Lição 7 A
Necessidade do Novo Nascimento
13
de Agosto de 2017
TEXTO
ÁUREO
(Jo 3.7)
"Não te maravilhes de te ter dito:
Necessário vos é nascer de novo."
VERDADE
PRÁTICA
Cremos na necessidade absoluta do novo
nascimento pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Jo 3.3-8
O novo nascimento é nascer do Espírito
Terça - 2 Co 5.17
A fé salvífica faz do pecador uma nova criatura
em Cristo Jesus
Quarta - At 10.43
O perdão dos pecados está disponível a todos
Quinta - Tt 3.5
O novo nascimento significa regeneração
Sexta - 2 Co 5.18,19
Fomos reconciliados com Deus pela morte de
Jesus
Sábado - Jo 1.12
Fomos adotados como filhos de Deus pela fé em
Jesus
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
João 3.1-12
1 - E havia entre os fariseus um homem chamado
Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 - Este foi ter de noite com Jesus e
disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode
fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 - Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na
verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem
nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e
nascer?
5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te
digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino
de Deus.
6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é
nascido do Espírito é espírito.
7 - Não te maravilhes de te ter dito:
Necessário vos é nascer de novo.
8 - O vento assopra onde quer, e ouves a sua
voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é
nascido do Espírito.
9 - Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode
ser isso?
10 - Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre
de Israel e não sabes isso?
11 - Na verdade, na verdade te digo que nós
dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso
testemunho.
12 - Se vos falei de coisas terrestres, e não
crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
OBJETIVO
GERAL
Compreender a necessidade absoluta do novo
nascimento pela graça de Deus.
HINOS
SUGERIDOS:
5, 266, 440 da Harpa Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao
que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I
refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Apresentar Nicodemos como um líder
religioso bem-intencionado;
Compreender o que é o novo
nascimento;
Explicar por que é necessário
nascer de novo.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Professor, na lição de hoje estudaremos a
respeito do novo nascimento (Jo 3.3). Procure, no decorrer da lição, enfatizar
o fato de que o novo nascimento é uma das principais doutrinas da fé cristã e
que ninguém pode fazer parte do Reino de Deus se não nascer de novo (Jo 3.3).
Mediante a fé em Jesus experimentamos uma profunda transformação de vida. Essa
mudança radical não é apenas exterior, mas interior. Contudo, temos visto que
atualmente muitos, como Nicodemos, não conseguem compreender a necessidade e a
importância do nascer novamente. O Senhor Jesus mostrou a Nicodemos, e a nós,
que religião alguma tem condição de transformar o homem. Somente Ele pode nos
conceder uma nova natureza mediante a fé.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
O tema da presente lição é de suma importância
porque muitas pessoas estão equivocadas nas coisas concernentes à salvação,
assim como Nicodemos também estava. As boas ações, um padrão de vida exemplar e
até mesmo a prática de uma religiosidade sincera não conduzem ninguém à vida eterna.
O diálogo de Jesus com Nicodemos, um líder religioso honesto e sincero, revela
a necessidade do novo nascimento para entrar no Reino dos Céus.
PONTO
CENTRAL
Cremos na necessidade do novo nascimento.
I - UM
LÍDER RELIGIOSO BEM-INTENCIONADO
1. Quem era Nicodemos? Muito pouco se sabe a
respeito dele. Seu nome é grego e significa "vencedor do povo". Era
fariseu, um príncipe do povo (Jo 3.1) e membro do sinédrio (Jo 7.50). Nicodemos
viu em Jesus algo que não existe em nenhum dos seres humanos, mas ainda assim
parece que não queria ser visto pelo povo conversando com o Mestre. Talvez isso
justifique o fato de ter ido à noite se encontrar com o Senhor (v.2). Nicodemos
nunca mais foi o mesmo depois desse encontro com Jesus (Jo 7.51; 19.39). Esse
diálogo impressiona as pessoas ainda hoje, pois nele está o que consideramos
ser o texto áureo da Bíblia (Jo 3.16).
2. Os fariseus. Representavam o povo e,
apesar de serem minoria na sociedade pré-cristã, exerciam forte influência na
comunidade judaica. Eram membros do sinédrio e tornaram-se inimigos implacáveis
de Jesus. Esse grupo formava uma seita (At 15.5). O apóstolo Paulo declara que
o grupo dos fariseus, ao qual Nicodemos pertencia antes de sua conversão, era a
mais severa seita do judaísmo (At 26.5; Gl 1.14; Fp 3.5). Os Evangelhos estão
repletos de provas do comportamento negativo dos fariseus e de suas
hipocrisias. Tanto que a palavra "fariseu" tornou-se sinônimo de
hipócrita e fingido, até os dias de hoje. Felizmente, Nicodemos era diferente deles
(Jo 7.50,51).
3. Os sinais efetuados por Jesus. Pouco tempo depois das
bodas de Caná da Galileia, Jesus retornou à Judeia, subindo a Jerusalém (Jo
2.13). Era a sua primeira aparição pública na capital quando Nicodemos lhe
procurou. Nessa ocasião, Jesus operou muitos milagres e, "estando ele em
Jerusalém pela Páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia,
creram no seu nome" (Jo 2.23). Esses milagres atraíram Nicodemos. Talvez
ele tenha se referido a esses feitos milagrosos quando se dirigiu a Jesus, pois
disse que "ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for
com ele" (v.2).
SÍNTESE
DO TÓPICO I
Nicodemos era um líder religioso
bem-intencionado.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Professor, explique aos alunos que Nicodemos
era um fariseu e membro do Sinédrio. Para mostrar as principais características
desse grupo religioso, reproduza o quadro abaixo.
"Fariseus
Era um dos principais grupos de liderança
religiosa em Israel no período de Jesus. Os fariseus eram mais interessados na
religião, ao passo que os saduceus se interessavam mais pela política.
(Extraído e adaptado de Bíblia de Estudo
Cronológica Aplicação Pessoal, CPAD, 2015, p. 1288.)
CONHEÇA
MAIS
*Conversão
"[Do hb. sub, voltar atrás; do gr.
metanoeo, voltar; e, do lat. conversionem, transformação] Mudança que Deus
opera na vida do que aceita Cristo como o seu Salvador pessoal, modificando-lhe
radicalmente a maneira de ser, pensar e agir. A conversão é o lado objetivo e
externo do novo nascimento. Por intermédio dela, o pecador arrependido mostra
ao mundo a obra que Cristo operou em seu interior: a regeneração. Em suma: o
novo nascimento tem dois lados: um subjetivo e outro objetivo." Para
conhecer mais, leia Dicionário Teológico, CPAD, p.115.
II - O
NOVO NASCIMENTO
1. É necessário nascer de novo (v.7).
Talvez
Nicodemos esperasse uma resposta elogiosa como retribuição das boas e sinceras
palavras ditas a Jesus. Mas ele se surpreendeu com a declaração do Mestre:
"aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus" (v.3). O
que essas palavras significam? Nascer de novo é nascer da água e do Espírito
(v.5), e isso significa regeneração. É o início de uma nova vida, quando o
pecador se torna nova criatura (2 Co 5.17) criada em Cristo Jesus (Ef 2.10).
Trata-se de uma experiência profunda com Jesus, e não de mera mudança de
religião.
2. Regeneração. O termo significa
literalmente "gerar novamente" e só aparece duas vezes no Novo
Testamento: a primeira no sentido escatológico (Mt 19.28), ao se referir à
restauração de todas as coisas; e a outra como sinônimo de novo nascimento,
cujo sentido é de salvação em Cristo (Tt 3.5). Isso significa ser gerado da
semente incorruptível (1 Pe 1.23). Os reencarnacionistas costumam usar essa
passagem para fundamentar a doutrina da reencarnação. Mas essa não é a questão
aqui. Jesus deixou claro ao príncipe dos judeus: "O que é nascido da carne
é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" (v.6). Jesus não está
falando em renascimento nem em reencarnação; essas coisas nunca fizeram parte
da tradição judaica.
3. A perplexidade de Nicodemos. Muita gente pensa que
Deus está preocupado com religião. Mas essas pessoas estão enganadas, pois a
vontade de Deus é a comunhão com as suas criaturas inteligentes. O problema é
que existe uma barreira que se chama pecado (Is 59.2). Foi de Deus a iniciativa
de comunicação com Adão logo após a Queda (Gn 3.8-10). Quando Deus mandou
Moisés levantar o tabernáculo, manifestou o desejo de habitar no meio do seu
povo (Êx 25.8). Por fim, Deus assumiu a forma humana,"e o Verbo se fez
carne e habitou entre nós" (Jo 1.14). O novo nascimento é a restauração da
comunhão com Deus, e não significa seguir um conjunto de regras religiosas ou
éticas. Isso estava muito longe da forma de pensar de Nicodemos e de muitos
religiosos ainda hoje.
Foi de Deus a iniciativa de comunicação com
Adão logo após a Queda.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
Jesus afirmou a necessidade do novo nascimento.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"O novo nascimento no Evangelho de João
Encontramos a única menção explícita ao novo
nascimento na conversa de Jesus com Nicodemos (3.1-21). Jesus fala a Nicodemos:
'Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver
o Reino de Deus' (v. 3). A réplica de Nicodemos: 'Como pode um homem nascer,
sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?'
(v. 4), indica que ele entendeu o comentário de Jesus na esfera humana, física.
A interpretação errônea de Nicodemos fornece a Jesus a oportunidade de
esclarecer o que queria dizer. Ele fala da necessidade de um novo nascimento
espiritual, não de um segundo nascimento físico (vv. 6-8). A interpretação
errônea e o esclarecimento resultante dela são refletidos em um jogo de
palavras no versículo 3 (repetidas no v. 7). A palavra grega aõthen, traduzida
por 'novo', na NVI, pode querer dizer 'de novo' ou 'de cima'. Contudo, o fato
de Nicodemos entendê-la com o sentido de 'de novo' leva-o a concluir que Jesus
fala de um segundo nascimento físico, mas a resposta de Jesus, registrada nos
versículos 6-8, mostra que Ele se refere à necessidade de um nascimento
espiritual, um nascimento 'de cima'. Esse novo nascimento não é resultado de
nenhum ato humano (cf. v.6), é obra do Espírito Santo (v. 8). É necessária a
atividade sobrenatural do Espírito de Deus para realizar esse novo nascimento
espiritual no indivíduo. Ele não consiste apenas em percepção ou compreensão
mais excelente, mas na completa transformação do indivíduo (cf. 2 Co
5.17)" (ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro,
CPAD, 2008, pp. 245-6).
Precisamos de uma experiência nova com Cristo.
III - UMA
NECESSIDADE
1. O estado humano. A Bíblia ensina, e a
experiência humana confirma, que todos os seres humanos estão mortos "em
ofensas e pecados" (Ef 2.1). O
ensino paulino sobre a universalidade do pecado veio diretamente do Senhor
Jesus (Gl 1.11,12), e sua base está em muitas passagens do Antigo Testamento
(Rm 3.10-12; Sl 51.5; 58.3). Nicodemos, como "mestre em Israel"
(v.10), deveria estar inteirado sobre o assunto. Além disso, Jesus usou a
linguagem bíblica ao lhe comunicar a necessidade do novo nascimento (Ez 11.19;
18.31; 36.26). Trata-se de uma necessidade imperiosa porque todas as pessoas
estão mortas e precisam reviver, receber vida espiritual (vv.6,7). Precisamos
de uma experiência nova com Cristo.
2. Saulo de Tarso. Ninguém no mundo nasce
cristão; todos os seres humanos nascem pecadores (Rm 3.23; 5.12). A salvação é
individual e pessoal. Por isso, até mesmo aquele que nasceu num lar cristão,
apesar do privilégio de ter sido criado num ambiente cristão e de ter recebido
uma valiosa herança espiritual dos pais, precisa receber a Jesus como Salvador
pessoal para se tornar filho de Deus (Jo 1.12). Ninguém é salvo simplesmente
por pertencer a uma religião ou seguir a tradição de seus antepassados. Saulo
de Tarso é um bom exemplo, pois ele mesmo declara ser extremamente religioso; e
não um religioso qualquer, mas um praticante inveterado do judaísmo (At 26.5;
Gl 1.14; Fp 3.5). Depois de sua experiência com Jesus, ele se considerou o
principal entre os pecadores (1 Tm 1.15) e descreveu o seu estado de miséria
diante de Deus igualando-se aos demais pecadores: "insensatos,
desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites,
vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros" (Tt
3.3).
3. O centurião Cornélio. Não existe salvação sem
Jesus (Jo 14.6). Nicodemos e Paulo eram israelitas e professavam a religião dos
seus antepassados, Abraão, Isaque, Jacó, Samuel, Davi e outros patriarcas, reis
e profetas do Antigo Testamento. Mas Cornélio era romano e, mesmo assim, talvez
por influência da religião judaica, era "piedoso e temente a Deus, com
toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a
Deus" (At 10.2). Observe que essas atitudes de Cornélio tinham a aprovação
divina (At 10.4). Mas ninguém é salvo pelas obras (Gl 2.16). Por isso o
apóstolo Pedro foi enviado para falar a Cornélio sobre a salvação em Cristo. A
descrição bíblica da conduta de Cornélio se repete ao longo da história humana
nas mais diversas culturas e civilizações. A conversão envolve fé,
arrependimento e regeneração. A salvação é um dom de Deus mediante a fé em
Jesus (Ef 2.8,9).
É nossa tarefa como cristãos e comunicadores do
evangelho falar sobre a necessidade do novo nascimento..
SÍNTESE
DO TÓPICO III
O novo nascimento é uma necessidade para toda
criatura.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Professor, copie o esquema abaixo no quadro.
Utilize-o para explicar aos alunos o fato de que Paulo era um homem
extremamente religioso, conhecedor da Lei, porém sedento espiritualmente. A
religiosidade não implica em relacionamento com Deus. Todavia, Paulo teve um
encontro com Cristo, confessou seus pecados, entregou-se inteiramente a Jesus e
passou a ter uma nova vida, que implica num relacionamento íntimo e pessoal com
Jesus. Mais tarde Paulo aprendeu o que é padecer pelo Senhor. Por intermédio
desse "vaso escolhido" a igreja tornou-se basicamente gentia.
Resumo da vida de Paulo
Nascido em Tarso — Capital da Cilícia (At 22.3)
Fariseu — (At 23.6)
Cidadão romano — (At 22.25-28)
Fazedor de tendas — (At 18.3)
Aluno de Gamaliel — (At 22.3)
Guardava a Lei — (At 26.5)
Um encontro com Jesus mudou sua vida — (At 9)
Foi batizado — (At 9.18)
Suas últimas palavras — (2 Tm 4.6-8)
CONCLUSÃO
Há ainda hoje muitas pessoas religiosas e
sinceras como Cornélio e pessoas bem-intencionadas como Nicodemos, mas elas
precisam nascer de novo, da água e do Espírito para herdarem o Reino de Deus. É
nossa tarefa como cristãos e comunicadores do evangelho falar sobre a
necessidade do novo nascimento não somente ao pecador contumaz, mas também aos
muitos "Nicodemos" e "Cornélios" que estão à nossa volta.
PARA
REFLETIR
A respeito da necessidade do novo nascimento,
responda:
Por que o diálogo de Nicodemos com Jesus ainda
impressiona as pessoas até hoje?
Esse diálogo impressiona as
pessoas ainda hoje, pois nele está o que consideramos ser o texto áureo da
Bíblia (Jo 3.16).
O que atraiu Nicodemos a Jesus?
Os milagres que Jesus havia
realizado.
O que significa nascer de novo, da água e do
Espírito?
Nascer de novo é nascer da água e
do Espírito, e isso significa regeneração. É o início de uma nova vida, quando
o pecador se torna nova criatura (2 Co 5.17) criada em Cristo Jesus (Ef 2.10).
Trata-se de uma experiência profunda com Jesus, e não de mera mudança de
religião.
Qual a vontade de Deus em relação às suas
criaturas?
Que creiam em Jesus Cristo para
perdão dos pecados e experimentem o novo nascimento.
Como o apóstolo Paulo passou a se ver depois de
sua experiência com Cristo?
Depois de sua experiência com
Jesus, ele se considerou o principal entre os pecadores (1 Tm 1.15) e descreveu
o seu estado de miséria diante de Deus igualando-se aos demais pecadores (Tt
3.3).
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trimestre 2017.
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