Lição 1
Uma Promessa de Salvação
1 de Outubro de 2017
TEXTO
ÁUREO
(Gn 3.15)
"E porei inimizade entre ti e a mulher e
entre a tua semente e a sua semente; esta te
ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."
VERDADE
PRÁTICA
A promessa da salvação foi a resposta amorosa
de Deus para reconciliar consigo mesmo o ser humano.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Gn 3.1-3
A liberdade para escolher
Terça - Gn 6.5-7
A tragédia da raça humana
Quarta - Gn 12.3
O plano de salvação para a humanidade
Quinta - Is 51.4,5
A salvação e a justiça vêm do justo Senhor
Sexta - Lc 4.18,19
Jesus, o Salvador da humanidade
Sábado - Ef 2.8
A salvação é dom de Deus
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 3.9-15
9 - E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe:
Onde estás?
10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no
jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11 - E Deus disse: Quem te mostrou que estavas
nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 - Então, disse Adão: A mulher que me deste
por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13 - E disse o Senhor Deus ? mulher: Por que
fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
14 - Então, o Senhor Deus disse ? serpente:
Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os
animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua
vida
15 - E porei inimizade entre ti e a mulher e
entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás
o calcanhar.
OBJETIVO
GERAL
Mostrar que a promessa da salvação foi a
resposta amorosa de Deus para reconciliar consigo o ser humano.
HINOS
SUGERIDOS:
27, 156, 291 da Harpa Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao
que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I
refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Apresentar o conceito bíblico de
salvação;
Mostrar a importância da
doutrina da salvação;
Saber que a salvação foi
prometida ainda no Éden.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Prezado(a) professor(a), com a graça de Deus
chegamos ao último trimestre do ano de 2017 e vamos encerrar a nossa série de
estudos bíblicos tratando a respeito da maior e mais importante dádiva divina
aos homens: a salvação. O homem pecou de modo deliberado contra Deus, mas o
Criador não o deixou entregue ? sua própria sorte, já no Éden o Senhor
providenciou a sua redenção mediante o sacrifício de Jesus Cristo.
O comentarista do trimestre é o pastor Claiton
Pommerening. Ele é doutor em Teologia, diretor da Faculdade Refidim e editor da
Azusa, revista de Estudos Pentecostais.
Que mediante o estudo de cada lição, possamos
evidenciar ainda mais a nossa gratidão ao Pai pelo extraordinário dom da
salvação.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A salvação é um processo imediato (conversão) e
contínuo na vida do crente (santificação). É necessário que o nascido de novo
conheça todos os benefícios que essa dádiva, por intermédio da morte de Cristo,
outorgou-lhe na cruz. A vida plena, a paz, a alegria, a misericórdia, a graça e
a bondade que o crente desfruta provêm do milagre da salvação.
PONTO
CENTRAL
A promessa da salvação é a resposta amorosa de
Deus para salvar a humanidade pecadora.
I - O
CONCEITO BÍBLICO DE SALVAÇÃO
1. O conceito. O significado bíblico
de salvação compreende cura, redenção, remédio, completude, inteireza,
integralidade, saúde física, mental e emocional. No sentido espiritual,
salvação quer dizer que Cristo fez a expiação pelo pecador, ocupando o lugar
dele na cruz (passado), regenerando e santificando sua vida (presente), a fim
de um dia "glorificar" o corpo dele plenamente (futuro). Assim, a
salvação só é possível por causa da obra de Cristo consumada na cruz (Hb 2.10).
No sentido prático, salvação significa livramento da condenação eterna,
apaziguamento e felicidade na vida de quem aceita Jesus como Senhor e Salvador.
Essa pessoa é nova criatura e, por isso, se esforça para compartilhar e
implantar as virtudes do Reino de Deus no mundo.
2. Salvação no Antigo Testamento. No Antigo Testamento, a
salvação está relacionada ao escape das mãos dos inimigos, à libertação da
escravidão e ao estabelecimento de qualidades morais e espirituais para a vida
de quem tem Deus como seu Senhor (Is 33.22-24). Nessa perspectiva, diante das
calamidades naturais (Êx 15.25), da perseguição (Jz 15.18; 2 Sm 22.3), da
escravidão, das doenças e da morte, o Altíssimo prometeu salvação ao seu povo
no sentido de libertá-lo (Êx 14.13; 15.2,13), livrá-lo e curá-lo (Is 38.16;
58.8) para viver uma vida longe das injustiças. Contudo, o ápice da salvação no
Antigo Testamento (AT) se deu com a profecia de Isaías sobre a vida e a morte
do "Servo Sofredor" (Is 53). O Antigo Testamento aponta os
sacrifícios de animais para o sacrifício substitutivo de Jesus Cristo na cruz
do Calvário (Hb 10.11,12); um evento vaticinado por vários profetas daquela
época. Era o oferecimento de um inocente no lugar de um culpado; uma morte não
merecida, mas aceita diante de Deus para remir os nossos pecados (Hb 9.22).
3. Salvação em o Novo Testamento. A salvação não é
alcançada por mérito humano (Tt 2.11), pois é oferecida por Deus ao que crê
pela graça (Ef 2.8,9). Nas suas epístolas, o apóstolo Paulo é um dos que mais
esclarece os conceitos de salvação em o Novo Testamento (NT), mostrando que
essa dádiva não ocorre por intermédio da Lei, nem por meio do esforço humano,
mas única e exclusivamente pela graça divina (Gl 2.16). Pela fé, cabe ao homem
confiar em Cristo a fim de que seja redimido e justificado por meio de sua
crucificação, bem como permitir que seja santificado até o fim, tendo tal
esperança por meio de sua ressurreição (Rm 4.25). Ainda que o pecador não
mereça, por intermédio do Filho de Deus, o Pai o justifica, o perdoa, o
reconcilia consigo (Rm 5.11), o adota em sua família (Gl 4.5), o sela com o Espírito
Santo da promessa (Ef 1.13) e faz dele uma nova criatura (2 Co 5.17). Assim, o
Espírito Santo capacita o crente a viver em santidade, mortificando a força do
pecado, assemelhando-o com Cristo, a fim de que o nascido de novo espere, com
confiança, pela salvação plena e gloriosa (Fp 3.21).
SÍNTESE
DO TÓPICO I
O conceito bíblico de salvação diz respeito da
redenção da humanidade.
SUBSÍDIO
LEXICOGRÁFICO
Vários termos que designam a salvação ocorrem
frequentemente ao longo da Bíblia. No Antigo Testamento, a raiz mais importante
em hebraico é yasha, que significa liberdade daquilo que prende ou restringe.
Portanto, o verbo significa soltar, liberar, dar comprimento e largura a algo
ou a alguém. Os vários substantivos derivados desta raiz significam tanto o ato
de libertar quanto o de resgatar (1 Sm 11.9), além de transmitir o estado
resultante de segurança, bem- estar, prosperidade e de vitória sobre os
adversários (2 Sm 23.10,12). O particípio deste verbo é a palavra traduzida
como 'Salvador', moshia, da qual vem o nome Josué, e sua forma grega, Jesus;
ambas significam 'Yah(weh) salva.
[...] No cristianismo, o verbo passou a ser
utilizado com o significado de salvar uma pessoa da condenação eterna, e
conduzi-la à vida eterna (Rm 5.9). No texto de 2 Timóteo 4.18 este termo
transmite a ideia de levar alguém com segurança ao reino celestial de Cristo.
No Novo Testamento soteria só é encontrado em conexão com Jesus Cristo como
Salvador, e não em qualquer sentido físico ou temporal. A salvação traz a
justiça de Deus para o homem, quando este cumpre a condição de ter fé em Cristo
(Rm 1.16,17; 1 Co 1.12)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2009, p. 1744).
CONHEÇA
MAIS
*Salvação
"A salvação é uma milagrosa transformação
espiritual, operada na alma e na vida - no caráter - de toda pessoa que, pela
fé, recebe Jesus Cristo como seu único Salvador [...] A salvação abarca todos
os atos e processos redentores, bem como transformadores da parte de Deus para
com o ser humano e o mundo, através de Jesus Cristo nesta vida e na
outra." Para conhecer mais, leia Teologia Sistemática Pentecostal, CPAD, p.334.
II - A
IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA DA SALVAÇÃO
1. A grandeza da salvação. Embora haja, na vida do
crente, um momento de conversão, de ruptura com a velha vida e de nascimento
para a nova vida em Cristo, é necessário ter o desejo de conhecer mais a
verdade de Deus (1 Tm 2.4). Nesse sentido, deve-se tomar o capacete da salvação
(Ef 6.17), ou seja, proteger a mente com as verdades salvíficas, a fim de estarmos
livres das investidas de Satanás - que busca nos colocar dúvidas - e assim compreendermos os conceitos
fundamentais dessa gloriosa doutrina, tais como: propiciação, expiação, adoção,
regeneração, santificação, perdão.
2. Para compreender o que Jesus fez. A salvação abrange
todas as dimensões da vida, por isso, embora tão simples de ser vivenciada -
pois para isso basta aceitarmos a Cristo (Rm 10.10) - muitas vezes seu processo
é lento e requer compreensões maiores. É o que se denomina "aperfeiçoamento
dos santos". Ora, embora a salvação seja um processo imediato alcançado
por meio do sacrifício de Cristo, esse aperfeiçoamento se dá por meio da
assimilação e da vivência constante na dependência de Deus em todas as áreas da
vida. Esse processo chama-se "santificação".
3. Para se apropriar dos benefícios
da salvação. Como
a salvação pode ser negligenciada (Hb 2.3), devemos nos esforçar para conhecer
e se apropriar de todos os seus benefícios, dentre os quais destacamos: o
livramento da condenação do inferno, a libertação do poder do pecado e do poder
das trevas (Cl 1.13), o experimentar da redenção em Cristo (1 Pe 1.18,19), a
vida segundo o Espírito (Rm 8.1), o novo nascimento (Jo 3.5) e a participação
da manifestação de Cristo em glória (Cl 3.4).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
A doutrina da salvação abrange todas as
dimensões da vida.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"A salvação baseia-se na morte de Cristo
para a remissão dos pecados de acordo com os justos requisitos de um Deus santo
e abençoador (Rm 3.21-26). As bênçãos da salvação incluem, basicamente, a
redenção, a reconciliação, e a propiciação. A redenção significa a completa
libertação através do pagamento de um resgate (2 Pe 2.1; Gl 3.13). A
reconciliação significa que, por causa da morte de Cristo, o relacionamento
humano com Deus foi modificado de um estado de inimizade passando a um estado
de comunhão (Rm 5.10). A propiciação significa que a ira de Deus foi retirada
através da oferta de Cristo (Rm 3.25).
Quando uma pessoa crê no Senhor Jesus Cristo,
ela é salva (At 16.31), e assim já está justificada, redimida, reconciliada e
limpa (Jo 13.10; 1 Co 6.11). Além disso, a salvação é também progressiva (1 Co
1.18) e o homem precisa da obra santificadora do Espírito Santo no
aperfeiçoamento de sua salvação (Rm 8.13). Além disso, a salvação em sua
plenitude, deverá ser realizada no futuro, quando Cristo voltar (Hb 9.28)"
(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1744).
III - A
SALVAÇÃO PROMETIDA NO ÉDEN
1. O pecado humano. A partir do momento em
que Adão e Eva pecaram, a raça humana passou a expressar e a vivenciar a
maldade (Gn 3.6,7 cf. 4.8-26). Enquanto vivia o período da inocência, o
primeiro casal relacionava-se plenamente entre si e com Deus (Gn 2.23-25). Mas
a partir do advento do pecado, o casal passaria a enfrentar conflitos entre si
e com o Criador, passando a encobrir a maldade do seu coração. A obra de Cristo
, porém, realizada no Calvário não nos permite viver hipocritamente, mas em
verdade e sinceridade. Em Jesus, a maldade do coração é substituída pela
capacidade de amar, realizar boas obras, pela fé, manifestar a bondade de Deus
e cuidar do próximo. Esses atos são consequências da salvação (Ef 2.10).
2. A transferência da culpa. Após pecarem contra
Deus, e serem questionados pelo Criador, Adão e Eva deram respostas que
mostraram a incapacidade deles em resolver o problema do pecado, pois ambos
transferiram suas culpas para terceiros (Gn 3.12,13). Nesse contexto, Deus
havia providenciado uma solução que foi ao encontro do drama do casal: cobrir a
sua nudez com a pele de um animal (Gn 3.21). Naquele instante, o Criador
"transferiu" a culpa pelo pecado dos nossos primeiros pais para um
animal inocente, cujo ato simbolizava o sacrifício perfeito de Cristo para
salvar a raça humana, "cobrindo a nudez" do pecado do homem (Hb
9.22b).
3. Satanás esmagado e o pecado
vencido. Deus
anunciou no Éden o que se denomina de protoevangelho, isto é, a primeira vez na
história em que é proclamado o projeto definitivo de Deus para a salvação do
ser humano. O Altíssimo jamais abandonaria o ser humano à própria sorte. Embora
Satanás tentasse eliminar o homem de vez, seu intento não passou de uma simples
tentativa de "morder o seu calcanhar" (Gn 3.15). Mas, por intermédio
da salvação outorgada na cruz, Cristo esmagou a cabeça da "Serpente"
provendo a solução definitiva para o estado caído do ser humano. A peçonha do
pecado que Satanás tentou passar à humanidade foi aniquilada pela morte
redentora de Cristo. O Criador prometeu salvação e deseja que todo ser humano
seja salvo (1 Tm 2.3,4), apesar da condição de rebelado, de pecador e de
inimigo de Deus.
SÍNTESE
DO TÓPICO III
A salvação nos foi prometida pelo Pai no Éden.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"O proto-evangelho
A semente da serpente, que Jesus relaciona aos
ímpios (Mt 13.38,39; Jo 8.44), e a semente da mulher têm ambas sentido
fortemente pessoal. Deus disse à serpente: A Semente da mulher te ferirá a
cabeça. Compare a referência de Paulo a isto em Romanos 16.20. A serpente só
poderia ferir o calcanhar da Semente da mulher. De fato, ferir não é forte o
bastante para traduzir o termo hebraico, que pode significar moer, esmagar,
destruir. Uma cabeça esmagada que leva à morte é contrastada com um calcanhar
esmagado que pode ser curado. O versículo 15 é chamado de 'proto-evangelho',
pois contém uma promessa de esperança para o casal pecador. O mal não tem o
destino de ser vitorioso para sempre; Deus tinha em mente um Vencedor para a
raça humana. Há um forte caráter messiânico neste versículo.
Em Gênesis 3.14,15, vemos 'o Calcanhar Ferido'.
1) O Salvador prometido era a Semente da mulher - o Deus-Homem; 2) Esta Semente
Santa feriria a cabeça da serpente - conquistar o pecado; 3) A serpente feriria
o calcanhar do Salvador - na cruz, Ele
morreu" (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 1. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2005, p. 41).
CONCLUSÃO
Embora o homem tenha contrariado o plano divino,
desprezando o grande cuidado de Deus dispensado a ele no Éden, o Criador
imediatamente lhe providenciou um substituto através da morte de um animal,
apontando, dessa forma, para Cristo. Portanto, no Éden, Deus apresenta
duplamente o Redentor: (1) proferindo a promessa de redenção (Gn 3.15); (2)
sacrificando o animal para vestir Adão e Eva (Gn 3.21).
PARA
REFLETIR
A respeito de uma promessa de salvação,
responda:
Qual é o conceito bíblico para salvação?
O significado bíblico de salvação
compreende cura, redenção, remédio, completude, inteireza, integralidade, saúde
física, mental e emocional. No sentido espiritual, salvação quer dizer que
Cristo fez a expiação pelo pecador, ocupando o lugar dele na cruz (passado),
regenerando e santificando sua vida (presente), a fim de um dia
"glorificar" o corpo dele plenamente (futuro).
Como se concebia a salvação no Antigo
Testamento?
No Antigo Testamento, a salvação
está relacionada ao escape das mãos dos inimigos, à libertação da escravidão e
ao estabelecimento de qualidades morais e espirituais para a vida de quem tem
Deus como seu Senhor (Is 33.22-24).
Qual é a abrangência da salvação?
A salvação abrange todas as
dimensões da vida, por isso, embora tão simples de ser vivenciada, pois para
isso basta aceitarmos a Cristo (Rm 10.10), muitas vezes seu processo é lento e
requer compreensões maiores.
Qual foi a promessa de salvação que Deus fez no
Éden?
Deus prometeu que enviaria a
Semente da mulher (Jesus) e que esta Semente feriria a cabeça da serpente
(Satanás), mostrando que Jesus viria ao mundo e morreria na cruz por nossos
pecados.
Qual deve ser nossa postura diante da tão
grandiosa salvação de Jesus?
Crer no sacrifício de Cristo e se
render a Ele como Salvador e Senhor.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 72, p. 36.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que buscam
expandir certos assuntos.
Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Adultos, professor, A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o Caminho, a
Verdade e a Vida, Comentarista Cleiton
Ivan Pommerening, 4º trimestre 2017.
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