Lição 11
A melhor idade na presença de Deus.
13 de março de 2016.
Texto
Áureo
Jó 15,10
“Também há entre nós encanecidos e idosos,
muito mais idosos do que teu pai.”
Verdade
Aplicada
A Palavra de Deus alimenta e estimula o
respeito pelos mais velhos.
Objetivos
da Lição
Apresentar exemplos bíblicos de homens usados por Deus em sua
velhice:
Mostrar a importância do
idoso para a família, a Igreja e a sociedade;
Destacar a necessidade de se
compreender o idoso.
Glossário
Integral: Inteiro, total;
Lúdica: que se refere a jogos
e brinquedos;
Transcorrer: Decorrer, perpassar;
passar além de; transpor.
Leituras
complementares
Segunda Lv 19.31
Terça Sl 71.18
Quarta Pv 20.29
Quinta Is 65.20-22
Sexta 1Tm 5.1
Sábado Tt 2.2-5
Textos
de Referência.
Josué 14.9-11
9 Então Moisés naquele dia jurou, dizendo:
Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança
perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.
10 E, agora, eis que o Senhor me conservou em
vida, como disse; quarenta e cinco anos há agora, desde que o Senhor falou esta
palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, agora, eis que já hoje
sou da idade de oitenta e cinco anos.
11 E, ainda hoje, estou tão forte como no dia
em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha
força, para a guerra, e para sair, e para entrar.
Hinos
sugeridos.
115, 225, 231.
Motivo
de Oração
Ore para que os cristãos tenham sabedoria ao
compartilhar da sua fé.
Esboço
da Lição
Introdução
1. Os idosos são exemplos para
os jovens.
2. A Bíblia, a igreja e o
idoso.
3. Três níveis de compreensão.
Conclusão
Introdução
Calebe se destacou em todas as fases da sua
vida. Quando jovem, superou o cativeiro do Egito; na meia idade, venceu as
dificuldades do deserto e, na velhice, foi em busca dos seus sonhos (Js
14.10-11).
1. Os
idosos são exemplos para os jovens.
A Palavra de Deus está repleta de exemplos
que mostram o quanto os idosos são uma verdadeira bênção para os mais jovens.
1.1. Uma
fé de longo alcance.
Noé tinha 600 anos quando o dilúvio veio
sobre a Terra (Gn 7.6). Ele construiu a arca, ajuntou os animais e pregou para
as pessoas na sua época (2Pe 2.5),. Por temer a Deus, Noé, junto com sua
família, sobreviveu ao dilúvio. Ele tornou-se o pai de todas as pessoas que vivem
na Terra atualmente. Mesmo bem idoso, Noé permaneceu fiel ao Senhor. Sua fé e
determinação produziram benefícios que são vistos até o dia de hoje e merecem
ser imitados por servos de Deus de todas as idades (Hb 11.7).
Mostre para os alunos que a Bíblia ensina que
a velhice é bênção de Deus. O salmo 91, muito conhecido até daqueles que não
são convertidos ao Senhor Jesus, nos diz que o Senhor fartará com “abundância
de dias e nos mostrará a sua salvação” (Sl 91.16). Os versículos 14 a 16 deste
salmo mostram que esta bênção da longevidade é para aqueles que vivem sua vida
debaixo do “esconderijo do Altíssimo e à sombra do Onipotente”.
1.2.
Influência na família.
O Eterno deus ordenou que Abrão saísse de sua
terra aos 75 anos (Gn 12.1-2). Ele obedeceu e só depois de 25 anos viu a
realização da promessa do Senhor (Gn 21.2),5). Ele morou em tendas e como
estrangeiro durante o restante de sua vida (Gn 12.4: Hb 11.8-9). A perseverança
do patriarca Abraão teve forte influência na vida do seu filho Isaque, que
permaneceu toda a sua existência (180 anos), como estrangeiro em Canaã. A base
da perseverança de Isaque era sua fé na promessa de Deus feita aos seus pais e
que, mais tarde, o próprio Deus se encarregou de reforçar (Gn 26.2-5). Os
idosos que servem lealmente ao Senhor podem ter uma influência saudável sobre
os membros de sua família (Pv 22.6).
Esclareça para os alunos que a
velhice traz muitos desafios e algumas perdas. Ocorrem alterações no sistema
circulatório, sistema respiratório, sistema digestivo e sistema nervoso. A
função renal diminui, os hormônios se alteram, diminui a tolerância a glicose,
diminuem os anticorpos, a capacidade de coordenação e o controle muscular. Há
retardo nas funções mentais com perda de memória recente e de curto prazo. Salomão
se deparou com esta realidade e aconselhou aos jovens a lembrar sempre do
Criador (Ec 12.1).
1.3. Influência
sobre os irmãos na fé.
Com 110 anos, José deu uma ordem a respeito
dos seus ossos (Gn 50.25; Hb 11.22). Sua atitude foi um raio de esperança para
o povo de Israel durante os anos de escravidão que se seguiram após sua morte,
dando-lhes a certeza de que a libertação viria. Baseado nesse ato de fé que
Moisés, aos 80 anos, levou os ossos de José para fora do Egito (Êx 13.19).Vale
ressaltar também que o próprio Moisés foi uma fonte de conselhos maduros e de
sabedoria para o jovem Josué (Êx 24.12-18; 32.15-17; Nm 11.28). Com essa
injeção de ânimo e influência poderosa, Josué e Calebe motivaram seus irmãos na
fé durante a conquista da Terra Prometida (Js 14.6-13).
Comente com os alunos que Moisés
tinha 80 anos quando começou o seu ministério de libertação do povo do Egito.
Arão tinha 83 quando começou seu ministério com Moisés. Calebe, aos 85 anos,
com ousadia conquistou seu espaço na Terra Prometida (Js 14.10-11). Ressalte
para os alunos que os idosos em Israel eram considerados pela sua sabedoria (Dt
32.7).
2. A
Bíblia, a Igreja e o idoso.
É importante compreender que as Sagradas
Escrituras fazem questão de mencionar a idade daqueles que falecem em adiantada
velhice, tamanha a sua relevância.
2.1.
Sábios conselhos.
O Senhor ordenou ao povo de Israel, por
intermédio de Moisés, que os anciãos fossem extremamente respeitados (Lv
19.32). Ao instruir o jovem Timóteo, o apóstolo Paulo certamente tinha essa
ordenança guardada em seu coração (1Tm 5.1). Por outro lado, o imprudente rei
Roboão não levou em consideração o sábio conselho dos anciãos para diminuir a
carga tributária e, então, provocou a divisão do reino de Israel (1Rs 12.1-15).
Os idosos devem ser apreciados por sua experiência (Pv 20.29). Sem dúvida
alguma, os jovens podem aprender lições valiosas da vida dos idosos (Sl 71.18).
Comente com os alunos que os
familiares têm a obrigação de proporcionar bem-estar para seus idosos (1Tm
5.8). Segundo o teólogo Alfons Auer, respeitar aos pais compreende quatro
pontos: pôr em prática os modelos de vida tomados por eles e transmiti-los por
sua vez a à geração seguinte: garantir-lhes a assistência material e um espaço
social na enfermidade e na velhice; se, no processo de deterioração de suas
forças morais, mentais e físicas, aparecerem o endurecimento egocêntrico, ou o
espírito da tradição ou outras necessidades, é necessário aceita-las com
paciência; uma comunidade assim corresponde com o projeto de vida de uma
comunidade cujo centro se situa em Deus.
2.2.
Conselhos para os idosos.
Preocupado com a boa reputação da Igreja e
com o avanço do Evangelho, o apóstolo Paulo instrui a Tito quanto aos mais
idosos na comunidade cristã (Tt 2.2-5). Ele encoraja os homens idosos a serem
constantes e sadios na fé. Quanto às mulheres idosas, Paulo aconselha a serem
sérias no seu viver e não caluniadoras. O apóstolo incentiva as irmãs idosas a
serem mestras no bem e professoras das mais novas. Vale ressaltar que não se
trata aqui da instrução formal, mas que o conselho e encorajamento das irmãs
idosas às mais novas se dê pela palavra e pelo exemplo. É admirável quando os
idosos realizam esse importante trabalho de aconselhamento, de ensino, de
transição, para que os mais novos saibam como fazer e por que fazer.
Explique para os alunos que a
Igreja tem responsabilidades especiais com os idosos (1Tm 5.16). Todos foram
criados à imagem e semelhança de Deus. Ressalte para eles que o idoso não pode
ser visto como fardo e sim como bênção. O idoso tem que ser visto como exemplo
de vida sacrificial pelos seus. Reforce para os alunos que a sabedoria
adquirida pelo idoso tem que ser valorizada. Comente com eles que é papel da
Igreja cuidar de maneira integral dos seus idosos e olhar para o ser humano
vendo sua integridade: corpo, alma e espírito. A igreja tem que ter um olhar
para apoiar o idoso nas suas dimensões: biológica,, as condições funcionais de
seus órgãos e sistemas vitais através da educação para o envelhecimento
saudável; psicológica, para apoiá-los na sua capacidade de adaptação frente às
mudanças e desafios que a nova fase oferece; social, conhecendo suas
expectativas sociais a respeito de si mesmo ou do ambiente em que convive.
2.3. Um
ministério específico para os idosos.
A Igreja possui um grande número de idosos
acima de sessenta anos e, assim como possui ministério específico com crianças,
jovens e adultos, precisa criar o ministério próprio para os idosos. Tem que
ser um ministério que se preocupe e se comprometa com a atenção e cuidado,
buscando formas e métodos que correspondam ás suas necessidades e expectativas
espirituais, sociais, psicológicas e biológicas. Um ministério que promova a
independência, participação, atenção, realização pessoal e dignidade. Sabendo que
o idoso ainda pode contribuir com sua família, igreja e sociedade, porque a
Bíblia valoriza o idoso (Sl 92.12-15).
Explique para os alunos que, graças
ao avanço das ciências e da tecnologia, a expectativa de vida tem aumentado nas
últimas décadas. O IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) divulgou em 2013
que a expectativa de vida no Brasil passou para 74,9 anos para ambos os sexos.
Comente com os alunos que, até o ano 2025, o Brasil será a sexta maior
população idosa do mundo com 32 milhões de pessoas.
3. Três
níveis de compreensão.
Diante de
uma realidade cada vez mais frequente, o desafio do ministério com idosos é
trabalhar com três níveis de compreensão. São eles:
3.1.
Compreensão para o idoso.
Trata-se da educação para o envelhecimento,
levando-os a refletir sobre algumas questões como: Qual a visão do seu auto
envelhecimento? O que o envelhecimento significa para você? Com que idade
alguém se torna “velho”? Como fazer para que os anos acrescentados de esperança
de vida transcorram com uma qualidade de vida mais satisfatória? Como você pode
ajudar os outros a envelhecerem com mais sucesso?
Saliente para os alunos que o
talento do idoso tem que ser aproveitado. O idoso tem necessidade de se sentir
útil. Davi, quando idoso, orava a Deus que não o desamparasse até que pudesse
anunciar a força e o poder do Senhor à sua geração e às vindouras (Sl 71.18).
3.2.
Compreensão do idoso.
Para isso, é necessário quebrar paradigmas da
sociedade em geral quanto ao envelhecimento. Combater intensamente o
preconceito contra os idosos, permitindo-lhes manter sua independência,
reconhecer sua autonomia para tomar suas decisões e reafirmar a sua dignidade,
respeito, valor e reconhecimento.
Mostre para os alunos que temos
vários exemplos na Bíblia de envelhecimento ativo: a profetisa Ana, filha de
Fanuel, uma viúva de quase 84 anos, que não se afastava do templo, servindo a
Deus em jejuns e orações de noite e de dia. Dava graças a Deus e falava dele
aos que esperavam a redenção em Jerusalém (Lc 2.36-38). Simeão, homem justo e
temente a Deus, que esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava
sobre ele. Porque vivia em amor, esperança e fé, ele não desistiu do seu sonho,
da revelação recebida e da promessa de ver o Salvador e contemplar a salvação
antes de morrer (Lc 2.25-32).
3.3.
Compreensão com o idoso.
Nesse estágio é necessário preparar e
capacitar àqueles que desejam atuar no ministério com a melhor idade para que
os reconheçam, honrem, integrem e os envolvam com as demais gerações
(intergeracionalidade). É necessária a formação de um grupo de convivência para a melhor idade,
objetivando um envelhecimento saudável e de forma integral, isto é,
bio-psico-social-espiritual para os idosos. Para isso, devemos ter em mente
alguns objetivos específicos: proporcionar aos idosos a oportunidade de
formação e fortalecimento de amizades e o desenvolvimento do companheirismo;
criar oportunidades de compartilhar e valorizar experiências vividas;
possibilitar o aprendizado de novas habilidades, ampliando o interesse pelo
mundo à sua volta; proporcionar alternativas para utilização das novas e
antigas habilidades (voluntariado e remunerado); oferecer atualização de
conhecimentos; criar oportunidades para a realização de passeios, viagens e
excursões; proporcionar momentos de reflexão a respeito do processo de
envelhecimento; proporcionar capacitação física e recreativa através do lazer,
atividades lúdicas, sociais e culturais; despertar e reforçar princípios
cristãos que permitam uma vivência mais significativa e feliz.
Mostre aos alunos mais algumas propostas
para que haja um envelhecimento saudável: desenvolver intercâmbio de gerações,
favorecendo o convívio e troca de experiências com outras faixas etárias;
desenvolver ações que possibilitem uma melhor convivência familiar; incentivar
o exercício da cidadania e o acesso às políticas públicas, direitos e
benefícios voltados para a melhor idade; informar sobre serviços destinados à
melhor idade, com custos baixos e fácil acesso.
Conclusão.
É preciso entender que a contribuição do
idoso pode ser valiosíssima no desenvolvimento da família, da Igreja e da
sociedade. Seu envelhecimento pode ser caracterizado por atividades produtivas.
O que você será quando envelhecer? O que fará quando envelhecer?
Questionário.
1. Quando o dilúvio veio sobre a Terra,
quantos anos tinha Noé?
R: 600 anos (Gn 7.6).
2. Com que idade Abraão saiu de sua terra?
R: 75 anos (Gn 12.1-2).
3. O que os idosos leais ao Senhor podem ter?
R: Uma influência saudável
sobre os membros de sua família (Pv 22.6).
4. Qual era a preocupação de Paulo ao
instruir Tito acerca dos idosos?
R: A boa reputação da Igreja e
o avanço do Evangelho (Tt 2.1-5).
5. Por que a Bíblia valoriza o idoso?
R: Porque sabe que o idoso
ainda pode contribuir com sua família, Igreja e sociedade (Sl 92.12-15).
Fonte: Revista Jovens e
Adultos, professor, 1º trimestre de 2016, ano 26, Nº 98, Casamento e Família.
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