domingo, 31 de janeiro de 2016

Lição 6 Vivendo a felicidade no lar.





Lição 6 Vivendo a felicidade no lar.
7 de fevereiro de 2016.

Texto Áureo
Salmos 128.3
“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa”.

Verdade Aplicada
A felicidade é a busca de todo homem e é a sua maior motivação. Como Deus é a fonte da felicidade, podemos alcança-la praticando o temor a Ele e a obediência à Sua Palavra.

Objetivos da Lição
Mostrar que a família é o maior bem que a sociedade tem;
Destacar que o plano de Deus para a humanidade está centrado na família;
Ressaltar que aceitar Deus no casamento é receber a Sua graça e fazer com que a família seja estruturada e feliz.

Glossário
Arbusto: Árvore ainda pequena;
Videira: Arbusto originário do Oriente que dá uvas;
Oliveira: Árvore cujo fruto é a azeitona.

Leituras complementares
Segunda       Sl 1
Terça              Sl 127
Quarta           Is 26.3-4
Quinta                       2Co 9.8
Sexta             Fp 4.6-7
Sábado          1Tm 3.4-5

Textos de Referência.
Salmos 128.1-6
1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!
2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa.
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR!
5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
6 E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel.

Hinos sugeridos.
592, 618, 619.

Motivo de Oração
Ore para que a alegria de Deus reine em seu lar.

Esboço da Lição
Introdução
1. Mulher: videira frutífera.
2. Filhos: plantas de oliveira.
3. Netos: herança do Senhor.
Conclusão

Introdução
O projeto de Deus para o casamento é de uma família harmoniosa e feliz. A Bíblia descreve a forma maravilhosa a felicidade da família quando está concentra-se nos princípios e ensinamentos divinos.

1. Mulher: videira frutífera.
No salmo 128, a mulher é comparada à videira, que produz uva, origem da fabricação do vinho, símbolo da alegria, alegoria de uma mulher feliz no seu lar. Assim como uma vinha produz muitos frutos, a mulher que teme ao Senhor frutificará e dará muitos frutos.

1.1 . A polivalência da mulher.
A mulher é considerada polivalente, pois consegue realizar muitas tarefas ao mesmo tempo. É o exemplo de mulher guerreira que mesmo tendo filhos para cuidar e casa para zelar, não abre mão de ajudar no orçamento familiar. A mulher sábia olha pelo governo da sua casa e não come o pão da preguiça (Pv 31.27). Ela cuida dos filhos à roda da sua mesa (Sl 128.3). A mulher que teme ao Senhor administra muito bem a sua casa e educa os seus filhos com brilhantismo, ao ponto de ser chamada bem-aventurada.

Explique para os alunos que, no Salmo 128, a mulher é comparada à videira frutífera, um arbusto que é fonte de alimento, fonte de nutrientes e fonte de renda. Comente com eles que a videira simbolicamente era empregada como prosperidade e paz entre os antigos hebreus, mas simbolizavam particularmente o povo escolhido, um símbolo da frutificação. Ressalte para eles que o vinho era um importante item da dieta normal dos hebreus, suprindo-lhes o ferro e outros minerais essenciais à alimentação. Era também a alegria dos pobres que colhiam as respingas para o seu sustento.
 
1.2. Comer do trabalho das suas mãos.
O homem que teme ao Senhor não é preguiçoso. Não lhe falta serviço e come o pão do suor do seu rosto (Gn 3.19). Da mesma forma, a mulher que teme ao Senhor busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis (Pv 31.13). Ela estende as mãos ao fuso e as palmas das sua mãos pegam na roca (Pv 31.19). Aquele (e aquela) que é justo e teme ao Senhor não precisa arriscar a sorte em jogos e loterias, porque sabe e crê que o Senhor cuida e supre as suas necessidades. O Eterno também cuida de sua descendência (Sl 37.25).

Destaque para os alunos que a vida piedosa é proveitosa também aqui na Terra (1Tm 4.8)), tanto no trabalho, como no lar, e na coletividade nacional. Reforce para eles que o trabalho, tanto do homem quanto da mulher, prospera quando feito no temos de Deus (Sl 127.1-2), pois o esforço humano dissipa-se sem a orientação divina. Comente também com eles que a mulher frutífera não entrega a sua casa a terceiros, ainda que tenha empregados. É ela que administra, juntamente com seu marido, e não deixa ninguém mandar na sua casa.

1.3. A felicidade de temer ao Senhor.
A felicidade do homem e da mulher que teme ao Senhor é incomparável. Eles irão bem porque têm promessa e também confiam no Deus Todo Poderoso. Eles sabem que as provas e tribulações são passageiras. A luta vem e passa e eles não desanimam. Felicidade não é ausência de conflitos, mas a habilidade em lidar com eles. Ao compreendermos o significado da vida em família e buscar os ensinamentos da Palavra de Deus para aplicação no nosso dia a dia, teremos a resolução dos nossos problemas, as dúvidas serão dirimidas e abriremos espaço para que possamos viver bem e começarmos a gozar da felicidade dessa promessa descrita no Salmo 128.

Comente com os alunos que o salmista chama de bem-aventurado, isto é, muito feliz, o homem que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos. Para esses, o Eterno Deus tem reservado bênçãos indescritíveis. Destaque para eles que o segredo das bênçãos na vida do cristão é justamente o resultado de se reconhecer que só o Senhor é Deus e que só Ele merece toda glória, toda exaltação e toda adoração. Diga para os alunos que possuem cônjuge descrente ou afastado que eles precisam de muita sabedoria para lidar com a situação. Fale mais do seu cônjuge a Deus do que Deus ao seu cônjuge (1Pe 3.1-2).

2. Filhos: plantas de oliveira.
A palavra de Deus é muito clara quanto a colocar os filhos á roda da tua mesa (Sl 128.3). Significa que os pais não podem abrir mão da educação e dos ensinamentos da Palavra de Deus. No Salmo 128, os filhos são comparados a oliveira, que produz azeite, o símbolo de fertilidade.

2.1. Os filhos são herança do Senhor.
Os filhos são presentes de Deus (Sl 127.3). São tesouros muito valiosos concedidos ao casal como fruto do seu amor. Os filhos são mais valiosos do que bens materiais e deixa-los em tempo integral nas creches não é o ideal. Infelizmente, nos dias de hoje, na fase em que a criança mais precisa dos pais só os veem e encontram nos finais de semana. É importante que cada casal faça uma reflexão e um estudo minucioso para tentar equacionar esta alarmante situação. Vale ressaltar que cada caso é um caso.

Reforce para os alunos que a família deve se reunir para tomar as refeições na mesa e não no sofá nem na frente da televisão. Comente com eles que, se possível, devem desligar os telefones e os computadores. As refeições em família são momentos sagrados, são como banquetes de alegria.

2.2. A educação cristã começa dentro de casa.
Os pais receberam a solene incumbência de repassar aos filhos os mandamentos e as leis do Senhor. É algo intransferível e pessoal dos pais, sempre com o apoio da igreja (Dt 6.6-7). Os pais devem ensinar os filhos a terem prazer na Lei do Senhor e a meditar nela continuamente (Sl 1.2); a sentir gosto pela Escola Bíblica Dominical e pelo ensino da Palavra de Deus e a sentir alegria em frequentar a casa de Deus, a igreja (Sl 122.1). Instruir o menino no caminho em que deve andar significa que os pais deverão estar juntos com os filhos e não apenas mostrar o caminho (Pv 22.6). Para que a Palavra de Deus esteja na lembrança de seus filhos amanhã, você tem que ensinar na vida deles hoje.

Comente com os alunos que a família feliz traz paz para a nação. Quando a família vai bem, a Igreja vai bem, a sociedade vai bem e a nação recebe benefícios desta família bem estruturada. Quando a família não tem problemas, os governos não precisam se preocupar, diminui consideravelmente as crianças jogadas na rua, a marginalidade e a bandidagem são reduzidas. Ressalte para os alunos que a educação desde o berço faz muito bem à nação.

2.3. O exemplo cristão dos pais faz a diferença.
Os filhos tendem a copiar os pais em quase todas as áreas da vida, porque estes são espelhos para os filhos. Eles tendem a copiá-los nas suas profissões, nas suas atitudes, nas suas vestimentas, no modo de referir à casa de Deus e aos ungidos do Senhor. É importante lembrar que também estão de olho no modo como os pais desempenham o ministério eclesiástico e como levam as sua vidas espirituais. Tome como exemplo a decisão de Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Os filhos podem até fechar os ouvidos para os conselhos, mas abrem os olhos para o exemplo. A maior educação que se pode dar a um filho é um exemplo digno de vida.

Esclareça para os alunos que os filhos são comparados como plantas de oliveira, uma das mais valiosas árvores dos hebreus antigos. Comente com eles que o povo oriental reputava a oliveira como símbolo de beleza, força, bênção  divina, prosperidade, virilidade e frutificação. Informe para eles que a oliveira chega a desenvolver até sete metros de altura com troncos contorcidos e numerosos galhos. Se for cortada, novos ramos e saem das raízes. A oliveira era fonte de alimento, azeitonas, azeite, fonte de renda, fonte de descanso pelas suas sombras, fonte de meditação, fonte de ajuda aos pobres, fonte de madeira, onde várias coisas eram esculpidas, principalmente para o templo de Salomão. Destaque para eles que a oliveira era realmente digna de ser chamada rainha das árvores.

3. Netos herança do Senhor.
O homem que teme ao Senhor tem a promessa de vida longa, isto é, a longevidade de dias e a recompensa de ver os frutos dos frutos, que representam mais uma corda do coração: os netos.

3.1. Ver os netos, não cria-los.
Os netos são bênçãos de Deus na nossa vida. É extremamente maravilhoso comtemplar a nossa posteridade com os nossos olhos. É uma alegria indescritível a chegada dos netos. A impressão que temos é que supera o amor que temos pelos filhos. No entanto, hoje estamos vivendo uma inversão de valores, pois avós estão criando os netos. A palavra de Deus é bem clara sobre o assunto. Devemos ver os netos com os próprios olhos, visita-los, brincar com eles, cuidar por um período, mas não tomar a responsabilidade de educa-los e cria-los, pois isso é tarefa dos pais. Sabemos que existem exceções, mas não vamos entrar neste mérito, porque cada caso é um caso.
Merece ser especialmente destacado para os alunos que alguns acontecimentos na vida do casal podem levar os avós a ter que criar os netos, mas estas exceções deverão estar concentradas na morte dos pais, na incapacidade psíquica ou mental dos pais, numa separação em que haja prejuízo para a criança ou quando a criança corre riscos na tutela de madrasta ou padrasto. Reforce para eles que não pode ser uma regra, mas algo pontual.

3.2. Viver para ver os filhos dos teus filhos.
Viver para ver os filhos de teus filhos quer dizer viver mais sobre a face da Terra (Sl 128.6). É notório que quando os netos chegam, a nossa idade está começando a ficar avançada (Gn 48.8-22; Jó 42.16-17). Significa que ver os filhos dos filhos é cumprimento da promessa de honrar aos pais (Ef 6.1-2). Assim como os pais têm a responsabilidade de guiar os filhos nos caminhos do Senhor, os filhos têm a obrigação de obedecer aos seus pais no Senhor.

Comente com os alunos que muitos homens e mulheres perdem o rumo procurando soluções em todas as partes, esquecendo-se da Palavra de Deus. Com essa atitude não enxergam a solução que está bem perto de todos nós. Ressalte para eles que, no entanto, basta recorrer à Palavra de Deus, a qual nos ensina como resolver os problemas e receber a benção de Deus e a á felicidade tanto para o nosso casamento quanto para a nossa vida em família.

3.3. A bondade de Deus e a distribuição de bênçãos.
Ao ver Manassés e Efraim, os filhos de José, o patriarca Jacó regozijou-se grandemente com a extrema bondade de Deus (Gn 48.11), pois é o Eterno Deus que nos proporciona a maravilhosa oportunidade de ver os filhos dos nossos filhos (Sl 128.6), Se observarmos atentamente o capítulo 48 de Gênesis, veremos Jacó mencionar que as bênçãos do Senhor tinham superado todas as suas expectativas (Gn 48.9, 11). Quão feliz é o homem cujo coração transborda de gratidão a Deus por Sua infinita bondade. É importante compreender que ver os filhos dos filhos também é uma oportunidade de abençoar a nossa descendência (Gn 48.16). A graça de Deus não segue a linha da natureza humana. Deus não age segundo as nossas expectativas. O Senhor é soberano e todas as Suas bênçãos são distribuídas conforme a Sua vontade. O patriarca Jacó entendeu muito bem estas coisas e tratou de abençoar a sua descendência.

Comente com os alunos que tudo começa com o temor ao Senhor, pois fora disso não há esperança. A Palavra de Deus nos afirma que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 9.10). O homem e a mulher que desejam ver as bênçãos do Senhor sobre as suas vidas necessitam temer e honrar ao Deus Todo-Poderoso. Reforce para eles que nossos filhos e netos precisam ver em nós homens e mulheres que temem a Deus, Aquele que é fiel e poderoso para nos honrar e nos conceder Sua infinita misericórdia e maravilhosa bondade, que se estende de geração em geração (Sl 100.5).

Conclusão.
Enquanto não atentarmos para a Palavra de Deus concernente ao casamento e à família, não teremos a felicidade tão almejada. Não adianta pedir conselhos, participar de encontros de casais, simpósios, seminários, palestras, chás e outros, se não colocarmos em prática os Seus ensinamentos.

Questionário.
1. Qual a promessa para o homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos?
R: A felicidade no lar (Sl 128.1-6).

2. Onde começa a educação cristã dos filhos?
R: Dentro de casa (Dt 6.6-7).

3. O que os filhos representam?
R: A herança do Senhor (Sl 128.3).

4. Qual a árvore que a mulher é comparada?
R: A videira (Sl 128.3).

5. A que árvore os filhos são comparados?
R: São comparados à oliveira (Sl 128.3).

Fonte: Revista Jovens e Adultos, professor, 1º trimestre de 2016, ano 26, Nº 98, Casamento e Família.

Lição 6 O Tribunal de Cristo e os Galardões



Lição 6 O Tribunal de Cristo e os Galardões
7 de Fevereiro  de 2016

TEXTO ÁUREO
(2 Co 5.10)
"Porque todos devemos comparecer  ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que  tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal."

VERDADE PRÁTICA
Todos os crentes deverão comparecer diante do Tribunal de Cristo para que cada um receba a sua recompensa.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 12.37         Seremos justificados ou condenados mediante as nossas palavras
Terça - Rm 8.1                  Não há condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo
Quarta - 2 Tm 4.8             O justo Juiz dará a coroa da justiça a todos que amarem a sua vinda
Quinta - Ef 2.10                O crente foi gerado em Jesus Cristo para realizar as boas obras
Sexta - Mt 5.16                 A nossa luz deve resplandecer diante dos homens
Sábado - Ap 22.12          Em breve Jesus virá e dará galardão a todos aqueles que foram fiéis

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 3.11-15
11 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que    está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 - E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 - a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 - Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
15 - Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

OBJETIVO GERAL
Mostrar que todos os crentes vão comparecer diante do Tribunal de Cristo para serem recompensados por suas obras.

HINOS SUGERIDOS: 157,286, 547 da Harpa Cristã

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

Saber que todos os salvos vão estar perante o Tribunal de Cristo para serem galardoados;
Explicar como Cristo vai julgar as nossas obras;
Compreender que chegará o dia em que teremos de prestar contas a Jesus das nossas ações.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Servir a Deus é um grande privilégio e muitos têm dedicado toda a sua vida ao serviço do Mestre. Na seara do Senhor, enfrentamos lutas, decepções, frustrações, toda a sorte de intempéries, mas vai valer à pena. No grande Dia do Senhor, seremos recompensados com os lauréis e os galardões. A Palavra de Deus nos mostra que as obras de muitos crentes perecerão quando forem provadas pelo fogo do Senhor. Deus conhece a intenção dos corações. Podemos enganar aos homens, mas não ao Eterno. Muitos fazem a obra de Deus buscando a glória para si, logo, já tiveram a sua recompensa.
Que possamos realizar a obra de Deus com alegria, amor, fazendo tudo de coração, para a glória do Pai e não para ser visto pelos homens.

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estudaremos acerca do Tribunal de Cristo e dos galardões. Todos os crentes terão que comparecer a este tribunal, porém não se trata do Juízo final, que será instaurado para o julgamento dos ímpios (Ap 20.11-15), mas será um tribunal para julgar as obras e os atos dos crentes, recompensando-os, ou não, pelo que fizeram em sua vida. Neste Tribunal, todos os fiéis em Cristo serão galardoados com justiça.

PONTO CENTRAL
Nossas obras serão provadas pelo Senhor e se passarem pelo seu crivo, seremos recompensados.


I - O TRIBUNAL DE CRISTO E OS CRENTES

1. O julgamento. Todos os crentes, já transformados e com um corpo incorruptível, vão comparecer perante o Tribunal de Cristo (cf. 2 Co 5.10; 1 Co 1.8). Não se trata de julgamento de pecados, pois os que serão julgados já são salvos. Os ímpios é que passarão pelo julgamento de suas obras e pecados, no juízo do Trono Branco, após o Milênio (cf. Ap 20.11-15). Os salvos em Cristo Jesus, desde que permaneçam fiéis, em santidade, não mais passarão por qualquer tipo de condenação: "Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito" (Rm 8.1). Estar "em Cristo Jesus" é a condição indispensável para ter sido salvo e permanecer salvo. Neste tribunal serão julgadas as obras dos salvos que foram praticadas na Terra, a fim de que recebam, ou não, o galardão (Ap 22.12).

2. Quando se dará? Segundo Eurico Bergstén, acontecerá no dia em que Jesus voltar. O Salvador voltará e trará o seu galardão consigo (Ap 22.12). Naquele grande dia, todos os crentes que permaneceram fiéis ao Senhor, servindo a Ele com integridade, receberão a sua recompensa. Paulo foi um servo que sofreu muitas tribulações (naufrágio, cadeias, fome, nudez) em favor do Reino de Deus, porém ele esperava o dia em que receberia a sua coroa (recompensa). Ele afirmou que "naquele dia" receberia "a coroa da justiça" que lhe havia sido reservada (cf. 2 Tm 4.8). Não desanime diante das dificuldades enfrentadas neste mundo, pois em breve Jesus virá e recompensará todo o seu trabalho. Esta é a melhor recompensa que um servo ou uma serva de Deus pode receber.

3. Quem será o juiz? Não temos dúvida e podemos afirmar, segundo a Palavra de Deus, que o juiz será nosso Senhor Jesus Cristo (2  Tm 4.8). O Pai entregou a Jesus todo o juízo (cf. Jo 5.22). Somente Deus e o seu Filho, no Universo, têm o direito legítimo de julgar os homens. Queira ou não, ninguém escapará da justiça do Todo-Poderoso (Is 43.13). 

SÍNTESE DO TÓPICO I
Todos os crentes passarão pelo tribunal de Cristo.

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
"As Escrituras ensinam que todos os membros da raça humana são responsáveis perante Deus (Jr 17.10; 32.19). Deus julgará tanto crentes quanto ímpios. O julgamento dos ímpios será diante do Grande Trono Branco - um evento descrito em Apocalipse 20.15, o qual ocorre após o reino milenial de Cristo. Este é o último julgamento antes da eternidade futura. Em 2 Coríntios 5.10, Paulo fala sobre o julgamento de todos os crentes: 'Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal'.
O fato de todos serem julgados demonstrará a justiça de Deus perante todas as criaturas. A salvação de alguns será a maior demonstração da graça de Deus que o mundo já viu. O julgamento dos ímpios ratificará seu desprezo pela salvação oferecida por Deus em seu Filho, resultando em condenação eterna" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.462).

CONHEÇA MAIS
*O prêmio do Senhor
"Galardão, prêmio a que fará jus o crente que tiver desempenhado bem a sua função no Reino de Deus. O apóstolo Paulo adianta que tais honrarias estarão infinitamente além do que sonha ou cogita o espírito humano: 'Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam' (1 Co 2.9). Além da Nova Jerusalém com todos os seus indivisíveis e inimagináveis encantos, o maior galardão do crente fiel será a presença do Senhor. Esta união, a que a Bíblia cognomina de as bodas do Cordeiro, representa o cumprimento pleno de nossos anseios que, desde a Queda, vêm nos crivando a alma de expectativas. Não pode haver galardão maior do que a presença de Deus entre seu povo." Leia mais em Dicionário de Profecia Bíblica, CPAD, p.78.

II - AS OBRAS DO CRENTE E O JULGAMENTO DE CRISTO

1. A precisão do julgamento. O julgamento será preciso, pois passará pelo crivo do Senhor Jesus Cristo. Muitos fazem a obra de Deus e praticam boas ações apenas para serem vistos pelos homens. Estes buscam satisfazer seus interesses pessoais, buscam seus próprios galardões. Mas a Palavra de Deus diz que todas as obras serão provadas pelo fogo. O fogo divino vai purificar e revelar qual é a verdadeira intenção do coração.

2. Ouro, prata e pedras preciosas. Na Bíblia, o ouro simboliza aquilo que procede de Deus, as coisas divinas (Jó 22.23-25; Ap 3.18). Podemos comparar o ouro às obras que os crentes fizeram para a glória de Deus (1 Co 10.31). Obras praticadas por crentes que têm um espírito quebrantado e contrito. Estas foram "feitas em Deus" (Jo 3.21), ou seja, em parceria, comunhão com o Senhor. Quando usamos bem os talentos dados por Deus, realizamos obras "de ouro" (Mt 25.14,20). São obras que glorificam não o nosso nome ou ministério, mas a Deus (Mt 5.16).
Na tipologia bíblica, a prata é símbolo de redenção. No Antigo Testamento, a redenção dos filhos de Israel era paga em prata (Êx 30.11-16; Lv 5.15). No Novo Testamento, simboliza a redenção feita por Cristo (1 Pe 1.18; 1 Co 6.20).
As pedras preciosas são símbolos do Espírito Santo, ou da glória de Cristo no crente (Jo 17.22). Os crentes que possuem os dons espirituais têm o adorno do Espírito Santo. São obras feitas pelo poder do Espírito Santo (Fp 3.3; Tt 3.5).

3. As obras que perecerão. "Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" (1 Co 3.15). Esse texto mostra que haverá crentes cujas obras não subsistirão quando passarem pelo crivo do fogo divino. Observe:
a) Madeira. Na Bíblia, madeira é símbolo das coisas humanas. É uma figura da árvore, que cresce por si mesma. Há crentes que fazem muitas coisas, mas buscando a glória humana. No fogo do julgamento, elas vão desaparecer. Há quem trabalhe muito na igreja, mas não o faz para a glória de Deus (1 Co 10.31). Madeira não resiste ao fogo. 
b) Feno. Feno é capim, erva seca. São obras aparentes, mas sem consistência, sem vida, tais como erva seca (Is 15.6). O capim é perecível (Is 51.12) e representa as obras dos crentes que trabalham somente buscando a glória e a fama para si. Infelizmente, nos dias atuais, há muitos pregadores e cantores que só realizam a obra de Deus pelo dinheiro ou se o evento tiver destaque na mídia. Estes "já receberam o seu galardão", aqui mesmo (cf. Mt 6.2, 5, 16).
c) Palha. A madeira tem certa consistência, mas a palha é muito fraca. Não resiste a força do fogo. O vento a leva com facilidade (Sl 1.4; Jó 21.18; Os 13.3). É instável. Não pode se misturar com o trigo (Jr 23.28); palha representa obras sem firmeza, ou seja, feita por crentes que são inconstantes. Muitos vivem mudando de igreja, de costume, de crenças, etc. São levados, como a palha, por "todo vento de doutrina" (Ef 4.14).

SÍNTESE DO TÓPICO II
As obras dos crentes serão julgadas pelo Justo Juiz.

O Senhor espera que venhamos desenvolver nossos talentos com dedicação e zelo, utilizando-os para a glória do Pai.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
O propósito do julgamento dos crentes diante do Tribunal de Cristo é determinar se as obras de cada um foram dignas ou não. O julgamento é apenas para os crentes, de modo que, ainda sofram danos, estes serão salvos. Além disso, aqueles que ali forem julgados terão firmado suas vidas na Rocha, que é o próprio Jesus Cristo (1 Co 3.11,12). O Senhor avaliará as obras dos crentes ao longo de toda a vida. Uma vez que fomos separados para as boas obras que Deus preparou para os crentes (Ef 2.10), deveríamos esperar que Ele examinasse a fidelidade de nossas ações. (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp. 463,464).


III - A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CRENTE E OS GALARDÕES
Galardões são prêmios. Lauréis a que o crente fez jus, pois  desempenhou bem a função para qual foi vocacionado no Reino de Deus.

1. Os pastores darão conta dos seus rebanhos. Ser pastor é um grande privilégio, mas também uma responsabilidade muito grande. Sabemos que a salvação é individual, mas aqueles que servem ao Senhor como pastores, um dia, terão que prestar contas ao Sumo Pastor. O profeta Ezequiel, criticou os líderes (pastores) de Israel por cuidarem de si mesmo, ao invés de cuidarem das ovelhas do Senhor. Leia Ezequiel 34. O profeta não se calou diante do erro dos líderes do seu povo, mas com coragem e ousadia,  apontou o pecado e pronunciou o julgamento divino (Ez 34.7-10).
 O Senhor dará a justa recompensa a cada pastor pelo seu trabalho. Muitos tem se desgastado fisica e emocionalmente em favor das ovelhas do Senhor. São incansáveis na pregação, no ensino da Palavra, visitando e cuidando de cada ovelha com muito carinho e zelo, seguindo o exemplo do Bom Pastor (Jo 10.10). Estes receberão o justo galardão pelo trabalho realizado. Por isso, se você recebeu de Deus o ministério pastoral, cuide com zelo de suas ovelhas, exerça seu ministério com dedicação, pois em breve Jesus voltará e lhe dará os lauréis pelo seu trabalho.

2. Crentes darão conta de seus talentos. Todo crente recebeu algum tipo de talento (habilidades, dons) do Senhor. Uns recebem mais e outros menos, pois estes são distribuídos de acordo com a capacidade de cada um, mas todos recebem (Mt 5.14-30). O Senhor espera que venhamos desenvolver nossos talentos com dedicação e zelo, utilizando-os para a glória do Pai. Você é responsável, perante o Senhor, por usar bem aquilo que Ele lhe concedeu. Jesus está voltando, por isso, é tão urgente que venhamos empregar nosso tempo e nossos talentos diligentemente em sua obra. Não aja jamais como o servo negligente, que com medo do seu senhor, enterrou seu talento. Utilize suas habilidades em favor do Reino de Deus, pois o Pai vai lhe recompensar por isso.

SÍNTESE DO TÓPICO III
Os crentes prestarão contas de suas ações e se suas obras passarem pelo crivo do Senhor receberão galardões.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
 "A distribuição de recompensas será feita no julgamento. Tais recompensas nunca serão concedidas para satisfazer o ego do crente, mas trazer louvor e glórias a Cristo, aquEle que capacita o fiel a servir (Fp 1.11). Aos que servem com fidelidade são prometidas as recompensas. As boas obras, os frutos de justiça, glorificam aquEle que graciosamente imputou sua justiça aos crentes (Jo 3.21)."
(LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp.463,64).

CONCLUSÃO
No Tribunal de Cristo, os crentes fiéis verão que valeu a pena suportar as aflições do tempo presente: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rm 8.18). Eles receberão seus galardões. Jesus é que fará a criteriosa avaliação das obras dos salvos para dar a cada um conforme o seu trabalho (Ap 22.12).

PARA REFLETIR
A respeito da Escatologia Bíblica, responda:

Todo o crente vai comparecer ante o tribunal de Cristo?
Todos os crentes terão que comparecer a este tribunal, porém não se trata do Juízo final, que será instaurado para o julgamento dos ímpios (Ap 20.11-15), mas será um tribunal para julgar as obras e os atos dos crentes, recompensando-os, ou não, pelo que fizeram em sua vida.

Qual a condição para ter sido salvo e permanecer salvo?
Estar "em Cristo Jesus" é a condição indispensável para ter sido salvo e permanecer salvo.

Quando se dará o Tribunal de Cristo?
Segundo Eurico Bergstén, acontecerá no dia em que Jesus voltar.

Como as intenções do coração serão provadas?
A Palavra de Deus diz que todas as obras serão provadas pelo fogo. O fogo divino vai purificar e revelar qual a verdadeira intenção do coração.

Segundo a lição, que tipos de obra perecerão?
Madeira, feno e palha.

CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 65, p39. Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição.

SUGESTÃO DE LEITURA

Seguro nos Braços do Pastor
Nesse livro, o autor Max Lucado vem esmiuçar essa passagem bíblica versículo por versículo, mostrando seu significado e propósitos, utilizando-se de passagens de outros livros seus.

Teologia Sistemática Pentecostal
Eclesiologia, Angelologia, Soteriologia e muito mais. Escrita pelos principais expoentes da doutrina pentecostal brasileira. Ótima fonte de aprendizado e conhecimento.

Vencendo as Aflições da Vida
É possível passar por desafios e, acima de tudo, honrar a Deus tendo uma perspectiva acertada e bíblica diante de todas as circunstâncias difíceis. Descubra como, lendo este livro.

Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, professor, 1º trimestre 2016.