Lição 9 A Necessidade de Termos uma Vida Santa
27
de Agosto de 2017
TEXTO ÁUREO
(1
Pe 1.15)
“Mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver.”
VERDADE PRÁTICA
Cremos
na necessidade e na possibilidade de termos uma vida santa e irrepreensível por
obra do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas de
Jesus Cristo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda
- Lv 10.10
O
profano é aquele que lida com as coisas sagradas como se fossem banais
Terça
- Êx 26.33
Santo
é a separação daquilo que é de uso comum
Quarta
- Lv 19.2
Deus
é santo
Quinta
- Hb 9.14
O
sangue de Cristo nos santifica
Sexta
- 1 Pe 1.16
Deus
nos chamou para a santificação
Sábado
- Hb 12.14
Sem
a santificação ninguém verá o Senhor
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1
Pedro 1.13-22
13
- Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai
inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14
- como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes
havia em vossa ignorância;
15
- mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a
vossa maneira de viver,
16
- porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
17
- E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a
obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18
- sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes
resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos
vossos pais,
19
- mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e
incontaminado,
20
- o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do
mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;
21
- e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para
que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.
22
- Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não
fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar
os crentes a respeito da necessidade e da possibilidade de termos uma vida
santa diante de Deus e da sociedade.
HINOS SUGERIDOS:
75, 91, 282 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
Conceituar santidade;
Mostrar a necessidade
de termos uma vida santa;
Apontar para a
possibilidade de termos uma vida santa.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Justificação,
regeneração e santificação são obras que o Senhor Jesus realiza na vida do
pecador que se arrepende. Nesse aspecto, a santificação, o tema desta lição,
tem duas perspectivas em sua natureza. A primeira é instantânea, pois no exato
momento em que o pecador se arrepende de seus pecados, Cristo Jesus o justifica
e regenera, tornando-o santo, isto é, essa pessoa passa a pertencer
exclusivamente a Cristo. A segunda perspectiva é progressiva, pois enquanto
vivemos neste mundo, o nosso corpo mortal não foi redimido, transformado e
glorificado e, por isso, precisamos dia após dia estar diante de Jesus,
buscando a Deus e consagrando a nossa vida para o Espírito Santo sobrepujar a
natureza má da nossa "carne". A Palavra de Deus nos mostra que fomos
chamados para sermos santos em toda a esfera da vida (1 Pe 1.15,16).
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Quando
o pecador se arrepende e aceita Jesus como seu Salvador pessoal, ele é justificado,
regenerado, santificado e adotado na família de Deus. A santificação é
especialidade do Espírito Santo; é instantânea, mas ao mesmo tempo progressiva,
pois esse processo continua na vida do crente. O presente estudo pretende
explicar a necessidade e a possibilidade de uma vida santa.
PONTO CENTRAL
É
necessário e, principalmente, possível vivermos uma vida santa.
I - DEFININDO OS TERMOS
1. A santidade de Deus. Essa santidade é
absoluta, pois Deus é santo em seu caráter e essência, conforme disse o profeta
Amós, em duas ocasiões: "Jurou o Senhor Jeová, pela sua santidade" e
"Jurou o Senhor Jeová pela sua alma" (Am 4.2; 6.8). A santidade é
característica fundamental de Deus (Is 6.3; Ap 4.8). Ele é singular por causa
de sua majestade infinita e também em virtude de se tratar de um Ser totalmente
distinto e separado, em pureza, de suas criaturas (Sl 99.1-5). Essa santidade é
a plenitude gloriosa da excelência moral de Deus, que existe nEle e que nEle se
originou, não tendo sido derivada de ninguém: "Não há santo como é o
SENHOR [...]" (1 Sm 2.2).
2. Significado. O verbo hebraico
qadash,"ser santo", e seus derivados "santo, santificar,
dedicar, consagrar", no Antigo Testamento, significam "separar".
Quando aplicado à religião de Israel, tem a ideia de "separar para Deus,
retirar do uso comum", tal como pode ser visto em Levítico 10.10. Isso
vale para lugares (Êx 3.5), casas e campos (Lv 17.14,16), utensílios e animais
(Lv 8.10,11; 10.12,13,17), o ouro do Templo (Mt 23.17,19), pessoas (Êx 28.41) e
muitas outras coisas, como dias santos, festas, etc. Assim, o sentido de
santidade é de afastar-se de tudo o que é pecaminoso, de tudo o que contamina.
A Septuaginta traduz qadosh,"santo", pelo termo grego hagíos,
"santo", palavra adotada pelos escritores do Novo Testamento. Há
outro termo menos comum, mas igualmente importante, taher,
"purificar", e seu cognato katharizo, no grego, usado na Septuaginta
e no Novo Testamento nos sentidos cerimonial e moral.
3. Exclusividade. Dizer que qualquer
coisa, objeto ou pessoa é consagrada, separada ou dedicada a Deus significa
dizer que isso pertence a Ele (Êx 13.2) ou serve a Ele com exclusividade (Êx
30.30; Lv 20.26). O que é sagrado não pode ter uso comum; o azeite da unção e o
incenso do santuário não podiam ter outro uso (Êx 30.33,38). O sagrado deve ser
tratado como tal. Os antigos hebreus levavam a santidade a sério. Todos esses
rituais de consagração são representações visuais de verdades espirituais
reveladas no Novo Testamento (Cl 2.17; Hb 8.5; 9.9).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O
nosso chamado para ser santo, isto é, afastar-se de tudo aquilo que é
pecaminoso, está baseado na santidade de Deus.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Este
tópico tem uma característica conceitual, por esse motivo sugerimos que o
prezado professor, a prezada professora, estude bem os termos tanto do Antigo
quanto do Novo Testamento para o termo "santo". Nesta oportunidade,
disponibilizamos o conceito exegético desse termo:
"Santo
[Antigo Testamento]. qõdesh: 'santidade, coisa santa, santuário'. Este
substantivo ocorre 469 vezes com os significados de: 'santidade' (Êx 15.11),
'coisas santas' (Nm 4.15, ARA) e 'santuário' (Êx 36.4).
Santo
(Novo Testamento): hagiasmos, é traduzido em Rm 6.19,22; 1 Ts 4.7; 1 Tm 2.15;
Hb 12.14 por 'santificação'. Significa: (a) separação para Deus (1 Co 1.30; 2
Ts 2.13; 1 Pe 1.2); (b) o estado resultante, a conduta que convém àqueles que
são separados (1 Ts 4.3,4,7; e os quatro primeiros textos citados acima). A
'santificação' é, pois, o estado predeterminado por Deus para os crentes, no qual
Ele pela graça os chama, e no qual eles começam o curso cristão e assim o
buscam. Por conseguinte, eles são chamados 'santos' (hagioi)" (VINE, W.
E.; UNGER, Merril F. (et all). Dicionário Vine: O Significado Exegético e
Expositivos das Palavras do Antigo e do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2002, pp.281,970).
CONHEÇA MAIS
*Santificação
"A
Santificação precisa ser distinguida da justificação. Na justificação, Deus
atribui ao crente, no momento em que recebe a Cristo, a própria justiça de Cristo,
e a partir de então vê esta pessoa como se ela tivesse morrido, sido sepultada
e ressuscitada em novidade de vida em Cristo (Rm 6.4-10). É uma mudança que
ocorre 'de uma vez por todas' na condição legal ou judicial da pessoa diante de
Deus. A santificação, em contraste, é um processo progressivo que ocorre na
vida do pecador regenerado, momento a momento." Para conhecer mais, leia
Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.1762.
II - A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
1. Israel. O apelo à santidade diz respeito à
pureza da nação de Israel para manter o povo distante da idolatria, da
prostituição e de outras práticas pecaminosas. Deus escolheu Israel para ser
sua propriedade particular dentre todos os povos, reino sacerdotal e povo
santo: "[...] então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os
povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino sacerdotal e povo
santo [...]" (Êx 19.5,6). O estilo de vida dos israelitas devia estar de
acordo com a santidade do seu Deus: "Santos sereis, porque eu, o SENHOR,
vosso Deus, sou santo" (Lv 19.2). Essa santidade exigida era mais do que
natural, porque Deus é santo (Lv 11.44), e os israelitas foram
"separados", ou seja, "retirados" dentre os povos para
Deus.
2. A Igreja. Os três propósitos de
Deus com Israel são os mesmos para a Igreja: "Mas vós sois a geração
eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis
as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz"
(1 Pe 2.9). Assim como os israelitas, fomos chamados por Deus e separados para
o seu serviço; agora somos "sacerdócio real, nação santa e povo
adquirido". Desde os tempos do Antigo Testamento, a idolatria e a
prostituição sempre caminharam juntas (Jz 8.33; Os 4.13,14). Esses são os
mesmos desafios da igreja hoje: "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa
santificação: que vos abstenhais da prostituição" (1 Ts 4.3). Devemos
fugir da prostituição e também da idolatria (1 Co 6.18; 10.14).
3. Uma exigência natural. Essa exigência
é mais do que natural porque Deus é Santo: "mas, como é santo aquele que
vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto
escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15,16) assim como
o é seu Filho Jesus Cristo (Lc 1.35; Jo 6.69). Da mesma maneira como Deus
escolheu e santificou o povo de Israel para viver em santidade, assim também o
Senhor Jesus nos chamou para vivermos uma vida santa. Israel precisava viver
longe das práticas imorais dos cananeus, nós, da mesma forma devemos nos abster
da prostituição.
SÍNTESE DO TÓPICO II
Da
mesma forma que Deus separou Israel para ser santo, Ele separou a Igreja para
ser santa.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Quem
subirá ao monte do Senhor Quem estará no seu lugar santo? 'Aquele que é limpo
de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura
enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e justiça do Deus da sua
salvação' ([Sl 24]vv.3,4).
Estou
profundamente convencido de que oração pelo reavivamento é uma ofensa diante de
Deus se não tivermos um coração puro. É quase uma blasfêmia ousar entrar na
presença do Deus santo e pedir que nos abençoe se os nossos corações não
estiverem puros diante dEle. A oração pelo reavivamento tem um pré-requisito.
Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no seu lugar santo? Quem estará em
sua presença? Quem estará na sala do trono - o santo dos santos - conforme
descreve Hebreus 10?" (BLACKABY, Henry. Santidade: O plano de Deus para
uma vida abundante. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp.77-78).
III - A POSSIBILIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
1. A santificação posicional. É
o primeiro aspecto da santificação, também chamado de santificação passada ou
instantânea. É posicional porque acontece uma mudança no ser humano, de pecador
para santificado em Cristo (At 26.18; 1 Co 1.2). É a santificação que ocorre
quando o pecador recebe, pela fé, a Jesus como Senhor e Salvador pessoal (1 Co
1.30). Essa santificação é instantânea, mas é também o começo de uma vida
progressiva de santificação. Todos nós, salvos em Jesus, somos santos, e é
assim que somos reconhecidos no Novo Testamento (At 9.13,32,41) e é dessa
maneira que o apóstolo Paulo se dirige aos crentes nas suas epístolas (Rm 1.7).
A base dessa santificação é o sacrifício de Jesus (Hb 10.10,14), mas ela é obra
do Deus trino e uno por ocasião da conversão do pecador a Cristo (Jo 17.17; 1
Co 6.11; 1 Pe 1.2).
2. A santificação real. É conhecida como a
santificação presente. Ela é progressiva (Pv 4.18). A cada dia avançamos em
santidade: "Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um
espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma
imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Co 3.18). Observe que havia
crentes carnais na Igreja de Corinto (1 Co 3.3) e, mesmo assim, eles são
considerados "santos", por isso precisavam de crescimento espiritual
(2 Pe 3.18). De igual modo, o apóstolo Pedro exorta à santificação (1 Pe
1.15,16) os mesmos que ele antes chama "santos" (1 Pe 1.2). Isso é
possível porque somos nascidos de Deus (1 Jo 4.7; 5.1) e o Espírito Santo está
em nós e habita em nós (Jo 14.17; 2 Tm 1.14).
3. A santificação futura. É o terceiro
aspecto da santificação, conhecido também como "glorificação" (Fp
3.11). Na ressurreição, seremos completos, e isso é extensivo à santificação,
quando o Senhor Jesus declara "que transformará o nosso corpo abatido,
para ser conforme o seu corpo glorioso" (Fp 3.21). É nessa ocasião que
veremos a Deus como Ele é (1 Jo 3.2). Essa é a nossa esperança.
4. É possível ser santo? Sim! É possível.
E deve ser o desejo de todo cristão se parecer com Jesus e ter uma vida santa,
assim como o Mestre teve. Pela sua infinita graça, Deus concede vida santa a
todos os pecadores, desde que eles se arrependam e confessem o nome de Jesus
(Rm 10.9,10). Assim, Deus disponibilizou três meios para a santificação: o
sangue de Jesus: "E, por isso, também Jesus, para santificar o povo pelo
seu próprio sangue, padeceu fora da porta" (Hb 13.12); o Espírito Santo (2
Ts 2.13); e a própria Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26). O Senhor nos
forneceu todos os recursos necessários para uma vida santa e separada do
mundanismo (Rm 12.1,2).
SÍNTESE DO TÓPICO III
A
santificação tem uma perspectiva passada, presente e futura, destacando a
suficiência do sacrifício de Cristo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"No
mundo, os crentes são forasteiros e peregrinos (Hb 11.13; 1 Pe 2.11). (a) Não
devem pertencer ao mundo (Jo 15.9), não se conformar com o mundo (ver Rm 12.2),
não amar para o mundo (2.15), vencer o mundo (5.4), odiar a iniquidade do mundo
(ver Hb 1.9), morrer para o mundo e ao Pai ao mesmo tempo (Mt 6.24; Lc 16.13;
ver Tg 4.4). Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e
dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres. Significa ter
prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele (Lc 23.35).
Note, é claro, que os termos 'mundo' e 'terra' não são sinônimos; Deus não
proíbe o amor à terra criada, i.e., à natureza, às montanhas, às florestas,
etc" (ARRINGTON, French L; SRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal
Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD,
pp.1957-58).
CONCLUSÃO
O
nosso dever não consiste apenas em nos afastar do pecado e de toda a forma de
paganismo, mas também de combatê-los com a pregação do evangelho e com nossa
maneira de viver, assim como fizeram os primeiros cristãos. O cristianismo é a
única religião do planeta que tem o Espírito Santo (Jo 14.16,17). É Ele quem
nos capacita a viver em santidade e a vencer as tentações. Somos privilegiados
porque temos Jesus e o Espírito Santo.
PARA REFLETIR
A
respeito da necessidade e da possibilidade de ter uma vida santa, responda:
Qual
o significado de qadash e qual o sentido de santificação?
O verbo hebraico qadash,"ser santo", e seus
derivados "santo, santificar, dedicar, consagrar", no Antigo
Testamento, significam "separar".
O
que é santificação posicional?
É o primeiro aspecto da santificação, também chamado
de santificação passada ou instantânea.
O
que é santificação real?
É conhecida como a santificação presente.
O
que é santificação futura?
É o terceiro aspecto da santificação, conhecido
também como "glorificação" (Fp 3.11).
Quais
os três meios que Deus disponibilizou para a santificação?
Deus disponibilizou três meios para a santificação: o
sangue de Jesus; o Espírito Santo (2 Ts 2.13)
e a própria Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26).
CONSULTE
Revista
Ensinador Cristão - CPAD, nº 71, p40.
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Fonte: CPAD, Revista, Lições
Bíblicas Adultos, professor, A Razão da nossa Fé – Assim cremos, assim vivemos,
Comentarista Esequias Soares, 3º
trimestre 2017.
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