segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Lição 13 Enfrentando o falso culto.



Lição 13 Enfrentando o falso culto.
25 de dezembro de 2016

Texto Áureo
1Reis 18.24
24 Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra.

Verdade Aplicada
Só podemos combater com eficácia o falso culto através da Palavra de Deus, nossa regra de fé e prática.

Objetivos da Lição
Conscientizar sobre a realidade do falso culto;
Encorajar o confronto, a partir dos princípios bíblicos, quanto ao falso culto;
Destacar as características de um culto verdadeiro.

Glossário
Catarse: Purificação;
Coxear: Vacilar;
Tibieza: Fraqueza, frouxidão; falta de ardor.

Leituras complementares
Segunda 1 Rs 18.23
Terça Ez 16.23-35
Quarta Mt 4.1-11
Quinta Mt 7.1-13
Sexta At 17.16-31
Sábado 1Co 10.14-22

Textos de Referência.
1Reis 18.20-22; 30
20 Então, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo.
21 Então, Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.
22 Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens.

30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor, que estava quebrado.

Hinos sugeridos.
122, 155, 336

Motivo de Oração
Louve a Deus pela ação do Espírito Santo, que não pode ser barrado por grades nem algemas.

Esboço da Lição
Introdução
1. Como enfrentar o falso culto?
2. Características do falso culto.
3. Características do culto restaurado.
Conclusão

Introdução
Enfrentar o falso culto não é uma tarefa agradável, é, não raro, a antipatia é o menor preço da verdadeira profecia. Foi assim com Elias, que teve um difícil trabalho, sob a ameaça de Jezabel, a defensora do falso culto.

1. Como enfrentar o falso culto.
Sob a orientação de Deus, Elias resolveu chamar os profetas de Baal para um desafio (1Rs 18.19). Era o momento de o povo de Deus decidir; ou servia ao Deus verdadeiro de modo verdadeiro ou a Baal no seu falso culto (1Rs 18.21).

1.1. Enfrentar o falso culto com convicção.
Para enfrentá-lo, devemos, na graça de Deus, ter muita convicção. O profeta Elias chama o povo a uma convicção: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o.” (1Rs 18.21). Nesta pergunta, vemos a fé vivida por Elias. Antes de ver o fogo cair do céu e a grande vitória, Elias crê, e está convicto, de quem é o verdadeiro Deus, pois o povo parece não saber e demonstra dúvida. A ignorância leva a tibieza. Quando o povo fica na teologia do “acho”, não há firmeza, e uma grande maioria fica em cima do muro. Até quando coxear entre dois pensamentos? É preciso convicção e mais profundidade bíblica, mais amor pela verdade e paixão pela Palavra de Deus.

A situação social na época do profeta Elias era de muita insegurança (1Rs 18.5). Conspirações mudavam os governos com frequências inesperadas. Na área social, muita corrupção e injustiça. No aspecto moral, uma época de acentuada vaidade, em que o culto ao corpo, evidenciado na própria maquilagem de Jezabel, tornou-se popular. Na teologia e liturgia acontecem mudanças bruscas, sob a poderosa influência dos cultos vizinhos, principalmente o assírio. O culto de Baal era um culto muito sensual, agradável à vista e às emoções, era um culto de expressão afrodisíaca. Gritos, danças sensuais e ritmos marcavam o tom do culto> Deus levantou o profeta Elias. Ele não era um homem polido. Sua vestimenta, alimentação e temperamento já mostravam alguém rude e impetuoso. A doutrina dos adoradores de Baal e seu culto se misturavam com o culto verdadeiro e Elias rompeu com isso!

1.2. Enfrentar o falso culto com definições claras.
A indefinição é característica do falso culto. Vivemos num mundo de indefinições. Ser definido é ser dogmático, e ser dogmático é algo, às vezes, detestável. As filosofias, a comunicação, a experiência, a procura de paz e a boa convivência têm marcado o nosso tempo com indefinições na área moral, eliminando a censura e, na honestidade, com tibieza. Em tudo se procura “fazer média”, mantendo as aparências e identificando-se com os pontos comuns (Ap 3.15). Elias chama o povo a uma definição: “Se o Senhor é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o.” (1Rs 18.21). Por que ficar no meio termo? Tentar servir a Deus e ao mundo? Precisamos de definições. A Igreja não pode enamorar-se do mundo. É hora de definição moral, teológica e litúrgica. É hora de abandonarmos a teologia relativista. É hora de definição.

Deus condenou o povo de Israel pela boca do profeta Isaías (Is 29.13). O que estava nos lábios era correto, mas as motivações do coração eram erradas.

1.3. Enfrentar o falso culto com a Palavra de Deus.
“E há de ser que o deus que responder por fogo, esse será Deus.” (1Rs 18.24). Somente através da confiança e grande experiência com Deus poder-se ia propor tal desafio. Para enfrentar o falso culto, precisamos estar calçados com a verdade e com a fé acima de tudo (Ef 2.8). O profeta Elias tinha conhecimento experimental de deus e isso o colocava em grande vantagem perante os falsos profetas. Hoje temos a Palavra escrita que é o filtro para esses falsos cultos (2Tm 3.16). A Palavra de Deus nos liberta do mal e nos revela a clareza doutrinária (Sl 119.105). O nosso manual de fé e prática é a Palavra de Deus. Quando nós obedecemos à verdade que está contida na Palavra de Deus podemos estar certos da nossa salvação (Sl 1.3).

As expressões hipócritas não passam de atos mecânicos. São invenções humanas que não se importam com a vontade de Deus. O formalismo, associado à corrupção doutrinária, produz um tremendo desvio do Senhor e um afastamento do verdadeiro culto que devemos a Deus.

2. Características do falso culto.
Jesus denunciou o culto hipócrita, causado pelo apego à mera formalidade, aos ritos, sem correspondência interior. Por fora tudo estava correto, mas interiormente essas ações litúrgicas não eram expressões de um coração agradecido. Era por essa razão que aquele culto se tornava uma coisa abominável ao Senhor.

2.1. O culto falso é seguido pela maioria.
Quando examinarmos o falso culto, aprendemos que ele é sempre seguido pela maioria. Elias reclama que ele está só e que os profetas de Baal são 450! (1Rs 18.22). Precisamos lembrar desta verdade solene: a maioria se perderá. Foi assim na época de Noé e de Sodoma. O povo de Deus foi dizimado e permaneceu o “toco”, a “santa semente”, salvou-se o “renovo”. Não é diferente hoje. Muitos são chamados e poucos os escolhidos. Na época dos profetas, a multidão ia ao templo, mas o seu coração estava longe do Senhor.

Nos tempos hodiernos, muitas igrejas crescem em número e “poder”, mas, perdem na santidade, no caráter e na fidelidade; e isto é um fato histórico. Todas as vezes que a igreja cresceu na quantidade diminuiu na qualidade. Jesus disse que o caminho largo é seguido por vasta maioria. Estamos adequando nossa fé, nossa religião aos reclamos do mundo. Cristãos mundanizados enchem a Igreja hoje e avançamos mais para a imitação do mundo. A nossa diferença com os ímpios desaparece. Pensamos como eles, falamos como eles e nos divertimos como eles. Vivemos de igual modo. Parece que nos enchemos de toda vaidade, quando nos acham parecidos com o mundo (Hb 12.14). Isso não é normal!

2.2. O culto falso tem um fogo falso.
O culto falso é um culto em que falsos fogos são admitidos. Elias estabeleceu que o fogo deveria vir do céu (1Rs 18.23). Deus não aceita fogo estranho em seu culto. Os dois filhos de Arão morreram por causa disto: trouxeram fogo estranho ao culto do Senhor. Há muita coisa estranha hoje no culto a Deus. Muitos por falta de conhecimento das escrituras têm admitido no culto o fogo do “entusiasmo”, fabricados por “animadores” e acrescentam novidades ao culto, tornando-o um “show”. Será que Deus está se agradando de tudo isso?

Onde estão aqueles cultos simples, sem muitos aparatos, mas que superavam em tudo os mais sofisticados cultos de hoje? Não necessariamente a falta de logística, mas onde está aquela unção que, até os ensaios, Jesus batizava com Espírito Santo e vidas eram transformadas?

2.3. O culto falso tem um movimento estranho..
Os profetas de Baal desenharam uma extraordinária coreografia. Eles dançavam. As religiões primitivas procuraram servir aos seus deuses com danças (1Rs 18.26). O culto é chamado por Paulo de culto racional (Rm 12.1-2). No Novo Testamento, o culto é pela fé, pois o justo vive pela fé. Os profetas de Baal gritavam, manquejavam e se cortavam (1Rs 18.26-28). Era um culto longo. (1Rs 18.29). Muitos movimentos, muitas palavras, muitas repetições. Nosso Deus é de ordem, paz e harmonia.

O falso culto é sempre voltado para impressionar. Quanto mais pompa, menos poder. A busca desenfreada de emoções pode ser uma compensação psicológica de vazio espiritual. Não foi assim na época de Malaquias? Enganoso é o coração! Quanto cuidado devemos ter! Resumindo, enfrentar o culto falso é um dever que exigirá de nós a profunda convicção, fé que se põe contra todas as heresias; exigirá uma definição, uma atitude de maturidade que não se encontra com a maioria; exige um apego à verdadeira espiritualidade contra os pseudos “fogos” das armadilhas psicológicas, que não se deixa impressionar pela manifestação que visa enganar os incautos. Que Deus nos encha de sabedoria para termos vitória nesta luta (At 8.9-11).

3. Características do culto restaurado.
O culto falso é mera catarse psicológica, mera movimentação física. Resulta no vazio (Ef 2.11-12). O divórcio entre a adoração e a vida prática é inevitável. É um culto templário apenas (At 17.16). É um teatro, um “Show”, mas sem nenhum vínculo de vida prática.

3.1. Restaurando o antigo altar.
Elias restaurou o antigo altar de seus pais (1Rs 18.30). O mesmo altar em que adoravam seus antepassados. Há os que pensam qu “novidade” é a marca do verdadeiro culto. Pensam que algo para ser bom tem de ser novo. Criam preconceitos contra o antigo (Jó12.12). Esquecem as solenes palavras do sábio de que “nada há novo debaixo do céu” (Ec 1.9). AS heresias vão e voltam apenas com uma nova roupa. Os pecados dos homens continuam os mesmos (Rm 3.23). O homem não inventou nova forma de pecar, pratica os mesmos pecados condenados por Moisés. Não conseguiu outro escape, senão pelo arrependimento e fé em Jesus (Ef 2.8). Devemos permanecer na “doutrina dos apóstolos” (At 2.42). Nosso altar está delineado a na Palavra (Jo 4.23).

Na vida prática, o falso adorador é mundano. Ele vive mentindo, fazendo falcatruas, traindo, escandalizando e sem ética cristã alguma (At 13.6-12).

3.2. Um culto de acordo com a Palavra.
Elias mostra precisão. Ele usa pedras e não outro material (1Rs 18.31). Não quis fazer uso de sua criatividade. Obedece. Doze pedras conforme a Palavra. Poderia ter feito um altar mais vistoso! Com mais luzes! Também obedece ao horário (1Rs 18.36). Deus havia determinado a hora do sacrifício. Elias obedeceu e invoca o nome do Senhor. O que temos de gente criativa hoje, inventando novas formas cultuais (2Sm 6.3-7). Nosso culto deve ser de acordo com a Palavra (1Co 14.26).

Enfrentar o falso culto é tarefa para quem tem olhos para ver. Não podem enxergar os que estão com suas vistas obscurecidas pela ignorância (2Co 4.4). Por isso é necessário ter convicção. S convicção tem um resultado imediato que chamamos definição. Os que adoram a Deus não podem viver titubeando. Não vão seguir a maioria. No culto verdadeiro, fogo falso não tem lugar. Não se confunde entusiasmo, nem se provocam emoções para alegrar ambientes. Na adoração verdadeira, o profeta Elias ensina que o altar antigo em sua verdade revelada, não deve ser substituído, mas restaurado, isto é, voltar à Palavra! Esse é o caminho.

3.3. Nosso culto deve ser dirigido a Deus.
Elias se dirigiu a Deus da Aliança, Deus de seus pais. Nosso Deus tem uma história com Seu povo. Ele é um Deus que se revelou nos caminhos de Sua Palavra, na expressão de nossa história. Ele é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó (1Rs 18.36). Nosso culto é voltado para o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus trino de nosso credo. O Deus que nunca abandonou Seu povo, mas que tem pelos milênios se mostrado Salvador (Mt 4.10).

O individualismo moderno criou deuses diversos: deus do pastor beltrano e deus do missionário sicrano. E cada deus tem seu cultinho ou o “show” que merece, de acordo com o meio econômico, eletrônico e criativo. O culto de Elias se dirigiu ao Deus Soberano. Para Elias, o Senhor é Deus. Isto conclui também o povo, após a adoração, com o milagre do fogo, que caiu do céu e queimou o sacrifício (1Rs 18.39). Nosso Deus é um Deus soberano, Ele opera maravilhas segundo a Sua vontade. Elias cria neste Deus. Ele encheu o altar com águas (1Rs 18.34). Deus iria mostrar Seu poder contrariando as leis naturais, a fim de que aquele povo cego visse. Para Elias, Deus era o Senhor absoluto do coração do povo (1Rs 18.37). É Deus que convence, salva, escolhe e chama. É Deus quem faz o coração do homem voltar-se para Ele. Aqui está o cerne da doutrina verdadeira da salvação. A salvação depende exclusivamente do Senhor. Ele manifesta Seu poder, é soberano e dirige com determinação os destinos do mundo. O ministério do profeta Elias atesta a universalidade da soberania divina.

Conclusão.
O culto deve ser como a Palavra de Deus estabelece! Devemos adorar o Deus do nosso credo! O Deus de Abraão, Isaque e Jacó! O Deus Soberano e Amoroso, que, em Cristo e por Cristo, nos abriu o caminho até Ele na verdadeira adoração espiritual. Que o Eterno seja sempre glorificado!

Questionário.
1. Quem chamou os profetas de Baal para um desafio?
R: O profeta Elias (1Rs18.19).

2. De acordo com a lição, o que a Palavra de Deus faz?
R: Ela nos liberta do mal e nos revela a clareza doutrinária (Sl 119.105).

3. De onde deveria vir o fogo?
R: Do céu (1Rs 18.23).

4. Como as religiões primitivas procuravam servir aos seus deuses?
R: Com danças (1Rs 18.26).

5. Como deve ser nosso culto?
R: De acordo com a Palavra (1Co14.26).

Fonte: Revista de Escola Bíblica Dominical, Betel, Adoração e Louvor, A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus, Jovens e Adultos, edição do professor, 4º trimestre de 2016, ano 26, Nº 101, publicação trimestral, ISSN 2448-184X.

2 comentários:

  1. Prezado Pr. Osny, mais um trimestre se encerra, e louvamos a Deus pela sua vida, pela sua dedicação em disponibilizar a todos nós esse rico material de aprendizagem e amadurecimento espiritual, que são os estudos semanais da EBD. Que seu final de ano seja muito abençoado, e que em 2017, nosso Deus redobre suas forças e te cubra de saúde, paz e prosperidade! Grande Abraço!

    Nossa pagina de estudos para EBD também está sempre disponível a você e seus distintos leitores. Fiquem com Deus.

    http://admadureira-estiva.blogspot.com.br/p/blog-page_15.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado queridos Irmãos! parabéns pela sua página, muito bem elaborada, Deus abençoe grandemente seu Ministério.

      Excluir