Lição 10 O
perigo do materialismo
03/09/2017
Texto do
dia.
(1 Co 15.19)
"Se esperamos em Cristo só nesta vida,
somos os mais miseráveis de todos os homens."
Síntese
A cosmovisão materialista busca entender o
Universo somente levando em conta o mundo físico.
Agenda de
leitura
Segunda - Jó 12.7-10 A natureza depõe contra o
materialismo
Terça - Sl 14.1 A loucura dos néscios
Quarta - Lc 12.19-21 O materialismo não
enriquece
Quinta - Lc 16.19-21 O materialismo promove a
indiferença
Sexta - Jo 20.29 Felizes são os que creem
Sábado - 2 Co 4.18 Atentando no que não se vê
Objetivos
COMPREENDER o conceito, as origens
e as consequências da cosmovisão chamada materialismo;
FAZER uma análise a respeito
da futilidade, loucura e pobreza do materialismo;
CONFRONTAR os ideais
materialistas por intermédio da cosmovisão e contracultura cristã.
Interação
Querido professor, é verdade que grande parte
dos templos não dispõem de estrutura física adequada para o funcionamento de
todas as classes da Escola Dominical, sendo ministradas aulas em quartinhos
apertados, cozinhas de igreja, gabinetes de pastores, e outros lugares
inusitados, gerando uma série de limitações ao aprendizado. Contudo, é possível
fazer um excelente trabalho, mesmo que nem todas as condições sejam favoráveis.
Não é demais lembrar que a primeira reunião da Escola Dominical no Brasil
aconteceu na cozinha do casal Kalley. Portanto, esteja certo de que Deus o
ajudará a vencer quaisquer dificuldades. O Senhor convocou você para esta
grande obra. Não desista nunca! Sempre dê o seu melhor.
Orientação
Pedagógica
Estimado professor, esta ministração terá um
caráter eminentemente de "defesa da fé". Por isso, peça a Deus uma
estratégia de abordagem e, ao final da aula, questione se alguém acredita na
veracidade da cosmovisão materialista (é provável que haja convidados, em face
do desafio de trazer descrentes, da aula anterior). Em seguida, pergunte se
querem entregar a vida a Cristo. Você pode se surpreender! Ore pelos que
aceitarem e, após, dê-lhes as boas-vindas à família de Deus. Convide também os
que não aceitaram para o culto à noite, bem como para a próxima aula. Faça o
possível para presentear os visitantes, pelo menos, com um Novo Testamento.
Agradeça a visita e diga-lhes que a turma terá muito prazer em recebê-los
novamente. Por fim, oriente seus alunos sobre o cuidado com os novos crentes.
Texto
bíblico
Romanos 1.20-22, Lucas 12.15-21
Romanos 1.20-22
20 Porque
as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder
como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão
criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21 porquanto,
tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças;
antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se
obscureceu.
22 Dizendo-se
sábios, tornaram-se loucos.
Lucas 12.15-21
15 E
disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer
não consiste na abundância do que possui.
16 E
propôs-lhes uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido
com abundância.
17 E
arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
18 E
disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e
ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
19 e
direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos;
descansa, come, bebe e folga.
20 Mas
Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado
para quem será?
21 Assim
é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
O materialismo é um pensamento filosófico que apresenta
um grande perigo para a sociedade deste tempo, porque defende a ideia de que a
matéria é a única realidade da vida, sendo, portanto, o centro de todas as
coisas, e a base para toda a existência. Assim, qualquer tema espiritual não
apresenta relevância para o materialismo, seja a existência de Deus, da alma,
céu ou inferno.
Nesta lição, veremos um paralelo entre a
cosmovisão materialista e a maneira de ver o mundo do Cristianismo, a
denominada cosmovisão judaico-cristã, que se traduz como a resposta mais
contundente de Deus para um mundo materialista decaído, o qual precisa
desesperadamente de razões para viver.
I -
CONHECENDO O MATERIALISMO
1. O que é o materialismo. Materialismo é uma
cosmovisão, uma maneira de ver o mundo, uma filosofia da matéria, que não
admite a existência do sobrenatural, nem de verdades absolutas, mas acredita
que todos os fenômenos do universo são explicados exclusivamente pelas
condições concretas materiais.
Assim, para uma pessoa materialista, só há
seres materiais e tudo que existe está consolidado materialmente. Isso apenas
desnuda a extrema pobreza do referido sistema filosófico ao tentar, com uma
verdade parcial, explicar a verdade total, por olhar para a complexidade da
vida sem a dimensão da eternidade.
O preconceito abrigado na mente dos
materialistas atenta, inclusive, contra as regras de investigação científica,
pois descarta previamente a possibilidade da existência de coisas espirituais
nas suas análises. Está escrito: "Por causa do seu orgulho, o ímpio não
investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus" (Sl 10.4). Assim,
vê-se que o pensamento materialista carece de respaldo científico para existir,
pois suas cogitações ateístas impedem de enxergar a verdadeira realidade, a
qual não depende de condições temporais para existir, mas é desde a eternidade:
o mundo espiritual.
2. As origens do materialismo. O materialismo,
enquanto pensamento filosófico esquematizado, teve sua origem no século V a.C,
com a teoria atomista de Demócrito, o qual defendia que o Universo e tudo que
nele há é constituído apenas por átomos (partículas invisíveis de matéria) que
se movem no vazio, definindo assim toda a realidade, inclusive os pensamentos.
Ao longo dos séculos, a ideia atomista foi
corroborada por alguns, como Epicuro e os estoicos, mas isso proliferou,
sobretudo, a partir do Iluminismo. No Século XIX, foi elaborada a tese do
materialismo dialético, por Karl Marx e Friedrich Engels, que motivou inúmeras
revoluções socialistas em vários lugares do mundo (Rússia, China, Cuba, etc.),
onde milhões de pessoas foram mortas por motivação ideológica.
3. As consequências do materialismo. Contemporaneamente, os
materialistas valorizam bastante sua vertente biologista, capitaneada por
Richard Dawkins, escritor dos livros "O gene egoísta" e "Deus,
um delírio, dentre outros, porém cada vez mais o mundo continua destituído de
propósito e sem rumo. Retrato disso pode ser observado em Ernest Hemingway, um
célebre romancista ateu, o qual dizia que a vida era "uma viagem de um dia
curto do nada para o nada", e que decidiu viver intensamente seu
materialismo e hedonismo. Afirmava que tinha tudo para ser feliz sem Deus, mas
chegou ao fundo do poço de seu desespero existencial em julho de 1961, quando
deu cabo à sua vida. O materialismo outorga aparente autonomia ao homem para
viver a seu bel prazer, mas lhe tolhe a possibilidade de encontrar a verdadeira
felicidade e paz.
O maior problema dos materialistas será quando
forem prestar contas diante de Deus, pois nesta vida eles podem até ter alegria
no coração, pela imensa graça de Deus, porque está escrito que Deus deixou os
povos andarem "em seus próprios caminhos", e mesmo assim mandou
"chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos
corações" (At 14.16,17). Que grande amor! O Senhor, ainda que o homem se
desvie, continua o amando e outorgando-lhe bênçãos. Mas no dia da prestação de
contas, diante do Justo Juiz, se não se arrependerem dos seus pecados, ainda em
vida, e se converterem a Jesus, o fim dos materialistas não será o dos
melhores.
Pense
Por que devo acreditar em coisas que eu não
posso ver?
Ponto
Importante
Algumas Coisas que não vemos são fundamentais
para provar as que vemos!
II -
ANALISANDO O MATERIALISMO
1. A futilidade do materialismo. A característica de ser
fútil, insignificante, sem valor, cai bem ao materialismo. Está escrito que não
se deve atentar para as coisas materiais, pois elas desaparecerão, haja vista
que o verdadeiro valor encontra-se naquilo que dura para sempre, como a Palavra
de Deus, o amor, o Reino de Deus.
O materialismo apequena a vida, pois destrona
dela tudo o que é duradouro e significativo, deixando somente aquilo que é
passageiro, pequeno e vão.
Benjamim Disraeli, escritor e político inglês
do Século XIX, dizia que "a vida é muito curta para ser pequena". Não
se deve aceitar a míope e fútil cosmovisão materialista para resolver todos os
dilemas da existência, notadamente porque existe em cada pessoa uma partícula
imaterial, perene, a fagulha de Deus, que necessita ter intimidade com o
Criador, sob pena de perder os melhores sentimentos da vida.
2. A loucura do materialismo. Além de ser fútil, o
materialismo é desarrazoado, uma loucura. Aliás, é a própria Bíblia que chama o
materialista de louco. Jesus contou a parábola de um homem rico o qual,
ensandecido, pensou que tinha o controle sobre o tempo futuro. Ele projetou
tudo e, como era materialista, em vez de falar com Deus, falou consigo mesmo.
Observe-se o que está escrito: "E direi à minha alma: alma, tens em
depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus
lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para
quem será?" (Lc 12.19,20).
Assim, a empreitada materialista não tem
futuro, como não tinha futuro as condutas do homem aparentemente rico da
parábola.
3. A pobreza do materialismo. Jesus contou a história
sobre um homem rico, judeu (porque é chamado de filho) o qual, ao morrer, foi
para o inferno (Lc 16.25,26,31) e, naquele lugar de tormento, o materialista
tentou resolver seu grande problema, mas a resposta de Deus foi que ele se
lembrasse de que tinha recebido os seus bens durante a vida, e obviamente não
tinha ajuntado tesouro no Céu.
Ora, é certo que possuir bens não é pecado,
porém o fato relevante da história é que a mente daquele homem focava
exclusivamente nas coisas materiais e não atentava para o que era sobrenatural,
por isso o Senhor lhe falou daquela forma. O homem da história era um pobre
rico e Lázaro a única pessoa que possuía muitos bens, pois o seu tesouro estava
no Céu.
Pense
Como o homem, sendo matéria, pode ser feliz
buscando satisfação fora do âmbito material?
Ponto
Importante
O materialismo apequena o sentido da vida, pois
destrona dela tudo o que é duradouro e significativo, deixando somente aquilo
que é passageiro, pequeno e vão.
III -
CONTRAPONDO O MATERIALISMO
1. A cosmovisão judaico-cristã. A cosmovisão
judaico-cristã, como forma de ver e compreender o mundo, surgiu ao longo dos
séculos, quando Deus tratava com seus servos, ensinando-lhes como viver sobre a
terra. Esses ensinamentos foram sendo contados nas Sagradas Escrituras e, com o
advento dos textos do Novo Testamento, aconteceu o aperfeiçoamento,
transformando-se na única ideologia que oferece uma resposta eficiente aos
anseios mais profundos do homem e da sociedade, sendo, assim, um contraponto em
relação ao materialismo.
2. A contracultura do Reino. A cosmovisão do
Cristianismo produz uma forma de viver diferente, o que pode ser chamado de
contracultura, já que os cristãos não devem viver em conformidade com a cultura
do mundo (Rm 12.2); como também não podem produzir uma subcultura, através da
qual se vive algo parecido com o materialismo, submetendo a igreja a condutas
não bíblicas... Deus chamou a igreja para realizar um movimento revolucionário,
de guerra contra o pecado, sabendo que "nossa luta não é contra a carne e
o sangue..." (Ef 6.12).
3. A comissão cultural da Igreja. Quando Jesus mandou que
a Igreja ensinasse às nações a cosmovisão cristã, - o evangelho - buscava que o
poder transformador de Deus alcançasse o homem individualmente, outorgando-lhe
a redenção, mas também influenciasse a comunidade na qual está inserida. A isso
se denomina comissão cultural.
Pense
Podemos dizer que as práticas de outras
culturas são erradas? Não seriam relativas?
Ponto
Importante
A cosmovisão do Cristianismo produz um jeito de
viver diferente, uma contracultura, já que os cristãos não devem viver em
conformidade com cultura do mundo (Rm 12.2).
SUBSÍDIO
1
"Outro problema tem atingido frontalmente
as famílias, acirrando ainda mais a crise contemporânea: o materialismo. Ele
incute a ideia de que os bens materiais são mais importantes que as riquezas
espirituais. Ele cega, tira a esperança e desconsidera as coisas da fé.
Recentemente li uma reportagem muito triste de
um inglês chamado Tom Attwater, de 32 anos, que tinha um tumor no cérebro, e
faleceu dia 29/9/2015 após arrecadar cerca de R$ 3 milhões (£ 500 mil) para
garantir o futuro de sua enteada Kelli, de seis anos, que já tinha tido um sério
problema de saúde.
Sabendo de sua morte iminente, ele escreveu uma
carta de despedida para Kelli, na qual aborda diversos assuntos. Ele disse
lamentar que não pudesse vê-la crescer e arremata: 'Por favor, não culpe as
pessoas ou o mundo por isso'. (Não mencionou sequer Deus!) Ele continuou a
aconselhando sobre assuntos como a escola, meninos, casamento, família, amigos,
carreira profissional, além de pedir para que ela aprendesse a dirigir e que
fosse feliz em primeiro lugar.
A história poderia ser bonita e não triste, se
Tom Attwater não fosse um materialista. Ele nada disse a Kelli acerca de Deus.
Quanta pobreza existencial!" (SOARES, Reynaldo Odilo Martins. Eu e Minha
Casa. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p. 149).
SUBSÍDIO
2
"Provas científicas, com base na
observação por repetição, mostram que alguma coisa é um fato com a repetição do
evento na presença da pessoa que questiona o caso. Estabelece-se um ambiente
controlado, o experimento é realizado, são feitas observações, são obtidos os
dados e hipóteses são empiricamente verificadas ou falsificadas.
Uma vez que a eficácia da ciência depende de
coletar dados a partir da observação contínua dos testes de hipótese, o método
cientifico moderno, embora altamente eficaz em determinada esfera, é gravemente
limitado. Ele é aplicável apenas a eventos ou fatos passíveis de repetição. É
lamentável que o respeito moderno pela ciência tenha levado as pessoas a supor,
equivocadamente, que o método científico pode ser usado para determinar toda a
verdade. Ele não pode, e nunca pôde. Os eventos históricos, pela sua própria
natureza, ocorrem apenas uma vez no tempo, e não são passíveis de repetição.
Não podemos provar cientificamente que Aníbal cruzou os Alpes. Mas isso não nos
dá motivos para considerar a disciplina histórica como uma ciência 'fraca'.
A impossibilidade de repetir o evento em um
ambiente controlado não impossibilita a sua realidade. O método científico é
inválido, como ferramenta, para todos os tipos de provas" (McDOWELL, Josh.
McDOWELL, Sean. Evidências da Ressurreição. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012,
p. 141,142).
ESTANTE
DO PROFESSOR
NASCIMENTO, Valmir. O Cristão e a Universidade.
1.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
CONCLUSÃO
O materialismo destrói a fé e tira a visão da
realidade espiritual, enxergando só o que é tangível, mensurável,
transitório... uma loucura, na medida em que Deus é real e tudo o que é
material vai perecer. Diante disso, a Igreja, cumprindo a Grande Comissão (Mt
28.19,20) e a comissão cultural, deve ensinar a cosmovisão judaico-cristã desde
Jerusalém... até os confins da terra (At 1.8).
Hora da revisão.
Por que o materialismo é perigoso?
Porque defende a ideia de que a
matéria é a única realidade da vida, a base para toda a existência, excluindo
Deus de seus conceitos.
Segundo a lição, o que é materialismo?
É uma cosmovisão, uma maneira de
ver o mundo, uma filosofia da matéria, que não admite a existência do
sobrenatural, nem de verdades absolutas, mas acredita que todos os fenômenos do
universo são explicados exclusivamente pelas condições concretas materiais.
Com suas palavras, defina o que é a comissão
(ou mandato) cultural da Igreja?
É a responsabilidade do cristão
de influenciar positivamente sua sociedade.
Segundo a lição, conceitue contracultura.
É o jeito diferente de viver dos
cristãos genuínos, em desconformidade com cultura do mundo (Rm 12.2).
O que você diria para alguém que se diz
materialista?
Resposta Pessoal.
Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Jovens, professor, Tempo para todas as coisas – Aproveitando as
oportunidades que Deus nos dá,
Comentarista Reynaldo Odilo, 3º trimestre 2017.
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