Lição 9
O Sinal do Emanuel.
28
de agosto de 2016
Texto
do dia.
(Lc 1.35)
"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito
Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o
Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus."
Síntese.
O Emanuel, Deus conosco, é a maior prova de amor e cuidado de Deus para
com seus filhos.
Agenda de leitura
SEGUNDA - Is 7.11-13 Deus conversa
com o rei Acaz
TERÇA - 2 Cr 28.22-25 Os pecados do rei Acaz
QUARTA - Is 7.3-7 O contexto antes da promessa messiânica
QUINTA - Is 61.1-3 O Emanuel vai apregoar libertação
SEXTA - Is 7.14,15 A promessa do Emanuel
SÁBADO - Mt 28.20 O Deus Emanuel estará com a Igreja
Objetivos
COMPREENDER o contexto da profecia
messiânica;
ENTENDER o significado do sinal do Emanuel;
ACREDITAR que Cristo está para sempre com
seu povo.
Interação
Alguns alunos poderão confundir dois países chamados Síria (também
chamada de Arã), cuja capital era Damasco, e a Assíria, cuja capital era
Nínive. Explique que o primeiro se
refere a um país próximo ao norte de Israel que nunca chegou a ser uma grande
nação. A Assíria tornou-se um império
mundial e conquistou Israel (o Reino do Norte), levando-o para o cativeiro.
Outro fato a destacar é que Acaz oferecia sacrifícios aos deuses falsos da
Síria porque erroneamente achou que estes supostamente estavam livrando aquele
país. Mas nessa profecia de Isaías, o rei é alertado para o fato de que a Síria
também cairia por intermédio do Império Assírio, assim como todos os demais
países idólatras seriam castigados.
Orientação Pedagógica
Professor, o nome Emanuel está carregado de significado e implicações
teológicas. Nesta lição, ao abordar os tópicos II e III, enfatize o sentido que
o nome Emanuel deve ter na vida do cristão. Escreva no quadro a seguinte
pergunta: "De que forma Deus está conosco?" Em seguida, vá
registrando no quadro as respostas dadas pelos alunos. Depois faça mais uma
pergunta: "Que reflexos a presença de Deus deve ter na vida do jovem
crente?" Ressalte que o fato de Deus estar conosco deve refletir em nosso
dia a dia, em nossas ações e pensar.
Texto bíblico
Isaías 7.10-16
10 E continuou o Senhor a falar com Acaz, dizendo:
11 Pede para ti ao Senhor, teu Deus, um sinal; pede-o ou embaixo nas
profundezas ou em cima nas alturas.
12 Acaz, porém, disse: Não o pedirei, nem tentarei ao Senhor.
13 Então, ele disse: Ouvi, agora, ó casa de Davi! Pouco vos é
afadigardes os homens, senão que ainda afadigareis também ao meu Deus?
14 Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem
conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
15 Manteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o
bem.
16 Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o
bem, a terra de que te enfadas será desamparada dos seus dois reis.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Uma das mais belas profecias de Isaías é a que ele aponta para o maior
gesto de amor de Deus para com a humanidade: a vinda de Cristo ao mundo, o
Emanuel, o "Deus conosco". A profecia foi dada diante de um rei
idólatra e desobediente, cujo povo seguia esse mesmo caminho, mostrando com
isso que o amor de Deus transcende qualquer maldade e desobediência humana,
levando-os a um lugar de arrependimento e cura de suas maldades e pecados. Ou
seja, Deus em Cristo estava provendo meios de aproximar os pecadores a si,
dando-se a si mesmo ao mundo, mesmo este não merecendo um gesto de tamanha
graça. O Emanuel é aquEle que está perto e habita com os "que têm o
coração quebrantado e salva os contritos de espírito" (Sl 34.18),
dando-lhes todas as promessas que dizem respeito aos escolhidos de Deus e a
vida abundante, pois são cumpridas por meio de Cristo (2 Co 1.20) e de seu
sacrifício na cruz.
I - O CONTEXTO IMEDIATO DA PROFECIA MESSIÂNICA
1. A ameaça a Jerusalém. A Síria e
Israel (o Reino do Norte) haviam se unido para subjugar Judá e Jerusalém. O rei
nessa época em Jerusalém (o Reino do Sul) era Acaz. Ele era idólatra, chegando
a oferecer seus próprios filhos aos falsos deuses. Ele havia feito aliança com
a Assíria (2Rs 16.7) para se proteger dos inimigos a sua volta por não confiar
em Deus.
2. O medo do povo e do rei. O rei Acaz
entregou muitas riquezas do templo ao rei da Assíria para obter a proteção
deste, pois a aliança síria e israelita lhes causou muito medo. Diante das
ameaças, o rei e todo o povo ficaram apavorados e amedrontados (Is 7.2), e em
vez de confiarem em Deus foram pedir socorro à Assíria. Foi aí que Deus enviou
Isaías com a promessa de salvação, apesar da desobediência do rei.
Pense
Às vezes, o medo gera em nós uma sensação de desamparo total. É nessas
horas que o Deus Emanuel se torna manifesto. Ele nunca desampara os seus filhos
durante as situações de angústia ou adversidades profundas.
Ponto Importante
Além da profecia messiânica do Emanuel que se cumpriria em Cristo,
havia nessa profecia de Isaías um sentido imediato, um livramento que Deus
estava dando para o povo naquele momento da história.
II - O SINAL DO EMANUEL
1. O contexto da profecia. Como com
outras profecias de Isaías, aqui também se aplica o princípio de que a profecia
estava sendo predita para o presente, mas um sentido muito mais abrangente e
profundo do que as pessoas da época poderiam enxergar. Ao falar com o rei Acaz
sobre o filho que nasceria, o profeta Isaías estava se referindo também ao que
foi cumprido nos Evangelhos, quanto ao nascimento de Jesus (Mt 1.22-23).
2. O significado do Emanuel. Emanuel, no
hebraico, é a junção de dois termos - immánu, que significa
"conosco", e El, que significa "Deus" ou
"Senhor", literalmente "conosco [está] Deus". Jesus não
somente foi homem, mas estabeleceu morada entre os homens. Essa atitude de
Jesus demonstra o imenso amor de Deus para com a humanidade perdida, que de
outra forma jamais entenderia esse amor. Ele se tornou como um de nós e nos
amou para que nós o amassemos e fôssemos definitivamente dEle. Jesus não se
chamava Emanuel como nome próprio, mas vários textos bíblicos apontam para Ele
como sendo designado por esse nome como aquilo que Ele de fato é: Deus Conosco.
Esse nome designa sua missão entre a humanidade de fazer Deus estar com a
humanidade, de habitar entre os homens. Mostra a natureza divina do Filho de
Deus como sua obra messiânica da graça, habitando entre os homens e ao mesmo
tempo significando que "porque nele habita corporalmente toda a plenitude
da divindade" (Cl 2.9).
3. O Deus que se humilhou. Ele é Deus
infinitamente santo, em quem não há escuridão (1 Jo 1.5), mas ao mesmo tempo
assumiu a condição humana, com todas as suas contingências e dificuldades (Fp
2.7-8). Portanto, Deus não enviou o Emanuel contra nós, mas a nosso favor,
demonstrando seu grande amor. Somente Deus pode tirar força da fraqueza. Deus
enviou o Emanuel de uma mulher (nos tempos antigos era sinal de fraqueza) que
conceberia sem ajuda de um homem (nos tempos antigos era sinal de força), para
demonstrar que Deus ajudaria o homem enfraquecido pelo pecado e pela
desobediência por intermédio de seu filho, Jesus Cristo, nascido menino, humano
e de uma mulher. Tudo isso em contraste com o poderio do pecado, da maldade e
da violência que domina o mundo.
Pense
Deus assumiu a condição humana e por isso podemos extrair dois
princípios fundamentais: Ele valorizou a humanidade e ensinou o que é ser
verdadeiramente humano segundo a sua vontade.
Ponto Importante
Emanuel, no hebraico, é a junção de dois termos - immánu, que significa
"conosco" , e El, que significa "Deus" ou
"Senhor", literalmente "conosco [está] Deus".
III - DEUS ETERNAMENTE CONOSCO
1. Ele esteve com Israel. Apesar de
todos os problemas que o povo de Deus teve para permanecer fiel à aliança, com
tantas oportunidades que tiveram de experimentar sempre de novo a misericórdia
e bondade do Senhor e reiteradamente optarem pela desobediência, Ele permaneceu
fiel à aliança com Israel, mesmo quando estavam no cativeiro. O povo quase foi
dizimado, mas Ele prometeu que um resto, um remanescente que "brotará do
tronco de Jessé" (Is 11.1), simbolizando o Messias, o Emanuel, que sobreviveria
a todas as destruições e catástrofes. Portanto, apesar de não merecerem, Ele
cuidou e esteve com seu povo por amor a toda a humanidade (Jo 3.16). Cristo foi
a realização do pacto de Deus com Israel: "Porque um menino nos nasceu, um
filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros [...]" (Is
9.6).
2. Ele está conosco. No Emanuel se
cumpriram todas as profecias bíblicas sobre a vinda do Messias. Ele é o Cristo
enviado de Deus para salvar a humanidade sofredora. O Emanuel é a garantia de
que, assim como foi com o povo de Israel, Ele também está conosco, como
prometeu (Mt 28.20). Assim se cumpre em nós a promessa messiânica de que Ele de
fato estaria conosco. O apóstolo João escreveu que "e o Verbo se fez carne
e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai,
cheio de graça e de verdade" (Jo 1.14). O verbo "habitar"
utilizado por João tem o mesmo sentido que o Emanuel utilizado por Isaías, ou
seja, Deus agora habita definitivamente entre seu povo por meio de Cristo e de
seu sacrifício na cruz (Rm 8.11).
PROFECIA
Um rei importante viria da pequena cidade de Belém, alguém cujas
origens estavam nos "dias da eternidade".
Miquéias 5.2
A virgem conceberia um filho, cujo nome significaria "Deus
conosco". Este seria um sinal do Senhor.
Isaías 7.14
O Senhor enviaria um mensageiro especial para preparar o caminho da sua
vinda.
Malaquias 3
O Senhor levantaria um profeta em Israel a quem eles deveriam dar
atenção.
Deuteronômio 18.15
O Senhor ungiria um libertador, alguém que pregaria boas-novas aos
pobres, contritos de coração, cativos e tristes.
Isaías 61.1-3
O Servo especial do Senhor iria sofrer e ser rejeitado.
Isaías 53.5
O futuro Rei/Redentor justo viria ao seu povo montado num jumentinho.
Zacarias 9.9
O Servo especial do Senhor permaneceria em silêncio ao ser cruelmente
maltratado.
Isaías 53.7
O Servo especial do Senhor sofreria por causa de outros.
Isaías 53.5
CUMPRIMENTO
Jesus nasceu em Belém.
Lucas 2.4-7
A virgem Maria foi avisada por um anjo de que conceberia um filho pelo
poder do Espírito Santo, cujo nome deveria ser Jesus (Salvador).
Lucas 1.26-35; Mateus 1.18-25
João Batista veio para pregar e preparar o caminho de alguém superior a
ele.
Lucas 3.15-18; 7.24-27
Os apóstolos viram Jesus como esse profeta: o Cristo.
Atos 3.18-23
Jesus começou o seu ministério explicando que Ele era a pessoa referida
na profecia de Isaías.
Lucas 4.16-21
Jesus foi rejeitado e morto por ser quem era e por dizer o que disse.
Lucas 23.13-25; João 1.10,11
Na sua última semana de vida na terra, Jesus entrou em Jerusalém
montado num jumento. Marcos 11.1-11
Jesus se recusou a responder às falsas acusações contra Ele, feitas a
Pilatos.
Marcos 15.3-5
O coração do Evangelho são as boas-novas de que Cristo morreu pelos
nossos pecados.
Romanos 5.6-8
3. Ele estará conosco. A presença do
Emanuel não foi somente uma realidade passada ou é no presente, mas é a
garantia de que também no futuro, e para todo o sempre, o Senhor estará entre
seu povo, não apenas espiritualmente e de forma limitada pelas contingências
humanas, mas também com toda a sua força e esplendor (Ap 21.3).
Pense
Se Deus é presente conosco, isso implica que devemos ser imitadores de
seu caráter. Devemos também ser uma igreja de jovens que estão uns com os
outros. Emanuel também significa comunhão.
Ponto Importante
A teologia do Emanuel pode ser entendida de três formas básicas: Ele
esteve com o povo de Israel, Ele está com a Igreja ao longo da história, e por
fim Ele estará plenamente com todos os redimidos e salvos no Novo Céu e na Nova
Terra.
SUBSÍDIO
"O profeta aconselhou Acaz a buscar um sinal de Yahweh [...], mas
o rei já havia determinado no coração buscar socorro com o rei da Assíria.
Isaías então profetizou que uma virgem conceberia, e o seu filho seria chamado
de Emanuel. Este seria o sinal da misericórdia de Deus, a despeito de toda a
incredulidade de Acaz. Na providência de Deus, aquEle Filho, no sentido
messiânico, era Jesus de Nazaré. Mas o sinal específico para Acaz e sua corte
era uma criança, não identificada, que nasceria de uma jovem mulher conhecida
do rei. Antes que a criança alcançasse a idade de discernir entre o bem e o
mal, Rezim e Peca perderiam os seus tronos, e Acaz começaria a sofrer a
depredação de seu aliado assírio. Damasco caiu em 732 e Rezim, seu rei, foi
sumariamente executado. Quase simultaneamente, Peca foi assassinado, e em seu
lugar levantou-se o rei Oseias, um aliado dos Assírios. Assim, o cumprimento da
palavra profética ocorreu dentro de dois anos. Sete anos mais tarde, Salmaneser
V finalmente tomou a cidade de Samaria, causando também espanto e terror ao
reino de Acaz. Não foi senão no reinado de Ezequias, cerca de dez anos depois,
que a Assíria iniciou suas campanhas sistemáticas contra Judá e quase eliminou
o reino do Sul" (MERRILL, H. Eugene. História de Israel no Antigo
Testamento: O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 12ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2013. p. 451).
Fonte: Manual Bíblico do Estudante. Rio de Janeiro: CPAD, p. 134.
ESTANTE DO PROFESSOR
SPANGLER, Ann. Orando com os Nomes de Deus. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2014.
CONCLUSÃO
O nascimento de Jesus traz consigo todo o cumprimento das profecias
messiânicas, desde os livros de Gênesis até Zacarias, em número de mais de
trezentas delas. Portanto, o Emanuel traz uma carga divina tão grande que
alcançou seu cumprimento salvífico em Israel e em toda a humanidade carente de
Deus. Mas a maior garantia de sua vinda ao mundo é que Ele continua conosco e
estará por toda a eternidade, quando
seremos levados para junto dEle.
Hora da revisão.
Quais eram os países que ameaçavam invadir Jerusalém quando Isaías fez
a profecia do Emanuel?
Israel (reino do Norte) e a Síria.
Por que Acaz fez aliança com a Assíria?
Porque não confiava em Deus e estava tomado de incredulidade.
Qual o sinal que Deus deu ao profeta de que o menino que nasceria era o
Emanuel?
Que uma virgem daria à luz um menino.
Qual o significado de Emanuel?
Deus conosco.
Que promessa o Emanuel fez em Mateus 28.20?
"Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos
séculos."
Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Jovens, Isaías Eis me aqui, envia-me a mim, professor, 3º trimestre
2016.
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