sábado, 28 de abril de 2012

O Mistério de Deus aos Gentios

O Mistério de Deus aos Gentios
Vejamos hoje algo maravilhoso sobre o mistério de Deus a nós, que se encontra em Colossenses 1.26  o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos;”.
O mistério revelado pelo Apóstolo Paulo, está relacionado à obra de Cristo Jesus no calvário, os  gentios eram o povo que não descendia dos Hebreus, também conhecidos pela idolatria e outros deuses e conforme (DBA – Gentio - o que não é israelita {#Is 42.1,6}). Dicionário da Bíblia de Almeida.
O Ap. Paulo conhecido como Ap. dos gentios, em seu ministério tinha recebido de Cristo a ordenação de propagar o Evangelho entre os demais povos (Romanos 11:13  Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério;)  e também (Atos 9:15  Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.).
O desafio de Paulo era apresentar ao povo que não conhecia o filho de Deus “Jesus Cristo” a sua obra redentora, alcançando também aqueles que não pertenciam a nação de Israel, ou seja, agora todos poderiam fazer parte desta nação pela graça do Senhor Jesus e pela sua obra na cruz, ou seja, seu sangue nos inclui e assegura a salvação, a obra na cruz foi completa e não é necessário nada para complementá-la.
No livro de Romanos 15.16-19 que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo. De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus. Porque não ousaria dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para obediência dos gentios, por palavra e por obras;  pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo”. Paulo fala que ao ministrar o evangelho o Espírito Santo realiza a obra, convencendo da nossa condição de pecador e nos redimindo através da nossa santificação e obediência.

Para que não tivéssemos dúvida Paulo registra em Efésios 3.3-12 como me foi este mistério manifestado pela revelação como acima, em pouco, vos escrevi, pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, a saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder. A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou; para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele”.

Hoje temos a Salvação e também autoridade e o poder de Deus, que em nós opera para que sejamos ministros, dentro dos nossos lares, na Igreja, no trabalho e por onde passarmos, cobertos pelo sangue de Cristo que nos inclui na nova aliança, você e herdeiro das promessas, o que esteve oculto está revelado, basta aceitarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador confessando nossos pecados e andando conforme a Palavra (Bíblia) deixando todo engano e embaraço para sermos santos. (1 Pedro 1:16  porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário