Lição 9 A
MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA
26 de fevereiro de 2017
Texto do
dia.
(2 Tm 2.2)
"E o que de mim, entre muitas testemunhas,
ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os
outros."
Síntese.
O ensino da Palavra faz com que a Igreja
cresça, se fortaleça e possa resistir aos ataques do mundo e de Satanás.
Agenda de
leitura
SEGUNDA - Cl 3.16 A palavra de Cristo em cada
crente
TERÇA - Mt 28.19 Ensino, uma ordenança de
Cristo
QUARTA - 2 Tm 2.2 Homens idôneos para ensinar
QUINTA - 2 Tm 3.16 Toda a Bíblia é proveitosa
para o ensino
SEXTA - 1 Tm 5.17 Os que trabalham no ensino
SÁBADO - Mt 22.29 A falta de ensino conduz ao
erro
Objetivos
DEFINIR ensino;
SABER a respeito do ensino na
Bíblia;
COMPREENDER que o ensino tem como objetivo
a transformação.
Interação
Professor, você terá a oportunidade ímpar de
ensinar a respeito da missão ensinadora da Igreja. Estamos vivendo tempos
trabalhosos, onde muitos crentes, por falta de conhecimento bíblico, estão
sendo seduzidos pelas falsas doutrinas. Enfatize o fato de que uma igreja sem
ensino é uma igreja sem condições de cumprir com sua missão integral. O
objetivo da doutrina cristã, do ensino, é tratar o homem como um todo, pois só
a Palavra tem poder para transformar a alma e o espírito: "Porque a
palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de
dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e
medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hb
4.12). A igreja tem uma missão proclamadora, mas também umaa responsabilidade
com o ensino (Mt 28.19,20).
Orientação
Pedagógica
Reproduza no quadro o esquema abaixo. Depois,
pergunte aos alunos: "O que é ensinar?" Incentive a participação de
todos tornando a aula mais dinâmica. Ouça as respostas e em seguida leia,
juntamente com os alunos, o conceito apresentado no primeiro tópico da lição.
Enfatize que sem o ensino bíblico a igreja não tem condições de cumprir com sua
missão integral. Em seguida, utilize o quadro, para mostrar a importância da
Educação Cristã.
EDUCAÇÃO CRISTÃ É....
1. Vida (Dt 32.2).
2. Santificação (Jo 17.17).
3. Sólido mantimento (Hb 5.14).
4. Um escudo contra as sutilezas de Satanás (Mt
7.15).
5. Liberdade em Cristo Jesus.
Texto
bíblico
Marcos 16.15-20
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o
evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas
quem não crer será condenado.
17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em
meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma
coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos
e os curarão.
19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado,
foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.
20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as
partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que
se seguiram. Amém!
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
O ensino é um mandamento bíblico. Mais do que
pregar, Jesus esmerou-se em ensinar, pois seu ministério era de anunciar o
Evangelho e as verdades do Reino de Deus. Ele levou tão a sério o ensino que
deixou como orientação para a Igreja o ensino e a evangelização (Mt 28.19,20).
Nesta lição, veremos a importância do ensino
bíblico e o seu alcance dentro da igreja local.
Estudaremos a respeito dos grupos que devemos alcançar para que
cumpramos a nossa vocação de agência de ensino do Reino de Deus.
I - O QUE
É ENSINAR
1. Definindo o termo. Ensinar é o ato de doutrinar, transmitir conhecimento a
outra pessoa, orientar, conduzir. O ensino cristão tem como objetivo a
transformação espiritual e moral do ser humano, tornando-o uma pessoa melhor.
No ensino bíblico o aluno não deve ser
expectador da aula, apenas recebendo informações. Ele precisa interagir
com o professor e com os outros alunos, pois
assim todos aprendem uns com os
outros, partilhando experiências e conhecimento.
2. A Igreja ensinando a verdade. A igreja cumpre um
papel fundamental na expansão do Reino de Deus por meio do ensino. Pessoas que são
evangelizadas e aceitam a Cristo precisam ser edificadas e crescer
espiritualmente por meio do ensino sistemático das Escrituras. Quem nasce de
novo deve ser alimentado de forma constante, ou morrerá por inanição. Da mesma
forma, o ensino bíblico deve ser encarado pela Igreja como uma tarefa
essencial. E o que deve ser ensinado é a Palavra de Deus, pois ela é a verdade.
Não devemos ocupar nossas classes de Escola Dominical e nossos cultos de
doutrina, difundindo nas pessoas algo que não seja as Escrituras.
3. A importância do mestre na igreja local. O
professor é aquele que auxilia o pastor na área do ensino. Ele se dedica a
edificar o povo de Deus por meio da explanação das Sagradas Escrituras e de sua
aplicação na vida dos seus alunos, e esse trabalho deve ser feito com estudos
constantes, pesquisa e domínio das técnicas de transmissão de conhecimento. Nem
todos os mestres são grandes pregadores, pois pregar a Palavra de Deus é
diferente de ensinar. Entretanto, por meio do trabalho do professor a igreja é
edificada. A pregação da Palavra é de grande importância na congregação, mas o
ensino também deve ser ministrado sistematicamente em nossas igrejas.
O professor deve ser uma pessoa que busca o
conhecimento, e que deseja repassá-lo. Paulo ensinou a Timóteo, e este deveria
repassar o ensino a homens fiéis, e esses, por sua vez, deveriam ensinar mais
pessoas (2 Tm 2.2).
Pense
A Igreja de Cristo tem dado a devida
importância ao ensino bíblico?
Ponto
Importante
A Igreja de Cristo tem a importante função de
transmitir as verdades sagradas por meio do ensino bíblico sistemático e
constante.
II - O
ENSINO NA BÍBLIA
1. No Antigo Testamento. Os hebreus não possuíam
um sistema organizado de transmissão de ensino. Na verdade, esse sistema foi
sendo desenvolvido com o passar do tempo, e as primeiras lições eram geralmente
ministradas no lar. A mãe se encarregava de ensinar às filhas os afazeres
domésticos, e o pai ensinava aos filhos uma profissão. O próprio Jesus era
carpinteiro (Mt 13.55), profissão que aprendeu com seu pai, José.
Moisés, orientado por Deus, disse ao povo que
procurasse ensinar os filhos sobre as tradições recebidas de seus pais, e que
esses ensinos fossem repassados aos seus descendentes, principalmente as
verdades sobre Deus, que os havia retirado do Egito.
2. No Novo Testamento. Após o retorno do
exilio, o povo teve de estudar a Lei de Deus novamente, e com o surgimento das
sinagogas, o ensino da lei de Deus foi sistematizado e solidificado. Com o
passar do tempo, os fariseus e escribas passaram a ensinar. O próprio Jesus
aprendeu a Lei de Deus, e em seu ministério, ensinou com autoridade aos que o
ouviam.
3. Jesus como mestre. Jesus dedicou muito
mais tempo para ensinar às pessoas do que necessariamente pregando. Ele ensinou
com autoridade (Mt 7.29), e aproveitou cada ocasião para ministrar o ensino
sobre o Reino de Deus, como quando falou com Zaqueu, a mulher samaritana e
Nicodemos. Ele não apenas procurou ensinar seus ouvintes, mas ordenou que seus
discípulos fizessem o mesmo (Mt 28.19,20). Ele tinha interesse por seus alunos,
e era criativo (utilizou um barco como plataforma para ensinar, Lc 5). Jesus
também conjugou a capacidade de ensino com a oração por seus discípulos,
mostrando que ensinar é importante, mas orar pelos alunos é tão necessário
quanto passar o conteúdo. Ele chegou a explicar mais de uma vez um assunto
quando seus discípulos não entendiam (Mt 15.16).
Pense
Jesus viveu o que ensinava. Você vive o que
prega e ensina?
Ponto
Importante
Jesus dedicou muito do seu ministério a ensinar
seus discípulos, para que eles pudessem dar prosseguimento ao ministério do
ensino da Palavra junto à Igreja Primitiva.
III -
ENSINO E TRANSFORMAÇÃO NA IGREJA
1. Crianças. A Escola Dominical
começou com algumas crianças inglesas. Se hoje temos Escolas Dominicais
estruturadas nas igrejas evangélicas, devemos nos lembrar de que o trabalho
pioneiro de Robert Raikes junto às crianças abriu o caminho para a Escola
Dominical como a conhecemos hoje. Devemos priorizar o ensino cristão para as
crianças, tendo em vista que Jesus deixou claro: "Não as impeçais de vir a
mim" (Mt 19.14).
2. Jovens e adultos. Os jovens e adultos,
que em regra são a maior parte da igreja em nossos dias, devem ser igualmente
ensinados. Você jovem, com certeza, se depara com novos desafios na trajetória
de seus estudos e vida profissional diariamente, por isso, precisa ser instruído
na Palavra para que vença os desafios. Parte dos adultos em nossas igrejas não
teve uma educação cristã quando criança e jovem, o que demanda da igreja
ensinar a essas pessoas, com toda a sua história de vida, como andar com Deus e
seguir em uma nova forma de vida e de pensar.
3. Portadores de necessidades
especiais. Em
nossos dias, há uma maior conscientização por parte da sociedade para a inclusão
de pessoas com deficiência. Esse grupo deve ser alcançado igualmente pelo
ensino das Sagradas Escrituras em nossas igrejas. Em alguns ambientes
eclesiásticos, sem perceber, acabamos excluindo os deficientes de nossos cultos
de ensino e da Escola Dominical por não termos professores treinados, ou por
achar que Jesus vai operar um milagre na vida dessas pessoas. Como pentecostais
cremos que Jesus cura a todos, mas enquanto essa cura não vem, devemos prover
dentro da igreja, crentes capacitados a lidar com esse público-alvo, de tal
forma que nenhuma pessoa seja deixada de fora do ensino e crescimento espiritual.
Pense
Em nossas igrejas temos um ensino inclusivo?
Ponto Importante
Jesus amou e ensinou a todos que desejavam
ouvi-lo e estar com Ele.
O trabalho pioneiro de Robert Raikes junto às
crianças abriu o caminho para a Escola Dominical como a conhecemos hoje.
SUBSÍDIO1
"A abordagem das Escrituras como uma 'sã
doutrina' e como um guia para a vida cristã
Nesta expressão, encontrada em 1 Timóteo 1.10 e
2 Timóteo 4.3, o adjetivo é bygiainouse, que significa ser 'saudável' ou 'são'.
A ideia é que o ensino cristão não é somente proveitoso e útil, mas também
promove a saúde espiritual. Paulo observa que o objetivo em interromper os
falsos ensinos é o de ensinar uma sã doutrina que produzirá um amor que vem 'de
um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida' (1 Tm 1.5).
O que Paulo tem em mente é o fato de que o
cristão não está procurando estar em conformidade com as Escrituras, como um
padrão exterior, mas procura uma transformação através de uma experiência com
as 'palavras da fé' (1 Tm 4.6). Assim, quando lemos as Escrituras, nós
procuramos descobrir realidades que
podemos sentir com a ajuda de Deus. Dessa forma, Paulo lembra Timóteo a 'ser o
exemplo dos fiéis ' (4.12) e a 'ter cuidado de si mesmo e da doutrina' (1 Tm
4.16).
É neste contexto que Paulo, em 2 Timóteo
3.10-4.5 fornece instrução específica, mostrando-nos como ler as Escrituras
para evitar os erros dos mitologistas, legalistas, e daqueles que rejeitam completamente
os ensinos das Escrituras.
Paulo escreve muito claramente a Timóteo: 'Tu,
porém, tens seguido minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade,
caridade, paciência'. " (RICHARDS, Lawrence. Comentário Histórico-Cultural
do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 479, 480).
SUBSÍDIO2
[...] Ensinar não é uma tarefa fácil. Ensinar
exige:
Pesquisa - De acordo com Paulo Freire,
"não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino". O professor deve
ser um pesquisador. É por intermédio da pesquisa que o professor pode detectar
e resolver os problemas em sala de aula.
O professor de Escola Dominical é, na verdade,
um pesquisador. Sua fonte primária de pesquisa é a Bíblia, mas suas pesquisas
devem ultrapassar as páginas do Livro Sagrado.
Reflexão - O professor precisa adquirir o
hábito da reflexão, a fim de que ensine os alunos a refletir sobre a fé e a
prática cristã.
Diálogo - O professor que não dialoga com os
alunos em breve verá o esvaziamento de sua classe ou a apatia dos alunos. É
preciso abrir espaço para que os alunos questionem, a fim de que encontrem as
soluções.
Reflexão crítica sobre a prática - É fácil
avaliar os alunos e atribuir tão somente a eles a falta de atenção, a apatia e
a evasão. Todavia, o professor precisa fazer constantemente uma autoanálise do
seu trabalho.
Pôr em prática o discurso - Quantos já não
ouviram: "Faça o que digo e não o que eu faço"? Nossos alunos
precisam pensar de acordo com a Palavra e agir de acordo com ela (Tg 1.22).
Ensino e prática precisam ser coerentes.
Querer bem o outro - Esta deve ser a nossa
motivação: que o outro, o aluno, seja alcançado como um todo - corpo alma e
espírito" (BUENO, Telma. Educação Cristã: Reflexões e Práticas. 1.ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2012, p.21).
ESTANTE
DO PROFESSOR
CARVALHO, César Moisés. Uma Pedagogia para a
Educação Cristã: Noções básicas da ciência da educação a pessoas não
especializadas. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
CONCLUSÃO
Ensinar é uma ordenança de Deus para a sua
Igreja. E a Igreja deve cumprir com seu papel ensinador alcançando a todas as
pessoas.
Hora da revisão.
O ensino é um mandamento bíblico?
Sim. Jesus ordenou o ensino e o
discipulado (Mt 28.19,20).
Segundo a lição, o que é ensinar?
Ensinar é um o ato de doutrinar,
transmitir conhecimento a outra pessoa, orientar, conduzir.
Qual o objetivo do ensino cristão?
O ensino cristão tem como
objetivo a transformação espiritual e moral do ser humano, tornando-o uma
pessoa melhor.
Na igreja, quem é o professor?
O professor é aquele que auxilia
o pastor na área do ensino.
Como era o ensino no Novo Testamento?
Após o retorno do exílio, o povo
teve de estudar a Lei de Deus novamente, e com o surgimento das sinagogas, o
ensino da lei de Deus foi sistematizado e solidificado. Com o passar do tempo,
os fariseus e escribas passaram a ensinar. O próprio Jesus aprendeu a Lei de
Deus, e em seu ministério, ensinou com autoridade aos que o ouviam.
Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Jovens, professor, A Igreja de Jesus Cristo – Sua origem, doutrina,
ordenanças e destino eterno, Comentarista
Alexandre Coelho, 1º trimestre 2017.
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