulo 8 conduz o crente no caminho da
santificação pela operação do Espírito
Santo. Apresenta todos os obstáculos que se deparam com o crente. Coloca o
crente no campo de luta espiritual e dá-lhe as armas espirituais para lutar,
e finalmente, apresentar-lhe a razão
dessa luta, aconselhando e orientando-o em toda a sua jornada cristã.
O Espírito intercede em nós (8.26,27). Esses dois versículos mostram a
missão do Espírito dentro do crente, trabalhando a seu favor. Ele 'ajuda as
nossas fraquezas' (v.26). A que se referem as 'nossas fraquezas'? Referem-se às
nossas limitações temporais neste corpo mortal, sujeito à natureza pecaminosa.
Enquanto estivermos enclausurados dentro deste 'tabernáculo' (corpo) terrenal,
somos sujeitos às fraquezas da carne. Por isso, o Espírito Santo habita dentro
do crente para ajudá-lo nas suas fraquezas. A ajuda do Espírito dentro de nós é
representada pela sua intercessão. A quem Ele intercede? A Deus Pai, e a seu
Filho Jesus Cristo" (CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de
Deus. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.94).
CONCLUSÃO
A lição de hoje ajuda-nos a compreender que a graça de Deus é realmente
surpreendente. Ela transformou ímpios em santos e nos colocou em um nível de
relacionamento com Deus jamais imaginado pelo seu antigo povo, e a graça de ter
o Espírito Santo habitando em nosso interior e o privilégio de ser guiado por
Ele. Mas não é só isso, agora também somos herdeiros de Deus e coerdeiros com
Cristo. Isso tudo se chama graça
PARA REFLETIR
A respeito da Carta aos Romanos,
responda:
Todos os homens, gentios e judeus estão debaixo do jugo do pecado?
Sim. Todos os homens, quer gentios quer gregos, estavam debaixo da
condenação do pecado.
A lei do pecado e da morte foi revogada por qual lei?
A lei do pecado e da morte, que havia neutralizado ou tornado ineficaz
a lei, agora foram revogadas pela lei do Espírito da vida.
A lei do Espírito opera baseada
em quê?
No sacrifício de Jesus, o imaculado Cordeiro de Deus.
O que acontece quando o crente cede a inclinação da carne?
Ele passa a viver segundo a carne e quando a carne assume o controle o
Espírito fica de fora.
Como é denominada a velha natureza adâmica?
Velho homem.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 66, p39. Você encontrará mais subsídios para enriquecer a
lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.
Fonte:
CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, professor, 2º trimestre 2016.
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