Lição 14 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO CRISTÃO NO MUNDO
ATUAL
31/12/2017
Texto do
dia.
(Mt
28.19)
"Portanto,
ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo."
Síntese.
O
ensino bíblico cristocêntrico nos ajuda a viver como “sal” e “luz’ no mundo.
Agenda de leitura
Segunda
- Lv 10.11
Ensinar
os filhos de Deus
Terça
- Dt 6.7
Pais
e professores
Quarta
- Os 4.6
A
falta de conhecimento
Quinta
- Os 6.3
Conheçamos
a Deus
Sexta
- Os 6.6
Deus
deseja o conhecimento
Sábado
- Mc 12.24
A
falta de conhecimento e o erro
Objetivos
Mostrar
a importância do ensino das Escrituras Sagradas;
EXPLICAR
que a Palavra de Deus não aprova o anti-intelectualismo.
Interação
Caro(a)
professor(a), chegamos ao final de mais um trimestre. Esperamos que as aulas
tenham sido valiosas para o crescimento intelectual e espiritual seu e de seus
alunos. Nesta derradeira aula, falaremos a respeito da importância do ensino
cristão no mundo atual. Veremos que somente por meio do conhecimento da Palavra
de Deus temos condições de sermos "sal e luz" em meio a uma sociedade
em ruínas.
Nesta
lição, reflita com seus alunos a respeito dos principais pontos que foram
estudados no decorrer do trimestre. Ao final, ore com eles, pedindo que o
Consolador os inspire e os dirija para que sejam sal e luz diante dos homens!
Orientação Pedagógica
Professor(a),
para introduzir a lição escreva no quadro ou em outro recurso visual as
palavras "cristão, escola e universidade". Depois, peça para os
alunos dizerem o que vem à mente deles quando ouvem essas palavras. Ouça a
todos com atenção e incentive a participação. Em seguida, utilizando o conteúdo
da lição, explique que a Bíblia não condena a intelectualidade e o estudo
sistematizado e que, inclusive, encontramos vários versículos que exaltam o
conhecimento e a sabedoria.
Texto bíblico
Deuteronômio
6.6-9
6
E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;
7
e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando
pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
8
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus
olhos.
9
E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Com
a graça de Deus, chegamos à última lição do trimestre. Esperamos que as lições
bíblicas estudadas no decorrer deste período tenham sido de grande proveito
para a sua vida, e que os temas e as reflexões em sala de aula tenham
despertado em você o desejo ardente de dar mostras da relevância cristã em um
mundo caído.
I - A importância do ensino nas
Escrituras.
1. Israel e o ensino hereditário e permanente (Lv 10.11). No Antigo Testamento, toda tradição e história de Israel era pautada
pela necessidade do ensino da Lei de Deus para as gerações seguintes (Dt
6.6-9). Como o plano de Deus para Israel envolvia as gerações futuras (Gn
12.2), era imprescindível que os pais transmitissem aos seus filhos a Lei do
Senhor de forma efetiva (Pv 22.6).
2. Educação contracultural. O ensino, por
isso, tinha prioridade entre os judeus. Não é sem razão que a palavra hebraica
Torah, que se refere aos primeiros cinco livros da Bíblia, significa instrução,
doutrina ou lei. O objetivo da educação judaica, diz César Moisés, "era
preservar o povo de Deus das más influências dos povos idólatras e corrompidos
que havia ao redor da Terra Prometida, em outros termos era uma
contracultura" (Uma Pedagogia para a Educação Cristã, CPAD). Em outras
palavras, os descendentes de Abraão eram educados para servir ao Senhor e ao
mesmo tempo refutar a influência dos falsos ensinamentos externos.
3. Destruído por falta de conhecimento (Jr 32.33; 2 Cr 15.3). Obviamente, sempre que o povo israelita abandonava o ensino e a prática
da lei, toda a nação era afetada. Eis o motivo pelo qual Deus declarou por
intermédio do profeta Oseias: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou
conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei,
para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do
teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" (Os 4.6).
II - O CRISTÃO, A ESCOLA E A UNIVERSIDADE
1. Intelecto a serviço do Reino. A
Bíblia não aprova o anti-intelectualismo e a aversão ao estudo sistematizado.
Embora desabone o orgulho de filósofos humanistas (1 Co 1.20; 2.5,6), a Palavra
de Deus aprecia o conhecimento, pois as Escrituras partem do pressuposto de que
o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26), e por isso é um ser
inteligente, comunicativo, com capacidade de aprender e ensinar. Jesus foi
enfático ao dizer que precisamos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a
nossa alma, de toda a nossa força e de todo o nosso entendimento (Mt. 22.37).
Logo,
valorizar a vida da mente é algo tão espiritual quanto pregar, ensinar ou
louvar. É uma atividade que deve ser feita em sintonia com a Palavra e para a
glorificação do nome do Senhor. A Bíblia possui várias passagens exaltando o
conhecimento e a sabedoria (Pv 18.15; 2 Pe 3.18) e alerta para os perigos da
sua falta (Os 4.6).
2. A necessidade de preparo bíblico e apologético. Ainda que nas escolas e universidades contemporâneas exista muito
ensino hostil ao cristianismo bíblico, o cristão deve primar por sua formação
cultural e profissional. Afinal, as instituições de ensino, em si, não desviam
o crente. Se o cristão tiver o
necessário preparo bíblico e apologético, não há razão alguma para temer o
ingresso no ambiente educacional. Certamente, tal preparo envolve uma educação
cristã abrangente, capaz de habilitar o crente a defender de forma consistente
suas convicções no ambiente escolar, de modo a refutar as ideias e opiniões que
se levantam contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento
à obediência de Cristo (2 Co 10.5).
Pense
"Valorizar
a vida da mente é algo tão espiritual quanto pregar, ensinar ou louvar. É uma
atividade que deve ser feita em sintonia com a Palavra e para a glorificação do
nome do Senhor."
Ponto Importante
Se
o cristão tiver o necessário preparo bíblico e apologético, não há razão alguma
para temer o ingresso no ambiente educacional.
SUBSÍDIO
"Pesquisas
como estas nos dão a falsa impressão de que a universidade não é lugar para
aqueles que professam a fé cristã. A priori, os números indicam que ao
ingressar na universidade o jovem cristão fatalmente será levado a esmorecer na
fé e a abandonar a igreja e as suas doutrinas primordiais. E se tais conclusões
estiverem realmente corretas, não há motivos para defender e muito menos
incentivar a ida dos cristãos para um lugar que os fará, mais cedo ou mais
tarde, desacreditar na veracidade das Escrituras e nas doutrinas do
Cristianismo. Para alguns, isso seria o mesmo que mandá-los para o campo de
batalha, tendo a morte espiritual como consequência inescapável. Diante desse panorama, muitos líderes cristãos não encaram a
instituição universitária com bons olhos. Além do ambiente intelectual hostil,
a possibilidade do desvirtuamento moral é outro argumento invocado para apontar
o risco de o cristão frequentar um curso superior. Outros, ainda, recorrem a
passagens bíblicas analisadas fora do seu contexto para suscitar uma espécie de
anti-intelectualismo evangélico, afastando os seguidores de Cristo da ciência,
da filosofia e do conhecimento secular" (NASCIMENTO, Valmir. O Cristão e a
Universidade. 1 .ed. Rio de Janeiro, CPAD, 20).
ESTANTE DO PROFESSOR
CARVALHO,
César Moisés. Pentecostalismo e Pós-Modernidade: Quando a experiência
sobrepõe-se à teologia. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
CONCLUSÃO
Para
vivermos neste mundo caído de forma que agrade a Deus não podemos negligenciar
o ensino e o conhecimento das verdades bíblicas, pois somente assim vamos
confrontar o pecado e testemunhar o amor de Deus até a volta a vinda de Jesus.
Hora da
revisão.
Quem
deveria transmitir a Lei de forma efetiva às gerações?
Os pais eram os responsáveis.
O
que significa Torah?
Se refere aos cinco primeiro livros da Bíblia e
significa instrução, doutrina ou lei.
Segundo
César Moisés, qual era o objetivo da educação judaica?
Era preservar o povo de Deus das más influências dos
povos idólatras e corrompidos que havia ao redor da Terra Prometida.
As
instituições de ensino desviam o crente?
De forma alguma.
O
que é necessário que o jovem cristão tenha antes de ingressar no ambiente
educacional?
É preciso que o crente tenha conhecimento bíblico e
apologético.
Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Jovens, professor, Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade
em Ruinas, Comentarista Valmir Nascimento,
4º trimestre 2017.
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