Lição 11
SABEDORIA DIVINA PARA INTERAGIR COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
10/12/2017
Dia da Bíblia
TEXTO DO
DIA
(Ef 5.11)
"E não comuniqueis com as obras
infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as."
Síntese
Com sabedoria e discernimento, o servo de Deus
é capaz de interagir adequadamente com os meios de comunicação.
Agenda de
leitura
Segunda - 2 Pe 2.14
Olhos cheios de adultério
Terça - 2 Co 11.3
A corrupção dos sentidos
Quarta - 2 Co 6.14
Não há comunhão entre luz e trevas
Quinta - Pv 9.10
O princípio da sabedoria é temer a Deus
Sexta - Tg 3.17
A sabedoria do alto
Sábado - Hb 1.1
O Deus que se comunica
Objetivos
Mostrar a influência dos meios
de comunicação;
Conscientizar a respeito do perigos
do falso entretenimento;
Explicar sobre a importância de
utilizar os meios de comunicação com sabedoria.
Interação
Considerado o quarto poder, os meios de
comunicação possuem notável poder de influência cultural. Na maior parte, o
influir da mídia se dá de maneira negativa, pela produção e disseminação de
conteúdo que passa por cima dos mais básicos valores morais e familiares,
exaltando a violência, a libertinagem, a pornografia, o adultério e muitas
outras práticas imorais. Sob o disfarce do entretenimento e da cultura popular
de massa, a juventude incauta acaba por ser seduzida e negativamente
influenciada pela mídia ímpia. Nesta lição, uma vez mais nos voltamos para as
Escrituras em busca de diretrizes para interagir com os meios de comunicação.
Destaque aos alunos que, apesar de difícil, é possível usarmos tais meios
adequadamente, em vez de sermos usados por eles. O princípio básico é sabedoria
do alto!
Orientação
Pedagógica
Professor(a), nesta lição nosso bate-papo com
os jovens é a respeito dos meios de comunicação. A lição destaca a necessidade
de sabedoria divina para o crente interagir adequadamente com a mídia.
Enfatize nesta aula que os meios de comunicação
podem ser utilizados tanto para o bem quanto para o mal. Com isso em mente,
utilizando o esquema abaixo, peça para os alunos opinarem sobre as
características e os tipos de programas e entretenimento produzido pela mídia
ímpia - aquela descompromissada com a moral e os bons costumes, e também como
seria a programação da mídia virtuosa, preocupada em fornecer notícias, cultura
e entretenimento de qualidade.
MÍDIA ÍMPIA MÍDIA
VIRTUOSA
___________________ ___________________
___________________ ___________________
___________________ ___________________
___________________ ___________________
___________________ ___________________
___________________ ___________________
Texto
bíblico
Efésios 5.1-14
1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos
amados;
2 e andai em amor, como também Cristo vos amou
e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro
suave.
3 Mas a prostituição e toda impureza ou avareza
nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos;
4 nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices,
que não convêm; mas, antes, ações de graças.
5 Porque bem sabeis isto: que nenhum
fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de
Cristo e de Deus.
6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque
por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7 Portanto, não sejais seus companheiros.
8 Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas,
agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
9 (porque o fruto do Espírito está em toda
bondade, e justiça, e verdade),
10 aprovando o que é agradável ao Senhor.
11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas
das trevas, mas, antes, condenai-as.
12 Porque o que eles fazem em oculto, até
dizê-lo é torpe.
13 Mas todas essas coisas se manifestam, sendo
condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e
levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Em termos bíblicos, sabedoria não significa
conhecimento adquirido ou inteligência para resolver equações matemáticas; ela
está relacionada com discernimento e habilidade para tomar boas decisões. O
princípio da vida sábia é o temor ao Senhor (Pv 9.10). Os crentes são
convidados a buscar a sabedoria do alto, pois ela é pura, depois pacífica,
moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e
sem hipocrisia (Tg 3.17). Tal sabedoria é essencial para interagirmos
adequadamente com os meios de comunicação. Este é o assunto da lição de hoje!
I - OS
MEIOS DE COMUNICAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA CULTURAL
1. A importância e a utilidade da
mídia. Não
há como negar a importância e a utilidade dos meios de comunicação na vida
moderna, pois permitem ao ser humano transmitir e receber informações. Embora
se aplique à comunicação interpessoal, a exemplo do telefone e da carta, o
termo geralmente se refere à comunicação em massa, aludindo aos instrumentos e
canais que alcançam várias pessoas ao mesmo tempo, como jornais, revistas,
rádio, televisão e a própria internet.
2. Para o bem e para o mal. A comunicação é dom de
Deus (Gn 3.8), mas o homem caído subverte-a para propósitos inadequados. Assim,
os meios de comunicação não são maléficos por natureza, vai depender da forma
como são utilizados e dos valores que transmitem. Sob esse enfoque, a mídia
pode servir tanto para disseminar ódio, pornografia e violência, como pode
fornecer notícias, cultura e entretenimento de qualidade.
No início do Século XVI, por exemplo, a criação
da imprensa de tipos móveis revolucionou a comunicação de massa, fato este que
contribuiu com a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero, já que a
Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso, facilitando o acesso à Palavra de
Deus.
3. O poder de influência dos meios de
comunicação. Igualmente
evidente é o poder de influência que os meios de comunicação exercem sobre a
mente humana, seja de maneira explícita ou subliminar. A cultura popular, os
gostos e os valores de grande parte da população são amplamente moldados pelos
comerciais, músicas e slogans propagados nos programas de TV e nos filmes de
Hollywood. Isso explica porque muitos jovens formam seus sonhos, opiniões e
visões de mundo com base em letras de músicas, campanhas publicitárias e frases
difundidas na mídia, sem ao menos refletirem sobre a veracidade e a coerência
do conteúdo.
Pense
Qual a dimensão da influência da mídia em sua
vida?
Ponto
Importante
Os meios de comunicação não são maléficos por
natureza. Depende da forma como são utilizados e dos valores que transmitem.
II - A
MÍDIA ÍMPIA E OS PERIGOS DO FALSO ENTRETENIMENTO
1. A eficácia destrutiva da mídia
ímpia. A
mídia ímpia, descompromissada com os valores morais, espirituais e familiares,
é eficiente em produzir programas, séries, músicas e filmes que exploram a
concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (1 Jo
2.16). Transmite-se a ideia de completa naturalidade na prática da luxúria (1
Co 5.1), do adultério (2 Pe 2.14), do orgulho (2 Pe 2.18), da bebedice (1 Pe
4.3), do roubo e da vingança, assim como exaltam a mentira e a libertinagem
irresponsável e a corrupção (2 Pe 2.19).
Utilizando a estratégia da emoção e de enredos
românticos, tais produções tentam convencer os expectadores da suposta
normalidade da bruxaria, da homossexualidade e de outras práticas pecaminosas.
Ao mesmo tempo, ridicularizam a Deus, a Igreja e os valores cristãos, sob o
título de "entretenimento".
2. A sedução do falso entretenimento.
Esse tipo
de falso entretenimento produzido pela mídia perversa impacta negativamente a
vida dos expectadores contumazes. Essa não é uma afirmação eminentemente
religiosa. Pesquisas científicas apontam que a exposição constante a certos
conteúdos influencia diretamente o comportamento humano. Adolescentes e jovens
que se expõem excessivamente a programas que incentivam a sexualidade precoce,
a violência e o consumo de álcool, desenvolvem, com passar do tempo, esses
mesmos hábitos. Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia,
concluíram que crianças que passam muito tempo em frente à televisão sentem
mais emoções negativas e tendem a apresentar uma personalidade agressiva e
antissocial ao longo da vida.
Jovem, esteja em constante vigilância. Não
permita que esse tipo de conteúdo entre em seu lar e em sua mente!
3. A manipulação da sociedade e das
mentes. É
necessário reconhecer também que a indústria da mídia manipula informações e a
opinião pública, tanto para fins ideológicos ou por interesses comerciais.
Lançam-se campanhas e mais campanhas publicitárias com o objetivo de vender
determinados produtos, por meio do incentivo ao consumo desenfreado. Dentre
milhares de expectadores, os que não possuem discernimento e não sabem filtrar
criticamente a grande gama de informações que recebem, acabam manipulados como
verdadeiras marionetes.
Pense
"A cultura, como a natureza, detesta o
vazio. Apressa-se em encher o vácuo do desejo humano. Nesse processo, as
pessoas podem ser seduzidas pelo aparecimento da cultura popular, que são
falsificações da voz de Deus"
(Terrence Lindvall e J. Matthew Melton).
Ponto
Importante
Utilizando a estratégia da emoção e de enredos
românticos, tais produções tentam convencer os expectadores da suposta
normalidade da bruxaria, da homossexualidade e de outras práticas pecaminosas.
III -
UTILIZANDO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM SABEDORIA
Diante desse panorama, como devem agir os
cristãos em relação aos meios de comunicação?
1. Entretenimento com piedade. Na condição de filhos da luz, os crentes não
devem comunicar com as obras infrutuosas das trevas, mas condená-las (Ef 5.11).
Isso implica selecionar com cuidado e temor a Deus os programas que assiste,
pois o verdadeiro discípulo de Jesus não tem a sua consciência cauterizada pelo
pecado (1 Tm 4.2). Tudo o que é depravado, impuro e enaltece as obras da carne
não pode ser considerado pelo servo de Deus como entretenimento. Na perspectiva
bíblica, o entretenimento nunca é separado da piedade (1 Tm 6.6). Em todo o
tempo devemos dar mostras da nossa regeneração, inclusive no momento de
recreação.
2. O uso sábio da mídia. Não é nada fácil
interagir adequadamente com os inúmeros recursos midiáticos que são hoje
ofertados. Mas, com a sabedoria do alto
e com a ajuda do Espírito Santo temos condições de despojar da velha
natureza (Cl 3.8,9) e desenvolver hábitos saudáveis. A realização de cultos
domésticos, oração e o jejum são práticas essenciais para confrontar o desejo
carnal pelo consumo da mídia. Quanto mais desenvolvemos estes hábitos, mais nos
afastamos da sedução da cultura popular. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais
nos distanciamos da influência maligna da mídia.
3. Influenciando a mídia. O relacionamento do
cristão com a mídia não se resume a separar o joio do trigo. Podemos nos valer
da sabedoria divina para usar a mídia em prol do Reino de Deus, tanto para
anunciar o evangelho, como proporcionar cultura, educação e informação em
sintonia com os valores e princípios das Escrituras. Isso porque, a comunicação
não é uma invenção do Diabo, mas de Deus. Portanto, não há como nos furtar de
comunicar as verdades bíblicas por meio da mídia, segundo afirmam os pastores
norte americanos James Kennedy e Jerry Newcombe: "Acabou o tempo de apenas
reclamarmos entre nós sobre o ataque ao Cristianismo nos filmes e na TV. É
tempo de agir. É tempo de fazermos nossas vozes audíveis por aqueles que estão
envolvidos na perseguição contra os cristãos. É tempo de escrever cartas ao
editor. É tempo de orar pelos cristãos que estão na mídia e de levar mais
pessoas a Cristo, inclusive aquelas que estão na mídia. Enfim, é tempo de os
cristãos entrarem corajosamente nos meios de comunicação".
Pense
Entretenimento com discernimento é virtude do
crente.
Ponto
Importante
A realização de cultos domésticos, oração e o
jejum são práticas essenciais para confrontar o desejo carnal pelo consumo da
mídia.
SUBSÍDIO
1
"Cultura Popular e Mídia
Graças à tecnologia moderna das comunicações, a
cultura popular tornou-se incomodamente penetrante. A cultura popular está em
todas as partes, moldando os nossos gostos, linguagem e valores. Hoje a cultura
popular aparece em cada cartaz, grita da televisão em inúmeros canais durante o
dia inteiro, explode em nossos computadores, ressoa no rádio do carro e enfeita
nossas camisetas e tênis. Nenhum de nós consegue escapar.
À medida que a cultura popular se espalhou, o
seu conteúdo piorou de maneira chocante. Não é preciso dizer que durante as
últimas três ou quatro décadas o nível do sexo e da violência cresceu
imensamente nos cinemas, na música, na televisão e até mesmo nas revistas em
quadrinhos. Naturalmente os cristãos sempre tiveram de lidar com as coisas que
eram vulgares, luxuriosas ou grosseiras, mas na maioria dos casos nós podíamos
simplesmente evitá-las. Hoje isto é praticamente impossível. Podemos desfrutar
da 'comida rápida' cultural desde que estejamos treinados para ser seletivos, desde
que não nos entreguemos aos hábitos do escapismo e da distração, e desde que
definamos limites para que as sensibilidades da cultura popular não moldem o
nosso caráter" (COLSON, C.; PEARCEY, N. O Cristão na Cultura de Hoje.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.287,288).
SUBSÍDIO
2
"Não precisamos ver muito da mídia de
entretenimento para descobrir se é ruim. Nossos padrões baseados na Escritura
(não nos padrões da cultura popular), mais o testemunho do Espírito Santo
dentro de nós, deveriam filtrar muitos produtos da cultura popular de nossa
consideração, para não dizer de nossa frequência. Aguçar nossas habilidades
críticas de ver exige que adquiramos uma gramática básica e um entendimento de
produção. Podemos aprender a reconhecer os efeitos retóricos e emocionais que a
escolha de atores e atrizes, música, iluminação, ângulos de filmagem e muitas
outras técnicas de edição, causam em nossas reações a diferentes filmes ou
programas de televisão. Também podemos sondar os valores explícitos e
implícitos no filme. Por exemplo, qual é a visão da natureza humana e do dilema
humano que o filme apresenta? Que posições morais ou intelectuais assume? Sua
visão da vida é relativista, existencialmente sem sentido, determinista,
romantizada? Como retrata a religião, Deus, a igreja ou o cristianismo?
Contribui para a nossa percepção de vida como mais violenta ou ridícula ou
sublime? Finalmente, nossa perspectiva sobre a mídia deve ser testada
continuamente dentro ou contra uma comunidade de família, amigos, igreja, professores
e outros cristãos. Com certeza tal interação sincera e aberta de discussão e
debate causa um maior impacto em nós do que o próprio programa" (PALMER,
M. D. (Ed.). Panorama do Pensamento Cristão. 1.ed., RJ: CPAD, 2001, p. 418).
ESTANTE
DO PROFESSOR
KENNEDY,
D. James; NEWCOMBE, JERRY. As Portas do Inferno não Prevalecerão. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 1998.
CONCLUSÃO
Se o nosso Deus é um Deus que se comunica e
interage com o ser humano, é do seu interesse que os seus servos igualmente
sejam hábeis na arte da comunicação. Desse modo, os meios de comunicação podem
auxiliar a Igreja e os cristãos a realizar tal tarefa. Além de confrontar o
falso entretenimento que destrói os valores familiares e morais da sociedade,
podemos anunciar a Palavra, educar e difundir virtudes através da mídia.
Hora da revisão
Conforme a lição, por que se afirma que os
meios de comunicação não são maléficos por natureza?
Pois depende da forma como são
utilizados e dos valores que transmitem. Sob esse enfoque, a mídia pode servir
tanto para disseminar ódio, pornografia e violência, como pode fornecer
notícias, cultura e entretenimento de qualidade.
Como são as estratégias da mídia para convencer
os expectadores da maturidade de comportamentos desvirtuados?
A estratégia da emoção e de enredos
românticos.
Segundo a lição, quais práticas são essenciais
para confrontar o desejo carnal pelo consumo da mídia?
A realização de cultos domésticos,
oração e o jejum.
Em relação à mídia, o cristão pode valer-se da
sabedoria divina para fazer o quê?
Usar a mídia em prol do Reino de
Deus, tanto para anunciar o Evangelho, como proporcionar cultura, educação e
informação em sintonia com os valores e princípios das Escrituras.
Na sua opinião, o que os cristãos poderiam
fazer para desenvolver meios de comunicação virtuosos?
Resposta pessoal.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas
Jovens, professor, Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade em
Ruinas, Comentarista Valmir Nascimento, 4º
trimestre 2017.
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