Lição 9
Arrependimento e Fé Para a Salvação
26 de novembro de 2017
TEXTO
ÁUREO
(At 2.38)
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e
cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e
recebereis o dom do Espírito Santo."
VERDADE PRÁTICA
O arrependimento do pecador é o primeiro passo
para receber, pela fé, a graciosa salvação de Deus.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Sl 51.1-3
O arrependimento abre caminho para o perdão de
Deus
Terça - Is 30.15
Deus concede salvação ao que se arrepende
Quarta - Mt 3.8
Um convite para dar frutos dignos de
arrependimento
Quinta - Lc 15.7
Há alegria no céu quando um pecador se
arrepende
Sexta - 1 Jo 1.9
Deus é fiel para justificar quem se arrepende
dos seus pecados
Sábado - Ap 3.19
Um chamado ao arrependimento
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2.37-41
37 - Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu
coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões
irmãos?
38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada
um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e
recebereis o dom do Espírito Santo.
39 - Porque a promessa vos diz respeito a vós,
a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso
Senhor, chamar.
40 - E com muitas outras palavras isto testificava
e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41 - De sorte que foram batizados os que de bom
grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil
almas.
OBJETIVO
GERAL
Explicar que o arrependimento é o primeiro
passo para receber, pela fé, a graciosa salvação de Deus.
HINOS
SUGERIDOS:
192,292, 484 da Harpa Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao
que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se
ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Mostrar que o arrependimento,
mediante a ação do Espírito é uma mudança essencial para receber a salvação de
Deus;
Explicar que a fé salvífica é um
dom de Deus;
Compreender que o arrependimento e
a fé são as respostas do homem à salvação.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo
estudaremos a respeito da fé salvífica e do arrependimento. Veremos que fé para
a salvação é implantada em nossos coraç?es pelo Espírito Santo a fim de que
venhamos a receber a dádiva da salvação. Deus deseja que todos sejam salvos,
contudo é necessário fé e arrependimento. Primeiro, o Espírito Santo faz nascer
no coração do homem incrédulo a fé em Jesus e no seu sacrifício vicário.
Depois, o mesmo Espírito nos convence dos nossos pecados, do juízo e da justiça
de Deus, gerando o arrependimento.
Então, é importante, no decorrer da lição, enfatizar que para fazer
parte do Reino de Deus é necessário fé e arrependimento.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
O arrependimento e a fé operam conjuntamente
para a salvação. É o pecador arrependido que crê no sacrifício vicário de
Cristo na cruz do Calvário. Essa fé leva o pecador arrependido a abandonar de
vez a situação de pecado, para então ser perdoado e, experimentar assim, a paz
de Deus em seu coração.
PONTO
CENTRAL
Fé e arrependimento são essenciais para se
fazer parte do Reino de Deus.
I -
ARREPENDIMENTO, UMA TRANSFORMAÇÃO DO ESPÍRITO
1. A santidade de Deus. Essa santidade é
absoluta, pois Deus é santo em seu caráter e essência, conforme disse o profeta
Amós, em duas ocasiões: "Jurou o Senhor Jeová, pela sua santidade" e
"Jurou o Senhor Jeová pela sua alma" (Am 4.2; 6.8). A santidade é
característica fundamental de Deus (Is 6.3; Ap 4.8). Ele é singular por causa
de sua majestade infinita e também em virtude de se tratar de um Ser totalmente
distinto e separado, em pureza, de suas criaturas (Sl 99.1-5). Essa santidade é
a plenitude gloriosa da excelência moral de Deus, que existe nEle e que nEle se
originou, não tendo sido derivada de ninguém: "Não há santo como é o
SENHOR [...]" (1 Sm 2.2).
2. Significado. O verbo hebraico
qadash,"ser santo", e seus derivados "santo, santificar,
dedicar, consagrar", no Antigo Testamento, significam "separar".
Quando aplicado à religião de Israel, tem a ideia de "separar para Deus,
retirar do uso comum", tal como pode ser visto em Levítico 10.10. Isso
vale para lugares (Êx 3.5), casas e campos (Lv 17.14,16), utensílios e animais
(Lv 8.10,11; 10.12,13,17), o ouro do Templo (Mt 23.17,19), pessoas (Êx 28.41) e
muitas outras coisas, como dias santos, festas, etc. Assim, o sentido de
santidade é de afastar-se de tudo o que é pecaminoso, de tudo o que contamina.
A Septuaginta traduz qadosh,"santo", pelo termo grego hagíos,
"santo", palavra adotada pelos escritores do Novo Testamento. Há
outro termo menos comum, mas igualmente importante, taher,
"purificar", e seu cognato katharizo, no grego, usado na Septuaginta
e no Novo Testamento nos sentidos cerimonial e moral.
3. Exclusividade. Dizer que qualquer
coisa, objeto ou pessoa é consagrada, separada ou dedicada a Deus significa
dizer que isso pertence a Ele (Êx 13.2) ou serve a Ele com exclusividade (Êx
30.30; Lv 20.26). O que é sagrado não pode ter uso comum; o azeite da unção e o
incenso do santuário não podiam ter outro uso (Êx 30.33,38). O sagrado deve ser
tratado como tal. Os antigos hebreus levavam a santidade a sério. Todos esses
rituais de consagração são representações visuais de verdades espirituais
reveladas no Novo Testamento (Cl 2.17; Hb 8.5; 9.9).
SÍNTESE
DO TÓPICO I
O arrependimento é essencial para receber a
salvação de Deus.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"O arrependimento e a fé são os dois
elementos essenciais da conversão. Envolvem uma 'virada contra' (o arrependimento)
e uma 'virada para' (a fé). As palavras primárias, no Antigo Testamento, para
expressar a ideia de arrependimento são shuv ('virar para trás', 'voltar') e
nicham ('arrepender-se', 'consolar'). Shuv ocorre mais de cem vezes no sentido
teológico, seja quanto ao desviar-se de Deus (1 Sm 15.11; Jr 3.19), seja no
sentido de voltar para Deus. A pessoa também pode desviar-se do bem ou
desviar-se do mal, isto é, arrepender-se. O verbo nicham tem um aspecto
emocional que não fica evidente em shuv; mas ambas as palavras transmitem a
ideia de arrependimento.
O Novo Testamento emprega epistrephõ no sentido
de 'voltar-se' para Deus e metanoeõ/metanoia para a ideia de 'arrependimento'
(At 2.38; 17.30; 20.21; Rm 2.4). Utiliza-se de metanoe? para expressar o significado
de shuv, que indica uma ênfase à mente e à vontade. Mas também é certo que
metanoia, no Novo Testamento, é mais que uma mudança intelectual. Ressalta o
fato de uma reviravolta da pessoa inteira, que passa a operar uma mudança
fundamental de atitudes básicas.
Embora o arrependimento por si só não possa
salvar, é impossível ler o Novo Testamento sem tomar consciência da ênfase
deste sobre aquele. Deus 'anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que
se arrependam' (At 17.30). A mensagem inicial de João Batista (Mt 3.2), de
Jesus (Mt 4.17) e dos apóstolos (At 2.38) era 'Arrependei-vos'. Todos devem
arrepender-se, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm
3.23)" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 368).
CONHEÇA
MAIS
*Arrependimento
"Quando os olhos dos pecadores são
abertos, não podem sentir senão remorsos no coração por causa do pecado, e uma
grande inquietude interior. O apóstolo exorta o povo a arrepender-se de seus
pecados e confessar abertamente sua fé em Jesus como o Messias, e ser batizados
em seu nome. Assim, pois, professando sua fé nEle, receberia a remissão de seus
pecados, e participaria dos dons e das graças do Espírito Santo." Leia
mais em "Comentário Bíblico", de Matthew Henry, CPAD, p.888.
II - A FÉ
COMO UM DOM DE DEUS E COMO RESPOSTA DO SER HUMANO
1. A fé natural. É a aceitação
intelectual de certas verdades acerca de Deus, mas não acompanhada por um
compromisso com o Evangelho (Tg 2.17). Essa fé é vivenciada pelas pessoas que
até acreditam em Deus, aceitam que Ele fez todas as coisas, concordam que o sol
se levanta pela manhã por provisão dEle, todavia, não dão o passo decisivo para
a salvação. A Bíblia afirma que até os demônios creem e estremecem diante de
Deus (Tg 2.19), o que significa que ter
uma fé apenas teórica não representa muita coisa. As pessoas podem estar até
cientes da vida eterna, mas ainda assim, não aceitar o sacrifício vicário de
Cristo Jesus para lhes proporcionar a salvação.
2. A fé salvífica. É uma atitude do
intelecto e do coração para com Deus em que o homem abandona a vida de pecado
para confiar exclusivamente na obra salvadora de Cristo na cruz (At 16.30,31;
Gl 2.16). Logo, a fé salvífica não consiste somente em crer em algumas coisas,
mas confiar na pessoa de Cristo (Jo 3.18). Ela é um dom de Deus (Ef 2.8), cujo
autor é Cristo (Hb 12.2) e que se origina do ouvir a Palavra de Deus (Rm
10.17), algo imprescindível para se obter a salvação (Jo 5.24). Embora um dom
de Deus, a fé precisa ser exercida pelo crente para confirmar a sua salvação.
3. Os benefícios da fé. A salvação é pela
graça, mas a fé é o elemento indispensável (Ef 2.8-9) para obtê-la. É a porta
de entrada das bênçãos oriundas da salvação, tais como: a justificação, a
regeneração, a adoção, a reconciliação, o perdão, a santificação, a
glorificação e a vida eterna. Além dos benefícios inerentes à salvação, a fé
ainda abre as portas para a cura de enfermidades (Mc 16.18; Tg 5.15), o batismo
no Espírito Santo (Mc 16.17; At 2.1-4), a vitória contra o mundo (1 Jo 5.4),
contra a carne (Gl 2.20), contra o Diabo (1 Pe 5.8-9), a paciência (Tg 1.3) e a
proteção contra os dardos inflamados do Maligno (Ef 6.16).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
A fé salvífica é um dom de Deus.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
Fé
"Entre as declarações bíblicas sobre o
assunto, esta é a fundamental: 'Abraão creu [heb. 'man], no senhor, e foi lhe
imputado isto por justiça' (Gn 15.6). Moisés ligou a rebelião e desobediência
dos israelitas à sua falta de confiança no Senhor (Dt 9.23,24). A infidelidade
de Israel (Jr 3.6-14) forma um nítido contraste com a fidelidade de Deus. A fé
abrange a confiança. Podemos 'depender' do Senhor ou nEle 'fiar-nos' (heb.
batach) com confiança. Quem assim fizer será bem-aventurado (Jr 17.7).
Alegramo-nos porque podemos confiar no seu nome (Sl 33.21) e no seu amor
inabalável (Sl 13.5). Podemos também 'refugiar-nos' (heb. casah) nEle, conceito
este que afirma a fé (Sl 18.30).
No Novo Testamento, o verbo pisteu? ('creio,
confio') e o substantivo pistis ('fé') ocorrem cerca de 480 vezes. Poucas vezes
o substantivo reflete a ideia da fidelidade como no Antigo Testamento (por
exemplo, Mt 23.23; Rm 3.3; Gl 5.22). Pelo contrário, normalmente funciona como
um termo técnico, usado exclusivamente para se referir à confiança ilimitada
(com obediência e total dependência) em Deus (Rm 4.24), em Cristo (At 16.31),
no Evangelho (Mc 1.15) ou no nome de Cristo (Jo 1.12). Tudo isso deixa claro
que, na Bíblia, a fé não é 'um salto no escuro'.
Somos salvos pela graça mediante a fé (Ef 2.8).
Crer no Filho de Deus leva à vida eterna (Jo 3.16). Sem fé, não poderemos
agradar a Deus (Hb 11.6). A fé, portanto, é a atitude da nossa dependência
confiante e obediente em Deus e na sua fidelidade. Essa fé caracteriza todo
filho de Deus fiel. É o nosso sangue espiritual (Gl 2.20)" (HORTON,
Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 1996, pp. 369,370).
III - O
ARREPENDIMENTO E A FÉ SÃO AS RESPOSTAS DO HOMEM À SALVAÇÃO
1. Arrependimento - condição para a
salvação. Jesus afirmou que para fazer parte do Reino de Deus é necessário o
arrependimento (Mt 4.17). Zaqueu, o publicano, teve um arrependimento tão
genuíno que prometeu dar aos pobres metade de seus bens e devolver quatro vezes
mais caso houvesse roubado alguém (Lc 19.8). De modo que ele pôde ouvir do
Senhor: "Hoje, veio salvação a esta casa" (19.9). Assim, o
arrependimento é diferente do remorso; este é momentâneo e passageiro, aquele
atinge o lugar mais recôndito do coração humano.
2. Salvação por meio da fé. A salvação é pela graça
mediante a fé (Ef 2.8), uma condição necessária para se obtê-la, pois sem a fé
não se pode crer no sacrifício vicário de Cristo. Assim, o arrependimento
produzido pelo convencimento do Espírito Santo e a fé, como dom divino,
exercida pela pessoa, operam conjuntamente para a glória de Deus.
3. Arrependimento e conversão. O arrependimento faz
parte do processo de conversão e abrange o ser humano por inteiro: o intelecto
(Mt 21.29), as emoções (Lc 18.13) e a vontade (Lc 15.18,19). Portanto, a
conversão é uma ruptura com antigas tradições e modos de vida abomináveis e
pecaminosos. Agora, tudo se torna novo, surge outra pessoa nascida de novo (Jo
3.3). Isso significa que todas as esferas da vida humana assumem a virtude e a
ética do Reino de Deus ensinadas por Cristo Jesus (Mt 5-7).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
O arrependimento e a fé são as respostas do
homem à salvação.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"Não podemos, obviamente, exercer a fé
salvífica à parte da capacitação divina. Mas ensina a Bíblia que, quando
cremos, estamos simplesmente devolvendo o dom de Deus? Seria necessário, para
protegermos o ensino bíblico da salvação pela graça mediante a fé somente,
insistir que a fé não é realmente nossa, mas de Deus? Alguns citam determinados
versículos como evidências em favor de semelhante opinião. J. I. Packer diz:
'Deus, portanto, é o autor de toda a fé salvífica (Ef 2.8; Fp 1.29)'. H. C.
Thiessen afirma que há 'um lado divino da fé, e um lado humano', e então
declara: 'A fé é um dom de Deus (Rm 12.3; 2 Pe 1.1) outorgado sobrenaturalmente
pelo Espírito de Deus (1 Co 12.9). Paulo diz que todos os aspectos da salvação
são um dom de Deus (Ef 2.8), e por certo a fé está incluída aí' (HORTON,
Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 1996, p. 370).
CONCLUSÃO
Como nova criatura, "as coisas velhas já
passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5.17). Ao crente que experimentou
essa conversão cabe esforçar-se para manter-se afastado do que outrora
causou-lhe tanta dor, sendo o motivo de sua perdição. Agora, tudo é novo! Tudo
faz sentido!
PARA
REFLETIR
A respeito de arrependimento e fé para a
salvação, responda:
O que significa arrependimento no Antigo
Testamento?
No Antigo Testamento,
arrependimento significa mudança de ideia ou de propósito, no sentido de
abandonar o pecado, voltando-se para Deus de todo o coração, alma e força.
Qual é a ação do Espírito Santo no
arrependimento do ser humano?
O Espírito Santo opera o
arrependimento na conversão do ser humano (Jo 16.8). Somente Ele pode conhecer
e esquadrinhar profundamente o coração do homem, e os que estão abertos ao seu
mover podem perceber as situações que precisam de confissão sincera diante de
Deus.
O que é a fé natural?
É a aceitação intelectual de
certas verdades acerca de Deus, mas não acompanhada por um compromisso com o
Evangelho (Tg 2.17).
O que é a fé salvífica?
É uma atitude do intelecto e do
coração para com Deus em que o homem abandona a vida de pecado para confiar
exclusivamente na obra salvadora de Cristo na cruz. Logo, a fé salvífica não
consiste somente em crer em algumas coisas, mas confiar na pessoa de Cristo.
Ela é um dom de Deus.
Qual é a abrangência do arrependimento?
O arrependimento faz parte do
processo de conversão e abrange o ser humano por inteiro: o intelecto (Mt
21.29), as emoções (Lc 18.13) e a vontade (Lc 15.18,19).
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 72, p40.
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Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Adultos, professor, A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o Caminho, a
Verdade e a Vida, Comentarista Cleiton
Ivan Pommerening, 4º trimestre 2017.
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