Lição 13 O Destino Final dos Mortos
27 de Março de 2016
TEXTO ÁUREO
1 Coríntios
15.19
"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de
todos os homens."
VERDADE PRÁTICA
Os salvos, que morrerram em
Cristo, aguardam a ressurreição no céu e os ímpios a esperam no Hades, em
sofrimento indizível.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Dn 12.2 Os que dormem no Senhor ressuscitarão
Terça - Sl 9.17 Os ímpios serão lançados no lago de fogo
Quarta - Pv 15.24 Para o tolo o caminho do inferno está "embaixo"
Quinta - Ap 14.13 Felizes os que desde agora morrem no Senhor
Sexta - Fp 1.21 O crente não teme a morte, pois para o salvo "o morrer é
ganho"
Sábado - Fp 3.21 O corpo do salvo ressurreto será semelhante ao do Senhor Jesus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Lucas 16.19-26
19 - Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho
finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
20 - Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de
chagas à porta daquele.
21 - E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico;
e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
22 - E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o
seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado.
23 - E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe
Abraão e Lázaro, no seu seio.
24 - E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e
manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua,
porque estou atormentado nesta chama.
25 - Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus
bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu,
atormentado.
26 - E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de
sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os
de lá, passar para cá.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que os salvos vão aguardar a ressurreição no Paraíso de Deus e
os ímpios a esperam no Hades.
HINOS SUGERIDOS: 83, 187, 206 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
Explicar o estado
intermediário dos mortos;
Saber a real situação
espiritual dos mortos;
Mostrar o destino
final dos mortos.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Com a graça de Deus, chegamos ao final de mais um trimestre. Esperamos
que as lições tenham implantado nos corações de seus alunos a esperança de que
Jesus voltará a qualquer momento. Essa é a nossa real espera. Na lição de hoje,
estudaremos a respeito do destino final dos crentes e dos ímpios que já
morreram. A Palavra de Deus nos assegura que os mortos em Cristo ressuscitarão
para a vida eterna ao lado do Salvador. Esse é o destino final dos crentes.
Porém, os ímpios, vão ressuscitar para o desprezo eterno. Seu destino final é o
inferno, onde haverá dor, vergonha e tristeza. Que possamos anunciar o
Evangelho, ganhando pessoas para Cristo e livrando-as da condenação eterna.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estudaremos o destino final dos ímpios e dos salvos em
Jesus Cristo.
A Palavra de Deus nos garante que não será em vão a nossa esperança em
Jesus Cristo, pois pela fé já temos assegurado um futuro glorioso ao seu lado.
Para os ímpios, que não se arrependeram, é reservado o sofrimento e a
condenação eterna, pois suas escolhas enganosas os levaram a desprezar a
salvação de Deus.
PONTO CENTRAL
Os crentes que dormem no Senhor vão ressuscitar para a vida eterna e os
ímpios para o castigo eterno.
I - O ESTADO INTERMEDIÁRIO
1. O que é? É o estado entre a
morte física e a ressurreição, tanto dos salvos, como dos ímpios. Os salvos
terão um destino diferente dos ímpios: "Não vos maravilheis disso, porque
vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os
que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal,
para a ressurreição da condenação" (Jo 5.28,29). A Palavra de Deus afirma
que não existe purgatório e que também
não há o "sono da alma", nem tampouco a reencarnação, como creem
alguns. Depois da morte segue-se o juízo divino.
2. O Sheol e o Paraíso. Sheol é um termo
hebraico que pode significar sepultura ou "lugar ou estado dos
mortos". Em o Novo Testamento, Sheol é traduzido por Hades. Normalmente o
Hades é visto como um lugar destinado aos ímpios. Deus livra o justo do Sheol
ou da sepultura (Sl 49.15). O Sheol (inferno) é lugar de punição para os ímpios
que não se arrependeram dos seus pecados e não entregaram suas vidas a Jesus
Cristo (cf. Sl 9.17).
O vocábulo "paraíso" é
de origem persa e significa um parque ou jardim de paz e harmonia. Foi usado
pelos tradutores da Septuaginta para significar o Jardim do Éden (Gn 2.8).
Aparece apenas três vezes no Novo Testamento (Lc 23.43; 2 Co 12.4; Ap 2.7).
3. O lugar dos mortos. Os Teólogos
entendem que "o lugar dos mortos", o Hades, estava dividido em duas
partes. Estes tomam como base o texto de Lucas 16.19-31, no texto que se refere
a Lázaro e ao rico. O primeiro, fiel a Deus, foi levado para o "Seio de
Abraão", ou ao Paraíso, estando em repouso e felicidade. O rico, orgulhoso
e incrédulo foi para o Hades, onde experimenta angústia e sofrimento atroz.
Myer Pearlman diz que Cristo desceu ao Sheol (Sl 16.10; 49.15), "ao mundo
inferior dos espíritos" (Mt 12.40; Lc 23.42,43), e libertou os santos do
Antigo Testamento levando-os consigo para o paraíso celestial (Ef 4.8-10). O
lugar ocupado pelos justos que aguardam a ressurreição foi trasladado para as
regiões celestiais (Ef 4.8; 2 Co 12.2). Desde então, os espíritos dos justos
sobem para o céu e os espíritos dos ímpios descem para a condenação (Ap
20.13,14). Segundo os textos bíblicos, o Paraíso estaria em cima (Pv 15.24a) e
o Hades embaixo (Pv 15.24b).
SÍNTESE DO TÓPICO I
Os salvos em Jesus Cristo e os ímpios terão um destino final diferente.
SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
"Seol
O Antigo Testamento usa a palavra hebraica Seol 65 vezes para descrever
a residência dos mortos. A Septuaginta traduz esta palavra em grego como
'hades', e o Novo Testamento refere-se a isto diversas vezes (Lc 16.23). Nas
traduções do Antigo Testamento para o inglês, a palavra aparece variadamente como
'inferno', 'cova' e 'sepultura'. Seol pode ter diferentes significados, em
diferentes contextos, trazendo alguma confusão e diferentes interpretações a
respeito da natureza exata do seu significado. Seja a sepultura ou o mundo dos
mortos, Seol fala das mais das profundezas, a antítese dos mais altos céus (Jó
11.8; cf. Pv 9.18). Seol também se refere a um lugar de punição do qual somente
Deus tem o poder de libertar" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de
Profecia Bíblica. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.417).
CONHEÇA MAIS
* Purgatório
"Os católicos romanos ensinam que todos, menos alguns santos e
mártires especiais, precisam passar pelo purgatório (uma condição mais do que
um local) a fim de serem preparados para entrar no céu. Agostinho introduziu
essa ideia no século IV, mas a palavra 'purgatório' não foi usada a não ser no
século XII. Essa doutrina não foi elaborada completamente a não ser no Concílio
de Trento no século XVI. A doutrina do purgatório revelou ser lucrativa para a
Igreja Católica Romana, mas dava a aparência de que Deus estaria demonstrando
favoritismo aos ricos, cujos parentes não teriam dificuldade em pagar as missas
exigidas para tirá-los rapidamente do purgatório". Leia mais em Teologia
Sistemática:
Uma Perspectiva Pentecostal, CPAD, p.623.
II - A SITUAÇÃO DOS MORTOS
Qual é a real situação daqueles que já morreram? O texto de Lucas 16
nos mostra a diferença entre o estado dos ímpios e dos justos após a morte.
Vejamos:
1. O estado intermediário dos salvos. Na história do rico e Lázaro (Lc 16), vemos o estado intermediário
dos salvos. O justo ao morrer é conduzido pelos anjos até o Paraíso (v. 22).
Que privilégio, que honra têm os salvos ao morrer, e serem recepcionados pelos
anjos. Ao ladrão da cruz Jesus disse: "Hoje estarás comigo no
Paraíso" (Lc 23.42,43). O espírito e a alma deixam o corpo e permanecem no
lugar de espera (Paraíso), aguardando a ressurreição na Vinda de Jesus.
2. Os justos são recebidos pelo Senhor. É o próprio Senhor Jesus quem recebe o espírito dos justos após a
morte. Tomemos como exemplo o caso de Estevão que está narrado em Atos 7.59.
Para espanto dos ímpios, eles verão Jesus recepcionar gloriosamente os que o
aceitaram como Salvador.
Os que morreram em Cristo, bem como os ímpios, vão manter sua
identidade pessoal, sua personalidade e consciência depois da morte. Moisés,
tendo sido sepultado por Deus, aparece, falando com Jesus no Monte da
Transfiguração (Mt 17.3; Lc 9.30-32), ao lado de Elias, que foi arrebatado.
Note-se que são os mesmos nomes, Moisés e Elias.
A despeito de tudo o que foi dito, devemos lembrar que, para o salvo, a
morte é um ganho: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é
ganho". Paulo tinha o "desejo de partir e estar com Cristo, porque
isto é ainda muito melhor" (Fp 1.21,23).
3. O estado intermediário dos ímpios. Eles vão para o Sheol ou Hades, ou seja, o inferno, que é o seu destino
final (Sl 9.17). Nesse "estado intermediário", aguardam seu
julgamento final.
O Hades é um lugar "embaixo", ou seja, oposto ao céu
("seio de Abraão"). O rico "ergueu os olhos", vendo
"ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio" (v. 23): "Para o sábio,
o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está
embaixo" (Pv 15.24).
Fato é que os ímpios sofrerão e estarão conscientes. O rico ímpio
estava em "tormentos" (v. 23) e clamava pedindo misericórdia (v. 24).
Os ímpios que morreram sem Cristo estão "em prisão" (1 Pe 3.19) e ali
eles vão se lembrar dos que ficaram na Terra (v. 28). As Escrituras Sagradas
afirmam que estes não podem ser consolados por ninguém: "E, além disso,
está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem
passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá"
(v. 26).
Fica, pois, evidente que aqueles que descem ao Hades não podem se
comunicar com os vivos. Eles são lembrados de que em vida tiveram oportunidade
de ouvir as Escrituras, mas desprezaram as suas advertências (v. 27-31).
SÍNTESE DO TÓPICO II
O salvo em Jesus Cristo ao morrer é conduzido ao céu e os ímpios, ao inferno.
SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
"O Estado Final dos Ímpios
A Bíblia descreve o destino final dos ímpios como algo terrível e que
vai além de toda a imaginação. São as 'trevas exteriores', onde haverá choro e
ranger de dentes por causa da frustração e do remorso ocasionados pela ira de
Deus (Mt 22.13; 25.30). É uma 'fornalha de fogo' (Mt 13.42,50), onde o fogo
pela sua natureza é inextinguível. Causa perda eterna, ou destruição perpétua
(2 Tm 1.9), e 'a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre' (Ap 14.11; cf.
20.10). Jesus usou a palavra Gehenna
como termo aplicável a isso.
Depois do juízo final, a morte e o Hades serão lançados no lago de fogo
(Ap 20.14), pois este, que fica fora dos novos
céus e da nova terra (cf. Ap 22.15), será o único lugar onde a morte
existirá. É então que a vitória de Cristo sobre a morte, como o salário do
pecado, será final e plenamente consumada (1 Co 15.26). Mas nos novos céus e
terra não haverá mais morte (Ap 21.4)" (HORTON, Stanley. Teologia
Sistemática. Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp.
642,43).
III - O DESTINO FINAL DOS MORTOS
Após passarem pelo "estado intermediário", os mortos
ressuscitarão. Os salvos irão para a "vida eterna" e os ímpios,
"para desprezo eterno" (Jo 5.28,29).
1. O estado final dos salvos. Após a primeira ressurreição (Rm 8.11), os salvos vão para as Bodas do
Cordeiro, passarão pelo Tribunal de Cristo, e viverão com Deus por toda a
eternidade. Esse é o destino final dos salvos. Seus corpos ressuscitarão e se
tornarão incorruptíveis (cf. 1 Co 15.42-44). O mesmo corpo que morreu será
transformado por Deus e ressuscitará "em glória", semelhante ao corpo
de Jesus ao ressuscitar (Fp 3.21).
2. O estado final dos ímpios. Os ímpios ressuscitarão para "vergonha e desprezo eterno" (Dn
12.2). Seu destino final é o lago de fogo (Ap 20.15), onde "haverá pranto
e ranger de dentes" (Mt 22.13). Ali
os ímpios desfrutarão da companhia do Diabo, do Anticristo e do Falso Profeta
(Ap 20.10; 21.8). Atualmente, muitos ímpios ficam impunes, mas no inferno estes
receberão o castigo eterno por tudo o que fizeram de mal (2 Ts 1.9).
SÍNTESE DO TÓPICO III
O salvo em Jesus Cristo ao morrer é conduzido ao céu e os ímpios, ao
inferno.
SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
"O Estado Final dos Ímpios
A Bíblia descreve o destino final dos ímpios como algo terrível e que
vai além de toda a imaginação. São as 'trevas exteriores', onde haverá choro e
ranger de dentes por causa da frustração e do remorso ocasionados pela ira de
Deus (Mt 22.13; 25.30). É uma 'fornalha de fogo' (Mt 13.42,50), onde o fogo
pela sua natureza é inextinguível. Causa perda eterna, ou destruição perpétua
(2 Tm 1.9), e 'a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre' (Ap 14.11; cf.
20.10). Jesus usou a palavra Gehenna
como termo aplicável a isso.
Depois do juízo final, a morte e o Hades serão lançados no lago de fogo
(Ap 20.14), pois este, que fica fora dos novos
céus e da nova terra (cf. Ap 22.15), será o único lugar onde a morte
existirá. É então que a vitória de Cristo sobre a morte, como o salário do
pecado, será final e plenamente consumada (1 Co 15.26). Mas nos novos céus e
terra não haverá mais morte (Ap 21.4)" (HORTON, Stanley. Teologia
Sistemática. Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp.
642,43).
CONCLUSÃO
O estudo da Escatologia é um dos mais edificantes para a Igreja em
todos os tempos, principalmente no presente século, quando muitos sinais dão a
entender que a vinda de Jesus poderá acontecer a qualquer momento.
Que você possa prosseguir com o estudo da Escatologia Bíblica. Leia a
Palavra de Deus, ore, jejue e esteja aguardando o maior acontecimento
escatológico de todos os tempos: O arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus
Cristo.
PARA REFLETIR
A respeito da Escatologia Bíblica, responda:
O que é o estado intermediário?
É o estado entre a morte física e a ressurreição, tanto dos salvos,
como dos ímpios.
O que significa Sheol?
Sheol é um termo hebraico que pode significar sepultura ou "lugar
ou estado dos mortos".
A quem é destinado o Hades?
Hades é visto como um lugar destinado aos ímpios.
Qual o significado do vocábulo "Paraíso"?
O vocábulo "paraíso" é de origem persa e significa um parque
ou jardim de paz e harmonia.
Quem recebe os justos depois da morte?
É o próprio Senhor Jesus quem recebe o espírito dos justos após a
morte.
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Fonte:
CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, professor, 1º trimestre 2016.
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